- ID
- 14797
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRF - 2ª REGIÃO
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
- Assuntos
O instrumento de administração que auxilia o gestor na análise dos processos e na seqüência das rotinas de trabalho é denominado
O instrumento de administração que auxilia o gestor na análise dos processos e na seqüência das rotinas de trabalho é denominado
Segundo Shakespeare, cada pessoa é o caminho que ela mesma
segue. Os caminhos da organização são os seus processos e o ato
de escolha desses caminhos está voltado para o planejamento
estratégico. Desse modo, a organização, para seu sucesso,
depende da atuação do gestor, que deve escolher bem seus
caminhos e fazer que seus integrantes os trilhem da melhor
maneira possível. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.
A técnica de Pareto é utilizada para avaliar e melhorar a gestão de processos, pois ajuda a detectar as causas essenciais que respondem pelos resultados mais importantes.
Trata-se de uma regra aplicável a um diagrama EPC:
Sobre o Gráfico de Pareto, considere:
I. Mostra a importância relativa de diferentes aspectos de um problema, facilitando a identificação dos aspectos a serem enfocados e solucionados primeiro.
II. É usado para identificar uma ou duas categorias de situação nas quais a maioria dos problemas ocorre. O gráfico enfoca o esforço nas categorias que oferecem maior potencial de melhoria, exibindo suas frequências relativas.
III. Mostra a importância relativa de diferentes aspectos de um problema, porém sem identificar quais aspectos devem ser solucionados primeiro.
Está correto o que se afirma APENAS em
Considere as seguintes afirmações em relação à análise e melhoria de processos:
I. O brainstorming, ou tempestade cerebral, é uma técnica de trabalho em grupo na qual os participantes apresentam ideias de forma espontânea sobre um determinado problema e, numa primeira etapa, é necessário enfatizar a qualidade das ideias e não a quantidade.
II. O diagrama de causa e efeito, ou espinha de peixe, é utilizado para enumerar as possíveis causas de um determinado problema e serve para ampliar a análise e a identificação de soluções.
III. Para se construir um diagrama de causa e efeito, o primeiro passo é a realização de um brainstorming para se definir o principal problema da organização e, em seguida, utiliza-se a mesma técnica de geração de ideias para levantar o maior número possíveis de causas.
IV. O fluxograma, que representa graficamente a sequência de atividades de um processo, mostra o que é realizado em cada etapa, os itens que entram e saem do processo, e uma de suas desvantagens é a quantidade e a complexidade dos símbolos gráficos.
V. A matriz GUT é utilizada para priorizar problemas a partir de três parâmetros: a gravidade, relacionada com o impacto do problema sobre as operações e pessoas de uma organização; a urgência, relativa ao tempo disponível para solucionar o problema; e a tendência, que avalia o potencial de crescimento do problema.
Está correto o que se afirma APENAS em
Shakespeare afirmou: “nós somos os caminhos que seguimos”.
Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas
reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos,
julgue os itens.
O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de análise e melhoria de processos restrita à identificação dos problemas existentes nos processos.
Shakespeare afirmou: “nós somos os caminhos que seguimos”.
Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas
reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos,
julgue os itens.
A ferramenta de análise e melhoria de processos denominada 5W2H é utilizada na identificação das causas dos problemas existentes em um processo.
Shakespeare afirmou: “nós somos os caminhos que seguimos”.
Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas
reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos,
julgue os itens.
A matriz BASICO, uma metodologia usada como ferramenta de análise e melhoria de processos, permite que se priorizem as alternativas de solução com base na relação custo × benefício × exeqüibilidade.
Acerca de gestão de processos: técnicas de mapeamento, análise e
melhoria de processos, julgue os itens subsequentes.
No fluxograma de um processo, a imagem de uma caixa com formato de losango é utilizada para determinar pontos de tomada de decisão.
Um técnico judiciário foi incumbido de realizar a análise e a melhoria do processo de autuação de documentos recebidos do protocolo de determinado órgão, que estavam chegando com erros de encaminhamento. Nessa situação, assinale a opção que apresenta a ferramenta adequada a ser utilizada por esse técnico para descrever graficamente o relacionamento entre o gargalo do processo e as possíveis causas que possam estar gerando tais erros.
Julgue os itens de 57 a 62, que versam sobre modelagem
organizacional, técnicas de mapeamento de processos, notações de
processos e construção e mensuração de indicadores de processos.
O diagrama de causa e efeito é ferramenta útil à análise e à melhoria dos processos em geral.
Julgue os itens subsequentes, a respeito das técnicas empregadas na modelagem e na melhoria de processos de negócio.
Na melhoria de processos de uma organização, o uso do benchmarking competitivo permite fazer uma comparação com os processos de concorrente, com o objetivo de superá-lo.
Julgue os próximos itens, referentes às práticas e às técnicas de análise de negócios.
Os objetivos organizacionais, definidos a partir da análise das metas de uma organização, são comumente avaliados e mensurados. A técnica SMART, no teste mensurável, rastreia e mede o resultado bem como auxilia na verificação do alcance dos objetivos.
Com relação a ferramentas e tecnologias de gerenciamento de
processos, julgue o item que se segue.
No Bizagi, os subprocessos podem ser criados de forma
iterativa ou sequencial.
Com relação a ferramentas e tecnologias de gerenciamento de processos, julgue o item que se segue.
É possível realizar o gerenciamento de usuários por meio da
ferramenta ARIS Express.