SóProvas



Prova CESPE - 2012 - TJ-AL - Técnico Judiciário


ID
782092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O modelo de administração pública no Brasil que se baseia nos princípios da formalidade, da impessoalidade e do profissionalismo, é conhecido como modelo

Alternativas
Comentários
  • MODELO BUROCRÁTICO 

    Modelos de Administração : 


    O MODELO BUROCRÁTICO, ESTABELECIDO POR WEBER,  É VOLTADO A PROCESSOS FORMAIS : LEIS , NORMAS , PROCEDIMENTOS ; 

    VISA A IMPESSOALIDADE NAS DECISÕES ; 

    E O PROFISSIONALISMO FAZ COM QUE AS ATIVIDADES SEJAM REALIZADAS DE MANEIRA CERTA , SEM BURLAR AS NORMAS ' 
  • Seguem algumas características do Sistema Burocrático... (espero que sejam úteis).

    - O sistematizador da burocracia foi MAX WEBER;
    - O Brasil jamais alcançou a burocracia idealizada por WEBER;
    - O controle rígido presente no modelo burocrático justifica-se como maneira de evitar o nepotismo e a corrupção;
    - A maior qualidade da Administração Pública Burocrática é a efetividade dos processos e seu defeito é não voltar-se para o cidadão, que é o verdadeiro cliente da administração pública;
    - A burocracia é um sistema social burocraticamente organizado, previamente estabelecido para alcançar aos fins almejados;
    - O modelo burocrático trouxe novos conceitos à Administração Pública, tais como: a) separação entre coisa pública e privada; b) regras legais e operacionais previamente definidas; c) reestruturação e reorientação da administração para atender ao crescimento das demandas sociais; d) racionalização e eficiência administrativa;
    - Os princípios que orientam o sistema burocrático são: a profissionalização, a carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo;
    - No Brasil, a administração pública burocrática contemplou duas fases: Primeira Fase ou Modelo Clássico (1930-1945), fase marcada pela ênfase na reforma dos meios e o autoritarismo. Segunda Fase, estendeu-se até pouco antes da reforma gerencial, com ênfase no desenvolvimento da nação.
    - Na Administração Burocrática, a hierarquia é vertical, pois apresenta vários níveis hierárquicos, mas a divisão do trabalho é horizontal por funções. As rotinas e procedimentos são padronizados para garantir maior agilidade na execução.


    Fonte: Apostila Vestcon

  • Na administração pública patrimonialista o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real. A res publica não é diferenciada da res principis. Em consequência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.
    A administração pública burocrática surgiu como uma forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Os princípios orientadores da administração burocrática são a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional legal. O modelo burocrático parte de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso, são sempre necessários controles rígidos nos processos administrativos.
    A administração pública gerencial está apoiada na administração burocrática, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais. A principal diferença está na forma de controle, que deixa de ser a priori, e passar a concentrar-se nos resultados.
  • De acordo com Max Weber, os atributos da burocracia moderna incluem a impessoalidade, a concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade que é praticamente indestrutível.

    Fonte: Wikipédia
  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA " D "

    A administração pública burocrática surge para combater a corrupção e o nepotismo do modelo anterior. São princípios inerentes a este tipo de administração a impessoalidade, o formalismo, a hierarquia funcional, a idéia de carreira pública e a profissionalização do servidor, consubstanciando a idéia de poder racional legal. Os controles administrativos funcionam previamente, para evitar a corrupção.
  • Estou com uma dúvida....se o gerencialismo trás traços da burocracia, sendo assim ele também não teria os mesmos traços descritos acima ? como formalidade, profissionalismo e impessoalidade?

  • GABARITO:D

     


    Burocracia

     

    A teoria da burocracia teve como expoente Max Weber e começou a fazer parte da administração empresarial e pública mundial em torno da década de 1940. A burocracia surgiu para coibir os excessos do patrimonialismo.


    Apesar de hoje o termo burocracia ser utilizado como sinônimo de muitos papéis, formulários, normas excessivas e exaustivas, no seu surgimento o objetivo era de melhorar a eficiência das organizações.

  • LETRA D

     

    (Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: UNIPAMPA Prova: Assistente de Administração)



    De acordo com a abordagem burocrática, proposta por Max Weber, as principais características do tipo ideal de burocracia são a formalidade, a impessoalidade e o profissionalismo.(CERTO)

  • ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA ESTA BASEADA EM PRINCIPIOS CIENTÍFICOS:

    - Impessoalidade

    - Formalismo

    - Hierarquia funcional

    - Ideia de carreira pública

    - Profissionalização

     

    Cuidado para não confundir com Administração Patrimonialista.

    GABARITO D

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Cuidado que essas características são da burocracia. A Adm gerencial apenas se apropriou desses princípios.
  • Boa tarde,

     

    Lembre da polícia militar e do FBI rsrs mas no FBI troque o B por H

     

    características do modelo burocrático PM FHI

     

    Profissionalismo

    Meritocracia

    Formalismo

    Hierarquia

    Impessoalidade

     

    podemos acrescentar a rígidez também, e lembre-se, esse modelo é baseado em processos, diferentemente do modelo gerencial que foca no cidadão e dá ênfase nos resultados.

     

    Bons estudos

  • No Brasil sofremos 3 Estados de Administração Pública, sendo eles: 

    Patrimonialistmo: 

    Onde que a administração pública atendia as necessidades da classe denominante, ou seja, os ricos e amigos do Rei que eram privilegiados. 

    Nesta época, ocorria distinção de julgamentos de mesma ordem, onde que, se o julgado fosse amigo de algum político sairia ileso. 

    Um dos efeitos era o Nepotismo e Corrupção serem inerentes a Administração Pública.

    Burocrática:

    Evolução da Adm Pública, onde que surge o Estado Liberal e em conjunto com o capitalismo e a democracia era necessária fazer algo de diferente.

    Desta época surge o controle de ações governamentais, para evitar práticas que agissem contra os interesses coletivos da sociedade. Neste caso o controle vem primeiro que o plano, não se preocupando com a ineficiência promovida. 

    São caracteristiscas: A formalidade, a impessoalidade, a capacidade técnica para assumir determinada atividade (profissionalismo), procedimento para contratação de pessoal e de bens e serviços. 

    São pontos fracos devido a esse processo:

    A rigidez e falta de inovação, preocupação com regras e não resultados, formalização excessiva e a lentidão na comunicação dos processos decisórios.

    Gerencial

  •  

    burocrático.

  • LETRA D

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Guia Educando Ed 204 Administração Pública Para Concursos

    O modelo de administração pública burocrático é pautado nos princípios da formalidade, da impessoalidade e do profissionalismo. Salienta-se que democracia (poder do povo) e neo-liberalismo (mínima intervenção do Estado na economia) não são formas de administração pública. 

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     Administração Pública Patrimonialista

    (CESPE/UNIPAMPA – Administrador - 2013) No modelo de administração pública patrimonialista, os servidores públicos possuem status de nobreza real, e os cargos funcionam como recompensas, o que contribui para a prática de nepotismo.

    GAB: questão correta.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     Administração Pública Gerencial

     (CESPE/TRE – Analista - 2013) Enquanto o modelo burocrático utiliza o controle rígido para combater a corrupção, o modelo pós-burocrático adota meios como indicadores de desempenho e controle de resultados.

    GAB: questão correta.

    Comentário: a administração pública gerencial (modelo pós-burocrático) adota o controle de resultados mediante os indicadores de desempenho, enquanto o modelo burocrático utiliza-se do controle rígido de meios (processos).

    1. Caráter legal das normas e regulamentos: baseada em legislação própria. Regras e normas previamente estabelecidas;
    2. Caráter formal das comunicações: por escrito, para registrar os fatos;
    3. Caráter racional e divisão do trabalho: voltada para a eficiência da organizações. Ha uma clara distinção das atribuições de cada cargo;
    4. Impessoalidade das relações: relações se dão entre cargos, não entre pessoas;
    5. Hierarquia e autoridade: top-down;
    6. Rotinas e procedimentos padronizados: o ocupante de um cargo faz tarefas pré-estabelecidas;
    7. Competência técnica e meritocracia: escolha baseada no mérito e na competência técnica, não em preferências pessoais;
    8. Especialização da administração: separa a propriedades (meios de produção) e a administração (corpo diretivo);
    9. Profissionalização dos participantes: os funcionários são profissionais especializados, que ocupa um cargo;
    10. Completa previsibilidade do funcionamento: comportamento dos membros perfeitamente previsível, de acordo com as normas pré-estabelecidas.

    #NAODESISTA!


ID
782095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito das reformas administrativas e da nova gestão pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Características da administração pública gerencial: 
    • Orientada para o cidadão. 
    • Orientada para obtenção de resultados. 
    • Pressupõe que políticos e funcionários públicos sejam merecedores de grau 
    limitado de confiança. 
    • Como estratégia, serve-se da descentralização e do incentivo à criatividade e à 
    inovação. 
    • Utiliza o contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos. 
     Não adota procedimentos rígidos (flexibilidade)
  • Administração Gerencial

    Conceito

    Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.

    A Administração gerencial seria conseqüência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países.

  • Características

    O Estado marcado com uma administração gerencial é aquele que tem como objetivos principais atender a duas exigências do mundo atual: adaptar-se à revisão das formas de atuação do Estado, que são empreendidas nos cenários de cada país; e atender às exigências das democracias de massa contemporâneas.

    O pensamento favorável a este novo modelo resume-se em que o Estado burocrático não é mais capaz de atender às exigências democráticas do mundo atual.

    A administração gerencial repousa em descentralizações política e administrativa, a instituição de formatos organizacionais com poucos níveis hierárquicos, flexibilidade organizacional, controle de resultados, ao invés de controle, passo a passo, de processos administrativos, adoção de confiança limitada, no lugar de desconfiança total, em relação aos funcionários e dirigentes e, por último, uma administração voltada para o atendimento do cidadão e aberta ao controle social.

    O Estado gerencial tem uma administração baseada em concepção democrática e plural.

    A administração gerencial empreende adequar as organizações públicas aos seus objetivos prioritários, que são os resultados. Busca identificação com os usuários e incrementar sua eficiência com mecanismos de quase-mercado ou concorrência administrada.

    A administração pública gerencial teria como apoio a administração burocrática, conservando alguns dos seus princípios, embora flexibilizados, mas teria como fundamentos a admissão segundo critérios rígidos de mérito, um sistema estruturado e universal de remuneração, carreiras, avaliação de desempenho realizada constantemente e treinamento sistemático.

    Utilizando-se do Plano Diretor da Reforma do Estado, busca-se dotar o Estado de um núcleo estratégico, que formule e controle a implementação de políticas públicas.

    Parte deste plano de reforma administrativa foi confiado ao Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, que veio a transformar-se em uma secretaria; seu lema era o de ajudar o Governo a funcionar melhor, ao menor custo possível, promovendo a administração gerencial, transparente e profissional, em benefício do cidadão.

