-
Em 1997, quando o presidente da GE, John Ewlch, anunciou o maior faturamento nos 105 anos de história da empresa e um lucro fenomenal, houve uma grande surpresa. Não pelos números, mas por creditar parte dos resultados ao programa de qualidade adotado dois anos antes, denominado de Seis Sigma.
A abordagem seis sigma foi desenvolvida pela Motorola, na década de oitenta, com o objetivo de reduzir a taxa de falhas em seus produtos eletrônicos manufaturados. O programa foi elaborado com o severo desafio do “desempenho livre de defeitos”, e tinha como principais objetivos o aprimoramento da confiabilidade do produto final e a redução de sucata.
A origem do padrão Seis Sigma está num trabalho de benchmarking conduzido pela Motorola. Foram associados os dados internos de sua experiência de pedidos, pagamento de fatura e ordens de pagamento a outras estatísticas vinculadas ao dia-a-dia nos Estados Unidos, como a precisão de contas de restaurante, perda de bagagem aérea e prescrição de medicamentos. Também foram pesquisadas empresas conhecidas como tendo alta qualidade e níveis elevados de satisfação do cliente (conhecidas como “best-in-class”) e comparadas com empresas médias.
O resultado ou conseqüência da boa qualidade de um produto ou processo pode ser analisada com o aumento no lucro, fidelidade dos clientes, redução de desperdícios e erros de processo, entre outros. O programa de melhoria 6 sigma age diretamente neste contexto, ajudando muitas empresas a reduzirem dramasticamente seus custos por falhas de processo, elevando significativamente a sastisfação dos clientes e aumentando dessa forma seu lucro operacional.
Nos últimos anos muitas empresas têm investido grande parte de seus recursos na implementação do Seis Sigma em seus negócios, tendo como objetivo a melhoria de seus processos, produtos e serviços. Como conseqüência estas empresas alcançaram excelentes retornos financeiros que geralmente estão por volta de três até 11 vezes o valor investido para a implantação e manutenção do programa, ou seja, um retorno sobre o investimento médio de 1:7, além de terem conquistado uma melhoria de sua imagem perante seus clientes devido a melhor qualidade de seus produtos e serviços.
-
Alcançar o Seis Sigma significa reduzir defeitos, erros e falhas a zero e atingir a quase perfeição no desempenho
dos processos. A metodologia associa um rigoroso enfoque estatístico a um arsenal de ferramentas que
são empregadas com o objetivo de caracterizar as fontes da variabilidade para demonstrar como esse conhecimento
pode controlar e aperfeiçoar os resultados do processo (Watson, 2001).
Fonte http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/rct20art11.pdf
-
Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos.
Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/6_sigma>. Acesso 16 out. 2012.
-
Quando li "eliminação de produtos defeituosos", imaginei que a banca estivesse falando em "separar" os produtos que foram produzidos de forma defeituosa para eliminá-los, o que não faz parte da filosofia 6 sigma.
Esse tipo de questão é sempre complicado!
-
Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. [1] Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. [2] Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.
-
"Seis Sigma é uma metodologia de redução radical de desperdícios por meio da eliminação de produtos defeituosos." (MAXIMINIANO, 2007, p. 80).
Como se vê, a banca utilizou o conceito de 6 sigma "traduzido" pelo ilustre prof. Maximiniano.
Particulamente, entendo que o autor foi infeliz na formulação de sua frase.
É que, da forma como está escrita, temos a falsa impressão de que o programa de qualidade terá por finalidade o descarte dos produtos defeituosos.
Ora, nenhum programa de qualidade tem esse fim.
A idéia central do 6 sigma é, na verdade, a "redução radical de desperdícios por meio da eliminação de fatores/processos que geram produtos defeituosos".
O método utilizado é chamado de DMAIC:
D - Define: selecionar o processo a ser melhorado;
M - Mesure: medir o desempenho do processo;
A - Analyse: avaliar os dados e identificar possibilidades de aprimoramento;
I - Improve: implantar soluções para os problemas;
C - Control: acompanhar o desempenho do novo processo.
-
eliminar produtos defeituosos é pegá-los, ao final do processo, e jogá-los no lixo... tenho quase certeza de que o Seis Sigma não diz nada disso não...
imagino o cidadão luminar que fez essa questão, de manhã, tomando café, com uma xícara numa mão, a outra segurando o livro do Maximiano apoiado no colo, sentado no vaso sanitário, fazendo alguma força, muito concentrado... ele lê o texto infeliz e pensa: "é essa!" coloca na prova, ferra o candidato, enche a conta bancária da Cespe de $$$; depois, é elogiado, promovido e recompensado por ter feito uma questão "difícil", com 38% de erros; depois, vários candidatos que se ferraram estudando por meses, anos, perderam 1 ponto por causa dessa questão estão desesperados, pois não fosse por ela, estariam dentro...objetivo cumprido, mas não...
no dia seguinte, nosso grande formulador de questões estará lá, novamente, sentado com o livro a tira colo fazendo muita força...e mais candidatos serão obrigados a fazer questões como essa...
#desabafo
obs: certamente não veremos "eliminação de produtos defeituosos" em nenhum livro dos "grandes" da qualidade como Deming, Shewhart, Juran, Feigenbaum...
-
Entre os principais objetivos do programa Seis Sigma, identificam-se:
1- reduzir o número de defeitos, falhas e erros
2 - reduzir a variabilidade dos processos
3 - melhorar os produtos
4 - diminuir o tempo de ciclo
5 - otimizar os estoques
6 - obter custos mais baixos
7 - melhorar a qualidade
8 - satisfazer os clientes
9 - aumentar a lucratividade
Página 112
Livro: Gestão da Qualidade
Editora: FGB
-
O sistema 6-Sigma se concentra na melhoria da qualidade (por exemplo,
redução do desperdício) ao ajudar as organizações a produzir de forma
melhor, mais rápida e mais econômica. Em termos tradicionais, o 6-Sigma
focaliza a prevenção de defeitos, a redução dos tempos de ciclo e a
economia de custos.
Ao contrário dos cortes de custos descuidados, que reduzem valor e
qualidade, o 6-Sigma identifica e elimina custos do desperdício, ou
seja, que não agregam valor aos clientes.http://www.estatcamp.com.br/empresa/2-o-que-%C3%A9-6-sigma
-
O principal objetivo do SEIS SIGMA é atingir um nível de defeitos de 3,4 peças por milhão, ou seja, quase defeito zero.
Professor Rodrigo Rennó
-
E como sempre, apesar da ambiguidade, a banca manteve o gabarito. Ô desânimo!!!!
-
Ainda acredito que a banca não teve humildade pra adimitir que digitou 6 Sigma ao invés de 5S. Esse conceito é o Seiri.
-
-
CORRETA!
Complementando:
O objetivo direto do programa Seis Sigma é a redução da variabilidade dos processos de trabalho, de modo que estes atinjam uma redução significativa dos seus defeitos.
Prof. Rodrigo Rennó
-
Não vejo o 6sigma como eliminação total e radical de defeitos... entendo que qunato mais se avança no sigma, menos erro se tem - QUASE zero, de maneira evolutiva e não radical.
Discordo do gabarito.