SóProvas


ID
780952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que concerne a dimensão investigativa, processos de
planejamento e de intervenção profissional, julgue o item a seguir.

A formulação de um projeto de intervenção apoiado na teoria dialético-crítica tem como referência os fatos observados, com o objetivo de se evidenciarem as relações entre esses fatos.

Alternativas
Comentários
  • "(...) é preciso ter claro que, ao se filiar à teoria dialético-crítica, o profissional está alimentado por uma visão de mundo que compreende as refrações da questão social como produto intrínseco do capitalismo, e não como consequência de um posicionamento individual do sujeito, de seus familiares e de seus grupos, que, por falta de capacitação ou sorte, enfrentam dificuldades para sobreviver." Couto. 

  • Não se trata de dialética e sim de positivismo.

  • O erro da questão esta em dizer que a teoria dialético-crítica tem como referência os FATOS observados, com o objetivo de se evidenciarem as relações entre esses fatos. Essa postura investigativa diz respeito ao positivismo.

  • O conhecimento oriundo da razão dialética capta o movimento do objeto, a sua lógica de constituição, percebe o que o objeto é e como chegou a ser o que é (seu processo de constituição), quais seus fundamentos, sua capacidade de transformar-se em outro. O conhecimento resultante dos procedimentos da razão vai além da apreensão da imediaticidade da vida cotidiana.

  • A elaboração de um projeto de intervenção pautado na teoria dialético-crítica não observa fatos e sim as dimensões que compõem o objeto de estudo e de intervenção, observando suas singularidades, particularidades e universalidades. Desse modo, a teoria dialético-crítica preocupa-se em conhecer além da aparência do objeto, buscando alcançar sua essência e compreender como o mesmo se configurou no que se apresenta hoje. Portanto, é uma teoria que compreende os objetos como históricos e fruto da estrutura social, política, econômica e cultural em que vivemos.


    RESPOSTA: ERRADO
  • Fato  Social- Émile Durkheim ( Positivismo)

  • Projeto de intervenção pautado na teoria dialético-crítica não observa fatos e sim as dimensões que compõem o objeto de estudo e de intervenção, observando suas singularidades, particularidades e universalidades.

    A teoria dialético-crítica preocupa-se em conhecer além da aparência do objeto, buscando alcançar sua essência e compreender como o mesmo se configurou no que se apresenta hoje. Portanto, é uma teoria que compreende os objetos como históricos e fruto da estrutura social, política, econômica e cultural em que vivemos.