    Esta citação esclarece o assunto:

    "O objetivo central é o de reforçar a governança, mediante transição programada, de um tipo de administração pública burocrática, rígida e ineficiente, voltada para si própria e para o controle interno, para uma administração pública gerencial, flexível e eficiente, voltada para o atendimento do cidadão

  • DIRETO AO PONTO:

    A respeito das reformas administrativas e da nova gestão pública, assinale a opção correta. 

          a) A nova gestão pública reúne características positivas dos modelos patrimonial e gerencial de administração pública. 
    CORREÇÃO: A Nova Gestão Pública reúne aspectos positivos dos modelos BUROCRÁTICOS e gerencial

       b) A última reforma administrativa que se têm notícia no Brasil foi aquela baseada nos princípios burocráticos estabelecidos pelo presidente Vargas. CORREÇÃO: A última reforma adm ocorreu com a cf/88!!       c) A administração pública gerencial é multifuncional, define indicadores, mede e analisa resultados, foca no cidadão e procura flexibilizar as relações de trabalho. ESSA É A CORRETA
       d) O modelo de administração pública burocrático é orientado para resultado, concentra-se no processo, controla procedimentos e possui alta especialização. CORREÇÃO:É ORIENTADO PARA O PROCESSO
       e) A reforma administrativa resultante da independência do Brasil apresentou o patrimonialismo como modelo de administração pública, que, apesar de superado, ainda revela grande importância no governo do país. CORREÇÃO: O PATRIMONIALISMO NÃO FOI SUPERADO

    ESPERO TER AUXILIADO
  • muito bom o comentário subscritamente exposto
  • A última reforma no Brasil não aconteceu no governo Fernando Henrique Cardoso com o Plano diretor da reforma do aparelho do Estado (PDRAE)?
  • Eu estou com uma dúvida gigante em relação à alternativa B.

     b) A última reforma administrativa que se têm notícia no Brasil foi aquela baseada nos princípios burocráticos estabelecidos pelo presidente Vargas.

    Eu interpretei a questão por partes.
    Vejamos:

    "
    A última reforma administrativa que se têm notícia no Brasil"  = Gerencial, certo?

    Aí li que a Administração gerencial se baseia na Administração burocrática, todavia de forma mais flexível, certo?

    A Administração burocrática foi criada por Vargas, certo? 

    Logo, entendi que o item está correto.
    Me ajudem aí.
    Obrigado!
  • Caro Thiago Melo, 

         Quando a questão diz " reforma administrativa", ele pode se referir tanto a uma reforma burocrática quanto a uma gerencial. Nós, atualmente, estamos vivendo o GERENCIALISMO e então, pela lógica e pela história, a ÚLTIMA reforma que ocorreu no Brasil foi uma reforma gerencial, que o colega José Pereira me corrigiu acertadamente. A útlima reforma no Brasil ocorreu com o PDRAE no governo do FHC
           CUIDADO com a interpretação que você fez: o gerencialismo não é a burocracia mais flexível; são reformas com o objetivos completamente diferentes. O que o gerencialismo fez foi APROVEITAR aquilo que a burocracia tem de bom como a meritocracia, eficiência e etc. Mas isso não siginifica que um é o outro melhorado. São coisas distintas.


  • Olá Guie Lu, obrigado pela explicação.
    Entendi seu ponto de vista, mas eu entraria com recurso nessa questão, pois o Chiavenato diz exatamente isso, que a adm gerencial tem base na burocrática pois preservou algumas partes.
    mas tranquilo... sigamos com fé
    abs.
  • No meu modesto entendimento a opção "C" não pode estar correta pois em seu final afirma " ... procura flexibilizar a s relações de trabalho."
    Não há que se falar em flexibilização das relações de trabalho , as mesmas estão estipuladas na CLT e não são " flexibilizadas".
  • A administração gerencial repousa em  descentralizações política e administrativa, a instituição de formatos organizacionais com poucos níveis hierárquicos, flexibilidade organizacional, controle de resultados, ao invés de controle, passo a passo, de processos administrativos, adoção de confiança limitada, no lugar de desconfiança total, em relação aos funcionários e dirigentes e, por último, uma administração voltada para o atendimento do cidadão e aberta ao controle social.

    fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=503

    O modelo gerencial puro, após muitas críticas, passou a adotar a flexibilidade de gestão, qualidade dos serviços e priorização das demandas do consumidor.  

    Mesmo com a flexibilização da política de pessoal, a profissionalização do servidor público deve continuar sendo prioridade de governo, assim como a manutenção do conceito de carreira no serviço público.  fonte: http://www1.seplag.rs.gov.br/upload/AdministracaoPublicaGerencial.pdf


  • Comentário em relação a letra B:

    Pessoal cuidado, com relação a administração pública a CF/88 NÃO introduziu nenhuma novidade, NÃO introduziu nenhuma mudança, ela apenas ratificou o modelo burocrático. Nota-se que apenas em 1995, no governo FHC, foi introduzida o modelo gerencial no Brasil. 

  • Letra (c)

     

    Para MATIAS-PEREIRA (2008) a administração pública gerencial procura obter resultados valorizados pelos cidadãos, gera accountability, melhora continuamente os processos, define, mede e analisa resultados, foca o cidadão, luta contra o nepotismo e a corrupção, define indicadores de desempenho, sendo ainda multifuncional.

  • GABARITO: C

     

    Quanto alternativa E : Questão totalmente equivocada! Para “começo de conversa”,NÃO tivemos nenhuma reforma administrativa no momento da independência do Brasil. O modelo patrimonialista já existia e era praticado desde o tempo do Brasil Colônia.


    Além desse fato, o modelo patrimonialista NÃO é de “grande importância” no governo do país. Temos resquícios deste modelo, é certo, mas estas práticas são condenáveis.

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • Não existiu tal coisa como reforça patrimonial no Brasil. Esse modelo surgiu naturalmente.


ID
782098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a opção que corresponde ao modelo de administração pública cujo clientelismo é característica predominante.

Alternativas
Comentários
  • O clientelismo é um sub-sistema de relação política, com uma pessoa recebendo de outra a proteção em troca do apoio político.O que o caracteriza é o sistema de troca.
    O patrimonialismo é a característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado. Como o termo sugere, o Estado acaba se tornando um patrimônio de seu governante.
  • Ao meu ver cabe recursos para alteração deste GABARITO para letra E.

    O modelo de Administração Gerencial no Brasil é voltado para resultados, onde o cidadão é considerado CLIENTE.

    e seguindo nesta linha de raciocionio entra o Modelo Consumerism.

    O consumerism introduziu a perspectiva da qualidade como uma estratégia voltada para a satisfação do consumidor, através de medidas que visavam tornar o poder público mais leve, ágil e competitivo: descentralização administrativa, criação de opções de atendimento, como incentivo à competição entre organizações públicas e adoção de um novo modelo contratual. Segundo Caio Marini:
    O outro, nesta linha evolutiva, recebeu a denominação de consumerismo a
    partir do foco na flexibilidade de gestão, na qualidade dos serviços e na prioridade às demandas do consumidor: é o “fazer melhor”. Note-se que, enquanto a primeira perspectiva quer recuperar a eficiência perdida, a segunda quer incrementar a qualidade dos serviços, olhando o cidadão
    como cliente

    Fonte: material do ponto dos concursos (Administração Pública - Prof. Rafael Encinas)

    Valeu galera espero ter ajudado.
  • Amigo Luciano, pelos conceitos de Clientelismo que pesquisei não consegui associar ao modelo gerencial de jeito nenhum, a não ser uma disfunção do mesmo...

    Clientelismo

    Prática política de troca de favores, na qual os eleitores são tidos como “clientes”. O político pauta seus projetos e funções de acordo com interesses de indivíduos ou grupos, com os quais cultiva uma relação de proximidade pessoal. Em troca, o político recebe votos. Desta forma, clientelismo diz respeito a trocas individuais de bens privados entre atores desiguais, chamados de patrões e clientes. A origem dessas relações é vinculada à sociedade rural “tradicional”, aos laços entre latifundiários e camponeses, fundados na reciprocidade, confiança e lealdade.

  • "Ao meu ver" está errado ! O Certo é :

    A meu ver , seria passível de recurso está questão.

  • PARA MIM A QUESTAO REALMENTE CABE RECURSO,POIS NO MODELO GERENCIAL É PREDOMINTE O MODELO CLIENTE-CONSUMIDOR ONDE OS CONSUMIDORES DOS SERVIÇOS PUBLICOS SÃO VISTOS COMO CLIENTES E DEVEM SER TRATADOS COMO CLIENTES

    Segundo POLITT (1990) o termo cliente ou consumidor, usado pelo modelo gerencial, parte de um ponto de vista individualizante, que prioriza os direitos individuais e o mercado em detrimento dos direitos coletivos e da participação na esfera pública.
  • Foco no cliente qeu é acaracteristico da administração gerencial é o oposto de clientelismo.

    clientelismo é deixar o cliente submisso de tal forma que não tenha outra opção.

    por isso não tem nada a ver com administração gerencial, mas corresponde a administração patrimonial.
  • Eu também acho que cabe recurso nesta questão
  • Minha gente, é pegadinha!

    Como clientelismo nos leva a "cliente", que é um termo que nos remete de imediato a Administração Gerencial acabamos nos confundindo. "Clientelismo" não quer dizer cliente. 
    Clientelismo, segundo Wikipédia: "O clientelismo é um sub-sistema de relação política, com uma pessoa recebendo de outra a proteção em troca do apoio político.(...)"
  • O clientelismo tem como finalidade principal amarrar politicamente o beneficiado. Os intermediários dos favores, prestados às custas dos cofres públicos, são os chamados clientelistas, despachantes de luxo ou ainda traficantes de influências. O grande objetivo dos intermediários é o voto do beneficiado ou dinheiro, componentes básicos do que identificamos como corrupção. A partir deste ponto de vista, temos que o clientelismo é a porta da corrupção política, sendo o sistema que dá origem à maioria esmagadora das irregularidades políticas e institucionais, assim como proporciona o mal uso da "máquina administrativa", que passa a ser direcionada apenas a finalidades estritamente perversas, sendo os prejudicados, no final, a grande maioria dos cidadãos que desejam seguir cumprindo com seus deveres.

  • Clientelismo a gente aprende lá nos idos de escola... tá no mesmo cesto do coronelismo, voto de cabresto, etc. Incabível recurso.

  • Colegas, não façam igual eu e sejam inocentes comprando CLIENTElismo com Cidadão-Cliente aahahahaha

  • Recebe o nome de clientelismo a prática política de troca de favores, na qual os eleitores são encarados como "clientes". (...) Desta forma, clientelismo diz respeito a trocas individuais de bens privados entre indivíduos desiguais, denominados patrões e clientes.

    Fonte: http://www.infoescola.com/politica/clientelismo/

  • errei.. clientelismo kkkkkkk

  • Quase caí na pegadinha de confundir "cliente" com "clientelismo"

  • Distrinchando a questão.

    Dicionário: Clientelismo  - Prática eleitoreira de certos políticos que consiste em privilegiar uma clientela ( conjunto de indivíduos dependentes) em troca de seus votos; favores entre quem detém o poder e quem vota. 

    LOGO : A CARACTERÍSTICAS DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIALISTA que tem fortes traços de corrupção e neopotismo.

     

  • 2º estágio da nova Administração Pública: Consumerismo- Cidadão Cliente.

  • CLIENTELISMO = administração PATRIMONIAL

    CONSUMERISMO = administração GERENCIAL

  • Obrigada, Maisa_. Não erro mais. ;)

  • “O clientelismo é um subsistema de relação política – em geral ligado ao coronelismo, onde se reedita uma relação análoga àquela entre suserano e vassalo do Sistema Feudal, com uma pessoa recebendo de outra a proteção em troca do apoio político, deixando o ‘cliente’ em total submissão ao ‘patrão’, independentemente de como se processa a relação entre as partes: se de natureza familiar ou empregatícia.

    ...

    No Brasil e em alguns países da América Latina, suas raízes remontam às origens patriarcais, patrimonialistas e tradicionais destas sociedades”.

