SóProvas



Questões de Ferramentas


ID
14797
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O instrumento de administração que auxilia o gestor na análise dos processos e na seqüência das rotinas de trabalho é denominado

Alternativas
Comentários
  • a)O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, foi introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos

    b)Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Os organogramas mostram como estão dispostos os órgãos ou setores, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre eles.

    c)O cronograma é um instrumento de planejamento e controle semelhante à um diagrama, onde são definidas e detalhadas minuciosamente as atividades a serem executadas durante um período estimado de tempo

    d)Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feita através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete Ferramentas da Qualidade. Muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos.

    e)Retroalimentação, ou também realimentação (emprega-se ainda o termo em inglês, Feedback), é o nome dado ao procedimento através do qual parte do sinal de saída de um sistema (ou circuito) é transferida para a entrada deste mesmo sistema, com o objetivo de diminuir, amplificar ou controlar a saída do sistema. Quando a retroalimentação diminui o nível da saída, fala-se de retroalimentação negativa, e quando a retroalimentação amplifica o nível da saída fala-se de retroalimentação positiva. A retroalimentação pode também ter um efeito variável (às vezes positivo, às vezes negativo) de acordo com as condições, tempo de transmissão e inércia do sistema, o que pode provocar efeitos variados (ciclos, comportamento caótico, etc.).

  • O fluxograma, ou flow-chart, é conhecido com os nomes de carta de fluxo de processo, gráfico de sequência, gráfico de processamento etc. O fluxograma objetiva, entre outros, os seguintes aspectos principais: o padronizar a representação dos métodos e os procedimentos administrativos; o maior rapidez na descrição dos métodos administrativos; o facilitar a leitura e o entendimento; o facilitar a localização e a identificação dos aspectos mais importantes; o maior flexibilidade; e o melhor grau de análise. O fluxograma objetiva evidenciar a sequência de um trabalho, permitindo a visualização dos movimentos ilógicos e a dispersão de recursos materiais e humanos. Constitui o fundamento básico de todo trabalho racionalizado, pois não basta fazer sua divisão, sendo necessário bem dispô-lo no tempo e no espaço. É o meio pelo qual o gestor consegue articular as diversas etapas de uma rotina depois da imprescindível divisão e distribuição das tarefas.
  • a) PDCA = modelo que possibilita uma abordagem metódica para a solução de problemas e melhoria contínua. 
    (P = planejar | D = fazer, executar - colocar o plano em prática | C = chegar, verificar - medir se a execução está de acordo | A = Agir - acertar o que está errado)

    b) Organograma = gráfico que representa a estrutura formal, hierarquia, de uma organização

    c) Cronograma = gráfico/tabela indicador de planejamento sequencial de atividades ao longo de um determinado período de tempo

    d ) Fluxograma = gráfico que dá o fluxo de determinado processo ou sequência, início, meio e fim . (GABARITO)

    e ) Feedback = retroalimentação/realimentação, avaliação e retorno de determinada tarefa/projeto




ID
55882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Segundo Shakespeare, cada pessoa é o caminho que ela mesma
segue. Os caminhos da organização são os seus processos e o ato
de escolha desses caminhos está voltado para o planejamento
estratégico. Desse modo, a organização, para seu sucesso,
depende da atuação do gestor, que deve escolher bem seus
caminhos e fazer que seus integrantes os trilhem da melhor
maneira possível. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.

A técnica de Pareto é utilizada para avaliar e melhorar a gestão de processos, pois ajuda a detectar as causas essenciais que respondem pelos resultados mais importantes.

Alternativas
Comentários
  •  

    O Diagrama de Pareto é uma das ferramentas que ajudam a organização a determinar qual processo analisar para buscar a implantação de melhorias.Ele busca identificar quais itens são responsáveis pela maior parcela dos problemas.

  • Pra mim ta correta:

    ITEM 113  – anulado. O que se aborda no item extrapola o previsto nos objetos de  avaliação 
    constantes do edital. Por essa razão, o CESPE/UnB decide pela sua anulação.

ID
192019
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Trata-se de uma regra aplicável a um diagrama EPC:

Alternativas
Comentários
  • Regras de ouro de EPCs

    •Não existem nós isolados;
    •Não existem loops;
    •Funções e eventos têm apenas uma entrada e uma saída;
    •Operadores lógicos contêm vários fluxos de entrada e um de saída, ou um único fluxo de entrada e vários de saída;
    •Conexões entre operadores lógicos são acíclicas;
    •Dois nós só podem possuir um único link entre eles;
    •Existe um evento inicial e um evento final;
    Eventos não tomam decisões, logo só possuem uma saída (letra E).

