SóProvas


ID
775222
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
DPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal

Pedro Fuscão, policial civil, foi denunciado por ter exigido pagamento de Rutibum Dornozela para não cumprir mandado de prisão contra a sua pessoa. Rutibum gravou o diálogo telefônico que teve com Pedro Fuscão, sem que este tivesse conhecimento. No diálogo, ficou clara a exigência do pagamento para que não fosse executada a prisão. Diante do enunciado supra, conclui-se que a prova é

Alternativas
Comentários
  •  

    Conversa telefônica gravada por um dos interlocutores. Validade. Meio razoável como única forma de obtenção da prova. Intimidação pessoal para assunção de autoria de crime. Acusação sem investigação. Dano moral. Inexistência de mero temor reverencial.

    O art. 5º, inciso XII, da Constituição Federal, resguarda o sigilo das ligações telefônicas contra eventuais interceptações clandestinas, nas quais, de forma sub-reptícia, a comunicação é devassada sem o conhecimento de nenhum dos interlocutores. Não se vislumbra ilicitude a ponto de inutilizar a prova se foi um dos interlocutores que procedeu à gravação da conversa sem o conhecimento do outro, se constatado que esse foi o único meio razoável para a obtenção da prova necessária à comprovação de suas alegações. O poder diretivo do empregador não pode ser utilizado como forma de intimidação pessoal, conduta que extravasa os limites legais. Se a ameaça de dispensa tem como fulcro a possibilidade de ser constatada a autoria de furto, decorrendo dessa efetiva constatação, há mero temor reverencial, ou seja, a prática de um direito do empregador, que deve proceder às investigações na forma prevista em lei. No entanto, intimidar o empregado para que assuma a autoria de um crime, sob pena de sofrer dispensa, consubstancia intimidação não autorizada. Acusado o empregado de furto sem as devidas investigações e não comprovado o fato, há dano moral, que deve ser devidamente indenizado.

  • qual é o patrimonio protegido aqui? o dinheiro?
  • o artigo 5 da constituição federal diz que a escuta telefônica pelos orgão do judiciário é precedida de ordem judicial(reserva legal), ou seja, autorização do poder judiciário para então realizar a interceptação, quanto ao próprio ofendido não há que se observar a mesma regra, ou seja, independe de ordem judicial. vlw!!!!!!!
  • questão mal elaborada
  • Válida pela legítima defesa do patrimônio? rsrsrs

    Questão fácil por eliminação, mas mal formulada!
  • Gabarito: B

    Realmente mto mal elaborada a questão , acabei acertando na base da eliminação e a que eu achei a menos pior ! rsrs
    Legitima defesa de seu patrimônio !? nuca tinha escutado...
  • Colegas, a legítima defesa do patrimônio é existente, segue o link de um artigo que possa colaborar com o entendimento do assunto:
    http://www.phmp.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=243:legitima-defesa-tambem-se-aplica-ao-patrimonio&catid=42:noticias&Itemid=174
    Julgamento: 22/02/2011 Órgao Julgador: Câmara Criminal Classe: Apelação Criminal  
    APELAÇÃO CRIMINAL Nº / MOSSORÓ / APELANTE: FRANCISCO NILSON FERREIRA HOLANDA
    ADVOGADO: BEL. JOSÉ RONILDO DE SOUSA / APELADA: A JUSTIÇA / RELATOR: DESEMBARGADOR CAIO ALENCAR

    EMENTA : LESÃO CORPORAL DE NATUREZA GRAVE. ART. 129§ 1º, INCISO III, DOCÓDIGO PENAL. CONDENAÇÃO. RECURSO APELATÓRIO. PRELIMINAR DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE SUSCITADA PELO APELANTE. PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA ESTATAL. NÃO OCORRÊNCIA. PRELIMINAR REJEITADA. MÉRITO. ALEGADA LEGÍTIMA DEFESA DO PATRIMÔNIO. NÃO CONFIGURAÇÃO. AUSÊNCIA DOS REQUISITOS DA EXCLUDENTE DE ILICITUDE ALEGADA. RESPONSABILIDADE PENAL DO RECORRENTE DEVIDAMENTE DEMONSTRADA PELA PROVA DOS AUTOS. MANUTENÇÃO DO DECRETO CONDENATÓRIO QUE SE IMPÕE. IMPROVIMENTO DO APELO.
  • Realmente soou muito estranho "...legítima defesa de seu patrimônio". Também nunca tinha lido ou ouvido nada a respeito. Mas, como postado pelo thitoferreira, percebe-se ser perfeitamente viável tal modalidade de excludente de ilicitude no exemplo do Direito Civil proveniente do link acima.

  • Não há problema em gravar a conversa, quando realizado por um dos interlocutores

    Abraços