    ...

    MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração geral e pública. Salvador: Juspodivm, 2018, p. 127.

  • "clientelismo"

     

    eu sempre esqcia o significado... até q criei vergonha na cara e inclui nos meus mapas mentais de forma BEM destacada.

    cespe adora essa palavra.... 2018 ele volta...esperemos..kkkk

  • LETRA B

     

    NO MODELO PATRIMONIALISTA, OCORREU O CLIENTELISMO.

     

    CLIENTELISMO = OS AGENTES POLÍTICOS CONCEDEM BENEFÍCIOS PÚBLICOS EM TROCA DE APOIO POLÍTICO.

     

    BONS ESTUDOS!!!

  • LETRA B

  • clientelismo= troca de favores

    é o que povo que trabalha comissionado :) vote em fulaninho que terá um cargo

  • O clientelismo citado na questão se refere a prática bastante utilizada no modelo patrimonialista,o nepotismo era também uma prática muito recorrente.

  • Haha iéié

  • Clientelismo = Troca de favores... PATRIMONIALISTA!

    #NAODESISTA

  • Clientelismo é a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não. O clientelismo denota a prática de distribuir empregos, favores e outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político.

    Muita gente associa o termo clientelismo a administração gerencial, onde o foco é o consumidor ("cliente").

  • Clientelismo é visto no modelo gerencial , mas o foco é ver o individuo como cidadão


ID
782101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação ao papel do governo na nova administração pública e sua estrutura operacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    Resumidamente, alguns princípios básicos devem ser seguidos por um governo empreendedor, quais sejam:
    Ser um governo CATALISADOR;
    Ser um governo COMPETITIVO (sendo, para isso, necessária a quebra de monopólios a fim de liberar as forças de mercado);
    Ser um governo INSPIRADO EM MISSÕES;
    Ser um governo ORIENTADO A RESULTADOS;
    Ser um governo VOLTADOS PARA OS CLIENTES (os cidadãos que são "compradores" de serviços públicos);
    Ser um governo DESCENTRALIZADOR;
    Ser um governo DA COMUNIDADE;
    Ser um governo ORIENTADO PARA O MERCADO.

    Além disto, o governo deve primar pelo CONTROLE PRIMÁRIO, entendido este, como o controle realizado pelo próprio gestor, diferenciando-se, portanto, dos controles interno e externo da Administração.
  • Andreza, creio que a expressão "implementando políticas com foco em objetivos políticos predefinidos" tornou a assertiva B errada. Os objetivos não devem ser políticos, muito menos predefinidos, e sim objetivar resultados em prol da sociedade.

  • Questão que induz ao erro, pessimamente formulada!
    A questão "D" indica que o papel do Governo é liberar as forças do mercado, o que sabemos que é falso, pois como é visto na prática, o governo não somente participa do mercado, mas, também impõe regras e políticas de intervenção sobre o mercado. 

    CESPE cada vez mais RIDÍCULA!

  • A letra B está errada, pois o foco não pode ser nos objetivos políticos e sim com foco no cidadão.
  • Porque a letra "E" está errada?
  • A questão "E" está errada porque a autorreferência é uma característica do governo burocrático e não das organizações gerencias. 
  • Além dos erros comentados pelos colegas, pode-se perceber, na letra B, que a política do New Public Management  é voltada para o mercado e não para o governo. Desta forma, o papel do governo é abrir espaço para o mercado controlando e colaborando com a satisfação do cliente-cidadão.

    Para entendermos um pouco melhor isso é necessário observar as três etapas da nova gestão pública: gerencialismo puro, consumerismo e PSO (Public Service Orientation).

    Abraços e bons estudos.
  • Qual o erro da C meu povo?
  • Olá , Pedro Paulo Macêdo,
    O erro da letra c , é que a estrutura não é desconcentrada, mas sim descentralizada.
    Espero ter ajudado.


  • Erro da alternativa B:

    Foco está no usuário-cidadão.

    A ênfase está no resultado: Uma das principais características da Administração Pública Gerencial, segundo o Caderno More nº1, é a "ênfase no controle dos resultados através dos contratos de gestão", sendo assim, daria para mencionar objetivos, porém este é ênfase e não foco.

    Portanto, não confundir ênfase com foco.

  • será que na letra d ao se referir à liberaçao das forças do mercado, ele está se referindo à descentralizaçao promovida na administraçao gerencial?

  • O controle não é exercido pela estrutura concentrada ( Adm. Direta) e sim pelas organizações publicas descentralizadas ( Ag. reguladoras é uma autarquia _ adm . Indireta )

  • Quanto a letra D, se o ESTADO realmente "liberasse forças do mercado", não existiram as agências reguladoras.....o termo "liberar forças" dá a entender deixar o mercado livre para fazer o que bem entender. É muito diferente essa expressão "liberar forças do mercado" da expressão "quebra de monopólios" (correta), em minha humilde opinião.

  • qual o erro da letra A?

  • O erro da letra A acredito que seja chamar o governo de "ente soberano" que eh uma característica do Patrimonialismo.
  • Vamos ver se posso ajudar um pouco...

    (CESPE - TJ-AL - Técnico Judiciário - 2012) Com relação ao papel do governo na nova administração pública e sua estrutura operacional, assinale a opção correta.

     

    a) A nova gestão pública apresenta o governo como um ente soberano capaz de impor as vontades da sociedade ao mercado. (Na nova gestão pública, o Estado passa de interventor a regulador do mercado, liberando-o, mas mantendo certas áreas sob regulação)

     

    b) O papel do governo, de acordo com a nova gestão pública, é consolidar as demandas da sociedade estruturando e implementando políticas com foco em objetivos políticos predefinidos, por meio de uma estrutura descentralizada. (O foco da NGP não são objetivos políticos, mas sim os resultados - das políticas públicas, de sua governança)

     

    c) A nova gestão pública apresenta o governo como um agente catalisador das forças de mercado, que busca o autoajuste das demandas sociais e pressupõe uma estrutura desconcentrada que utiliza diversas instâncias de controle. (Na NGP, há a busca pela entrega dos serviços não exclusivos do Estado a setores da iniciativa privada - como educação, saúde etc. - não via desconcentração, mas por descentralização e terceiro setor; além disso, pauta-se na confiança, com controles a posteriori flexibilizados)

     

    d) O papel do governo na nova gestão pública corresponde ao de um catalisador que libera as forças do mercado (serviços não exclusivos - saúde, educação, energia elétrica, telefonia - e de produção de bens e de serviços - setor de petróleo e gás, de infraestrutura etc.) e utiliza organizações públicas descentralizadas (administração indireta) com controle primário de certos órgãos (agências reguladoras)

     

    e) A autorreferência constitui grave falha das organizações gerenciais que operacionalizam as ações governamentais, pois estas passam a focar esforços excessivos para garantir o cumprimento de normas. (Autorreferência é característica ímpar da gestão burocrática, que foca em seus controles)

  • Acho a B válida também.

  • Não entendo a letra B como errada. O foco é sim no cumprimento de objetivos. A diferença notável do gerencialismo p burocracia é no modo de definição desses objetivos. Na burocracia, os objetivos são voltados aos processos internos e à busca da legalidade. No gerencialismo o foco está no cidadão. 

  • LETRA D

    MAPA MENTAL DE MODELOS ADMINISTRATIVOS:

    http://gestyy.com/e0HSFi

  • A palavra "descentralizada" salva quem ficou perdido na questão.


ID
782104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das diferentes abordagens da administração, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.

     

    Frederick Taylor

    Taylor procurava uma forma de elevar não só nível de produtividade, mas também os salários. Consequentemente conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.

  • O nome “Administração Cientí?ca” se deve ao esforço de se aplicarem métodos cientí?cos aos problemas da Administração. Taylor ?cou conhecido por ter sido o primeiro a fazer isso de forma sistemática. Não é à toa, portanto, que é chamado de “o pai da Administração Cientí?ca”.
    Taylor era um engenheiro mecânico americano que iniciou seus trabalhos no chão de fábrica. Nessa época, era comum o pagamento por peça ou tarefa. Nesse esquema, os patrões tentavam ganhar o máximo no preço das tarefas e os operários, por seu turno, tentavam reduzir o ritmo de produção para evitar sobrecarga de trabalho.
    Após os primeiros estudos, Taylor publicou, em 1903 o livro Shop Management (“Administração de O?cinas”) em que expunha as seguintes idéias:
    Uma boa administração deve pagar salários altos e ter baixos custos de produção.
    • A administração deve aplicar métodos cientí?cos de pesquisa para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle.
    • Os empregados devem ser colocados, cienti?camente, em postos dotados de materiais e condições adequados para o cumprimento de normas.
    • Os empregados têm de ser, cienti?camente, treinados para aperfeiçoar aptidões e executar tarefas que lhes permitam os mais elevados níveis de produção.
    • A atmosfera de cooperação entre a administração e os trabalhadores é vital para os princípios mencionados.
    Como já dissemos, a primeira preocupação de Taylor era o nível operacional, por isso começou seus estudos pelo trabalho do operário, seguindo um caminho de baixo para cima e das partes para o todo. Iniciou suas pesquisas junto aos operários no nível de execução, analisando as tarefas de cada um e decompondo seus movimentos e processos de trabalho.
    Fonte http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAhQkAB/teoria-geral-administracao
  • A) A abordagem sistêmica HOLISTICA (técnica moderna de gestão, a administração holística: A visão do todo permite entender como as partes se relacionam. pressupõe uma alta especialização no desenvolvimento de uma tarefa específica de modo que o trabalhador consiga ter uma visão holística do processo produtivo. 

    B) 
    A abordagem clássica da administração tem como princípio aumentar o nível de entropia  produtividade da organização. OU se se falasse da abordagem sistêmica em que se fala de entropia, mas que não tem como princípio o aumento da entropia. Pode-se sim falar em entropia negativa para reorganizar a organização quando ela tende ao desgaste, devido a entropia. 

    C) 
     A abordagem burocrática HUMANÍSTICAconsidera as pessoas em primeiro plano por serem as responsáveis pela aplicação de suas normas e regras. 

    D) 
    A visão mecanicista SISTÊMICA proposta por Bertalanffy revela que, para compreender a realidade, é preciso analisar não apenas elementos isolados, mas também suas inter-relações.

    E) CORRETA, como esclarecido pelo colega acima.
  • a)     A abordagem sistêmica pressupõe uma alta especialização no desenvolvimento de uma tarefa específica de modo que o trabalhador consiga ter uma visão holística do processo produtivo. ERRADO.
    Comentário. A Administração cientifica e quepressupõe uma alta especialização no desenvolvimento de uma tarefa específica, pois coloca ênfase nas Tarefas da Organização, simplificando-as, de modo a obter o máximo de especialização dos operários.

    b) A abordagem clássica da administração tem como princípio aumentar o nível de entropia da organização.  ERRADO.
     Comentário.A abordagem clássica se divide em:
              Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor . Principais enfoques:Racionalização do trabalho no nível operacional.
          Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol.Principais enfoques:Na estrutura, na organização como um todo.
    Partiram de pontos distintos com a preocupação de aumentara eficiência na empresa. Seus postulados dominaram aproximadamente as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações.
    Entropiaesta relacionada àABORDAGEM SISTEMICA DA ADMINISTRACAO.Entropia=> tendência de qualquer sistema de se desintegrar. De acordo com a Teoria Geral de Sistemas, “Entropia” se define como a tendência que os sistemas têm para a exaustão, o desgaste, a desintegração e a desorganização.
    c)      A abordagem burocrática considera as pessoas em primeiro plano por serem as responsáveis pela aplicação de suas normas e regras. ERRADO.
    Comentário:A abordagem burocrática considera as NORMAS em primeiro plano. Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. Burocracia é uma forma de organização, que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos. Para Max Weber a burocracia é a organização eficiente por excelência e para conseguir esta eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas devem acontecer.
     
