SóProvas


ID
777256
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para uma das mais tradicionais teorias do campo da comunicação, “os produtos culturais, os filmes, os produtos radiofônicos, ilustram a mesma racionalidade técnica, o mesmo esquema de organização e de planejamento que a fabricação de automóveis em série ou os projetos de urbanismo. (...) Cada setor de produção é uniformizado e todos o são em relação aos outros”. (MATTELART, Armand. História das teorias da comunicação. Edições Loyola, 2000). Essa perspectiva está de acordo com

Alternativas
Comentários
  • O termo indústria cultural (em alemão Kulturindustrie) foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial1 .

    Membros da Escola de Frankfurt, os dois filósofos alemães empregaram o termo pela primeira vez no capítulo O iluminismo como mistificação das massas no ensaio Dialética do Esclarecimento, escrita em 1942, mas publicada somente em 19472 .

    Para os dois pensadores, a autonomia e poder crítico das obras artísticas derivariam de sua oposição à sociedade. No entanto, o valor contestatório dessas obras poderiam não mais ser possível, já que provou ser facilmente assimilável pelo mundo comercial3 . Adorno e Horkheimer afirmavam que a máquina capitalista de reprodução e distribuição da cultura estaria apagando aos poucos tanto a arte erudita quanto a arte popular. Isso estaria acontecendo porque o valor crítico dessas duas formas artísticas é neutralizado por não permitir a participação intelectual dos seus espectadores4 .

    A arte seria tratada simplesmente como objeto de mercadoria, estando sujeita as leis de oferta e procura do mercado3 . Ela encorajaria uma visão passiva e acrítica do mundo ao dar ao público apenas o que ele quer, desencorajando o esforço pessoal pela posse de uma nova experiênciaestética. As pessoas procurariam apenas o conhecido, o já experimentado. Por outro lado, essa indústria prejudicaria também a arte séria, neutralizando sua crítica a sociedade.


    Gabarito A

  • Padronização estética.