SóProvas


ID
773707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Ainda com relação ao direito constitucional, julgue os itens seguintes.


Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO: De acordo com o artigo 40, § 13 da Constituição Federal, que segue transcrito: "§ 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social".
  • RESPOSTA: CERTO.

    Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)

    ...
    § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)
  • ITEM CORRETO

    Cargos em Comissão são aqueles destinados ao livre provimento e exoneração, de caráter provisório, destinando-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento, podendo recair ou não em servidor do Estado.
    Os Cargos em Comissão devem ser preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei.


    E a Constituição Federal, artigo 40, § 13 – Fala da aplicação do regime geral de previdência social aos que não possuem cargo efetivo.
  • Só para complementar o estudo:
    Art. 37: [...]

    V – as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam?se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;

    Cargo em comissão = apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
  • Questão do Cespe batida,incrivel como eles repetem as questões...
  • Gente, o temporário é celetista??? Até onde eu sei ele tem vínculo administrativo e não celetista, nos termos do seguinte julgado:

    AgRg no CC 110091 MG 2010/0011109-3
    Relator(a)Ministro ADILSON VIEIRA MACABU (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/RJ)Julgamento:10/08/2011

    Órgão Julgador:

    S3 - TERCEIRA SEÇÃO

    Publicação:

    DJe 26/09/2011

    Ementa

    AGRAVO REGIMENTAL NO CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA. CONFLITONEGATIVO DE COMPETÊNCIA. JUSTIÇA COMUM ESTADUAL E JUSTIÇATRABALHISTA. SERVIDOR PÚBLICO. CONTRATO TEMPORÁRIO DE TRABALHO.VÍNCULO ADMINISTRATIVO. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA COMUM.
    1. Não se divisa, nas razões deste regimental, argumentos aptos amodificar o decisum agravado, razão pela qual deve ser mantido.
    2. Agravo regimental a que se nega provimento.
  • Cargo efetivo (para aqueles que passaram em concurso público; servidor público (regime estatutário) --> regime próprio de previdência social (RPPS)
    Cargo não efetivo(comissionado - de livre nomeação e exoneração) ; empregado público (CLT) --> regime geral de previdência social (RGPS)
  • Para quem está estudando para o INSS, foi molinho.

  • regime proprio para efetivos, para n efetigos regime geral,

  • § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de Cargo Em Comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro Cargo Temporário ou de Emprego Público, aplica-se o regime geral de previdência social (RGPS). (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)

     

    Filiação de Servidor ao RGPS, quando:

     

    --- > Ocupante exclusivo de Cargo em Comissão (Ad Nutum).

    --- > Ocupante de Cargo Público Temporário.

    --- > Ocupante de Empregos Públicos.

     

    Obs.: O servidor que ocupa cargo comissionado e cargo público efetivo na administração pública (federal, estadual, distrital ou municipal) simultaneamente, aplica-se o regime próprio do ente público a que está vinculado.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 40. § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social.

  • O artigo foi atualizado pela EC 103/2019, mas continua certo:

    Art. 40 § 13. Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019).

  • Ainda com relação ao direito constitucional, é correto afirmar que:  Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social.