    Já a Teoria Comportamental tem Ênfase na motivação humana, nesta teoria predomina na ênfase nas pessoas e seu comportamento organizacional

  • Continuando.
    d)     A visão mecanicista proposta por Bertalanffy revela que, para compreender a realidade, é preciso analisar não apenas elementos isolados, mas também suas inter-relações. ERRADO.
    Comentário. Bertalanffy, fundador da T.G.S., constata que o organismo, para ser entendido, não pode ser encarado como uma soma das suas partes. Isto é, o ser vivo não é o somatória dos seus elementos constitutivos: o todo é diferente da soma das partes tendo desta forma o Sistema como Um Todo Integrado cujas propriedades essenciais surgem das inter-relações entre suas partes; O organismo para ser entendido tem de ser encarado como um sistema.  A Teoria dos Sistemas é uma decorrência da Teoria geral de Sistemas desenvolvida por Von Bertalanffy e que se espalhou por todas as ciências, influenciando notavelmente a administração, a abordagem sistêmica contrapõe-se a abordagem do sistema fechado.
    A visão mecanicista proposta por Taylor sobre as pessoas e as organizações era essencialmente uma perspectiva de sistema fechado, ou seja,não considerava as forcas externas; só estava preocupado com o que acontecia dentro da empresa, não focavam o intercâmbio com o ambiente (externo),enquanto que Pela visão sistêmica, a organização é um sistema aberto apresentando relações de intercâmbio com o ambiente por meio de inúmeras entradas e saídas.
  • Não há limite para querer enganar o concurseiro....
    A palavra "objetivo" esta fora de propósito na alternativa E, que deveria estar errada!!!
    O objetivo de uma boa administração é gerar riqueza!!!!
     

  • Só não esqueça Luis que nem todas as organizações tem por objetivo lucro ;)
  • e) De acordo com os princípios da administração científica descritos por Taylor, o objetivo da boa administração é pagar altos salários e ter baixos custos.

    Esse CESPE é uma comédia. De onde foi que eles tiraram que o OBJETIVO da boa administração é pagar altos salários e ter baixos custos? É sabido que para Taylor, a remuneração variável (meritocracia) e economicidade eram realmente importantes para se atingir a eficiência, mas não como "fins" e sim como "meios". Como é que os "meios" podem ser o OBJETIVO de uma boa administração? Questão meio furada, mesmo assim as outras estão bem mais erradas do que a letra (e).

  • Em seu livro, Introdução a Administração, Antonio CesarAmaru Maximiano (2000, p.53) afirma que em 1903 Taylor apresentou um estudo chamado Shop management em que apontava 4 princípios da administração científica:
    1 - O objetivo da boa administração era pagar altos salários e ter baixos custos de produção.
    2 - A administração deveria aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas.
    3 - Empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados.
    4 - deveria haver uma atmosfera de íntima e cordial cooperação entre a administração e os trabalhadores.
  • Taylor era adepto da concepção de "homo economicus". Para essa teoria, o homem se motiva para o trabalho apenas com altos salários.
  • CESPE é F%$#

    Tem uma diferença muito grande de baixo custo e baixo custo unitário de produção.

    Baixo custo entendo como baixo custo total, logo  pagar altos salários vai de confronto a essa ideia.
  • CORRETA LETRA "E".

    Vamos por partes, temos que lembrar que a Adm. Científica tinha como características: 

    - Divisão do trabalho/especialização;

    - Padronização;

    - Estudo de Tempos e Movimentos;

    - Incentivos materiais/pagamento por produtividade;

    - "Homo Economicus" - Sistema Fechado.

    O conceito de "Homo Economicus" traz que o funcionário é motivado por dinheiro, quanto maior a produtividade maior o salário, Taylor acreditava que dessa forma os manteria motivados. Dessa forma se o funcionário tivesse uma produção alta ele pagaria sim altos salários e com a padronização do trabalho, estudo de tempos e movimentos e divisão do trabalho conseguiria baixar os custos.


  • Teoria científica = Taylor

    "Homo economicus" = acreditava que o homem era motivado somente por dinheiro ou bens materiais, daí a questão falar em altos salários.

    Essa teoria buscava a eficiência, rapidez, padronização e baixos custos.

  •  Taylor e seus seguidores, desenvolveram planos de incentivos salariais e de prêmios de produção. A ideia básica era a de que a remuneração baseada no tempo (salário mensal, diário ou por hora), não estimula ninguém a trabalhar mais e deve ser substituida por remuneração baseada no tempo de produçãode cada operário( salário por peça, por exemplo): o operário que produz pouco ganha pouco e o que produz mais , ganha na proporção de sua produção.(CHIAVENATO - ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA 3ª EDIÇÃO)

  • a)A abordagem sistêmica pressupõe uma alta especialização no desenvolvimento de uma tarefa específica de modo que o trabalhador consiga ter uma visão holística do processo produtivo. ERRADO (OS PROFISSIONAIS MULTIFUNCIONAIS)

    b)A abordagem clássica da administração tem como princípio aumentar o nível de entropia da organização.ERRADO(  as organizações NÃO SÃO vistas como sistemas, a abordagem Clássica tras foco nas tarefas, estruturas, e burocracias)

    c)A abordagem burocrática considera as pessoas em primeiro plano por serem as responsáveis pela aplicação de suas normas e regras. ERRADO (1° PLANO SÃO AS LEIS E NORMAS)

    d)A visão mecanicista proposta por Bertalanffy revela que, para compreender a realidade, é preciso analisar não apenas elementos isolados, mas também suas inter-relações. ERRADO (abordagem Clássica tras foco nas tarefas/máquina, e não na relação individuo)

    e)De acordo com os princípios da administração científica descritos por Taylor, o objetivo da boa administração é pagar altos salários e ter baixos custos. CORRETA

  • Complementando...

    Conceito de homo economicus

    A Administração Científica baseou-se no conceito de homo economicus, isto é, do homem econômico. Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais. Em outros termos, o homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio o salário que o trabalho proporciona. O homem é motivado a trabalhar pelo medo da fome e pela necessidade de dinheiro para viver. Assim, as recompensas salariais e os prêmios de produção (e o salário baseado na produção) influenciam os esforços individuais do trabalho, fazendo com que o trabalhador desenvolva o máximo de produção de que é fisicamente capaz para obter um ganho maior. Uma vez selecionado cientificamente o trabalhador, ensinado o método de trabalho e condicionada sua remuneração à eficiência, ele passaria a produzir o máximo dentro de sua capacidade física. 

    CHIAVENATO

  • Meu patrão pensa quase como o Taylor, pois explora o funcionário, mas paga um salário de merda. Por isso estou aqui, estudando e resolvendo questões pra dar adeus ao serviço privado..

  • Pessoal,


    Em relação a alternativa B, vi algumas justificativas mencionando que "a abordagem clássica se preocupar com as tarefas/estruturas e não vê as organizações como sistemas". Mas isso não explica o fato de ter ou não como princípio a busca do aumento do nível de entropia nas empresas. As teorias de Fayol que já eram mais ligadas a estrutura poderiam buscar a entropia da estrutura. A questão na B é muito mais simples: NENHUMA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO terá como princípio AUMENTAR O NÍVEL DE ENTROPIA porque o conceito de ENTROPIA está ligado a DESORDEM!! Aumento de Entropia = Aumento de desordem. O que uma empresa poderia tentar é buscar a entropia negativa. Acho que o que a banda tentou foi que o candidato confundisse o significado de entropia com sinergia.


    Entropia: Entropia é um conceito da termodinâmica que mede a desordem das partículas de um sistema físico. A entropia é uma grandeza na termodinâmica, representada nas formulações da física pela letra S. De acordo com a Lei da Termodinâmica, quanto maior for a desordem de um sistema, maior será a sua entropia. Por exemplo, quando alguém entra na cozinha encontra todos os utensílios e ingredientes organizados, conforme vai cozinhando, as coisas começam a se desorganizar. Da mesma forma seria o sistema da entropia, ou seja, quanto maior o processo de alteração de um estado, maior será a sua desordem. As entropias são espontâneas, isso quer dizer que seguem princípios da natureza, não sendo reversíveis. Por exemplo, quando um copo com água cai no chão, o resultado da bagunça gerada é a entropia deste ato, no entanto, seria impossível fazer a água voltar para o copo, sendo impossível retroceder a entropia. Etimologicamente, o termo entropia se originou a partir do grego entropêe, que significa “em mudança”. (fonte: www.significados.com.br)


    Entropia negativa: A entropia negativa, no âmbito da organização administrativa, é a definição dada a empresa, companhia ou sistema que está se restabelecendo, ou seja, se recuperando da desordem e falência. O conceito da entropia negativa consiste em reverter a entropia, o estágio de “bagunça” e “caos”. A entropia negativa também é chamada de “informação”, pois de acordo com o princípio da entropia, quanto maior a informação, menor a desordem. (fonte: www.significados.com.br)


    Bons estudos!!

  • Burocracia - foco nos procedimentos

    Análise sistêmica - Interdependência entre os departamentos.Integração. Visão sistêmia.E nunca mecanicista. ( Von Bertalanffy)

  • A obra de Taylor, o seu livro "Shop Management", de 1903, retratou o Estudo de Tempos e Movimentos, que possuía como premissas básicas:

    I - O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.

  • "Homo economicus" = acreditava que o homem era motivado somente por dinheiro ou bens materiais, daí a questão falar em altos salários.

    Essa teoria buscava a eficiência, rapidez, padronização e baixos custos.

  •  e)

    De acordo com os princípios da administração científica descritos por Taylor, o objetivo da boa administração é pagar altos salários e ter baixos custos.

  • Complicado...
    Até onde aprendi Taylor focava, dentre outras coisas, na divisão das tarefas ao máximo possível, a fim de que as funções de um empregado fossem em menor quantidade e mais simples, o que consequentemente faria com que sua remuneração fosse menor. 

  • TAYLOT PENSAVA ASSIM:

    eficiência = maior lucro E maior produção = maior salário - baixo custo POR CONTA DA EFICIENCIA/PRDUTIVIDADE, aplicação correta de seus recursos.

    a implantação da Administração Científica levou o operário americano a ser um dos operários  mais bem pagos do mundo industrializado e detentor de elevado padrão de vida graças aos seus salários.

    DIFERENTE DO BRASIL...

  • È nessa hora que temos que ter a maldade no coração. de todas as opções, a que estaria mais correta por eliminação, é a letra E.  

  • A - ERRADO - A ESPECIALIZAÇÃO É CARACTERÍSITCA DA ABORDAGEM CLÁSSICA.

    B - ERRADO - NENHUMA TEORIA BUSCA AUMENTAR O NÍVEL DE ENTROPIA. 

    C - ERRADO - O FOCO NAS PESSOAS É DECORRENTE DA ABORDAGEM HUMANÍSTICA.

    D - ERRADO - INTERRELAÇÃO É VISÃO SISTÊMICA, E NÃO MECANICISTA.