    Referência: http://wiki.xexeo.org/tiki-download_file.php?fileId=45
  • - Algumas regras de construção do diagrama EPC:

     1) As funções e os eventos possuem apenas uma entrada e uma saída;

     2) Os operadores lógicos contém vários fluxos de entrada e um de saída, ou um único fluxo de entrada e vários de saída;

     3) Os eventos não tomam decisões, consequentemente, não é possível identificar qual a direção a seguir quando um evento aponta para o conector OU ou OU-exclusivo;

     4) Um evento é transformado em outro evento através de uma função.

    Fonte: ARIS Design Platform - Getting Started with BPM - Davis, Rob.

  • e)um evento não pode ser seguido por um nó de decisão, como um OR.

    Evento em epc é uma entidade passiva que mostra um processo ocorrendo, ou o resultado disso. Diagrama epc deve iniciar e acabar com evento


ID
224485
Banca
FCC
Órgão
TRE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Sobre o Gráfico de Pareto, considere:

I. Mostra a importância relativa de diferentes aspectos de um problema, facilitando a identificação dos aspectos a serem enfocados e solucionados primeiro.

II. É usado para identificar uma ou duas categorias de situação nas quais a maioria dos problemas ocorre. O gráfico enfoca o esforço nas categorias que oferecem maior potencial de melhoria, exibindo suas frequências relativas.

III. Mostra a importância relativa de diferentes aspectos de um problema, porém sem identificar quais aspectos devem ser solucionados primeiro.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • VIlfredo Paretto, um economista italiano, definiu o princípio de que as valores majoraritários (80% do seu valor) de um determinado grupo são decorrentes de uma parcela relativamente pequena de alguns de seus componentes (20% do seu número). Na prática, o seu projeto recebeu o nome de regra de 80 por 20. Para ele, 80% do volume de problemas é constituido por apenas 20% de seus eventos causadores. Na economia, por exemplo, 80% da economia está concentrada nas mãos de 20% da população. Na administração de materias, sabe-se que pela regra ABC os itens A correspondem a aproximadamente 20% dos itens estocados, mas a 80% do valor total. Na administração de contas a pagar, 80% do volume de pagamentos é dirigido para 20% dos fornecedores.

    O princípio de Paretto é feito através de uma representação gráfica por meio de um historograma, um diagrama de barras verticais, na qual as mais altas são as mais importantes e prioritárias a se analisar, enquanto as mais baixas são deixadas para um segundo plano.

  • eu marcaria letra A.  O item II fala de frequencias relativas mas são frequencias acumuladas e a iii nada haver,  a ferramenta justamente mostra que problema deve ser priorizado.

    questão relativamente facil p ser anulada

ID
384346
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considere as seguintes afirmações em relação à análise e melhoria de processos:
I. O brainstorming, ou tempestade cerebral, é uma técnica de trabalho em grupo na qual os participantes apresentam ideias de forma espontânea sobre um determinado problema e, numa primeira etapa, é necessário enfatizar a qualidade das ideias e não a quantidade.

II. O diagrama de causa e efeito, ou espinha de peixe, é utilizado para enumerar as possíveis causas de um determinado problema e serve para ampliar a análise e a identificação de soluções.

III. Para se construir um diagrama de causa e efeito, o primeiro passo é a realização de um brainstorming para se definir o principal problema da organização e, em seguida, utiliza-se a mesma técnica de geração de ideias para levantar o maior número possíveis de causas.

IV. O fluxograma, que representa graficamente a sequência de atividades de um processo, mostra o que é realizado em cada etapa, os itens que entram e saem do processo, e uma de suas desvantagens é a quantidade e a complexidade dos símbolos gráficos.

V. A matriz GUT é utilizada para priorizar problemas a partir de três parâmetros: a gravidade, relacionada com o impacto do problema sobre as operações e pessoas de uma organização; a urgência, relativa ao tempo disponível para solucionar o problema; e a tendência, que avalia o potencial de crescimento do problema.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I) Primeiramente enfatiza-se a quantidade.
    III) Não é necessário brainstorm para identificar o problema!
    IV) O fluxograma é simples e não complexo.
  • Valeu! Thiago

