-
ERRADO
DASP foi um esforço sitemático de superação do PATRIMONIALISMO, Foi uma ação deliberada e ambiciosa no sentido da burocratização do Estado brasileiro, que buscava introduzir no aparelho administrativo do país a centralização, a impessoalidade, a hierarquia, o sistema de mérito, a separação entre o público e o privado. Visava constituir uma administração pública mais racional e eficiente, que pudesse assumir seu papel na condução do processo de desenvolvimento, cujo modelo de crescimento, baseado na industrialização via substituição de importações, supunha um forte intervencionismo estatal e controle sobre as relações entre os grupos sociais ascendentes — a nova burguesia industrial e o operariado urbano.
logo, não foi paradigma PÓS-BUROCRÁTICO!
-
Foi após o patrimonialismo.
Foi implatado por GV.
-
DASP é o antigo Conselho Federal de serviço púbico, foi instituído em meados dos anos de 1936 a fim de modernizar o Estado Novo . Fez parte da reforma BUROCRATICA no governo de Getúlio Vargas e foi extinta em 1986.A grosso modo podemos afirmar que ela cuidava de toda parte de contratação de pessoal (concurso público) e contratação de serviços públicos , ou seja, a parte realmente burocrática da administração pública. Quando falamos em DASP não há que se falar em pós-burocracia
-
Errado
Pelo contrário, os princípios da administração burocrática clássica foram introduzidos no país através da criação, em 1936, do DASP - Departamento Administrativo do Serviço Público, que representou não apenas a primeira reforma administrativa do país, com a implantação da administração pública burocrática, mas também a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica.
Fonte:Luiz Carlos Bresser Pereira
-
ERRADO
O DASP passou a ser o órgão executor e, também, formulador da nova forma de pensar e organizar a administração pública. O DASP foi criado no início do Estado Novo, um momento em que o autoritarismo brasileiro ganhava força, com o objetivo de realizar a revolução modernizadora do país, industrializá-lo, e valorizar a competência técnica. Representou, assim, no plano administrativo, a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica.
Fiquem com Deus e bons estudos.
-
1) O DASP (1936) está relacionado ao modelo racional-legal (burocrático)
2) O Ministério da Adminstração e Reforma do Apareclho do Estado - MARE (1994) está relacionado ao paradigma pós burocrático (gerencial)
-
DASP constituiu-se no órgão central de Politicas pautadas pelos principios da administração científica e do modelo weberiano de burocracia.
-
Podemos dizer que a Administração Pública no Brasil passou por três grandes reformas:
- Reforma de 30 - DASP (burocrática)
- Reforma de 60 - Decreto Lei nº. 200/67 (constituiu um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática - primeiros passos no sentido de uma administração gerencial)
- Reforma de 80/90 - Programa Nacional de Desburocratização, criado no início dos anos 80, com a criação do Ministério da Desburocratização e do PrND, cujos objetivos eram a revitalização e agilização das organizações do Estado, a descentralização da autoridade, a melhoria e simplificação dos processos administrativos e a promoção da eficiência. E, posteriormente, na década de 90, a criação do Ministério da Adminstração e Reforma do Aparelho do Estado - MARE (1994) .
-
Gostaria da ajuda dos colegas a respeito da criação do DASP.
O DASP foi criado em 1936 ou 1938???
Eu penso que foi em 1938 com o Decreto-Lei 579/38, porém vários comentários acima informam que o DASP é de 1936!!!
"...Nesse contexto político-econômico dos anos 30 que o DASP é pensado. Os esforços iniciais para a construção de uma burocracia pública na administração direta foi a formação, em 1936, do Conselho Federal do Serviço Público Civil, embrião do que seria montado em 1938, o Departamento Administrativo do Serviço Público. A Constituição de 1937 já previa a formação de um Departamento Administrativo incumbido de organizar os órgãos do Estado, para o aperfeiçoamento do seu aparelho, pela proposta orçamentária e pela assessoria ao Presidente. Já o decreto-lei 579/38, que criou, de fato, o DASP previa a realização de estudos detalhados de repartições..."
Se alguém puder comentar eu agradeço.
Bons estudos!!!
Fonte: http://megacontador.com.br/momento-politico-economico-da-criacao-do-departamento-administrativo-do-servico-publico-dasp.html em 20/12/12 14:10
-
Ricardo, o DASP foi criado em 1936 mesmo, porém só foi efetivamente organizado em 1938, por meio do Decreto- Lei 579/1938!
Fonte: Estratégia concursos - Professor Carlos Xavier.
-
Em 1936, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, que tinha como modelo a Burocracia profissional de Weber. Os principais objetivos do DASP eram:
- Racionalização dos métodos, processos e procedimentos;
- Definição da política de recursos humanos, de compra de materiais e finanças;
- Centralização e reorganização da administração pública federal.
Sendo assim, a questão encontra-se ERRADA, pois não foi uma ação pós-burocrática e sim o início da prática burocrática.
