SóProvas


ID
782038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Acerca da redação de correspondências oficiais, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • d) destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício deve ser incluído também o endereço.

             

    Exemplo de Ofício:  no ofício existe a caixa postal do destinatário.

    wpe6.jpg (71083 bytes)

    No memorando, só há o nome e cargo do destinatário.
    Exemplo de Aviso

    wpe9.jpg (42847 bytes)
  • Letra D



    texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:




      – introdução, que se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é apresentado o assunto que motiva a comunicação. Evite o uso das formas: "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar que", empregue a forma direta;

            – desenvolvimento, no qual o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma idéia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição;

            – conclusão, em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto.
     

  • a) Nas correspondências expedidas pelo Presidente da República, é dispensável a assinatura do signatário logo após sua identificação, que deve ser feita apenas pelo nome do cargo: Presidente da República Federativa do Brasil.
    Errado: Em comunicação oficial expedida pelo Presidente da República, o espaço relativo à identificação deve conter apenas a assinatura.
    b) Deve constar do ofício o endereço da pessoa a quem é dirigido, que deve ser identificada por nome e cargo.
    Certo: Conforme comentários acima.
    c) Tanto no memorando quanto no aviso, é dispensável a inclusão do local em que o documento foi assinado, haja vista que tal informação, referente ao local, já consta no envelope de endereçamento do expediente.
    Erraod
    O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes: b) local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita.

    d) A estrutura de um memorando cuja finalidade seja o encaminhamento de documentos compõe-se de introdução, desenvolvimento e conclusão
    Errado: A estrutura de uma memorando cuja finalidade não seja encaminhamento de dcos...

    e) Devem-se empregar na introdução das comunicações oficiais formas como Tenho a honra de... e Tenho o prazer de..., em razão da cordialidade e cortesia que devem pautar o tratamento pessoal na administração pública.
    Errado: Acredito que esses tempos ferem a impessoalidade que deve conter um texto oficial. O manual de RO indica "
    Evite o uso das formas: "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar que", empregue a forma direta"

  • ·          a) Nas correspondências expedidas pelo Presidente da República, é dispensável a assinatura do signatário logo após sua identificação, que deve ser feita apenas pelo nome do cargo: Presidente da República Federativa do Brasil.
    Errado. Motivo: Nos casos em que envolve a assinatura de documento por parte do Presidente da República não é a  assinatura que é dispensável, e sim  o nome  e o cargo da autoridade que a expede.
     
    ·          b) Deve constar do ofício o endereço da pessoa a quem é dirigido, que deve ser identificada por nome e cargo
    Correto.  É a correspondência oficial usada pelas autoridades públicas para tratar de assuntos de serviço ou de interesse da administração. É também utilizado por particulares. O endereçamento fica 1 cm abaixo do local e data, com alinhamento à esquerda do texto:
    Excelentíssimo Senhor
    Deputado Fulano de Tal
    Câmara dos Deputados
    Praça dos três Poderes
    79165-900 – Brasília –DF
     
    ·          c) Tanto no memorando quanto no aviso, é dispensável a inclusão do local em que o documento foi assinado, haja vista que tal informação, referente ao local, já consta no envelope de endereçamento do expediente.
    Errado: Motivos: Todas as comunicações oficiais, excluídas as assinadas pelo Presidente da República, devem trazer digitado ou datilografado o nome e o cargo da autoridade que as expede, logo abaixo do local de sua assinatura.
     
    ·         d) A estrutura de um memorando cuja finalidade seja o encaminhamento de documentos compõe-se de introdução, desenvolvimento e conclusão
    Errado. Motivos: Na verdade é o contrário nos casos de  mero encaminhamento de documentos, fica dispensado tal estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão).
     
    ·          e) Devem-se empregar na introdução das comunicações oficiais formas como Tenho a honra de... e Tenho o prazer de..., em razão da cordialidade e cortesia que devem pautar o tratamento pessoal na administração pública.
    Errado. Motivos: A questão peca ao fazer a afirmação de que nas comunicações oficiais deve-se utilizar formas como a honra de... e Tenho o prazer de..., pois na verdade devem ser evitado o uso de frases feitas para iniciar o texto. O correto seria a utilização da forma direta: “Informo a Vossa Excelência que”, “ Submeto à apreciação de Vossa Excelência”, “ Encaminho a V. S.ª”.