SóProvas


ID
775543
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
HC-UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No paciente portador de trauma cirúrgico, a sepse está relacionada com alta mortalidade e frequentemente há necessidade de internação desses pacientes em Unidades de Terapia Intensiva. A respeito dessa patologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • e) Para reverter o catabolismo proteico comum nos pacientes sépticos, recomenda-se um aporte elevado de proteína, mesmo naqueles com insuficiência renal aguda. 

  • Os requerimentos calóricos e proteicos para TNE de pacientes críticos serão entre hipocalórico e normocalórico e hiperproteico, respectivamente. A DITEN (2011), recomenda proteínas de 1,0 a 2,0g/kg, >2,0g/kg (diálise, queimados e fístulas).

  • A oferta proteica deve ter uma atenção especial, já que o catabolismo proteico é muito intenso nesses pacientes. A literatura parece convergir para uma oferta mais elevada de proteínas para esses pacientes de maneira geral, mesmo naqueles que estão em insuficiência renal aguda, pois parece ser mais importante manter o aporte proteico e, se necessário, realizar procedimentos dialíticos de suporte do que permitir a progressão de perda de massa magra na fase aguda.

    As recomendações de proteína giram em torno de 1,2 a 1 ,5 g/kg/dia mesmo em insuficiência renal, onde não deve-se reduzir a oferta, mas sim iniciar a diálise. (CHEMIN)