    E - CORRETO - O HOMEM SE MOTIVA POR RECOMPENSAS MATERIAIS E FINANCEIRAS. LOGO, É PRECISO REDUZIR OS CUSTOS DA PRODUÇÃO PARA SER APLICADO NA MOTIVAÇÃO DO HOMEM. OU SEJA, HÁ UMA RELAÇÃO SALÁRIO-PRODUÇÃO.

     

     

     

    GABARITO ''E''

     

  • A linha de diferença das questões é muito tênue. Boa questão!

  • PARA TAYLOR O HOMEM SE MOTIVA POR RECOMPENSAS MATERIAIS E FINANCEIRAS!

    GABARITO: E

  • Com os salários mais altos, o empregado se dedicaria mais ao trabalho e menos a vadiagem sistêmica (trabalhar mais lentamente, como uma preguiça coletiva). Por isso a produção seria maior, e mesmo com salários mais altos os custos sairiam mais baixos. 

  • Gabarito: E

     

    Para Taylor pagamentos de bons salários e redução de custos eram objetivos da organização racional do trabalho.

     

    PONTO DOS CONCURSOS.

  • Taylor achava que os funcionários deveriam ser bem remunerados de acordo com sua produtividade, para para que o desempenho melhorasse e o custo unitário fosse reduzido.

    Professor: Carlos Xavier

     

  • Taylor

    Tarefas

    Visão extremamente mecanicista.

    Sistema fechado

  • ACHO QUE HÁ UMA DIFERENCA MUITO GRANDE ENTRE PAGAR BONS SALÁRIOS, COMPATIVEIS COM A ATIVIDADE REALIZADA, E PAGAR ALTOS SALARIOS. ASSERTIVA SUPER MAL FEITA.

  • carguinho de tec do mpu vai te pagar bem, salário alto é ministro do stf. Questão, como todas as outras de adm, que a resposta é o que dá na telha.

  • RESUMÃO:

    A) Na realização de uma tarefa específica, o trabalhador NÃO vai ter uma visão holística, ou seja, (visão de um todo).

    B) Entropia não foi o termo correto a ser empregado.

    C) A abordagem burocrática (NÃO) considera as pessoas em primeiro plano.

    D) Visão mecanicista não, e sim visão sistemática.
    E) GABARITO

     

  • Nossa, muito errado.

    Pra taylor o certo não é pagar altos salários a qualquer custo, e sim pagar mais pra quem produz mais. Não há ligação entre pagar salários mais altos e ter menor custo. O custo envolve matéria-prima, salários, despesas gerais... 

  • GABARITO: E

    Sobre a letra c: A abordagem burocrática considera em primeiro plano as regras e normas, as pessoas são meros cumpridores destes.

    Abraços.

  • Não concordo com o gabarito!


    "Crítica da Administração Científica - A fragmentação das tarefas (especialização) tornou supérflua a qualificação do operário, levando-o à bitolação e à desmotivação. Até certo ponto, esse esquema será o responsável pelo alcance de altos lucros em curto prazo, com BAIXO NÍVEL SALARIAL e à custa de tensões sociais e sindicais."


  • Sem noção esse gabarito! Nas minhas leituras sobre Teorias Administrativas , nunca vi Taylor afirmar que o objetivo da Administração é pagar altos salários. kkkkkkkk

  • Eu também não concordo com o gabarito, pois na teoria de Taylor, ele não afirmava que o objetivo era pagar altos salários e sim pagar mais para quem TRABALHA MAIS!

  • Gabarito: E

    Primeiro período de Taylor

    O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Shop Management.

    Taylor diz que o objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.

    Introdução À Teoria Geral da Administração 9ª EDIÇÃO - CHIAVENATO, pag, 57

  • A) ERRADO - A abordagem clássica (Teoria Administrativa + Teoria Clássica) pressupõe uma alta especialização no desenvolvimento de uma tarefa específica.

    B) ERRADO - A abordagem sistêmica quem fala sobre o nível de entropia da organização, que deve ser observada como um todo (holismo).

    C) ERRADO - A abordagem burocrática é impessoal. Não leva em conta os aspectos humanos.

    D) ERRADO - A visão sistêmica (orgânica) proposta por Bertalanffy revela que, para compreender a realidade, é preciso analisar não apenas elementos isolados, mas também suas inter-relações.

    E) CERTO

  • altos salários??


ID
782107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um dos objetivos da administração é estudar os processos produtivos. Nesse contexto, o ser humano, peça fundamental na maioria dos sistemas organizacionais, deve ter seu comportamento e as relações que estabelece com o meio em que vive estudados. As variáveis que influenciam o seu desempenho devem ser conhecidas e assimiladas de modo a encontrar mecanismos de estímulo cada vez melhores e, assim, incrementar a sua capacidade de produção.

Tendo o texto acima como motivador, assinale a opção correta a respeito da gestão de pessoas e das teorias administrativas.

Alternativas
Comentários
  • A letra C está errada, porque a necessidade de auto realização é que fica no topo da pirâmide.
  • a) Autocracia é uma forma de governo autoritária. Historicamente, refere-se ao Império Bizantino em que o imperador se denominava autocrator, o que significava para ele que o seu poder era supremo, absoluto, ilimitado, irresponsável com relação a qualquer instituição terrestre e dado somente por Deus.

    b) Correta. 
    os objetivos do enfoque comportamental são:
    • Compreender o sistema social da organização, ou organização informal;
    • Compreender as pessoas como indivíduos e as características singulares de cada uma e o impacto dessa singularidade sobre o desempenho.
    c) Conforme observado pelo colega no comentário anterior, o topo da pirâmide é a "realização pessoal".

    d) O enfoque sistêmico tem por objetivos: 
    • Entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas complexos;
    • Organizar soluções para problemas complexos.
    e) Na verdade, o experimento de Hawthorne comprovou que a iluminação NÃO afetava a produtividade, mas por outro lado, descobriu essa formação de grupos informais de trabalho que influiam no comportamento dos indivíduos.

    Bons estudos!!

    Abraço!
  • Necessidades de Estima

    Após alcançar as necessidades fisiológicas, de segurança e de associação, o ser humano passa a perseguir a necessidade de estima, ou de ser respeitado em busca de auto-estima e auto-respeito. A estima é um desejo humano de ser aceito e valorizado por si e pelos outros. Note que neste caso não é apenas a busca de uma aceitação de um grupo e sim do reconhecimento pessoal e do grupo da sua contribuição e importância dentro dele.

    Quando não se consegue atingir esta necessidade, aparece a baixa estima e o complexo de inferioridade.
  • Dica para lembrar da Pirâmide de Maslow:
    A  E   SO    SE    FO
    AUTO-REALIZAÇÃO
    ESTIMA
    SOCIAIS
    SEGURANÇA
    FISIOLÓGICAS
  • A) Errada: Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo nem individual;
    B) certo
    C) o topo é auto-realização
    D) enfoque sistêmico: todos os setores estão inter-relacionados
    E) O experimento de Hawthorne, orientado por Elton Mayo de Harvard e realizado no período de 1927 a 1933, que mostrou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos e serviu de base aos estudos sistemáticos sobre a organização informal.
  • A - ERRADO - AUTOCRACIA É UMA FORMA DE LIDERANÇA BASEADA NA HIERARQUIA --> VOLTADA PARA A PRODUÇÃO, E NÃO PARA O INDIVÍDUO.

     

     

    B - CORRETO - O ENFOQUE COMPORTAMENTAL, QUE CONSIDERA AS PESSOAS EM SUA TOTALIDADE E COMO PARTE INTEGRANTE DAS ORGANIZAÇÕES, TEM DOIS EIXOS PRINCIPAIS. O PRIMEIRO TRATA DO ESTUDO DAS PESSOAS COMO INDIVÍDUOS, CONSIDERANDO CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES (CHA DA COMPETÊNCIA). O SEGUNDO TRATA DO ESTUDO DAS PESSOAS COMO MEMBROS DE GRUPOS EM QUE SÃO AVALIADAS A CAPACIDADE DE LIDERANÇA, A MOTIVAÇÃO, A COMUNICAÇÃO E A CULTURA

     

     

    C - ERRADO - AUTOREALIZAÇÃO É QUE ESTÁ NO TOPO DA PIRÂMIDE DE MASLOW. DA BASE PARA O TOPO TEMOS:

    1ª – NECESSIDADE FISIOLÓGICA. EX.: sono, sede, fome, sexo.

    2ª – NECESSIDADE DE SEGURANÇA. EX.: defesa, proteção, emprego, remuneração.

    3ª – NECESSIDADE SOCIAL. EX.: relacionamento, amor, fazer parte de um grupo/equipe.

    4ª – NECESSIDADE DE ESTIMA. EX.: autoestima, reconhecimento, status.

    5ª – NECESSIDADE DE AUTOREALIZAÇÃO. EX.: desenvolvimento pessoal da consquista.

     

     

    D - ERRADO - O ENFORQUE SISTÊMICO TRAZ A INTERDEPENDÊNCIA DAS PARTES COM O TODO ORGANIZACIONAL, OU SEJA, A GESTÃO DE PESSOAS ESTÁ INTERLIGADA COM AS OUTRAS MATÉRIAS (GESTÃO ESTRATÉGICA, DE PROCESSO, DE QUALIDADE, DE DESENVOLVIMENTO, POR COMPETÊNCIAS, POR PROJETOS...).

     

     

    E - ERRADO - A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE (A CORRELAÇÃO ENTRE PRODUTIVIDADE E ILUMINAÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO)  PROPORCIONOU O DELINEAMENTO DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS. SUAS CONCLUSÕES SÃO AS SEGUINTES:
         - O NÍVEL DE PRODUÇÃO É RESULTANTE DA INTEGRAÇÃO SOCIAL.
         - COMPORTAMENTO SOCIAL DOS EMPREGADOS.
         - RECOMPENSAS E SANÇÕES SOCIAIS.
         - GRUPOS INFORMAIS.
         - RELAÇÕES HUMANAS.
         - IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO DO CARGO.
         - ÊNFASE NOS ASPECTOS EMOCIONAIS.