    • I. O brainstorming, ou tempestade cerebral, é uma técnica de trabalho em grupo na qual os participantes apresentam ideias de forma espontânea sobre um determinado problema e, numa primeira etapa, é necessário enfatizar a qualidade das ideias e não a quantidade. QUANTIDADE E NÃO QUALIDADE
    • II. O diagrama de causa e efeito, ou espinha de peixe, é utilizado para enumerar as possíveis causas de um determinado problema e serve para ampliar a análise e a identificação de soluções. CERTO
    • III. Para se construir um diagrama de causa e efeito, o primeiro passo é a realização de um brainstorming para se definir o principal problema da organização e, em seguida, utiliza-se a mesma técnica de geração de ideias para levantar o maior número possíveis de causas. NÃO NECESSARIAMENTE DESSA FORMA
    • IV. O fluxograma, que representa graficamente a sequência de atividades de um processo, mostra o que é realizado em cada etapa, os itens que entram e saem do processo, e uma de suas desvantagens é a quantidade e a complexidade dos símbolos gráficos. NÃO É COMPLEXO
    • V. A matriz GUT é utilizada para priorizar problemas a partir de três parâmetros: a gravidade, relacionada com o impacto do problema sobre as operações e pessoas de uma organização; a urgência, relativa ao tempo disponível para solucionar o problema; e a tendência, que avalia o potencial de crescimento do problema. CERTO

ID
492904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Shakespeare afirmou: “nós somos os caminhos que seguimos”.
Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas
reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos,
julgue os itens.

O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de análise e melhoria de processos restrita à identificação dos problemas existentes nos processos.

Alternativas
Comentários
  • É uma ferramenta gráfica utilizada pela administração para o gerenciamento e o controle de qualidade (CQ)
  • O diagrama é também conhecido como "Diagrama de causa e efeito" e

    "O sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potênciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética (isto é, com melhor visualização)."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_espinha_de_peixe

    B
    ons estudos
  • rapahael a gestão de qualidade está dentro da gestão por processos, tanto que tais ferramentas usadas naqueles serevem para a melhoria dos processos. Enfim, ta errado o item pois fala que está restrito a identificar problemas dentro dos processos, sendo que as causas externas que o tem afetado de forma negativa tb são levados em consideração.  

    Lembrando que existem 2 métodos ´para construção do diagrama : o 6M ( Que inclui meio ambiente, ou seja, fator externo) e o de citação de grupos  e subgrupos de possiveis causas do problema.
  • Outra questão é que diagrama é para identificar as causas e os efeito. Ou seja qual é o problema e o que está acarretando-o
  • "O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de análise e melhoria de processos "
    Correto

    "restrita à identificação dos problemas existentes nos processos"
    Errado, além de identificar o problema, identifica causas e efeitos.
  • Causa e efeito : interno e externo


ID
492907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Shakespeare afirmou: “nós somos os caminhos que seguimos”.
Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas
reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos,
julgue os itens.

A ferramenta de análise e melhoria de processos denominada 5W2H é utilizada na identificação das causas dos problemas existentes em um processo.

Alternativas
Comentários
  • Respota Errada.

    O 5W2H é um Formulário para execução e controle de tarefas que atribui responsabilidades e determina as circunstâncias em que o trabalho deverá ser realizado.
    O 5W2H funciona como um mapeamento das atividades, onde ficará estabelecerá o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, como será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa tal processo.
    Recebeu esse nome devido a primeira letra das palavras inglesas: what (o que), who (quem), when (quando), where (onde), why (por que), e das palavras iniciadas pela letra H, how (como), how much (quanto custa).

  • Acho que o que ele está se referindo é o Diagrama de Causa e Efeito.

    Conhecido também como: Diagrama Espinha de Peixe (por seu formato) e Diagrama de Ishikawa (Kaoru Ishikawa – quem o criou) ou Diagrama Causa e Efeito. Foi desenvolvido para representar a relação entre o “efeito” e todas as possíveis “causas” que podem estar contribuindo para este efeito. O efeito ou problema é colocado no lado direito do gráfico e as causas são agrupadas segundo categorias lógicas e listadas à esquerda.
  • ERRADO! O 5W2H é uma ferramenta que auxilia no planejamento das ações que se deseja desenvolver, e não para encontrar problemas em processos.Originalmente chamada de 5W1H, Posteriormente, incluiu-se o custo (how much), passando a ser chamada 5W2H. [Marcelo Camacho]

  • O enunciado descreve as características do Diagrama de Ishikawa. A metodologia do 5W2H é utilizada para construção de planos de ação.

    Gabarito: ERRADO


ID
492910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Shakespeare afirmou: “nós somos os caminhos que seguimos”.
Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas
reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos,
julgue os itens.

