SóProvas


ID
779674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando a finalidade, a natureza e o estilo da redação oficial,
julgue os itens de 16 a 20.

A redação oficial deve pautar-se em uma linguagem transparente, inteligível, concisa e uniforme, de forma a não permitir mais de uma interpretação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo

    Esses mesmos princípios (impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal) aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem

  • correto- deve-se evitar que o texto seja ambíguo.

    inteligível- de forma direta, é linguagem clara.  Linguagem usada em texto que o interlocutor entende na hora, em vez de ter que ficar traduzindo o que está escrito.
    concisa- dizer algo sem dar voltas nem criar volume. Dizer direto só o que tem para dizer. Uso descuidado de adjetivos e advérbios, assim como voz passiva analítica, desobedecem esse princípio.
    uniforme- linguagem padrão, sem vernáculos locais.
  • CERTO
    A comunicação oficial deve sempre permitir UMA ÚNICA INTERPRETAÇÃO, e ser estritamente impessoal e uniforme, exigindo o uso de certo nível de linguagem.

    Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão. 
  • Intelegível = Claro, compreensível.
  • Correta
    a Redação Oficial deve ser: clara, concisa, impessoal, formal e padronizada.
  • Significado de Inteligível

    adj. Que pode ser facilmente compreendido: discurso inteligível. / Que pode ser distintamente apreciado pelo ouvido: voz inteligível.

    Fonte: http://www.dicionariodoaurelio.com/Inteligivel.html
  • Redação Oficial
    Características (atributos decorrentes da Constituição)
    ? Impessoalidade: ausência de impressões individuais de quem comunica; tratamento homogêneo e impessoal do destinatário.
    ? Uso do padrão culto de linguagem: observação das regras da gramática formal e emprego de vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma (ausência de diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias linguísticas). O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.
    ? Clareza: ausência de duplicidade de interpretações; ausência de vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão.
    ? Concisão: transmissão de um máximo de informações com um mínimo de palavras.
    ? Formalidade: obediência a certas regras de forma; certa formalidade de tratamento; polidez, civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.
    ? Uniformidade: atenção a todas as características da redação oficial e cuidado com a apresentação dos textos (clareza da digitação, uso de papéis uniformes para o texto definitivo e correta diagramação do texto).
    ? Emissor: um único comunicador - o Serviço Público.
    ? Receptor: o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).
  • Correta.

    Segue trecho do manual:

    "A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "
    A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais."
  • Resolvendo essa questão na apostila, a palavra "transparente" me derrubou.



  • inteligível: adj. Que se entende com facilidade; cujo teor é fácil de compreender
  • cuidado com o INTELIGÍVEL

  • Há questões mais difíceis que deveriam ser comentadas pelo professor.

  • A produção textual inteligível é necessária para que não haja uma interpretação confusa da Redação Oficial.

     

    De acordo com o Manual de Redação Oficial:

     

    As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.

     

    Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos.

     

    Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.

  • CERTO

    A comunicação oficial deve ser pautada em uma interpretação única.