     

     

     

     

    GABARITO ''B''


ID
782110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne a liderança, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Erradas:
    a) as características encontradas na assertiva se aproximam da liderança transacional, na qual o líder guia ou motiva seus seguidores na direção de metas estabelecidas, e valoriza o trabalho padronizado e tarefas orientadas.
    c) Apesar da banca citar "de maneira geral", seria precipitado considerarmos a coerção como característica genérica do líder.
    d) o estilo de liderança descrito é o transformacional, segundo o qual o líder dá aos colaboradores estímulos e motivação para atingirem seus melhores níveis de eficácia operacional, concentrando-se na cooperação, no desenvolvimento dos seguidores e na criação de ligações emocionais entre líder e liderados.
    e) O modelo gerencial de Blake e Mouton propõe 81 diferentes posições onde se pode colocar o estilo de liderança. Os autores salientam 5 diferentes estilos de liderança, sendo a possibilidade 5,5 (gerência meio-termo) um modo equilibrado de liderança. O estilo mais propenso a um desempenho máximo seria a gerência equipe (9,9).
    ROBBINS, no entanto, assevera que "Infelizmente o grid oferece apenas uma melhor estrutura para a conceitualização do estilo de liderança, sem apresentar qualquer nova informação tangível para o esclarecimento da questão de liderança, já que há pouca evidência substancial para se afirmar que o estilo 9,9 é o mais eficaz em todas as situações." Concluindo-se assim (segundo o autor) pela impossibilidade de se definir um melhor modelo de liderança, a partir do grid gerencial de Blake e Mouton, haja vista a importância do fator situacional.
  • letra A )
    líderes carismáticos percebem as imperfeições de uma situação e buscam incansavelmente mudar estas imperfeições, esse sentimento de total insatisfação com a realidade vigente provém de uma energia que domina o líder carismático em busca de novas oportunidades.
    Outra característica de líder carismático, que está diretamente vinculada ao seu senso de oportunismo, é a capacidade de sanar falhas e motivar mudanças por meio de sua visão estratégica.

    letra B) -
    correta
    Segundo  McGregor a liderança é atribuida à competências individuais (pessoas notáveis, em suas palavras), que poderiam ser “identificadas” e “replicadas”. McGregor sustentava que havia outras variáveis envolvidas na liderança, inclusive atitudes e necessidades dos liderados, as condições da organização e ambinetes social, político e econômico. McGregor defendia que a liderançã não era propriedade individual, mas um relacionamento complexo entre essas variáveis.

    letra C )

    liderarança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

    letra D)

    liderança transacional, existe uma troca (seja política, econômica, psicológica) entre o líder e o seguidor, enquanto ambos acreditarem que isso irá beneficiá-los. É uma transação, pura e simples.

    letra E)

    ROBERT BLAKE E JANE MOUTON (GRID GERENCIAL) - O modelo  conhecido por estabelecer dois caminhos para o exercício da liderança:
    a)Orientação para produção:tudo aquilo que a organização consegue mediante o esforço de pessoas, em termos de resultados.
    b)Orientação para pessoas: preocupação com o grau de comprometimento assumido por alguém no sentido de responder por seu trabalho; este respeito deve ser analisado à luz do comprometimento, e não da obediência.
  • Pessoal,

    O gabarito é a letra "B", discorremos abaixo sobre o conteúdo: 

    No que tange a liderança conforme Douglas Mcgregor ele a caracterizou segundo dois fatores o primeiro a necessidade de segurança e o segundo a necessidade de satisfação.

    Assim, no que se refere à necessidade de segurança atribui consistência a essa dimensão por meio dos aspectos seguintes:

    Atmosfera: esse primeiro aspecto é criado "[...] pelo superior, que é revelada pelo modo que o superior age e nas atitudes que toma em relação aos subordinados [...]".

    Já no aspecto do conhecimento, segundo Mcgregor, há seis itens que o subordinado precisa saber para ter suas necessidades atendidas:

    "[...] conhecer as diretrizes da companhia e as filosofias de sua administração [...] Conhecer os processos, regras e regulamentos [...] Conhecer a expectativa sobre seu próprio trabalho, suas responsabilidades e seu lugar na organização [...] conhecer as características pessoais do superior imediato para que o subordinado saiba como agir perante ele [...] conhecer a opinião do superior a respeito do desempenho no trabalho [...] conhecer com antecedência as alterações que [...] o afetarão, pois as resistências às mudanças ocorrem justamente pela insegurança que elas causam".

    O último aspecto de segurança trata-se da disciplina coerente "[...] enquanto as ações do subordinado forem condizentes com o que se espera dele e com as diretrizes da empresa o subordinado espera uma atitude de apoio de seus superiores. [...] já a falta de cumprimento das regras estabelecidas[...] em punição".

    Em relação às necessidade de realização, conforme Mcgregor: 

    Participação: O funcionário "[...] expressar suas ideias e opiniões na busca de solucionar problemas que o afetem [...]".

    Responsabilidade: Esse segundo fator refere-se ao empregado "[...] ao desejo de assumir responsabilidade é consequência do amadurecimento do subordinado [...]".

    Direito de apelar: "[...] Consiste na possibilidade de discordância clara e sincera das questões tratadas entre superior e subordinado [...]".

    fonte: http://pt.scribd.com/doc/54199371/28/QUADRO-7-EXPECTATIVAS-DOS-TRABALHADORES-SEGUNDO-McGREGOR

    Bons Estudos!

    Raimundo Santos



  • Segue link com resumo desse modelo de Blake e Mouton do professor Rodrigo Renno - EVP

    http://pt.scribd.com/doc/36646945/Administracao-Lideranca-Grid-Gerencial-de-Blake-e-Mouton
  • Não sei se estou errada mas tem colega comentando que a letra A é  Liderança Carismática e outra pessoa Comentando que a letra A é Liderança Transacional. 

    Ao meu ver a letra A é liderança Transacional. 
  • COMPLEMENTANDO O COMENTÁRIO DO GUILHERME:
    PRIMEIRA CASA  É ORIENTADO PARA TAREFAS;
    A SEGUNDA CASA É ORIENTDO PARA PESSOAS.
    EX:
    1.9: ENFATIZA MAIS PESSOAS DO QUE TAREFAS;
    9.1: ENFATIZA MAIS TAREFAS DO QUE PESSOAS;
    5.5: ENFATIZA EMPREGADOS E TAREFAS;
    1.1: FRACO PARA TAREFAS E PARA PESSOAS;
    9.9: ENFATIZA PESSOAS E TAREFAS: É O LIDER IDEAL.

  • Segundo Douglas McGregor(1960), a liderança refere-se a uma combinação de variáveis e elementos:

    1- Características pessoais do líder: a liderança é função, papel, tarefa ou responsabilidade que qualquer pessoa possa desempenhar quando é responsável por um grupo;

    2- As atitudes, necessidades e outras características pessoais dos liderados: é importante considerar duas características pessoais: suas  motivações e suas competências.

    *Motivação- os liderados só realizarão a tarefa se estiverem motivados;

    *Competência dos liderados- quanto mais competente o liderando, menos o líder necessitará fazer alguma intervenção.

    Fonte: Andréia Ribas.


  • Eu odeio o CESPE !

  • Li a alternativa e) e só pensei em uma coisa: "Segredo de Broke Blake e Mouton".

    Brincadeirinha. Só p/ descontrair.  

     

  • ainda nao entendi o erro da letra E

  • Mariana, de acordo com Blake e Mouton, o modelo ideal é o 9,9, com alta atenção às tarefas e às pessoas, e não o 5,5, como colocado na questão. 

  • OBRIGADA ELICA

  • Típica questão que se consegue acertar por eliminação.

  • liderança

  • Tirei esse item de uma questão de múltipla escolha para que possamos julgá-la como certo ou errado.

    Pegadinha da banca! Por ser deduzível que o estilo 5:5 é de equilíbrio, a banca quis nos enganar afirmando que esse seria o estilo ideal. Na verdade, segundo os autores, o estilo ideal seria o líder equipe (9:9), o qual se preocuparia de forma máxima tanto com as necessidades das pessoas quanto com a execução das tarefas e alcance dos resultados.

    Quanto à afirmação de que o líder meio-termo (5:5) seria o que apresenta um equilíbrio entre a necessidade de trabalho e a manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório, o item fala a verdade. Entretanto, por dizer que esse seria o modelo ideal, a questão se torna ERRADA, como exposto acima.

    Gabarito: E

  • LETRA B CORRETA

    McGregor desenvolveu as teorias X e Y. Segundo a teoria X, o indivíduo é preguiçoso e naturalmente avesso ao trabalho, o que exige controle e direção da liderança. A teoria Y, por sua vez, considera que os indivíduos são automotivados e buscam o crescimento e desenvolvimento profissional, o que sugere que a liderança deve valorizar o crescimento pessoal e profissional e a autonomia das pessoas.


ID
782113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da gestão da qualidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Correta a alternativa D.

    Refere-se ao 4º princípio de Deming: Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço. Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança;

    A quem quiser se aprofundar: http://www.datalyzer.com.br/site/suporte/administrador/info/arquivos/info80/80.html

    Bons estudos!!

    Abraço!

  • William Edward Deming foi um dos maiores gerenciadores de qualidade da história, mas preferia ser chamado de consultor em estudos estatísticos. Seja como for, Deming foi o responsável pelo desenvolvimento vertiginoso das indústrias japonesas no período do pós-guerra e o responsável pela disseminação de muitas das técnicas de gerenciamento da qualidade.
    Ansoff sistematizou uma teoria de planejamento estratégico para empresas, com a criação do modelo de planejamento estratégico em várias etapas. O foco principal era a busca de sinergia entre as funções da empresa. Esse modelo foi útil para a compreensão e a geração de estratégias de expansão do negócio: a matriz de Ansoff, ou matriz produto versus mercado. A partir das posições de mercado existente ou novo, orientado às novidades mercadológicas crescentes, ou de produtos existentes ou novos, orientados às novidades tecnológicas constantes, era possível compreender as estratégias factíveis para cada organização ou unidade estratégica de negócio. - ALTERNATIVA (A) = INCORRETA
    A filosofia de Deming está toda contida no que costumamos chamar de “quatorze princípios de Deming”:
    1. Para a melhoria de produtos/ serviços deve-se estabelecer uma constância de propósitos de forma a tornar a organização competitiva e mantê-la em atividade, assim como criar empregos; - ALTERNATIVA (E) = INCORRETA
    (...)
    3. Deming defendia que a qualidade deve fazer parte do produto/serviço desde o início, ou seja, deveria ser eliminada a necessidade de inspeção (que só detecta as falhas depois que elas já ocorreram); - ALTERNATIVA (C) = INCORRETA
    4. Para Deming o mais importante na aprovação de orçamentos não deveria ser o preço, mas a diminuição do custo total, para isso, deve-se desenvolver um fornecedor para cada matéria-prima ou insumo de forma a tornar o relacionamento mais duradouro, confiável e leal; -ALTERNATIVA (D) = CORRETA
    (...)
    10. Segundo Deming deve ser eliminada qualquer alusão a metas do tipo “zero defeitos”, pois, elas servem apenas para causar inimizades e desmotivação uma vez que a maioria das falhas encontra-se nos processos e não estão ao alcance da maioria dos trabalhadores; - ALTERNATIVA (B) = INCORRETA
    (...)

  • Sobre o Seis Sigma:

    DMAIC

    A metodologia básica consiste nos 5 estágios seguintes:

    • Definir (Define) formalmente os objetivos de melhoria do processo que sejam consistentes com as demandas do cliente e a estratégia da empresa.

    • Medir (Measure) para definir as medições base no processo atual para comparação futura.  Mapear e medir o processo em questão e coletar os dados necessários do processo.

    • Analisar (Analyze) para verificar o relacionamento e causalidade dos fatores.  Qual é o relacionamento?  Há outros fatores que não foram considerados?

    • Melhorar (Improve) e otimizar o processo em base à análise usando técnicas como desenho de experimentos.

    • Controlar (Control) o processo com testes piloto, realizar a transição para a produção e depois medir continuamente o processo para garantir que as variações são corrigidas antes de se transformarem em defeitos.

    DMADV

    A metodologia básica consiste nos 5 estágios seguintes:

    • Definir (Define) formalmente os objetivos de melhoria do processo que sejam consistentes com as demandas do cliente e a estratégia da empresa.

    • Medir (Measure), identificando os CTQs, capabilidades do produto, capabilidade do processo produtivo, avaliação de risco, etc.

    • Analisar (Analyze), desenvolvendo alternativas de design, criando um design de alto nível e avaliando sua capabilidade, para selecionar o melhor design.

    • Desenhar (Design), desenvolvendo o detalhe do desenho, otimizando-o e planejando sua verificação.  Esta fase pode precisar de simulações.

    • Verificar (Verify) o desenho, realizar testes piloto e implementar processos produtivos.  Esta fase também pode precisar de simulações.


