SóProvas


ID
77347
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cauã é um coordenador de uma importante divisão em sua organização. Sofia, uma de suas subordinadas, descreve-o como um "chefe que foge das responsabilidades e que evita tomar decisões", no entanto "reconhece nosso trabalho e negocia constantemente com os seus funcionários, prometendo recompensas em troca de bom desempenho." Segundo Carol, outra de suas subordinadas, "Cauã só aparece quando algo dá errado, preocupando-se mais em punir do que em prevenir determinados desvios". De acordo com as teorias de liderança, Cauã é um líder

Alternativas
Comentários
  • Bass (1988: 30 ss), na linha deste modelo, propõe uma distinção entre liderança transacional e transformacional. Para a liderança transacional interessa clarificar o que se espera dos professores e alunos, precisar papéis e satisfazer necessidades de forma a atingir os resultados esperados, utilizando quer o "reforço eventual" (prometendo recompensas em função do esforço realizado e os resultados conse­guidos por professores e alunos) quer o "castigo eventual" (penalizando professo­res e alunos quando não atinjam os níveis pretendidos).Ao contrário, uma liderança transformacional quer que os seus seguidores sejam também líderes. A liderança transformacional motiva os seguidores para que façam mais e melhor do que o esperado, consciencializa da importância e valor dos processos e produtos desejados, promove a superação dos interesses pes­soais imediatos em benefício da organização, eleva o nível de confiança e amplia as necessidades dos seguidores.Recenseando resultados das investigações empíricas o autor enuncia, como factores de liderança transformacional, o carisma, a consideração individual e o estímulo inte­lectual, ajuizando que:"O mais provável é que os poderes transformacionais sejam mais activos do que reactivos, no seu modo de pensar, mais criativos e inovadores e menos inibidos na busca de soluções. Em vez de se paralisarem pelas limitações organizativas, pro­curam analisar até que ponto é possível convertê-las em oportunidades" (ib.: 31).http://terrear.blogspot.com/2007/11/liderana.html
  • Não entendi, pra mim esse gabarito tah errado, pois transacional significa troca... o que ele faz??? Se quer participa... então seria melhor se tivesse no modo autocrático, embora estaria errado mas enfim ele aparece só para punir... pena que não tem a opção liberal!
  • Líder Transacional (O FDP) Líder Transformacional (O DE BOA) Recompensa contingente. Contrata o intercambio de compensa em troca de esforços, promete recompensas em troca de um bom desempenho, reconhece resultados. Carisma. Proporciona visão e sentido de missão, origina orgulho, obtém respeito e confiança. Administração por exceção (ativo). Controla e busca desvios das regras e normas, toma decisões corretivas. Inspiração. Comunica altas expectativas, utiliza símbolos para focar os esforços, expressa os propósitos de maneira simples. Administração por exceção (passivo). Intervém somente se as normas não são observadas. Estimulo intelectual. Promove a inteligência, racionalidade e solução cuidadosa dos problemas. Laissez-faire. Abdica de suas responsabilidades e evita tomar decisões. Consideração individualizada. Dá atenção pessoal, trata cada empregado de maneira individual, capacita, aconselha.
  • Os líderes transacionais guiam e motivam seus seguidores na direção de metas estabelecidas, explicando a eles quais são as exigências do papel e da tarefa em troca de recompensas pelos esforços realizados. 
  • Como acertar esta questão.

    Dá para ver que na questão pratcamente todos os valores associados ao gerente são negativos:

    Então vc elimina transformador, democratico, e begociador.

    Estamos entre duas alternativas transacional e autocratico:

    E agora? Agora, voltamos na questão e lemos o seguinte:

    "chefe que foge das responsabilida- des e que evita tomar decisões"

    O estilo autocratico é centralizador e o que ele mais gosta é de dar ordens, portanto, sobra o lider transacional letra e)

    adm. Júlio
  • O líder transacional, como o nome sugere, guia-se com base na troca. DESEMPENHO X RECOMPENSAS. 

    Como destacado pelos comentários acerca do líder, este é um líder laissez-faire. Ou seja, é um líder ausente, que dá as ordens, estabelece as metas e "sai de cena" logo em seguida. Este porém tem o poder de corrigir e fiscalizar os erros, quando percebe desvios de padrão.


    Já o líder transformador é o líder visionário, orientado para as mudanças, transformações. É participativo, faz as pessoas acreditarem e assumirem o compromisso de realizar e atingir as metas estabelecidas. Há o tratamento personalidado, pessoal, por parte do líder quando voltado a seus liderados. 
  • letra "e" é a correta!


    O líder transacional é aquele que conduz e motiva seus colaboradores a fim de atingirem as metas estabelecidas.

    Dentre as características que norteiam o estilo de liderança, temos: recompensa contingente (isso é explícito no texto),administração por exceção (ativa) onde o líder vai procurar por desvios de regras e padrões para aplicar atitudes corretivas (vê-se isso também no texto), administração por exceção (passiva) que é intervenção quando os objetivos não são alcançados e laissez-faire, que seria abdicar de suas responsabilidades (o texto fala disso), evitando-se tomar decisões (o Cauã foge das suas responsabilidades).



  • Edward Hollander sugeriu que o processo de liderança é mais bem compreendido como a ocorrência de transações mutuamente gratificantes entre líderes e seguidores dentro de um determinado contexto situacional. Seu modelo é conhecido como modelo transacional. A liderança transacional está baseada em um processo de troca na qual o líder provê recompensas em troca do esforço de seguidores e desempenho (Bass & Avolio, 1993). Bass (1995) claramente identifica liderança transacional como sendo baseado em troca material ou econômica.

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime


    Liderança transacional - O líder transacional ou negociador motiva seus seguidores com recompensas para que trabalhem em busca de metas (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em geral apela às necessidades primárias dos liderados (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em uma relação transacional o trabalho é visto como um sistema de trocas: o líder estabelece metas e oferece recompensas, que podem ser aumentos salariais, promoções, flexibilização no uso do tempo, incentivo monetário para treinamentos, prêmios ou participação nos lucros (MAXIMIANO, 2004, p. 304-305). Diferentemente da liderança carismática, a troca na relação transacional é, em geral, racional, sem afetar as emoções do liderado (MAXIMIANO, 2004, p. 305).

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes