SóProvas


ID
775462
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
HC-UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No tratamento do diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, a dietoterapia tem papel fundamental, sendo componente essencial para o bom controle metabólico. Em relação à característica da dieta orientada, analise as proposições abaixo.


1) Os macronutrientes devem ser distribuídos na proporção de 10-20% de proteína; 30% de gordura, sendo as saturadas = 7%; e carboidratos completando o valor calórico total (VCT), com redução dos carboidratos simples.


2) Na nefropatia diabética recomenda-se uma ingestão semelhante à população em geral, ou seja, de 0,8-2g de proteína/kg/dia, apenas nos diabéticos tipo 1 e nos estágios iniciais de microalbuminúria.


3) Nos obesos, o percentual de gordura da dieta precisa ser reduzido e, nos casos de triglicerídeos, > 1000mg/dL; é necessária redução de gordura para < 10% do VCT, objetivando diminuir os riscos de pancreatite.


4) Recomendações específicas são necessárias quanto ao colesterol, à gordura saturada, aos adoçantes calóricos, à contagem de carboidratos, ao uso dietético de sacarose, frutose, fibras, sódio e álcool e ao índice glicêmico.


5) Quanto ao sódio, recomenda-se nível em torno de 4-5mg/dia na ausência de hipertensão, nefropatia ou cardiopatias. Caso ocorra a presença de uma ou mais destas patologias, a recomendação é de 4mg/dia.


6) Bebidas alcoólicas precisam ser evitadas nos diabéticos descompensados, nos casos de hipoglicemias frequentes, nas gestantes, nos idosos, naqueles com história de alcoolismo e nos portadores de pancreatite, de dislipidemia ou de nefropatia.


Estão corretas, apenas:


Alternativas
Comentários
  • O valor corretro de ingestão de proteínas em pacientes que apresentam nefropatia diabética na presença de microalbuminemia, preconizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, é de 0,8 a 1 g/kg/dia

    E os valores de ingestão de sódio, também preconizados pela Sociedade Brasileira de Diabetes, na ausência de hipertensão, nefropatias ou cardiopatias é de 2400 mg/dia e na presença de uma ou mais patologia, a recomendação diminui para 2000 mg/dia