  • A) A matriz de crescimento Ansoff é uma ferramenta de planejamento de marketing que ajuda as empresas a determinar sua estratégia de crescimento do mercado. Duas dimensões determinam o alcance das opões (vetores de crescimento): produtos e mercados. A matriz de Ansoff analisa quatro estratégias possíveis: penetração de mercado; desenvolvimento do mercado; desenvolvimento do produto; e, diversificação.

    Já a gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_da_qualidade_total)

  • GABARITO: d.

    Um dos princípios de Deming:

    Acabar com a prática de negócio compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimizar o custo total. Insistir na ideia de um único fornecedor para cada item, desenvolvendo relacionamentos duradouros, calcados na qualidade e na confiança.

    Fonte: Rodrigo Rennó.


  • A - ERRADO -  A QUALIDADE TOTAL FOI PROPOSTO POR DEMING, ISHIKAWA E FEIGENBAUM.

     

    B - ERRADO - COM BASE NOS 14 PRINCÍPIOS, DEMING REPUDIA SLOGANS, LEMAS, EXORTAÇÕES E METAS.

     

    C - ERRADO - COM BASE NOS 14 PRINCÍPIOS, DEMING ACONSELHA QUE ELIMINE A NECESSIDADE DE INSPEÇÃO EM MASSA.

     

    D - CORRETO - COM BASE NOS 14 PRINCÍPIOS, DEMING ACONSELHA O DESENVOLVIMENTO DE UM ÚNICO FORNECEDOR PARA CADA ITEM, NUM RELACIONAMENTO DE LONGO PRAZO FUNDAMENTADO NA LEALDADE E NA CONFIANÇA.

     

    E - ERRADO - ESTATÍSTICAS NÃO GARANTE, E SIM PRESUME.

     

     

     

     

    GABARITO ''D''

  • Na boa, marquei a opção A) por achar que na opção D) não poderia sequer exisitir um número reduzido de fornecedores, mas sim único fornecedor! Vivendo e aprendendo...


ID
782116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das ferramentas administrativas que apoiam a gestão da qualidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta é a letra C.

    Comentando as demais.....

    a) benchmarking pode ser usada em empresas do mesmo setor ou de setores diferentes;
    b) JIT trabalha com um numero reduzido de fornecedores;
    c) correta
    d) Pareto é uma técnica de priorização, mas eu nunca a vi sendo utilizada como causa/efeito, e sim como análise de custos.
    e) PDCA é um ciclo de melhoria contínua.
  •  
    a) O benchmarking é uma ferramenta criada com intuito de replicar os procedimentos de um concorrente para aprimorar o processo produtivo e não há necessidade de ser utilizado em organizações que atuam no mesmo ramo de negócios, ou seja o benchmarking pode ser utilizado em empresas de ramos distintos.
    O benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra (MAXIMIANO, 2006).
    c) A metodologia denominada seis sigma para a redução de desperdícios é muito utilizada pela escola da qualidade, pois foca na análise dos erros nos produtos para consertar as falhas nos processos que os provocam.
    Comentário: Uma metodologia que está se consolidando no mundo dos negócios e possibilitando grandes conquistas às empresas é o Seis Sigma, um método que se concentra na diminuição ou eliminação da incidência de erros, defeitos e falhas em um processo. A metodologia Seis Sigma visa também reduzir a variabilidade do processo (Smith & Adams, 2000). Ela pode ser aplicada na maioria dos setores da atividade econômica. Alcançar o Seis Sigma significa reduzir defeitos, erros e falhas a zero e atingir a quase perfeição no desempenho dos processos. A metodologia associa um rigoroso enfoque estatístico a um arsenal de ferramentas que são empregadas com o objetivo de caracterizar as fontes da variabilidade para demonstrar como esse conhecimento pode controlar e aperfeiçoar os resultados do processo (Watson, 2001).
     
    d) É um gráfico de barras que ordena as freqüências das ocorrências, DA MAIOR PARA A MENOR, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (poucos essenciais, muitos triviais), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Permite uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. Segundo o economista italiano Vilfredo Pareto  80% dos resultados decorrem de 20% das ações. Isso significa por exemplo que 20% de  insumos de determinada empresa representam 80% do valor financeiro de seu estoque.
    Fonte: http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/rct20art11.pdf
     
  • Conceito de Diagrama de Pareto

    O Diagrama de Pareto constitui uma das ferramentas utilizadas no controlo de qualidade e foi inicialmente definido pelo guru da qualidade Joseph Juran em 1950. Na sua base está o Princípio de Pareto que refere que um pequeno número de causas (geralmente 20%) é responsável pela maioria dos problemas (80%). A grande aplicabilidade deste princípio à resolução dos problemas da qualidade reside precisamente no facto de ajudar a identificar o reduzido número de causas que estão muitas vezes por detrás de uma grande parte dos problemas que ocorrem. É na detecção dos 20% de causas que dão origem a 80% dos efeitos que o Diagrama de Pareto se revela uma ferramenta muito eficiente. De facto, o Diagrama de Pareto diz que, em muitos casos, a maior parte das perdas que se fazem sentir são devidas a um pequeno número de defeitos considerados vitais (vital few). Os restantes defeitos, que dão origem a poucas perdas, são consideradas triviais (trivial many) e não constituem qualquer perigo sério. Uma vez identificados os vital few, dever-se-á proceder à sua análise, estudo e implementação de processos que conduzam à sua redução ou eliminação.
  • Alguém pode me explicar porque a letra E está errada?
  • no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_PDCA podemos compreender melhor a letra "e"
  • ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) é uma seqüência de ações que podem ser utilizadas para controlar algum processo. É uma ferramenta administrativa que auxilia na organização de um projeto ou processo. Seu nome deve-se a abreviatura de verbos em inglês:

    • Plan (Planejar): consiste em estabelecer metas e objetivos, bem como os métodos que serão utilizados para que sejam realizados;
    • Do (Executar, fazer): é a etapa de implementação de acordo com o que foi estabelecido anteriormente no planejamento;
    • Check (Verificar, checar): analisar os dados e medir se os objetivos e metas foram alcançados da forma como desejado;
    • Act (Agir): definir quais as mudanças necessárias para garantir a melhoria contínua do projeto.

    Mais informações : http://www.empresasedinheiro.com/2011/07/ciclo-pdca/
  • A letra "E" está errada porque o PDCA é um instrumento de controle de qualidade e não controle de custo, como afirma a alternativa.
  •  

    O 6-Sigma tem 2 metodologias chave - DMAIC e DMADV.  DMAIC é usado para melhorar um processo de negócios existente.  DMADV é usado para criar um novo design de produto ou processo de forma a obter uma performance mais previsível, madura e livre de defeitos. 

     

    DMAIC

    A metodologia básica consiste nos 5 estágios seguintes:

    • Definir (Define) formalmente os objetivos de melhoria do processo que sejam consistentes com as demandas do cliente e a estratégia da empresa.

    • Medir (Measure) para definir as medições base no processo atual para comparação futura.  Mapear e medir o processo em questão e coletar os dados necessários do processo.

    • Analisar (Analyze) para verificar o relacionamento e causalidade dos fatores.  Qual é o relacionamento?  Há outros fatores que não foram considerados?

    • Melhorar (Improve) e otimizar o processo em base à análise usando técnicas como desenho de experimentos.

    • Controlar (Control) o processo com testes piloto, realizar a transição para a produção e depois medir continuamente o processo para garantir que as variações são corrigidas antes de se transformarem em defeitos.

    DMADV

    A metodologia básica consiste nos 5 estágios seguintes:

    • Definir (Define) formalmente os objetivos de melhoria do processo que sejam consistentes com as demandas do cliente e a estratégia da empresa.

    • Medir (Measure), identificando os CTQs, capabilidades do produto, capabilidade do processo produtivo, avaliação de risco, etc.

    • Analisar (Analyze), desenvolvendo alternativas de design, criando um design de alto nível e avaliando sua capabilidade, para selecionar o melhor design.

    • Desenhar (Design), desenvolvendo o detalhe do desenho, otimizando-o e planejando sua verificação.  Esta fase pode precisar de simulações.

    • Verificar (Verify) o desenho, realizar testes piloto e implementar processos produtivos.  Esta fase também pode precisar de simulações.


  • Analisando as questões:

    a - O benchmarking é uma ferramenta criada com intuito de replicar os procedimentos de um concorrente para aprimorar o processo produtivo e, por isso, deve ser utilizado em organizações que atuam no mesmo ramo de negócios. ERRADO. Ramos similares.

    b - O método just in time procura reduzir ao mínimo o tempo de fabricação e o volume de estoques e, para alcançar esse objetivo, dispõe de um grande cadastro de fornecedores. Errado. Manda reduzir o número, e não aumentar.

    c - A metodologia denominada seis sigma para a redução de desperdícios é muito utilizada pela escola da qualidade, pois foca na análise dos erros nos produtos para consertar as falhas nos processos que os provocam. Correto

    d - O princípio proposto pelo economista Vilfrido Pareto é uma técnica de priorização para as organizações, pois revela que, comumente, 5% das causas respondem por 95% dos efeitos. Errado. 80/20

    e - O ciclo PDCA (plan, do, check, act) é um poderoso instrumento de controle de custos, pois permite verificar de forma recorrente a gestão de estoques. Errado. Nunca ouvi falar isso.

  • "O Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) pode ser definido como um conjunto de práticas desenvolvidas para maximizar o desempenho dos processos dentro da empresa, eliminando os seus defeitos e as não conformidades de acordo com as especificações de fábrica."

     

    para mais informações:

    http://www.sobreadministracao.com/seis-six-sigma-o-que-e-como-funciona/

  • o erro da letra E afirma que é um controle de custo, que na verdade é um controle de qualidade

    GAB C

  • A - ERRADO - NÃO NECESSARIAMENTE NO MESMO RAMO.

    B - ERRADO - RELAÇÃO CUSTO-TEMPO PODENDO SER APLICADO EM QUALQUER ORGANIZAÇÃO.

    C - GABARITO.

    D - ERRADO - MATRIZ DE PARETO: 20% DAS CAUSAS OCASIONAM 80% DOS EFEITOS.

    E - ERRADO - PDCA: UTILIZADO COMO MODELO DE PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE SOLUÇÕES DE APRIMORAMENTO CONTÍNUO EM QUALQUER ÁREA.

  • GABARITO: C

     

    CORRIGINDO......

     

    a) benchmarking é uma ferramenta criada com intuito de replicar os procedimentos de um concorrente para aprimorar o processo produtivo e, por isso, pode ser utilizado em organizações que atuem em diferentes ramos de negócios. 


     

     b) O método just in time procura reduzir ao máximo o tempo de fabricação e o volume de estoques e, para alcançar esse objetivo, dispõe de um cadastro limitado de fornecedores. 

    O sistema JIT (just in time), inicialmente utilizado em empresas automobilísticas japonesas, é um método de controle de estoque que envolve redução de custos, melhoria do fluxo de trabalho e entrega de matérias primas e materiais no “tempo certo”, sem desperdício ou qualquer tipo de perda. (Q119204​)

     

     c) A metodologia denominada seis sigma para a redução de desperdícios é muito utilizada pela escola da qualidade, pois foca na análise dos erros nos produtos para consertar as falhas nos processos que os provocam.

    Metodologia seis sigma: Baseia-se no ENTENDIMENTO DAS EXIGÊNCIAS DOS CLIENTES para aprimorar a qualidade dos sistemas, produtos, serviços e processos da organização em todas as suas funções.” (Chiavenato, 2008).

     

     

     d) O princípio proposto pelo economista Vilfrido Pareto é uma técnica de priorização para as organizações, pois revela que, comumente,20% das causas respondem por 80% dos efeitos. 