A matriz BASICO, uma metodologia usada como ferramenta de análise e melhoria de processos, permite que se priorizem as alternativas de solução com base na relação custo × benefício × exeqüibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Matriz B.A.S.I.C.O (para priorizar soluções a serem tomadas)
    A priorização das soluções é importante para permitir a elaboração de um plano de implantação e de resolução do problema. A matriz indicada para isso é a matriz B.A.S.I.C.O. que considera os Benefícios para a organização; a Abrangência de pessoas beneficiadas pela solução; a Satisfação dos colaboradores; os Investimentos necessários; Cliente e o efeito que a solução terá neles; e a Operacionalidade da solução.


    Nota; Benefícios; Abrangência; Satisfação interna; Investimentos; Cliente e Operação:

    5; De vital importância; Total (de 70 a 100%); Muito grande; Pouquíssimo investimento; Impacto muito grande com o cliente e Muito fácil.

    4; Significativo; Muito grande (de 40 a 70%); Grande; Algum investimento; Impacto grande e Fácil.

    3; Razoável; Razoável ( de 20 a 40%); Média; Médio investimento; Bom impacto e Média facilidade.

    2; Poucos benefícios; Pequena ( de 5 a 20%); Pequena; Alto investimento; Pouco impacto e Difícil.

    1; Algum benefício; Muito pequena; Quase não é notada; Altíssimo investimento; Nenhum impacto e Muito difícil. 

    Exemplo da aplicação:
    Problema: baixo índice de recompra entre os clientes, gerando altos custos na aquisição de novos clientes e diminuindo a lucratividade de uma venda.

    Matriz de Priorização – B.A.S.I.C.O – para priorização de soluções
    Soluções -------------------------------------------------------- B A S I C O Total   Prior.
    Comparar e analisar produtos c/ concorrentes          5 5 2 4 4 3     23          2°
    Ter ofertas especiais a quem já é cliente                    4 5 4 4 4 4     25          1°
    Realizar pesquisa de satisfação com clientes           4 5 4 2 4 3     22          3°
    Montar uma equipe de vendedores especializada     2 3 3 2 3 2    15          4°

    Todas as soluções acima são muito importantes e devem ser colocadas em prática (com exceção da última solução proposta, que deverá ser analisada sobre outros aspectos, já que teve uma pontuação baixa na matriz).

    Porém, com a utilização da Matriz B.A.S.I.C.O, descobrimos que a primeira solução a ser aplicada é “ter ofertas/benefícios especiais para quem já é cliente”.


    Matriz de Priorização
    Por Raúl Candeloro

  • Beneficio: representa o impacto da solução para a organização

    Abrangência: significa o montante de servidores que serão alcançados pela solução

    Satisfação do Cliente Interno: com a implantação da solução

    Investimento requerido: montante de recursos financeiros necessário

    Cliente: Satisfação do cliente externo com a implantação da solução 

    Operacionalidade: diz respeito a resistência a mudança, impedimentos legais; domínio de tecnologia; simplicidade de implantação



ID
732109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Acerca de gestão de processos: técnicas de mapeamento, análise e
melhoria de processos, julgue os itens subsequentes.

No fluxograma de um processo, a imagem de uma caixa com formato de losango é utilizada para determinar pontos de tomada de decisão.

Alternativas
Comentários
  • Questão Correta!!

    Um fluxograma, ou flowchart, é um diagrama que tem como finalidade representar processos ou fluxos de materiais e operações (diagramação lógica, ou de fluxo). Geralmente confundido com o organograma, o fluxograma possui a diferença de representar algo essencialmente dinâmico, já o organograma é uma representação da estrutura funcional da organização. O fluxograma também pode ser usado por programadores para elaboração de algoritmos (programação estruturada), porém, neste caso ele possui algumas representações próprias.

     

    O fluxograma sempre possui um início, um sentido de leitura, ou fluxo, e um fim. Alguns símbolos básicos são usados na construção de qualquer fluxograma porém eles podem variar. Veja abaixo algumas definições básicas:

    * Geralmente, usa-se um círculo alongado para indicar o início e o fim do fluxo;

    * A seta é usada para indicar o sentido do fluxo;

    * No retângulo são inseridas as ações;

    * O losango representa questões / alternativas;
    + O losango sempre terá duas saídas;

    * As linhas ou setas nunca devem cruzar umas sobre as outras;

    * O texto deve ser sempre claro e sucinto;

    * Recomenda-se iniciar as ações sempre com um verbo no infinitivo (fazer, dizer…);

    O importante é estabelecer o fluxograma de forma que ele fique o mais claro possível, ou seja, que fique fácil identificar as ações que devem ser executadas, ou dependendo do tipo de fluxograma, as alternativas do processo.

