-
letra d
brainstorming = chuva de ideias ou chuva de palpites .
ciclo PDCA = etapas de um processo - planejar executar controlar e avaliar
matriz de Ischikawa (causa e efeito). = fluxograma ( espinha de peixe )
matriz GUT = essa se refere às prioridades a serem tomadas de acordo com sua GRAVIDADE URGÊNCIA E TENDÊNCIA .
diagrama de Pareto : é o 80/20
-
1. O que é
Brainstorming é uma ferramenta para geração de novas idéias, conceitos e soluções para qualquer
assunto ou tópico num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação.
2. Quando usar
O Brainstorming é útil quando de deseja gerar em curto prazo uma grande quantidade de idéias
sobre um assunto a ser resolvido, possíveis causas de um problema, abordagens a serem usadas,
ou ações a serem tomadas.
3. Estilo
Geração livre de idéias, num espaço de tempo entre 30 e 60 minutos. Pode durar mais ou menos,
dependendo da complexidade do assunto e da motivação da equipe. Usualmente, é um trabalho
em equipe, mas pode também ser individual. As equipes variam entre 4 e 8 pessoas.
Gabarito D
-
-
Brainstorming ou “tempestade cerebral”. Atécnica de brainstorming tem varias aplicações, mas é freqüentemente usada para o desenvolvimento de novos produtos e o melhoramento dos produtos existentes.O método também e usado na resolução de problemas, visando a busca de soluções alternativas, analise de impacto e conseqüências, avaliação dentro de uma visão prospectiva, entre outras. 2. O brainstorming, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados. Possui as seguintes características: 1) liberação da criatividade; 2) ausência de julgamento prévio; 3) registro das idéias; 4) capacidade de síntese; e 5) ausência de hierarquia durante o processo.
-
- Envolve a participação espontânea de todos os participantes em um grupo.
- Gera um clima de envolvimento e motivação capaz de suscitar o surgimento de soluções criativas e motivadoras para certos problemas.
- Durante o processo, não deve haver hierarquia entre os participantes que, por sua vez, deverão demonstrar capacidade de síntese de suas ideias.
- Pode ser estruturada ou não estruturada
- Estruturada: Cada indivíduo dever dar uma ideia a cada rodada.
- Não-estruturada: As ideias são dadas conforme surge nas mentes dos indivíduos.
-
O brainstorming é uma poderosa ferramenta para geração de muitas idéias sobre um tema pré definido. Estimula a criatividade e a inovação das pessoas através do envolvimento entre os participantes e gera em cada colaborador a sensação de contribuição para o trabalho ou produto a ser desenvolvido, ou melhoria a ser implementada. Em geral é conduzido por um membro durante uma reunião de geração e discussão de idéias com pessoas que podem ser de diversas áreas e inclusive empresas.
O Brainstorming pode ser conduzido de duas maneiras: Brainstorming Estruturado: A cada rodada cada membro deve dar uma idéia sobre o tema escolhido. Podem ser definidas em função do tempo quantas rodadas serão feitas ou ainda deixar que o brainstorming prossiga até que todos não tenham mais idéias para apresentar. Esse brainstorming tem uma vantagem pois evita que os membros mais comunicativos predominem sobre os mais quietos. Ajuda a ainda a impedir a inibição de opiniões em reuniões onde pessoas de diferentes níveis hierárquicos de uma organização participam. Brainstorming Não estruturado: Todos podem, a qualquer momento, dar uma opinião, não existe vez como no brainstorming estruturado. A vantagem é que as pessoas em geral "pegam carona" nas idéias, é menos metódico e mais dinâmico. Ideal quando as pessoas do grupo são todas comunicativas e pouco tímidas. Etapas de um Brainstorming Em geral, um Brainstorming pode ser conduzido de acordo com as seguintes etapas: definição do tema, escolha da equipe, definir o tipo de brainstorming, Geração de idéias em reunião, seleção das idéias e elaboração de um relato final sobre o tema que pode inclusive incluir oportunidades de melhoria no processo de realização de um brainstorming. Dicas na hora de conduzir um Brainstorming Qualquer opinião deve ser registrada, de preferência em um quadro onde todos terão ao longo da reunião a visão do que já foi apresentado; Por mais “inútil” que possa parecer a opinião o membro não pode ser discriminado e sua informação deixar de ser anotada, isso pode inibir aquele membro de gerar boas novas idéias, todos devem receber o mesmo tratamento; A primeira coisa que vier na cabeça deve ser dita; Não é permitido dizer NÃO; Alavancar idéias já dadas, “pegando carona” em outras opiniões.
-
Fico eu aqui pensando nesta bela classificação por assunto. Acho que está faltando brainstorming aqui no QC.
-
-
DENOMIDADO TAMBÉM COM TEMPESTADE DE IDEIAS. SERIA O MESMO PROCESSO DA "CAIXINHA DE SUGESTÕES", ALI SÃO DEPOSITADAS VÁRIAS IDEIAS PARA QUE POSTERIORMENTE O GERENTE POSSA ANALISÁ-LAS.
GABARITO ''D''
-
a) ciclo PDCA - é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.
b) matriz GUT - é uma ferramenta de auxílio na priorização de resolução de problemas. A matriz serve para classificar cada problema que você julga pertinente para a sua empresa pela ótica da gravidade (do problema), da urgência (de resolução dele) e pela tendência (dele piorar com rapidez ou de forma lenta).
c) matriz de Ischikawa (causa e efeito) - é uma ferramenta gráfica utilizada pelo setor administrativo para o gerenciamento e o controle de qualidade em diversos processos. ... Depois de identificar qual o problema ou efeito a ser estudado, é feita uma lista das possíveis causas e depois faz-se o diagrama de causa e efeito.
d) brainstorming - (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
e) diagrama de Pareto - é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.
-
Diagrama de Ishikawa é usado no Diagnóstico ou Análise do Problema
Brainstorming é usado na Geração de Alternativas
Análise das vantagens e desvantagens, Análise do Campo de forças e a Árvore de decisões são usadas na Escolha da Alternativa ( decisão propriamente dita). Lembrar que essas ferramentas NÃO APONTAM/DIRECIONAM a decisão a ser tomada, apenas auxiliam.
Fonte: Rafael Barbosa.
-
GABARITO: LETRA D
Brainstorming é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico. Consiste em uma reunião também chamada de tempestade de ideias, na qual os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos colegas.