SóProvas


ID
780406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca da administração de recursos materiais e patrimoniais, julgue os itens a seguir.

Aceitação designa o ato de entrega do material encomendado por determinado órgão público em local previamente acordado com o fornecedor.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado!!
    A aceitação e a entrega são atos distintos e envolvem mais do que o local da entrega. Quando as mercadorias são recebidas, o departamento de recepção as inspeciona para garantir que foram enviados os itens corretos, na quantidade certa e que não foram danificados no transporte. Usando a sua cópia do pedido de compra, o departamento de recepção aceita as mercadorias e escreve um recibo, observando qualquer variação. Se for necessária outra inspeção, por exemplo, do controle de qualidade, as mercadorias são enviadas ao departamento correspondente ou retiradas para inspeção. Se as mercadorias recebidas estiverem danificadas, o departamento de recepção avisará o departamento de compras e reterá as mercadorias para outras providências. Desde que as mercadorias estejam em ordem e não exijam mais inspeção, elas serão enviadas para o departamento solicitante ou para o estoque. Ma cópia do recibo é então enviada para o departamento de compras, observando qualquer variação ou discrepância em relação ao pedido de compra. Se o pedido é considerado completo, o departamento de recepção fecha sua cópia do pedido de compra e avisa o departamento compras. Se não estiver completo, o pedido de compra é mantido aberto, esperando para ser completado. Se as mercadorias também foram inspecionadas pelo departamento de controle de qualidade, os responsáveis por esse setor também avisarão ao departamento de compras sobre a aceitação ou não das mercadorias.
    Fonte: Márcio Michelli
  • ACEITAÇÃOé a operação segundo a qual se declara, na documentação fiscal, que o material recebido satisfaz às especificações contratadas.

    Recebimento é o ato pelo qual o material encomendado é entregue ao órgão público no local previamente designado, não implicando em aceitação.
  • O comentário da colega acima está perfeito.
    Gostaria apenas de complementar com a fundamentação: este assunto pode ser encontrado na INSTRUÇÃO NORMATIVA 205, 1998 - ORGÃO SEDAP.
    E poderá ser encontrado no item 3. RECEBIMENTO E ACEITAÇÃO.
    Bons Estudos !
  • ACEITAÇÃO
    CORRESPONDE À OPERAÇÃO SEGUNDO A QUAL SE DECLARA, NA DOCUMENTAÇÃO FISCAL, QUE O
    MATERIAL RECEBIDO SATISFAZ ÀS ESPECIFICAÇÕES CONTRATADAS.
  • IN 205/88 – Do Recebimento e Aceitação 3. Recebimento é o ato pelo qual o material encomendado é entregue ao órgão público no local previamente designado, não implicando em aceitação. Transfere apenas a responsabilidade pela guarda e conservação do material, do fornecedor ao órgão recebedor. Ocorrerá nos almoxarifados, salvo quando o mesmo não possa ou não deva ali ser estocado ou recebido, caso em que a entrega se fará nos locais designados. Qualquer que seja o local de recebimento, o registro de entrada do material será sempre no Almoxarifado.

    3.3. Aceitação e a operação segundo a qual se declara, na documentação fiscal, que o material recebido satisfaz às especificações contratadas. 3.3.1. O material recebido ficará dependendo, para sua aceitação, de: a) conferência; e, quando for o caso; b) exame qualitativo.
     
  • Não é aceitação e sim RECEBIMENTO!

    Bons estudos !
  • ERRADA
    Aceitação é totalmente diferente de Recebimento. 
    A questão testa o conhecimento dos processos de Recebimento
    (1) Descarga  -- (2) Conferência Quantitativa -- (3) Conferência Qualitativa -- (4) Regularização 

    Aceitação é o processo de apreciação das mercadorias recebidas (quantidade certa e na qualidade especificada)
    Diferentemente da Entrega das mercadorias. 
  • Pessoal, 

    O examinador trocou os conceitos de Aceitação  com Recebimento. Aceitação é uma das atividades da função recebimento, vejam:

    É só lembrar do mneumonico  CAR!

