SóProvas


ID
781777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Primavera Árabe caracterizou-se por uma série de manifestações e revoltas populares contra os regimes políticos ditatoriais de países do norte da África e do Oriente Médio. Acerca desse processo político e de suas consequências, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA LETRA E.
    As eleições presidenciais no Egito acirraram o confronto entre dois tradicionais grupos no país: os militares, que deram um golpe branco, e a Irmandade Muçulmana, que diz ter vencido a eleição.
    Os partidários da Irmandade Muçulmana fizeram festa. A maior organização política do Egito, que viveu décadas na clandestinidade, assegura que Mohamed Mursi venceu por uma pequena margem, mas o resultado oficial só deve sair na quinta-feira (21).
    Os militares tentaram explicar hoje que não houve golpe. Disseram que a decisão de limitar os poderes do presidente, dissolver o parlamento e transferir suas funções para os militares seria apenas uma forma de equilibrar a relação com o futuro governo.
    Os opositores ao regime condenaram a manobra, que daria aos militares poder para "indicar" a comissão que vai redigir a nova constituição. O outro candidato do segundo turno, Ahmed Shafiq, o último primeiro-ministro do regime de Hosni Mubarak, também afirma que ganhou a eleição.
    O desafio do futuro presidente não é só assegurar mais democracia ao país, é melhorar as condições de vida de mais de 80 milhões de pessoas, a maioria vivendo na extrema pobreza.
    Desde o início da revolução, há 15 meses, mais de três milhões de trabalhadores aguardam a chegada de turistas para visitar as pirâmides, e outras maravilhas de um dos berços da humanidade.
    FONTE: O GLOBO EM  18/06/2012.
  • A) ERRADA. Na Túnisia, já ocorreu eleições e não há mais guerra civil. Foi o país que marcou o inicio da PRIMAVERA ARABE, em dezembro de 2010. O atual governo é de HAMADI JEBALI: Depois que os protestos começaram, Ben Ali havia anunciado estado de emergência no país, demitido grande parte dos funcionários do seu governo e declarado que não iria concorrer ao sexto mandato consecutivo, como tentativas ineficazes de aplacar a revolta popular. Após sua saída, o primeiro-ministro, Mohammed Ghannouchi, assumiu temporariamente o cargo, formou um novo governo de unidade nacional e convocou eleições.
    B) ERRADA: Israel é uma democracia representativa com um sistema parlamentar, representação proporcional e sufrágio universal. O primeiro-ministro serve como chefe de governo e o Knesset como o corpo legislativo unicameral do país. Israel tem uma das mais altas expectativas de vida do mundo e é considerado um país desenvolvido, sendo membro da OCDE e da ONU. Seu produto interno bruto (PIB) nominal foi o 40º maior do mundo em 2011, enquanto o país tem o mais alto padrão de vida do Oriente Médio. No entanto, organizações como a Anistia Internacional e o Human Rights Watch têm sido críticos das políticas de Israel em relação aos palestinos, enquanto o governo dos Estados Unidos e alguns países da Europa, como o Reino Unido e a Alemanha, geralmente apoiam Israel bélica e financeiramente.
    C) ERRADA:O governo provisório então declarou, em janeiro, que eleições livres teriam sido marcadas para junho. A nova lei eleitoral, segundo o CNT, que formará sua primeira assembleia constituinte em junho, exclui a proposta que previa a reserva de 10% dos assentos do congresso nacional de 200 membros para as mulheres, em uma decisão criticada por grupos de defesa dos direitos das mulheres. A nova lei também garante que um-terço das cadeiras do parlamento sejam ocupados por candidatos independentes e o restante por membros de partidos políticos registrados e que cada um destes partidos tem que ter metade de seu quadro de candidatos formado por mulheres.
    De acordo com uma pesquisa feita pelas universidades de Oxford, em Benghazi, junto a 2 mil pessoas, o resultado concluiu que elas estão otimistas quanto ao futuro da Líbia. No dia 11 de fevereiro foi divulgado um vídeo com os rebeldes de Benghazi destruindo um monumento a Gamal Abdel Nasser, ex-líder egípcio e pioneiro no movimento pan-árabe

  • A Comissão Eleitoral do Egito declarou o candidato Mohamed Mursi, do Partido Liberdade e Justiça, braço político da Irmandade Muçulmana, vencedor das eleições presidenciais no país, informou a rede CNN. O resultado foi muito comemorado na Praça Tahir.

    O presidente da comissão, Farouk Sultan, anunciou que Mursi obteve 13.230.131 votos válidos (51,73%), no segundo turno do pleito, realizado nos dias 16 e 17 deste mês, contra 12.347.380 (48,27%) votos recebidos por seu concorrente, o general reformado Ahmed Shafiq, último primeiro-ministro do regime de Hosni Mubarak. A vitória de Mursi o torna o primeiro presidente do Egito após a queda de Hosni Mubarak, ocorrida em fevereiro de 2011, e leva a Irmandade Muçulmana à Presidência pela primeira vez em seus 84 anos de história.

    http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/mohamed-mursi-vence-eleicoes-no-egito

    Bons estudos!

  • Alguém pode explicar o erro da letra "C"?
  • Ele não foi destituído. Foi morto por rebeldes quando se deslocava em comboio pelo país. Fontes não oficiais informaram que os rebeldes obtiveram ajuda internacional para localizar o comboio e proceder com o ataque.
  • "se encerrou com a destituição do general Muammar Kaddafi do poder"

    A letra C se encontra equivocada não só pelo motivo da morte e não destituição de Muammar Kaddafi, mas, também, devido a continuidade dos confrontos entre os diversos grupos rebeldes, ou seja, não houve encerramento da guerra.