    Outros símbolos e modelos podem ser usados para montar fluxogramas, o que vai determinar quais símbolos utilizar ou não, ou ainda, que tipo de fluxograma se deve usar é o objetivo dele e o quê ele descreve.

    Fonte: http://www.infoescola.com/administracao_/fluxograma/
  • CORRETA


    Como aqui não tem como postar figuras, olhem por esse site:


    http://www.citisystems.com.br/fluxograma/

  • São os chamados Gatways...

  • No fluxograma:

    o losango indica decisão;

    circulo inica operação;

    quadrado indica processo.

  • Resumindo:

    O Fluxograma é um tipo de diagrama e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo. É um gráfico que demonstra a sequência operacional do desenvolvimento de um processo.

     

    Focus concursos

  • LOSANGO ===> DECISÃO

    CIRCULO ===> INÍCIO

    QUADRADO ===> PROCESSO

  • Saudade de quando podíamos inserir imagens nos comentários, assim como o da Cleia Leimara Marinho, essa atualização do qconcursos tirando esta ferramenta não foi muito evolutiva...

  • CAIXA COM FORMATO DE UM LOSANGO? É A BOLA QUADRADA DO KIKO?


ID
782131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Um técnico judiciário foi incumbido de realizar a análise e a melhoria do processo de autuação de documentos recebidos do protocolo de determinado órgão, que estavam chegando com erros de encaminhamento. Nessa situação, assinale a opção que apresenta a ferramenta adequada a ser utilizada por esse técnico para descrever graficamente o relacionamento entre o gargalo do processo e as possíveis causas que possam estar gerando tais erros.

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de Ishikawa, conhecido também como Espinha de Peixe ou Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade onde causas são levantadas para se chegar a raiz de um problema específico, através da análise de todos os fatores que puderam contribuir para sua geração.   Proposto originalmente na década de 60 por Kaoru Ishikawa o diagrama leva em conta que toda causa vai produzir um efeito, essas causas representam hipóteses que precisam ser analisadas e testadas uma a uma, a fim de comprovar sua veracidade e determinar o grau de influência ou impacto sobre a situação em análise.
      Na prática, o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta prática, muito utilizada para realizar análise de causa em avaliação de não conformidades, como apresentado no exemplo abaixo.

    O diagrama de Ishikawa representa a relação existente entre determinado resultado de um processo (efeito) e os diversos fatores (causas) que podem contribuir para esse resultado. Sua relação com a imagem de uma espinha de peixe se dá devido ao fato que podemos considerar suas espinhas as causas dos problemas levantados, que contribuirão para a descoberta de seu efeito.   PARA QUE É UTILIZADO? - Para visualizar as causas principais e secundárias de um problema. - Para ampliar a visão das possíveis causas de um problema, através de análise e a identificação de soluções. - Para gerar melhorias nos processos.   COMO CONSTRUIR - Definir o problema (efeito) a ser analisado. - Desenhar uma seta horizontal apontando para a direita e escreva o problema no interior de um retângulo localizado na ponta da seta. - Realizar um brainstorming para levantar as possíveis causas que possam estar gerando o problema perguntando “Por que isto está acontecendo”. - Dividir as causas identificadas em categorias, como por exemplo: máquina, mão de obra, método e materiais (4M) ou da forma que for mais coerente com o problema analisado. - Logo após, deverão ser definidas as sub-causas, ou seja, as causas das causas.
  • 5W2H
    é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores  da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, deverá figurar nesta tabela (sim, você fará isto em uma tabela) como será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa tal processo.
     
    Esta ferramenta é extremamente útil para as empresas, uma vez que elimina por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou sua atividade. Em um meio ágil e competitivo como é o ambiente corporativo, a ausência de dúvidas agiliza e muito as atividades a serem desenvolvidas por colaboradores de setores ou áreas diferentes. afinal, um erro na transmissão de informações pode acarretar diversos prejuízos à sua empresa, por isso é preciso ficar atento à essas questões decisivas, e o 5W2H é excelente neste quesito!
     
