SóProvas


ID
780202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à gestão de documentos.

A tabela de temporalidade é instrumento que possibilita a eliminação segura e responsável dos documentos de arquivo, visto que nela se especificam os prazos de guarda desses documentos bem como sua destinação final.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    Tabela de temporalidade é o instrumento com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal. Ela é muito utilizada pelos órgãos públicos, é importante frisar que a eliminação de documentos de arquivos, devem obedecer às normas do CONARQ, em destaque os documentos produzidos por todos os órgãos integrantes do poder público.
  • Gabarito certo

    Tabela de temporalidade: Instrumento de destinação aprovado pela autoridade competente, que determi-na o tempo em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, indi-cando a época em que devem ser reproduzidos, eliminados ou recolhidos ao arquivo permanente
  • Correto
    Tabela de Temporariedade dos Documentos: é um instrumento onde determina-se prazos e condições de guarda dos documentos.
    Esse processo será vinculado a lesgilação, já que deve cumprir os prazos legais de armazenamento de alguns documentos, assim como esta ligado a discricionariedade da organização, quando cumpre os prazos estabelecidos pela empresa para manter em arquivo alguns documentos.
    FIQUE LIGADO: é recomendável que a avaliação seja feita nos documentos na fase corrente, para se evitar que documentos sejam transferidos para o arquivo intermediário de forma desnecessária, o que gera um custo extra a organização.
    Mas para que uma avaliação seja feita de forma correta e eficiente, primeiramente deve ser realizado a classificação dos documentos visando a arquivar corretamente os arquivos em suas classes.
    Como benefícios da avaliação documental podemos salientar:
    Eficiência adaministrativa;
    Eliminação de documentos inúteis;
    Agilidade na hora de encontrar um documento ou informação, pois há redução do volume de documentos;
    Previa identificação dos documentos de guarda permanente.


    Deus nos ilumine...
  • A tabela de temporalidade tem a função de determinar os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, além da destinação, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.

    Sendo assim, nenhum documento de arquivo pode ser eliminado sem que seja expressamente permitido tal ato na tabela de temporalidade. A tabela determina a contagem do prazo para cada assunto ou função, o que deve ser considerado para eliminar os documentos.

    Exemplo: se a tabela diz que documentos que tratem do assunto "x" sejam mantidos por 2 anos e depois eliminados, um documento desse assunto produzido em 2016 deverá ser guardado até 2018 e depois ser eliminado.

    Portanto o item está correto.
  • Qual o tempo médio dessa tabela?  E sobre quais circunstâncias? 

  • Lembrando que esses prazos são especificados em ano.

  • Tabela de Temporalidade

     

    É o instrumento resultante da etapa de avaliação dos documentos e que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária (período em que o mesmo será guardado nestas fases), bem como sua destinação final (eliminação ou recolhimento para guarda permanente).

     

    A tabela de temporalidade estabelece os prazos de guarda dos documentos nos arquivos corrente e intermediário e a destinação final desses documentos, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.

     

    Ou seja, a destinação final poderá ser:

     

    a) a eliminação do documento, ou

    b) a guarda permanente.

  • GABARITO: CERTO

    Tabela de temporalidade: Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação (terminologia).

    FONTE: ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS - 4 EDICAO RENATO VALENTINI