SóProvas


ID
780820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca de fundamentos éticos e ética profissional julgue os itens
seguintes.

A origem da moral atende a necessidades práticas de regulamentação do comportamento dos indivíduos, cumprindo uma função social no processo de reprodução das relações sociais.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Maria Lucia S. Barroco (Fundamentos éticos do Serviço Social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CEAD/Unb/CFESS) a moral emerge quando os homens, já convivendo em sociedade, passam a regular suas relações por meio de normas e deveres que devem ser seguidos por todos, orientando a sua conduta. Pautada em princípios e valores, a moral é mutável e passível de transformação, considerando que em cada momento histórico e social as relações sociais se darão de maneiras distintas implicando em "regras" também diferentes. É fato que os valores e princípios prescritos em determinada sociedade podem não ser para um grupo aqueles (valores, princípios) com os quais essas pessoas compartilham. Na sociedade burguesa, por exemplo, a moral atende as necessidades dessa classe, disseminando os interesses burgueses e valores que possibilitam sua hegemonia e supremacia. Então, a classe dominante aponta a moral como algo pétreo, solidificado, como uma lei superior que não pode ser tocada, para assim manter as relações que as beneficiam. No entanto, conforme afirmado anteriormente, há grupos na sociedade que criticamente entendem a moral como uma construção humana, e que portanto, ela pode e deve ser discutida. Os próprios assistentes sociais possuem um Código de Ética e Projeto ético-político que não compartilham dos valores disseminados pela burguesia, afirmando, por exemplo, a possibilidade e seu dever para com a eliminação de todas as formas de exploração, o que é impensável na sociedade burguesa. Infelizmente, a moral é incorporada pelos sujeitos, que repetem e respeitam o que lhe é prescrito, sem refletir acerca disso. Assim, diversas atitudes e comportamentos na sociedade se tornam imorais e praticamente proibidos sem a necessária reflexão e consulta a população. Por fim, a moral define e regulamenta o comportamento dos sujeitos na sociedade e contribui para fortalecimento e reprodução de determinadas relações sociais.


    RESPOSTA: CERTO

  • Achei tão subjetiva essa questão! =/

  • Ontologicamente  considerada,  a  moral  não  pertence  a  nenhuma  esfera  particular:  é  uma  mediação  entre  as  relações  sociais;  uma  mediação entre o indivíduo singular e sua dimensão humano‐genérica (HELLER, 2000).  Sua  origem  atende  a  necessidades  práticas  de  regulamentação  do  comportamento  dos  indivíduos,  cumprindo  uma  função  social  no  processo  de  reprodução  das  relações  sociais:  contribui  para  a  formação  dos  costumes  que  se estruturam  pelo  hábito,  orientando  a  conduta  dos  indivíduos,  em  termos  de  normas e deveres.  

    A  moral  se  desenvolve  quando  os  homens  já  adquiriram  um  certo  grau de consciência, no momento em que foi superada a sua condição natural e instintiva;  quando  o  homem  já  vivia  em  comunidade,  como  membro  de  uma  coletividade,  tendo  desenvolvido  a  fabricação  de  instrumentos  de  trabalho  e  conquistado  um  determinado  nível  de  conhecimento  e  de  domínio  sobre  a  natureza  (VAZQUEZ,  1984).  

    A  moral  é  histórica  e  mutável:  são  os  homens  que  criam  as  normas  e  os valores, mas a autonomia dos indivíduos em face das escolhas morais é relativa às  condições de cada contexto histórico. Mesmo nas sociedades onde ainda não existe  o domínio de classe, a coesão em torno de um único código de valor não significa a  inexistência de tensões.    O ato moral supõe a adesão consciente e voluntária do indivíduo aos valores  éticos e às normas morais, ou seja, implica a convicção íntima do sujeito em  face  dos  valores  e  normas,  pois  se  entende  que  só  assim  as  mesmas  serão  internalizadas  como  deveres.  Dependendo  da  esfera  e  das  condições  sociais  nas  quais  a  moral  se  objetiva,  surgem  maiores  ou  menores  possibilidades  dela  se  realizar  apenas  no  âmbito  da  singularidade  voltada  ao  “eu”  –  âmbito  da  vida  cotidiana – ou em ações que podem atingir a coletividade e a dimensão humano‐ genérica dos indivíduos. 

    Fundamentos éticos do Serviço Social - Maria Lúcia Silva Barroco  Professora de Ética Profissional – PUC/SP  

  • Não se pode falar em ética sem articulá-la com a moral. Sua origem se deu através da necessidade de regulamentação do comportamento dos indivíduos, cumprindo assim sua função social no processo de reprodução de relações sociais, contribuindo para a formação de costumes, orientando a conduta dos indivíduos no que competem as normas e deveres.

  • Exatamente como a Sarah já transcreveu aqui...

    Ctrl c + Ctrl v ...do texto da Maria Lúcia Silva Barroco --->Fundamentos éticos do Serviço Social

  • Prezados,
    Precisamos solicitar ao QC que o professor faça as correções das questões, comentando as questões corretas e também os erros das incorretas. bem como os textos complementares que ela a professora costuma postar como comentário.

    Procurei um canal para solicitar sugestões e não encontrei.