    Por que 5W2H?
    O nome desta ferramenta foi assim estabelecido por juntar as primeiras letras dos nomes (em inglês) das diretrizes utilizadas neste processo. Abaixo você pode ver cada uma delas e o que elas representam:
    What – O que será feito (etapas)
    Why – Por que será feito (justificativa)
    Where – Onde será feito (local)
    When – Quando será feito (tempo)
    Who – Por quem será feito (responsabilidade)
    How – Como será feito (método)
    How much – Quanto custará fazer (custo)

     
  • FLUXOGRAMA
    Um fluxograma, ou flowchart, é um diagrama que tem como finalidade representar processos ou fluxos de materiais e operações (diagramação lógica, ou de fluxo). Geralmente confundido com o organograma, o fluxograma possui a diferença de representar algo essencialmente dinâmico, já o organograma é uma representação da estrutura funcional da organização. O fluxograma também pode ser usado por programadores para elaboração de algoritmos (programação estruturada), porém, neste caso ele possui algumas representações próprias.
      O fluxograma sempre possui um início, um sentido de leitura, ou fluxo, e um fim. Alguns símbolos básicos são usados na construção de qualquer fluxograma porém eles podem variar. Veja abaixo algumas definições básicas:
     
    * Geralmente, usa-se um círculo alongado para indicar o início e o fim do fluxo;
    * A seta é usada para indicar o sentido do fluxo;
    * No retângulo são inseridas as ações;
    * O losango representa questões / alternativas;
    + O losango sempre terá duas saídas;
    * As linhas ou setas nunca devem cruzar umas sobre as outras;
    * O texto deve ser sempre claro e sucinto;
    * Recomenda-se iniciar as ações sempre com um verbo no infinitivo (fazer, dizer…);
      O importante é estabelecer o fluxograma de forma que ele fique o mais claro possível, ou seja, que fique fácil identificar as ações que devem ser executadas, ou dependendo do tipo de fluxograma, as alternativas do processo.
     
    Outros símbolos e modelos podem ser usados para montar fluxogramas, o que vai determinar quais símbolos utilizar ou não, ou ainda, que tipo de fluxograma se deve usar é o objetivo dele e o quê ele descreve.



    Bons estudos a todos nós!
  • e) diagrama de Ishikawa

  • A resposta correta é a letra : e) diagrama de Ishikawa

  • O diagrama de espinha de peixe também é conhecido como o diagrama de causa e efeito, DIAGRAMA de ISHIKAWA, diagrama  de fishikawa, e diagrama herringbone.

     

    O diagrama de espinha de peixe lhe dá uma lista detalhada de POSSÍVEIS CAUSAS para identificar a causa raiz do problema

     

    Ajuda a encontrar GARGALOS no processo
     

  • Diagrama de Ishikawa, também conhecido comoDiagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial.

  • Gabarito E

    A) fluxograma

    O fluxograma consiste em um gráfico que, através da utilização de diferentes símbolos, demonstra o fluxo (ou a “sequência normal”) do trabalho e das atividades de um processo. Em outras palavras, é um gráfico que representa o “passo a passo” do processo.

    B) cadeia cliente-fornecedor

    A cadeia cliente-fornecedor é definida como o relacionamento que existe entre os beneficiários de um processo ou compradores (clientes) e aqueles que criam os tickets ou entregam o resultado desse processo (os fornecedores).

    C) matriz GUT

    Ferramenta utilizada para priorizar os problemas.

    São utilizados três fatores para avaliar e quantificar os problemas: Gravidade (G), Urgência (U) e Tendência (T).

    Gravidade: para quantificarmos o nível de gravidade, precisamos avaliar se o problema afeta os objetivos ou resultados da organização. Analisa-se o grau de dano ou prejuízo que esse problema poderá trazer à organização. Ou seja, analisa-se o impacto do problema sobre a organização.

    Urgência: avalia-se o prazo que a organização possui para agir sobre o problema, ou seja, analisa-se “quando” esse problema irá ocorrer e quanto tempo a organização terá para resolver essa situação.

    Tendência: avalia de que forma esse problema irá se desenvolver caso a organização não atue sobre ele. Trata-se do “padrão de desenvolvimento” da situação.

    D) 5W2H

    Tem por objetivo facilitar o planejamento das atividades. Auxilia o gestor a traçar os planos de ação para que os objetivos sejam alcançados. Auxilia na tomada de decisão.

    Embasa-se nas seguintes perguntas: What (o que?), Why (por quê?), Who (quem?), Where (onde?), When (quanto?), How (como?), How much (quanto?).

