SóProvas


ID
778657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito da elaboração de orçamentos, planejamento e acompanhamento de obras da construção civil, julgue os próximos itens.

A diferença entre o orçamento analítico e o orçamento sintético é que o primeiro não possui a composição dos serviços que serão executados, contemplando o tipo de serviço e seu respectivo custo. Por sua vez, o segundo contém apenas a composição dos serviços, cujo detalhamento pode ser obtido em publicações técnicas, como, por exemplo, SICRO/DNIT, SINAPI/CEF ou em órgão públicos.

Alternativas
Comentários
  • Orçamento sintético é aquele calculado através do CUB e leva em consideração os insumos empregados e mão de obra, no entanto ele n leva em consideração os encargos sociais, impostos, taxas, honorários e especificidades da construção.
    Orçamento analítico é efetuado a partir de composições de custos e cuidadosa pesquisa de preços dos insumos. Procura chegar a um valor bem próximo do custo "real". Nessa parte entra tanto os custos diretos quanto os custo indireto (BDI).
  • As definições estão trocadas...
    O Orcamento anático contempla as composições dos custos e/ou preços unitários dos itens do orçamento. Resumindo o orçamento analítico usa coeficientes para chegar ao custo unitário. O Orçamento Sintético usa o custo unitário de publicações, como tabela TCPO. 
  • Cuidado com as definições sobre orçamento sintético.

    Há divergência.

    Mas percebi que de uns anos pra cá prevalece a definição do TCU e do IME, Inclusive no projeto da norma de orçamento (ainda não foi aprovada) ela adota a mesma definição também =

    ORÇAMENTO SINTÉTICO É UM RESUMO DO ORÇAMENTO DETALHADO/ANALÍTICO!!!

    O único que adota diferente é o SEAP!

     FONTE: Instituto de Engenharia - Nota Técnica

    (http://www.10icfex.eb.mil.br/images/NT_01-2011_IE.pdf)

    •  Sintético- corresponde a um resumo do orçamento analítico, expresso através das etapas ou grupos de serviços, com seus respectivos totais e o preço total do orçamento da obra.
    •  Analítico - ou detalhado - avaliacao do preco, com o nível de precisao adequado, obtida atraves do levantamento de quantidades e de materiais, servicos e equipamentos e composicao de preços unitarios, realizada na etapa de projeto e/ou projeto executivo – inclui o BDI

     FONTE: TCU - AUDITORIA DE OBRAS

    •  Orçamento Sintético - 
    • O orçamento sintético ou planilha orçamentária é a relação de todos os serviços com as respectivas unidades de medida, quantidades e preços unitários, calculados a partir dos projetos e demais especificações técnicas. No caso em que a planilha orçamentária inclui diretamente o percentual de BDI nos preços dos serviços são apresentados apenas os preços unitários e o preço total no orçamento sintético.
    • Orçamento Analítico -
    • O orçamento analítico é aquele que apresenta as composições de custos unitários de todos os serviços. Assim, cada item do orçamento sintético é desmembrado em uma composição de custo unitário.

    FONTE: MANUAL SEAP -

    • Orçamento Preliminar (Orçamento Sintético) Avaliação de custo obtida através de levantamento e estimativa de quantidades de materiais, equipamentos e serviços e pesquisa de preços médios, usualmente realizado na etapa de projeto básico.
    • Orçamento Final (Orçamento Analítico) Avaliação de custo obtida através de levantamento de quantidades de materiais, equipamentos e serviços e composição de preços unitários, usualmente realizado na etapa de projeto básico e/ou de projeto executivo
  • A banca deu como gabarito que a assertiva está correta