SóProvas


ID
774148
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Segundo Matias-Pereira (2008), são consideradas as principais diferenças entre a Administração Pública burocrática e a Administração Pública gerencial o seguinte:


I. A Administração Pública burocrática é auto-referente e se concentra no processo, em suas próprias necessidades e perspectivas; a Administração Pública gerencial é orientada para o cidadão e se concentra nas necessidades e perspectivas do cliente-cidadão.

II. A Administração Pública burocrática acredita em uma racionalidade absoluta, que a burocracia está encarregada de garantir; a Administração Pública gerencial pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza.

III. A Administração Pública burocrática prega os princípios de confiança, de descentralização da decisão, envolve formas flexíveis de gestão e incentivos à criatividade e inovação; a Administração gerencial prega o formalismo, rigidez e o rigor técnico.

IV. A Administração Pública burocrática prega a descentralização, com delegação de poderes, atribuições e responsabilidades para os escalões inferiores; a Administração Pública gerencial é centralizadora e autoritária.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    Vejam outra similar:

     

    [ESAF]

     

    Considerando-se os modelos teóricos de administração pública:patrimonialista,burocrático e gerencial, é correto afirmar que:

     

     a) a Administração Pública burocrática acredita em uma racionalidade absoluta, pregando o formalismo, rigidez e o rigor técnico. (GABARITO)

     b) a Administração Pública burocrática pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, na qual os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas.

     c) a Administração Pública burocrática prega a descentralização, com delegação de poderes, atribuições e responsabilidades para os escalões inferiores.

     d) a Administração Pública Gerencial é autorreferente e se concentra no processo, em suas próprias necessidades e perspectivas, sem considerar a alta ineficiência envolvida.

     e) a Administração Pública Gerencial assume que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos com o controle de procedimentos.