    E) diagrama de Ishikawa - gabarito

    O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa-Efeito, “Gráfico Espinha de Peixe”, Método 4M ou Método 6M, é uma ferramenta que auxilia o gestor a identificar as causas de determinado problema. Ou seja, essa ferramenta auxilia o gestor a identificar as causas e, consequentemente, “compreender” melhor um processo ou um problema.

    Em outras palavras, o Diagrama de Ishikawa permite ao gestor “visualizar” e “entender” quais são as causas que estão gerando determinados efeitos (problemas/defeitos).

    fonte: https://maestrovirtuale.com/cadeia-de-clientes-fornecedores-o-que-e-e-exemplo/

    Material estratégia concursos - prof. Stefan Fantini


ID
836305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens de 57 a 62, que versam sobre modelagem
organizacional, técnicas de mapeamento de processos, notações de
processos e construção e mensuração de indicadores de processos.

O diagrama de causa e efeito é ferramenta útil à análise e à melhoria dos processos em geral.

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Ishikawa, também conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe".

    É uma representação gráfica que nos possibilita organizar informações, auxiliando na identificação das possíveis causas de um determinado problema (efeito).

    Considerada uma das 7 ferramentas da Qualidade, sendo uma importante ferramenta para o gerenciamento do controle da Qualidade,


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Ishikawa;
    http://www.qualidadebrasil.com.br/noticia/qualidade_diagramas_de_causa_e_efeito

  • Exemplo do diagrama de Causa e efeito ( ou diagrama de Ishikawa):



ID
1055797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, a respeito das técnicas empregadas na modelagem e na melhoria de processos de negócio.

Na melhoria de processos de uma organização, o uso do benchmarking competitivo permite fazer uma comparação com os processos de concorrente, com o objetivo de superá-lo.

Alternativas
Comentários
  • Superá-lo? Fiquei em dúvida pois achei que o benchmarking é apenas pra comparar com o mercado.

  • O objetivo é exatamente adotar as melhores práticas dos concorrentes, superando-as. 

    Segundo Chiavenato, o benchmarking exige três objetivos que a

    organização precisa definir:

    • Conhecer suas operações e avaliar seus pontos fortes e fracos. Deve documentar os passos e práticas de processos de trabalho, definir medidas de desempenho e diagnosticar suas fragilidades.

    • Localizar e conhecer os concorrentes ou organizações líderes do mercado, para poder definir as habilidades, conhecendo seus pontos fortes e fracos e compará-los com seus próprios pontos fortes e fracos.

    • Incorporar o melhor do melhor adotando os pontos fortes dos concorrentes e, se possível, excedendo-os e ultrapassando-os.


  • Colega Sérgio...

    Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. [MARCELO CAMACHO]

  • Benchmarking (termo inglês que significa "aferição", de "benchmark" que significa "marca de referência") é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. 

  • Também me passei com o uso do termo benchmarking competitivo.

    Pesquisando na net descobri que o benchmark tem vários tipos e o competitivo realmente se preocupa em superar os processos da concorrente.

    http://www.portalwebmarketing.com/Gest%C3%A3o/TiposdeBenchmarking/tabid/1474/Default.aspx

  • Técnica de Análise de Processos

    Benchmarking

    Comparar o desempenho de um processo com processos semelhantes no segmento de negócio.

    Se baseia na aprendizagem das melhores práticas de organizações silimares

  • CORRETO

     

    Benchmarking é um processo de comparação de produtosserviços práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas.

    O benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes.

    benchmarking funcional é relativo a um processo de atuação da empresa similares entre organizações independentemente do sector de atividade (empresas não concorrentes).


ID
1172467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes às práticas e às técnicas de análise de negócios.

Os objetivos organizacionais, definidos a partir da análise das metas de uma organização, são comumente avaliados e mensurados. A técnica SMART, no teste mensurável, rastreia e mede o resultado bem como auxilia na verificação do alcance dos objetivos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Os  objetivos  relacionados  na  descrição  do  programa  devem  ser “SMART,” um acrônimo que significa:  

    eSpecífico: O resultado desejado está claramente especificado? 

    Mensurável: A realização do objetivo pode ser quantificada e mensurada? 

    Apropriado: O objetivo está relacionado de forma apropriada ao propósito do programa? 

    Realístico: O objetivo pode ser  alcançado de forma realística com os recursos disponíveis? 

