Os advisors são ferramentas poderosas que oferecem orientações específicas sobre como abordar os principais desafios do gerenciamento de banco de dados, cobrindo uma ampla variedade de áreas, incluindo gerenciamento de undo, performance e espaço. Os advisors são desenvolvidos com base em dois componentes de infraestrutura.
Automatic Workload Repository (AWR). Este repositório fornece serviços para coletar, manter e utilizar estatísticas para fins de detecção de problemas e auto-ajuste. As informações estatísticas são armazenadas no AWR na forma de snapshots.
Automatic Database Diagnostic Monitor (ADDM). Este monitor faz análise, detecta gargalos e recomenda soluções. As recomendações podem incluir o tipo de advisor que precisa ser usado para resolver o problema.
SQL Tuning Advisor
O SQL Tuning Advisor analisa problemas com instruções SQL individuais, como um plano otimizador de baixa performance ou o uso equivocado de algumas instruções SQL, além de fazer recomendações para melhorar a performance. Você pode executar o SQL Tuning Advisor em instruções SQL de uso intensivo de recursos, em um conjunto de instruções SQL durante um período ou a partir de uma carga de trabalho SQL. Geralmente, esse advisor é executado em resposta a uma constatação de performance do ADDM que recomenda seu uso.
O Banco de Dados Oracle 11g introduz o SQL Tuning Advisor automático, que pode ser configurado para ser executado automaticamente durante intervalos de manutenção do sistema como uma tarefa de manutenção.
Durante cada execução automática, o advisor seleciona consultas SQL de alta carga no sistema e gera recomendações sobre como ajustá-las. Fonte:
http://www.pedrofcarvalho.com.br/PDF/AULA_12_MANUTENCAO_BANCO.pdf