-
b) Forma de acumulação de docs em Arquivo é Orgânica, já em uma biblioteca é em forma de coleção. Por isso, uma COLEÇÃO de manuscritos históricos não é um arquivo
-
Segundo Renato Valentini, manuscritos colecionados por pessoas físicas não é Arquivo
-
Entretanto, cabe ressaltar que o art. 2º da lei 8.159/91 define arquivo da seguinte forma: "Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como POR PESSOA FÍSICA, QUALQUER QUE SEJA O SUPORTE DA INFORMAÇÃO OU A NATUREZA DOS DOCUMENTOS."
-
Cara Cinthia, segundo Marilena Leite Paes, 3ª Ed., pág 16:"Arquivo é a acumulação ordenada de documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, NO CURSO DE SUA ATIVIDADE, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro" "...a finalidade do arquivo é PRIMORDIALMENTE FUNCIONAL, muito embora o valor cultural exista, uma vez que constituem a base fundamental para o conhecimento das história"....."COLEÇÃO (de manuscritos históricos - exemplo dado na questão): conjunto de documentos, SEM RELAÇÃO ORGÂNICA (que é fundamental para a caracterização dos arquivos) aleatoriamente acumulados".....Ainda, segundo Maria de Lourdes da Costa e Souza: "Arquivo é o conjunto de DOCUMENTOS OFICIALMENTE PRODUZIDOS E RECEBIDOS por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas ATIVIDADES, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros"Logo, por todo o exposto, a opção "B" realmente está correta, pois uma coleção de manuscritos históricos NÃO tem FINALIDADE FUNCIONAL, NÃO apresenta ORGANICIDADE e NÃO decorre da atividade exercida por uma instituição, logo, não é considerada arquivo...Espero que tenha esclarecido suas dúvidas. Bons estudos!
-
Marilena Leite Paes é bem clara quanto ao gabarito da questão.
Quem tiver oportunidade de ver o livro dela na página 20, verá:
"...1. Exclusividade de criação e recepção por uma repartição, firma ou instituição. Não se considera arquivo uma coleção de manuscritos históricos, reunidos por uma pessoa."
-
Por favor, queria que me tirassem essa dúvida, o que seria uma relação orgânica?
-
Um dos Princípios da Arquivologia é a organicidade. Por ela, entende-se que os documentos refletem as atividades da instituiçao ou da pessoa. Portanto, diz respeito à relaçao natural entre documentos de um arquivo, em decorrencia das atividades da entidade que o acumulou. Os arquivos produzidos por entidade coletiva, pessoa jurídica ou física refletem a estrutura e as atividades da sua entidade mantenedora no contexto da organizaçao dos conjuntos documentais.
-
Uma coleção de manuscritos históricos não poderia ser considerado um Arquivo Permanente?
-
a) Os documentos de arquivo são produzidos e recebidos com finalidades históricas, culturais e científicas. ERRADO: finalidade administrativa primeiramente (valor primário)
b)De acordo com o conceito de arquivo, uma coleção de manuscritos históricos colecionados por uma pessoa física não é considerada arquivo. ERRADO: De acordo com Heloisa Liberalli Bellotto, biblioteca é órgão colecionador, reune artificialmente o material que vai surgindo. já de acordo com a mesma autora arquivo é órgão receptor,ou seja, recolhe naturalmente o que produz a administração pública ou privada à qual serve. A entrada de documentos em uma instuição é natural (fonte geradora única) e não artificial ( compra, doação, fontes geradoras múltiplas)
c) O sentido ou significado do acervo documental não depende da relação que os documentos têm entre si. ERRADO: De acordo com Luciana Duranti os documentos de arquivo dependem da relação com os outros documentos do acervo ao qual pertence, o nome dessa característica é o interrelacionamento dos documentos. Analisar um documento sem o todo ( no caso seria o acervo ao qual pertence) é como pedir para interpretar um texto apartir de uma frase solta dele.
d)Os documentos são produzidos em exemplares múltiplos e inexiste uma significação orgânica entre esses documentos. ERRADO: os documentos de arquivo normalmente são produzidos em exemplares únicos e existe sim uma significação orgânica entre os documentos e o principio da organicidade.
-
RESUMINDO TUDO SEM MUITO BLÁ-BLÁ-BLÁ...
ARQUIVO: Organiza os documentos com a finalidade funcional, servir a instituição com a finalidade de possuir valor ADMINISTRATIVO. HISTÓRICO
BIBLIOTECA E MUSEU :Organiza os documentos com a finalidade CULTURAL, HISTÓRICA.
ARQUIVO = ADMINISTRATIVO
BIBLIOTECA E MUSEU = CULTURAL, HISTÓRICA.
Isso cai muito em provas de concursos, principalmente com bancas que gostam de pegadinhas como a CESPE.
ACHO QUE COM ISSO IRÁ AJUDAR A TODOS !!!
-
Pessoal, podem escrever: se a questão falar de coleção, não há relação com arquivo e sim de biblioteca.
Uma coleção é a reunião de documentos de um mesmo assunto. O acervo de uma biblioteca é uma coleção; o de um arquivo, porém, deve ser formado a partir da proveniência.
Se uma pessoa, no entanto, acumular documentos de uma mesma proveniência, ela terá um arquivo.
-
Colega Juraci,
Seus comentários são irretocáveis.
Parabéns!
-
Ninguem abre os comentários para saber
como se pronuncia o nome da banca certo
se O cespe ou A cespe
me desculpa colega mas estamos ocupados demais
tentando entender a matéria, que é o que efetivamente vai
nos passar no concurso.
-
Sergio Costa tão útil quanto raciocínio lógico
-
-
Gabarito: Letra BBBBBB
-
ARQUIVO : ACUMULAÇÃO DE DOCUMENTOS( MAIORIA TEXTUAIS) > INSTITUIÇÃO OU PESSOAS > CONSECUÇÃO DE OBJETIVOS
BIBLIOTECA : CONJUNTO DE MATERIAL( MAIORIA DE MODO IMPRESSO ) > PEC ( PESQUISA, ESTUDO E CONSULTA)
MUSEU : INSTITUIÇÃO ( INTERESSE PUBLICO) > CONSERVAR, ESTUDAR E COLOCAR PEÇAS E OBJETOS DE VALOR CULTURAL.
-
Direto ao ponto!
Erros = vermelho
Assinale a opção correta a respeito de arquivo.
A) Os documentos de arquivo são produzidos e recebidos com finalidades históricas, culturais e científicas (adm, fiscal e legal).
B) De acordo com o conceito de arquivo, uma coleção de manuscritos históricos colecionados por uma pessoa física não é considerada arquivo.
C) O sentido ou significado do acervo documental não depende da relação que os documentos têm entre si. (Organicidade/Inter-relacionamento)
D) Os documentos são produzidos em exemplares múltiplos e inexiste uma significação orgânica entre esses documentos.
E) O julgamento acerca da preservação dos documentos tem caráter revogável (irrevogável), envolvendo questões de conveniência.
GABARITO: B)