    Conferência (quantitativa e/ou qualitativa)
    Aceitação
    Regularização ("lançamento no sistema")

    Abraços
  • Danilo os produtos devem ser conferido na hora do recebimento, os fornecedores não aceitam devolução após o recebimento e verificação de qualidade dos produtos recebidos.

  • O examinador trocou os conceitos de Aceitação  com Recebimento. Aceitação é uma das atividades da função recebimento, vejam:

    É só lembrar do mneumonico  CAR!

    Conferência (quantitativa e/ou qualitativa)
    Aceitação
    Regularização ("lançamento no sistema")

    Vale salientar que existe ainda a chamada CONFERÊNCIA POR ACUSAÇÃO ou CONTAGEM CEGA, onde não verifica-se quantidade nem qualidade.

    EX:  produto que chega pelo correio e assina-se a folha de recebimento sem conferir o produto. Isso não isenta o fornecedor de problema posteriores.

    espero ter contribuído.


  • Recebimento não implica em aceitação. Na aceitação ocorre a verificação do material.
  • quer chutar, da nisso!

     

    item ERRADO, é que nem dinheiro, vc nunca pode aceitar antes de conferir.

     

     

     

     

     

  • ACEITAÇÃO.:

     

    Ato pelo qual o servidor competente DECLARA NA NOTA FISCAL haver recebido o bem, após a conferência.

     

     

  • Aceitação é a operação segundo a qual se declara, na documentação fiscal, que o material recebido satisfaz às especificações contratadas.

  • Recebimento é o ato pelo qual o material encomendado é entregue ao órgão público no local previamente designado, não implicando em aceitação. Transfere apenas a responsabilidade pela guarda e conservação do material, do fornecedor ao órgão recebedor. Ocorrerá nos almoxarifados, salvo quando o mesmo não possa ou não deva ali ser estocado ou recebido, caso em que a entrega se fará nos locais designados. Qualquer que seja o local de recebimento, o registro de entrada do material será sempre no Almoxarifado. 



    Aceitação é a operação segundo a qual se declara, na documentação fiscal, que o material recebido satisfaz às especificações contratadas. 



    Fonte: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 205

  • Errado, conceito de Recebimento!

  • ERRADO.

    ACEITAÇÃO  é a operação segundo a qual se declara, na documentação fiscal, que o material recebido satisfaz às especificações contratadas. 

     

     

     

  • Recebimento provisório ou Entrada de materiais:

    • Recepção dos veículos transportadores;

    • Verificação de dados básicos da entrega (informações da nota fiscal, existência de autorização da entrega pela empresa etc.);

    • Encaminhamento para a área de descarga. Nesta etapa, o “recebedor” assina no documento fiscal que acompanha o material, apenas para fins de comprovação da data de entrega.

    Etapas intermediárias:

    Conferência quantitativa: a quantidade confere com o pedido?

    • Documentado – verificação se a quantidade declarada pelo fornecedor na nota fiscal corresponde àquela efetivamente entregue.

    • Por acusação “contagem cega” – aponta quantidade recebida sem informações anteriores de quantidade, não possibilitando a verificação.

    Conferência qualitativa: as especificações dos materiais estão de acordo com o pedido?

    • Inspeção técnica – tanto no fornecedor quanto no comprador, visa garantir o recebimento adequado do material contratado pelo exame dos seguintes itens:
    • a) características dimensionais;
    • b) características específicas;
    • c) restrições de especificação.

    Regularização: é o resultado lógico decorrente das fases anteriores.

    Pode ser originada uma das seguintes situações:

    • Entrada do material no estoque e liberação do pagamento ao fornecedor. Neste caso, houve aceitação do material, ou o recebimento definitivo;

    • Devolução parcial ou total do material ao fornecedor. Neste caso, a aceitação foi parcial ou, simplesmente, o material não foi aceito;

    • Reclamação junto ao fornecedor por falta de material.

    '' Posso ainda não ter chegado onde eu quero, mas estou mais perto do que ontem...