SóProvas


ID
782050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  •  a) Muitos sistemas operacionais suportam vários tipos de arquivos. Linux e Windows, por exemplo, apresentam os arquivos de texto, os arquivos de dados, os arquivos executáveis e as bibliotecas compartilhadas como arquivos do tipo regular.-correto: Sistemas operacionais modernos (Linux & Windows) contêm bibliotecas que implementam a maioria dos serviços, que transformaram em comodidades os serviços de aplicações do dia a dia. Assim sendo, a maior parte do código utilizado em aplicações modernas está nestas bibliotecas.
  • Tipos de Arquivos
    Os tipos de arquivos existentes num sistema GNU/Linux são os seguintes: Arquivo regular: tipo comum que contém dados somente. Os arquivos regulares podem ser dos mais variados tipos, guardando os mais diferentes tipos de informações. Existem arquivos de áudio, vídeo, imagem, texto, enfim. Os arquivos se dividem em 2 (duas) categorias principais: Binários: arquivos binários são compostos por bits 1 e 0 e só podem ser interpretados pelo sistema operacional, sendo incompreensíveis por nós humanos. Se um arquivo binário for aberto por um editor de textos, serão exibidos vários símbolos estranhos. Programas e bibliotecas são exemplos de arquivos binários; Texto: arquivos do tipo texto são compostos por informações em forma de texto, que podem ser entendidas pelo usuário comum. Arquivos desse tipo não necessariamente contém texto propriamente dito. Quando se diz que um arquivo é do tipo texto estamos querendo dizer que, se o abrirmos num editor de texto, serão exibidos informações legíveis (ainda que possam não fazer muito sentido). Diretórios: os diretórios são utilizados para separar um grupo de arquivos de outros. Um diretório pode conter arquivos e outros diretórios, que serão chamados subdiretórios; Dispositivos: De bloco; De caracter; Fifo; Links: Simbólicos; Absolutos; FIFO. Força e fe.
    Sucesso!
  • Letra A:
    Correta
    Letra B:
    Opa a regra para o nome e caracteres permitidos é a mesma do Windows e Linux, ou seja, 255 caracteres no nome e não pode ser utiliza em nome de arquivo os seguintes caracteres: / \ | > < ? : ” *   Letra C:
    A banca esta mencionando o pesquisar, quando este recurso está ativo pode-se sim buscar em pastas e suas respectivas subpastas. Até mesmo em outros locais.   Letra D:
    A data da criação do arquivo não pode ser modificada.
      Letra E:
    Aqui esta sendo utilizado o recurso atalho.
    É possível fazer atalho, que no Linux é chamado de link, de tudo para qualquer lugar e de qualquer lugar independe do tipo de arquivo ou conteúdo.
  • Em relação a Letra B, deve-se lembrar que o Linux é case sensitive e o Windows não é. Portanto na criação de arquivos ou pastas deve-se atentar para isso.
  • Na letra A: bibliotecas compartilhadas como arquivos do tipo regular.


    Não entendi essa parte. Se alguém puder ajudar.
  • Olá Rodrigo.
    Em um sistema de arquivos, como o NTFS do Windows, os atributos podem ser +A ou -A. Quando um item possui o atributo Archieve (arquivo regular), ele participa das pesquisas, é indexado, desfragmentado, etc. Se ele não possui o atributo Archive é considerado arquivo Morto, e não será indexado, não participará das pesquisas, poderá ser compactado para diminuir espaço em disco pelo Limpeza de Disco, não será incluído nos próximos backups, etc.
  • Só complementando o comentário do Fernando, o arquivo que já foi feito backup  é marcado como morto , por isso que ele não será mais incluído no backup.

  • O que é um tipo regular? E isso inclui os executáveis?

  • No Linux não dá para alterar a data Djanilsson? A letra d) para mim é a mais correta, só que se eu levar em conta, todas as palavras, pode ser alteradas pelo proprietário não é exclusivo. 

  • Cuidado Pessoal... 

    Dos caracteres / \ | > < ? : ” * o unico que não pode ser utilizado no Linux é a BARRA (/)

  • Se alguém souber o erro de cada uma das aalternativas e puder explicar, desde já agradeço. 

     

  •  A que que soa melhor em meus ouvidos é a letra A

     

  • A

    Muitos sistemas operacionais suportam vários tipos de arquivos. Linux e Windows, por exemplo, apresentam os arquivos de texto, os arquivos de dados, os arquivos executáveis e as bibliotecas compartilhadas como arquivos do tipo regular.

  • GABARITO A!

    Arquivo regular trata-se de um tipo de arquivo mais comum que podemos encontrar em um sistema Linux.

    Exemplo: arquivo de texto, de imagem, vídeo, programa executável etc.