    Temporal  (oportuno):  Em  que  período  de tempo  o  objetivo será alcançado? 

    www.cpc.unc.edu/measure/publications/ms-07-20-po/at.../document


  • BABOK v2.0 pág. 89

    "Conforme as metas são analisadas, elas são convertidas em objetivos mais descritivos, granulares e específicos e vinculadas às medidas que tornem possíveis avaliar se os objetivos foram alcançados. Um teste comum para verificar os objetivos é garantir que eles são SMART (espertos):

    eSpecíficos - Descrevendo algo que possui um resultado mensurável;

    Mensuráveis - Rastreando e medindo o resultado;

    Alcançáveis - Testando a viabilidade do esforço

    Relevantes - Em alinhamento com a visão, missão e principais metas da organização; e

    Temporais - O objetivo possui um prazo definido que é consistente com a necessidade do negócio."


ID
1714516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com relação a ferramentas e tecnologias de gerenciamento de processos, julgue o item que se segue.

No Bizagi, os subprocessos podem ser criados de forma iterativa ou sequencial.


Alternativas
Comentários
  • Os subprocessos podem ser criados de forma paralela ou sequencial.


ID
1714522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com relação a ferramentas e tecnologias de gerenciamento de processos, julgue o item que se segue.

É possível realizar o gerenciamento de usuários por meio da ferramenta ARIS Express.


Alternativas
Comentários
  • ARIS (Architecture of Integrated Information Systems)
    Uma arquitetura para a modelagem de processos. Oferece métodos para análise de processos e obtenção de uma visão holística do fluxo de trabalho do processamento de aplicações. Utiliza uma linguagem de modelagem conhecida como Event-driven Process Chain (EPC).


ID
2920864
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Algumas das novas competências necessárias para a operação de uma organização estruturada e gerida por processos de negócio são:

Alternativas
Comentários
  • OPÇÃO A


ID
3226123
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Para a comunicação, são utilizados vários recursos, tais como sonoros, corporais, gestuais, etc., mas somente os seres humanos têm o poder de agregar todos os recursos anteriores aos recursos verbais. Considerando as técnicas de comunicação, de forma escrita e oral, é correto afirmar que a técnica de obtenção, processamento e transmissão de dados à distância, é chamada de

Alternativas
Comentários
  • A) A telemetria geralmente refere-se a comunicações sem fio (i.e. usa um sistema de rádio para implementar um enlace de dados), porém pode também referir-se aos dados transferidos sobre outras mídias, tais como telefone, redes de computadores ou através de um enlace óptico. No setor automotivo e de logística as informações também podem ser transmitidas via telemóvel, em interfaces próprias para transmissão de dados (GPRS e EDGE no sistema GSM e 1xRTT no sistema CDMA).


ID
3403633
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Sobre gestão de processos, técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A criação de um inventário de processos facilita e normatiza a análise, além de definir uma "linguagem comum de processos", para descrever o problema e/ou exigência.
( ) O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial analítica e de comunicação com a função de descrever, objetivamente e dentro de uma sequência lógica, quais tipos de processos acontecem na organização.
( ) A análise de processos por meio de métricas que avaliem, desde o input até o output, estabelece uma linha de base quantitativa e mensurável, para fins de comparação.
( ) Gráfico de Pareto é uma ferramenta utilizada para conhecer o processo. Consiste em responder pontos chaves, a fim de registrar de maneira organizada e planejada, quais ações e como serão efetuadas, por quem, quando, onde, por que, e quanto essas ações irão custar para a empresa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Com exceção da última, todas as afirmações estão corretas.

    O Gráfico de Pareto(ou Diagrama de Pareto) é uma ferramenta utilizada para priorização de problemas. Segue a regra 80/20, a qual propõe que 80% dos problemas decorrem de 20% de causas.

  • GABARITO OFICIAL: A

    A última fala da ferramenta 5W2H, portanto não se trata do Gráfico de Pareto.

  • Gabarito A

    (V) A criação de um inventário de processos facilita e normatiza a análise, além de definir uma "linguagem comum de processos", para descrever o problema e/ou exigência.

    (V) O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial analítica e de comunicação com a função de descrever, objetivamente e dentro de uma sequência lógica, quais tipos de processos acontecem na organização.

    (V) A análise de processos por meio de métricas que avaliem, desde o input até o output, estabelece uma linha de base quantitativa e mensurável, para fins de comparação.

    (F) Gráfico de Pareto é uma ferramenta utilizada para conhecer o processo. Consiste em responder pontos chaves, a fim de registrar de maneira organizada e planejada, quais ações e como serão efetuadas, por quem, quando, onde, por que, e quanto essas ações irão custar para a empresa. Resposta: Essa é a ferramenta 5w2h.