-
CESPE: 1936
FCC: 1938
de acordo com o professor Rafael Barbosa
vamo q vamo
-
Errado.
Motivos:
A questão peca ao afirmar que a implantação da DASP foi pós-burocrático, pois a criação deste departamento foi considerada a primeira grande reforma na administração pública brasileira , ocorreu em 1938, por Getúlio Vargas. Este departamento foi um primeiro passo no sentido da profissionalização da administração pública no Brasil. As mudanças que culminaram com a criação do DASP são tidas também como as primeiras reformas paradigmáticas na Administração Pública brasileira, ou seja, reformas de grande impacto e expressão. A reforma administrativa de 1937 foi o primeiro passo em direção à burocratizaçãoda administração pública brasileira, na tentativa de superar o patrimonialismo.
-
DASP - Conselho Federal de serviço púbico - 1936 a fim de modernizar o Estado Novo.
Reforma BUROCRATICA no governo de Getúlio Vargas e foi extinta em 1986. Cuidava de toda parte burocrática da administração pública. Quando falamos em DASP não há que se falar em pós-burocracia.
1) O DASP (1936) está relacionado ao modelo racional-legal (burocrático)
2) O Ministério da Adminstração e Reforma do Apareclho do Estado - MARE (1994) está relacionado ao paradigma pós-burocrático (gerencial)
-
O erro está na palavra pós burocrático, pois a criação do DASP foi o inicio da atividade burocrática e não pós burocrática.
-
Como já foi dito pelos colegas a questão erra ao falar em pós-burocrático, uma outra questão pode ajudar a responder, vejam:
-
Segundo síntese de Bresser Pereira, os princípios da administração burocrática clássica foram introduzidos no país através da criação, em 1936, do DASP - Departamento Administrativo do Serviço Público, que representou não apenas a primeira reforma administrativa do país, com a implantação da administração pública burocrática, mas também a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica.
-
O DASP, surgiu no governo de Vargas, na primeira reforma administrativo do modelo Burocrático brasileiro. Portanto, não foi uma ação voltada para o paradigma pós-burocrático, mas sim "burocrático".
-
Sem contar que também não foi uma ação típica
-
(CESPE 2011) - TRE-ES - Analista Judiciário - Área Administrativa
A instituição, em 1936, do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP) teve como objetivo principal suprimir o modelo patrimonialista de gestão.
Gabarito: CERTO
-
Pos-patrimonialista
-
Errado
Com a missão de definir e executar a política para o pessoal civil, inclusive a admissão mediante concurso público e a capacitação técnica do funcionalismo, promover a racionalização de métodos no serviço público e elaborar orçamento da união, o DASP foi criado em 1930, visando uma nova era de industrialização e desenvolvimento capitalista.
-
A implantação do Departamento Administrativo de Serviço Público (DASP) foi uma ação típica da administração pública voltada para a implantação do modelo burocrático.
-
Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP): criada no Governo do Presidente Getúlio Vargas nos anos 30, foi o INÍCIO da Burocratização, tinha como objetivos, dentre outros: Centralizar e reorganizar a Administração Pública, Definir a política de Recursos Humanos, Racionalizar métodos e procedimentos.
Além de fornecer elementos para melhoria da máquina pública, o DASP deveria fornecer assessoria técnica ao presidente da república e elaborar a proposta orçamentária.
A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) representou a primeira reforma administrativa do país e a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica.
No que diz respeito à administração dos recursos humanos, a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) representou uma tentativa de formação da burocracia nos moldes weberianos, baseada no princípio do mérito profissional.
-
O DASP quis introduzir o modelo burocrático.
-
-
Bom dia,
Questões que ajudam a responder:
Questão Cespe – CORRETA: A criação do DASP representou a primeira reforma administrativa do país e a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica.
Questão Cespe – CORRETA: O (DASP) foi criado com o objetivo de aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e racionalizar o serviço público no país.
Questão Cespe – CORRETA: O (DASP) foi o primeiro órgão da estrutura administrativa brasileira ao qual se atribuiu a responsabilidade de diminuir a ineficiência do serviço público e reorganizar a administração pública.
Bons estudos
-
Voltado para o paradigma burocrático. Portanto, Gab. "E".
-
GABARITO:ERRADO
ERRO: "PÓS-BUROCRÁTICO."
O DASP inspirou-se no modelo weberiano para estruturar a BUROCRACIA,assim,não é "pós-burocrático",como diz a questão.
-
O cara pode ter clareza em ler, mas esse PÓS sempre pega kkkkkkkkk
-
Para aqueles que leram a questão rápido, engoliram o "pós" e erraram a questão: "Tamos Juntos "
-
ERRADO
Paradigma pós-burocrático= Adm. Gerencial
DASP foi uma ação típica da administração pública burocrática.
-
Errado
foi uma implementação do sistema burocrático para superar o sistema patrimonialista.