SóProvas


ID
780184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da legislação, dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item a seguir.

O método descritivo, no caso dos arquivos, é aplicado ao conjunto de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Método descritivo? Alguém sabe a respeito?
  •   A operação de DESCRIÇÃO documental consiste na representação dos acervos documentais, através da sua referência (elementos identificativos) e outros elementos relativos à sua génese e estrutura, tendo como objetivo principal o controle e a comunicação dos documentos.   Descrição documental pode ser considerada um procedimento arquivistico que permite a localização dos documentos existentes nos arquivos,  através de instrumentos de pesquisa, como guias, indices etc. Método descritivo então é o ato de descrever o documento conforme suas características para que possamos controla-los, localiza-los etc. E sim ele é aplicado no conjunto de documentos, para que estes possam ser devidamente monitorados.   ACREDITO QUE SEJA ESTA A JUSTIFICATIVA, NÃO TENHO CERTEA TBM, MAS ESPERO TER AJUDADO.
  • Complementando o comentário da colega Thais Bruno:

    Descrição de documentos
    Processo intelectual de sintetizar elementos formais e conteúdo textual de unidades de arquivamento, adequando-os ao instrumento de pesquisa que se tem em vista produzir (terminologia)

    Fonte: Arquivologia para Concursos, 2º Edição, Renato Valentini. Editora Campus 
  • Arquivo permanente tem como atividades:
    1.       Arranjo;
    2.       Descrição;
    3.       Publicação;
    4.       Conservação
    5.       Referência;
    6.       E ações socioeducativas.
    DESCRIÇÃO: Elaboração de instrumentos de pesquisa para:
    a)  Identificar,
    b) rastrear,
    c) Localizar dados,
    d)  seja pela via sumária ou pela analítica, facilitando o acesso aos documentos e a divulgação do acervo.
     
    §  É o “conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos  formais e de conteúdo dos  documentos  para a  elaboração  de instrumentos de pesquisa.”
    §  Preocupa-se,  nesta  atividade,  em  lançar  os  dados principais do documento em uma espécie de banco de dados, permitindo, futuramente,  sua identificação, localização ou consulta a informações nele contidas
    §  É A descrição dos conjuntos documentais (fundos). Consiste na extração das informações sobre o produtor e sobre os documentos, informações  estas  relacionadas  ao  seu  conteúdo  e  à  sua  estrutura.  Essas informações servirão para a elaboração dos instrumentos de pesquisa.

    Fonte: Ponto dos concursos
  • Descrição:
    Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.

    Fonte: Dicionário de termos Arquivistícos
  • Repetitivo.
    Em meus pdfs tenho que: Descrição é um processo intelectual de sintetizar elementos formais e conteúdo textuais de unidades de arquivamento, adequando-os ao instrumento de pesquisa que se tem em vista produzir.
    Objetivo acesso!

    Instrumentos de pesquisa básicos (guia, inventário, catálogo) =  DESCRIÇÃO
    Instrumentos de pesquisa auxiliares (índice, tabela de equivalência ou concordância) = APOIO
    Renato Vallenti (EVP)

    CERTO

  • encolagem Aplicação interna ou superficial de substância adesiva em papel ou cartão

    acondicionamento Ato ou efeito de embalar ou guardar documentos de forma apropriada à sua s preservação eacesso.

    armazenamento Ato ou efeito de guardar documentos emdepósito.

    aditamento Informação acrescentada a um o documento para alterar, explicar ou corrigir seu conteúdo

    amostragem Técnica de seleção em que, de um dado conjunto de documentos, elege-se um subconjunto s representativo do todo

  • O método descritivo, para os arquivos, considera sempre o conjunto de documentos, uma vez que os mesmos possuem inter-relação, ou seja, a informação em sua totalidade está distribuída pelos vários documentos do conjunto.

    No caso dos demais órgãos de documentação, onde as informações estão totalmente em apenas uma peça documental, o método descritivo considera os documentos como peças isoladas.

    Portanto o item está correto.
  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    O método descritivo, para os arquivos, considera sempre o conjunto de documentos, uma vez que os mesmos possuem inter-relação, ou seja, a informação em sua totalidade está distribuída pelos vários documentos do conjunto.

    No caso dos demais órgãos de documentação, onde as informações estão totalmente em apenas uma peça documental, o método descritivo considera os documentos como peças isoladas.

    Portanto o item está correto.

  • Descrição: a descrição dos conjuntos documentais (fundos) é um processo intelectual, leva em conta tanto os elementos formais quanto os de conteúdo do documento. A partir da organização das informações subtraídas, pode-se elaborar os instrumentos de pesquisa como guias, inventários, catálogos necessários à recuperação dos documentos.

    • ' Posso ainda não ter chegado onde eu quero, mas estou mais perto do que ontem...