SóProvas


ID
781729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O material considerado tombado deve, necessariamente,

Alternativas
Comentários
  • Resposta: LETRA E. Todo material tombado deve estar inscrito no registro patrimonial da organização.

    Letra A. Errado. Não há necessidade de estar em perfeitas condições de uso.
    Letra B. Errado. Um material ocioso pode estar tombado. Não há relação entre os fatos.
    Letra C. Errado. Deve ser material permanente para estar tombado.
    Letra D. Errado. Em alguns materiais de formato irregular, não é possível realizar o emplaquetamento, mas isso não impede o fato dos mesmos estarem tombados.

  • Raphael, quanto a letra "C" não necessariamente precisa ser permanente para ser tombado...

    REGRA:
     A  regra  geral  é  de  todos  os  materiais  permanentes  serem  tombados  na Administração Pública. Isso implica maior possibilidade de controle, mediante a  distribuição  da  carga  patrimonial  (=  lista  de  bens  permanentes  sob  a responsabilidade direta de determinado servidor) e de inventários, atividade que veremos mais adiante nesta aula

    EXCEÇÃO:
    Materiais permanentes de baixo custo: Materiais  que  apresentem  baixo  valor  monetário,  baixo  risco  de  perda e/ou  alto  custo  de  controle  patrimonial  devem,  preferencialmente,  ser considerados como material de consumo.
    a) Controlado:  material sujeito a tombamento, que requer controle rigoroso de uso e responsabilidade pela sua guarda e conservação
    b) Relacionado:  material dispensado de tombamento, porém sujeito a controle simplificado, por ser de pequeno valor econômico

    Situação  inversa:
    um material de  consumo com significativa durabilidade ou valor  relevante poderia ser incorporado ao patrimônio da organização:“Da  mesma  forma,  se  um  material  de  consumo  for  considerado  como de   uso   duradouro,   devido   à    durabilidade,   quantidade   utilizada   ou   valor relevante,   também   deverá   ser   controlado   por   meio   de   relação-carga,   e incorporado ao patrimônio da entidade.”


    Fonte: Ponto dos concursos
  • O que é tombamento e quais são as suas conseqüências
    A palavra tombamento, tem origem portuguesa e significa fazer um registro do patrimônio de alguém em livros específicos num órgão de Estado que cumpre tal função. Ou seja, utilizamos a palavra no sentido de registrar algo que é de valor para uma comunidade protegendo-o por meio de legislação específica.
    Atualmente, o tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público (SEEC/CPC) com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
    São os seguintes os livros do tombo da SEEC/CPC: Livro nº 1 do tombo arqueológico, etnográfico e paisagístico. Livro nº 2 do tombo histórico; Livro nº 3 do tombo das belas artes; Livro do tombo das artes aplicadas.
    Portanto, o tombamento visa preservar referenciais, marcas e marcos da vida de uma sociedade e de cada uma de suas dimensões interativas.
    O que pode ser tombado
    O tombamento pode ser aplicado a bens móveis e imóveis de interesse cultural/ambiental em várias escalas interativas como a de um município, de um estado, de uma nação ou de interesse mundial, quais sejam: fotografias, livros, acervos, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, bairros, cidades, regiões, florestas, cascatas, entre outros. Somente é aplicado a bens de interesse para a preservação da memória e referenciais coletivos, não sendo possível utilizá-lo como instrumento de preservação de bens que sejam apenas de interesse individual. O ideal num processo de tombamento é que não se tombem objetos isolados, mas conjuntos significantes.
    Partindo da idéia de conjunto significativo, atualmente, excetuando-se seres humanos e exemplares animais isolados, tudo pode ser tombado; até mesmo um ecossistema para a preservação de uma ou mais espécies.
     Fonte: http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=4
  • Nem sempre , o material tombado vai possuir plaqueta metálica ou plástica de identificação , exemplo: um celular, tablet etc. 
  • Ora, tombamento é justamente a atividade de identificar e registrar um documento, por meio de uma gravatura, etiqueta, ou plaqueta, como bem patrimonial da instituição. Assim, LETRA E