-
O diagrama de Ishikawa, conhecido também como Espinha de Peixe ou Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade onde causas são levantadas para se chegar a raiz de um problema específico, através da análise de todos os fatores que puderam contribuir para sua geração. Proposto originalmente na década de 60 por Kaoru Ishikawa o diagrama leva em conta que toda causa vai produzir um efeito, essas causas representam hipóteses que precisam ser analisadas e testadas uma a uma, a fim de comprovar sua veracidade e determinar o grau de influência ou impacto sobre a situação em análise.
Na prática, o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta prática, muito utilizada para realizar análise de causa em avaliação de não conformidades, como apresentado no exemplo abaixo.
O diagrama de Ishikawa representa a relação existente entre determinado resultado de um processo (efeito) e os diversos fatores (causas) que podem contribuir para esse resultado. Sua relação com a imagem de uma espinha de peixe se dá devido ao fato que podemos considerar suas espinhas as causas dos problemas levantados, que contribuirão para a descoberta de seu efeito. PARA QUE É UTILIZADO? - Para visualizar as causas principais e secundárias de um problema. - Para ampliar a visão das possíveis causas de um problema, através de análise e a identificação de soluções. - Para gerar melhorias nos processos. COMO CONSTRUIR - Definir o problema (efeito) a ser analisado. - Desenhar uma seta horizontal apontando para a direita e escreva o problema no interior de um retângulo localizado na ponta da seta. - Realizar um brainstorming para levantar as possíveis causas que possam estar gerando o problema perguntando “Por que isto está acontecendo”. - Dividir as causas identificadas em categorias, como por exemplo: máquina, mão de obra, método e materiais (4M) ou da forma que for mais coerente com o problema analisado. - Logo após, deverão ser definidas as sub-causas, ou seja, as causas das causas.
-
5W2H
é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, deverá figurar nesta tabela (sim, você fará isto em uma tabela) como será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa tal processo.
Esta ferramenta é extremamente útil para as empresas, uma vez que elimina por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou sua atividade. Em um meio ágil e competitivo como é o ambiente corporativo, a ausência de dúvidas agiliza e muito as atividades a serem desenvolvidas por colaboradores de setores ou áreas diferentes. afinal, um erro na transmissão de informações pode acarretar diversos prejuízos à sua empresa, por isso é preciso ficar atento à essas questões decisivas, e o 5W2H é excelente neste quesito!
Por que 5W2H?
O nome desta ferramenta foi assim estabelecido por juntar as primeiras letras dos nomes (em inglês) das diretrizes utilizadas neste processo. Abaixo você pode ver cada uma delas e o que elas representam:
What – O que será feito (etapas)
Why – Por que será feito (justificativa)
Where – Onde será feito (local)
When – Quando será feito (tempo)
Who – Por quem será feito (responsabilidade)
How – Como será feito (método)
How much – Quanto custará fazer (custo)
-
FLUXOGRAMA
Um fluxograma, ou flowchart, é um diagrama que tem como finalidade representar processos ou fluxos de materiais e operações (diagramação lógica, ou de fluxo). Geralmente confundido com o organograma, o fluxograma possui a diferença de representar algo essencialmente dinâmico, já o organograma é uma representação da estrutura funcional da organização. O fluxograma também pode ser usado por programadores para elaboração de algoritmos (programação estruturada), porém, neste caso ele possui algumas representações próprias.
O fluxograma sempre possui um início, um sentido de leitura, ou fluxo, e um fim. Alguns símbolos básicos são usados na construção de qualquer fluxograma porém eles podem variar. Veja abaixo algumas definições básicas:
* Geralmente, usa-se um círculo alongado para indicar o início e o fim do fluxo;
* A seta é usada para indicar o sentido do fluxo;
* No retângulo são inseridas as ações;
* O losango representa questões / alternativas;
+ O losango sempre terá duas saídas;
* As linhas ou setas nunca devem cruzar umas sobre as outras;
* O texto deve ser sempre claro e sucinto;
* Recomenda-se iniciar as ações sempre com um verbo no infinitivo (fazer, dizer…);
O importante é estabelecer o fluxograma de forma que ele fique o mais claro possível, ou seja, que fique fácil identificar as ações que devem ser executadas, ou dependendo do tipo de fluxograma, as alternativas do processo.
Outros símbolos e modelos podem ser usados para montar fluxogramas, o que vai determinar quais símbolos utilizar ou não, ou ainda, que tipo de fluxograma se deve usar é o objetivo dele e o quê ele descreve. Bons estudos a todos nós!
-
e) diagrama de Ishikawa
-
A resposta correta é a letra : e) diagrama de Ishikawa
-
O diagrama de espinha de peixe também é conhecido como o diagrama de causa e efeito, DIAGRAMA de ISHIKAWA, diagrama de fishikawa, e diagrama herringbone.
O diagrama de espinha de peixe lhe dá uma lista detalhada de POSSÍVEIS CAUSAS para identificar a causa raiz do problema
Ajuda a encontrar GARGALOS no processo
-
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido comoDiagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial.
-
Gabarito E
A) fluxograma
O fluxograma consiste em um gráfico que, através da utilização de diferentes símbolos, demonstra o fluxo (ou a “sequência normal”) do trabalho e das atividades de um processo. Em outras palavras, é um gráfico que representa o “passo a passo” do processo.
B) cadeia cliente-fornecedor
A cadeia cliente-fornecedor é definida como o relacionamento que existe entre os beneficiários de um processo ou compradores (clientes) e aqueles que criam os tickets ou entregam o resultado desse processo (os fornecedores).
C) matriz GUT
Ferramenta utilizada para priorizar os problemas.
São utilizados três fatores para avaliar e quantificar os problemas: Gravidade (G), Urgência (U) e Tendência (T).
Gravidade: para quantificarmos o nível de gravidade, precisamos avaliar se o problema afeta os objetivos ou resultados da organização. Analisa-se o grau de dano ou prejuízo que esse problema poderá trazer à organização. Ou seja, analisa-se o impacto do problema sobre a organização.
Urgência: avalia-se o prazo que a organização possui para agir sobre o problema, ou seja, analisa-se “quando” esse problema irá ocorrer e quanto tempo a organização terá para resolver essa situação.
Tendência: avalia de que forma esse problema irá se desenvolver caso a organização não atue sobre ele. Trata-se do “padrão de desenvolvimento” da situação.
D) 5W2H
Tem por objetivo facilitar o planejamento das atividades. Auxilia o gestor a traçar os planos de ação para que os objetivos sejam alcançados. Auxilia na tomada de decisão.
Embasa-se nas seguintes perguntas: What (o que?), Why (por quê?), Who (quem?), Where (onde?), When (quanto?), How (como?), How much (quanto?).
E) diagrama de Ishikawa - gabarito
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa-Efeito, “Gráfico Espinha de Peixe”, Método 4M ou Método 6M, é uma ferramenta que auxilia o gestor a identificar as causas de determinado problema. Ou seja, essa ferramenta auxilia o gestor a identificar as causas e, consequentemente, “compreender” melhor um processo ou um problema.
Em outras palavras, o Diagrama de Ishikawa permite ao gestor “visualizar” e “entender” quais são as causas que estão gerando determinados efeitos (problemas/defeitos).
fonte: https://maestrovirtuale.com/cadeia-de-clientes-fornecedores-o-que-e-e-exemplo/
Material estratégia concursos - prof. Stefan Fantini