     

     e) O ciclo PDCA (plan, do, check, act) é uma das ferramentas da qualidade e é aplicado para melhorar processos e produtos. 

     

     

     

    FONTE: Anotações das aulas do profº José Wesley. (Qualquer erro, favor me avisar).
     

     


ID
782119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

De acordo com o art. 2.º do Decreto n. o 5.378/2005, o GesPublica deve contemplar a formulação e a implementação de medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no Plano Plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais. Essas ações têm como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    A governança se refere a capacidade do Estado, das instituições administrativas, implementar efetivamente as políticas públicas adotadas pelo Governo, e que foram aprovadas nas eleições pelo eleitorado. Promover a governança é um dos objetivos da Gespublica.
  • Acrescentando fundamentação do Decreto 5.378/2005:

    Art. 2o  O GESPÚBLICA deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais, que objetivem:

    I - eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal;

    II - promover a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas;

    III - promover a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública;

    IV - assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados; e

    V - promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.

  • ola pessoal gostaria de saber onde encontro um bom material sobre noçoes de administraçao publica?
    vou fazer o concurso da cemig e precisso para conhecimentos especificos.

    desde ja agradeço!!!
    Bons estudos a todos.
  • DECRETO Nº 5.378 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2005.

    Art. 2o O GESPÚBLICA deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais, que objetivem:

    I - eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal;
    II - promover a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas;
    III - promover a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública;
    IV - assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados; e
    V - promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.

    www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Decreto/D5378.htm
  • Letra a a) assegurar a efetividade da ação governamental por meio da reestruturação das instituições de controle.
    ERRADA

    - assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados;

    Letra b  b) promover a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.
    Correta - promover a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas;

    Letra c c) promover a governabilidade, por meio de um modelo autocrático, participativo, transparente e ético.
    Super errada, governabilidade está relacionada a legitimidade do governo e o modelo autocrático é autoritário.

    Letra d d) promover a inclusão da agenda de políticas públicas do Estado nas organizações do primeiro setor.
     ERRADA
    O primeiro setor é o próprio Estado, o que se busca é  promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética

    Letra e) reduzir o endividamento da administração indireta e aprimorar a eficácia das ações governamentais.
    ERRADA
    Gestão é qualidade, nada a ver com orçamento. Busca-se eliminar o déficit institucional (que é ausencia do Estado onde ele deveria estar atuando) e promover a eficiência: melhor aproveitamento dos recursos,relativamente aos resultados da ação pública;
  • Autocrático para mim foi a pior parte! Kk

  • 1. Autocrático


    Definição de autocracia:
    Detenção de poder absoluto e usa-o, da forma que lhe convém..

    Forma de governo na qual um único homem detém o poder supremo. Ele tem controle absoluto em todos os níveis de governo, sem o consentimento dos governados. O governo russo à época dos czares era quase uma autocracia absoluta.

  • O Decreto 5.378/2005 foi Revogado pelo Decreto nº 9.094, de 2017.

  • gespublica


ID
782122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Ao se classificar um almoxarifado com base na classificação ABC, os itens mais volumosos e que agregam pouco resultado para a organização devem ser incluídos na(s) classe(s)

Alternativas
Comentários
  • A curva ABC, no caso de administração de estoques, apresenta resultados da demanda de cada item nas seguintes áreas:

    • giro no estoque;
    • proporção sobre o faturamento no período;
    • margem de lucro obtida.

    Os itens são classificados como (Carvalho, 2002, p. 227):

    • de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período);
    • de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período);
    • de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período).

    Os parâmetros acima não são uma regra matematicamente fixa, pois podem variar de organização para organização nos percentuais descritos.A definição das classes A, B e C obedece apenas a critérios de bom senso e conveniência dos controles a serem estabelecidos e é definida pelo gestor.

    O que importa é que a análise destes parâmetros propicia o trabalho de controle de estoque do analista cuja decisão de compra pode se basear nos resultados obtidos pela curva ABC. Os itens considerados de Classe A merecerão um tratamento preferencial. Assim, a conseqüência da utilidade desta técnica é a otimização da aplicação dos recursos financeiros ou materiais, evitando desperdícios ou aquisições indevidas e favorecendo o aumento da lucratividade.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_ABC

  • A classificação ABC  é a classificação dos itens de estoque por ordem de importância financeira:
    Classe A: grupo de itens mais importantes que devem ser trabalhados com uma atenção especial pela administração. São os itens que dão sustentação às vendas( apenas 20% dos itens corresponde a 70% do faturamento).
    Classe B: grupo intermediário, responde por 30% dos itens em estoque a 20% do faturamento.
    Classe C: grupo de itens menos importante em termos de movimentação, no entanto, requerem atenção pelo fato de gerarem custo de manutenção de estoque. Compreende 50% dos itens em estoque, respondendo por apenas 10% do faturamento.

    Bons estudos!
  • CLASSE A: grupo de itens mais importantes que devem ser trabalhados com uma atenção especial pelo administrador.

    CLASSE B: grupo intermediário.

    CLASSE C: grupo de itens menos importantes em termos de movimentação. No exemplo que foi dado, pela apostila VESTCON,  a CLASSE C compreendia sozinha a 50% dos itens de estoque, repondendo por apenas 5% do faturamento. Logo esta seria a nossa resposta, já que corresponderia aos itens mais volumosos e que agregam pouco resultado para a organização.
  • g) Por valor econômico (Curva ABC)
    O Método da Curva ABC ou Princípio de Pareto (ou, ainda, Curva 80-20), é uma ferramenta segundo a qual os itens de material em estoque são classificados de acordo com sua importância, geralmente financeira. Para Gonçalves (2007), o principal objetivo da análise ABC é identificar os itens de maior valor de demanda e sobre eles exercer uma gestão mais refinada, especialmente por representarem altos valores de investimentos e, muitas vezes, com impactos estratégicos para a sobrevivência da organização. Devemos frisar que, na sistemática da Curva ABC, os itens de material em estoque são usualmente classificados de acordo com seu valor financeiro, mas existe a possibilidade de adoção de outros critérios, como, por exemplo, impacto na linha de produção, ou, itens mais requisitados pelos setores da organização. No método da Curva ABC, os itens em estoque são classificados em três classes:
    Classe A: itens de maior relevância
    Classe B: itens de importância intermediária
    Classe C: itens de menor relevância em estoque
  • LETRA E 
    SISTEMA ABC 



    A =  MT VALOR E POUCO ÍTEM 

    B = INTERMEDIÁRIO 

    C = POUCO VALOR E MT ÍTEM 

  • Fonte: http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br
  • Esse quadro que a Cláudia postou é de fácil entendimento, simples e completo! Obrigada!
  • Agregam pouco resultado para a organização , logo , classe C. 

  • Para montar a análise é necessário montar uma tabela com a participação de cada item na receita total da empresa, assim cria os critérios de avaliação. Por exemplo, quais itens representam 80% da receita, os 15% e os últimos 5%. Geralmente, o resultado é semelhante ao mostrado no gráfico abaixo. Na maioria dos casos, uma parte menor da causa corresponde a uma parte maior dos efeitos.

    Curva ABC   Análise de Pareto   O que é e como funciona

    Neste caso, normalmente, os primeiros 20% dos itens da lista serão responsáveis por aproximadamente 80% da margem de lucro da empresa. Para uma empresa com uma lista de ações de 100 itens diferentes, isto significa que devemos prestar mais atenção para os 20 itens que vão ser responsáveis pela lucratividade.

    Os próximos 40% dos itens, vão, geralmente, representar 15% de lucratividade. Estes podem ter uma atenção geral da empresa mais reduzida, se comparados aos anteriores. Porém, exigem uma boa análise por parte dos planejadores.

    Os 40% últimos, onde existe pouco giro e pouca margem, são responsáveis por apenas 5% da lucratividade  e podem ser gerenciados com um nível mais baixo de atenção.

    Conclusões

    Com a utilização da Curva ABC, será muito mais fácil para o gestor gerenciar seu estoque dentro da organização, por isso é importante conhecer todas as variáveis desta ferramenta. Por isso, recomendamos que você vá além dos conhecimentos oferecidos neste post, procurando literaturas à respeito e, principalmente, trocando experiências com profissionais da área.
    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-e-como-funciona-a-curva-abc-analise-de-pareto-regra-80-20/

  • GABARITO: E

    Já deu para sacar que a CESPE não é muito criativa :P. Eles descreveram, copiando sem medo e sem vergonha alguma a definição dos itens da Classe C: itens muito volumosos e que agregam pouco resultado para a organização.

    Não dá nem para comentar esta questão (rs).

    Alternativa e)
  • GABARITO LETRA C

     

     

     

     

                                           A------------------------ B-------------------C

    IMPORTÂNCIA --------- Maior---------------Intermediária------ Menor

    Nº ITENS --------------- Menor --------------Intermediária ------ Maior

    PORCENTAGEM ------ 20% = 80% -------- 30% = 15% ------- 50% = 5%

     

    Traduzindo a última coluna:

    CLASSE A: em torno de 20% dos itens, corresponde 80% do valor das mercadorias.

    CLASSE B: em torno de 30% dos itens, corresponde 15% do valor das mercadorias.

    CLASSE C: em torno de 50% dos itens corresponde 5% do valor das mercadorias

     

    ______________________________

     

    O que queremos? Tomar posse.

    E quando queremos? É irrelevante.

     

  • LETRA E

  • LETRA E


ID
782125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O método FIFO é indicado

Alternativas
Comentários
  • PEPS

    Este critério, também conhecido como FIFO (first-in, first-out) apura que os primeiros artigos que entrarem no estoque, vão ser aqueles que vão sair em primeiro lugar, deste modo o custo da matéria-prima deve ser considerado pelo valor de compra desses primeiros artigos (Ferreira, 2007, p. 33).

    Nesta maneira de agir, o estoque apresenta uma relação bastante expressiva com o custo de reposição, sendo esse estoque representado pelos preços pagos recentemente. Obviamente, adoptar este método, faz com que o efeito da oscilação dos preços sobre os resultados seja expressivo, as saídas são confrontadas com os custos mais antigos, sendo esta uma das principais razões pelas quais alguns se mostram contrários a este método.

    UEPS

    Este critério, também conhecido como LIFO (last-in first-out) é um método de avaliar estoque bastante discutido. O custo do estoque é obtido como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (saídas) (primeiro a sair). Pressupõe-se, deste modo, que o estoque final consiste nas unidades mais antigas e é avaliado ao custo das mesmas. Segue-se que, de acordo com o método UEPS, o custo dos artigos vendidos (saídas) tende a se reflectir no custo dos artigos comprados mais recentemente (comprados ou produzidos). Também permite reduzir os lucros líquidos expostos (Ferreira, 2007, p. 35).


    Preço médio ponderado

    Este critério é usado em empresas, em que os seus estoques tenham um controle permanente, e que a cada aquisição, o seu preço médio seja actualizado, pelo método do custo médio ponderado (Ferreira, 2007, p. 32).

    É o método utilizado nas empresas brasileiras para atendimeto à legislação fiscal. Empresas multinacionais com operações no Brasil frequentemente tem de avaliar o estoque segundo o método do custo padrão, para atender aos padrões da matriz, e também fazê-lo segundo o custo médio para atendimento à legislação brasileira.

    [editar]Custo Padrão

    É o método de custeio preconizado pelo USGAAP (United States Generally Accepted Accounting Principles). Nele tanto as entradas de estoque quanto as saídas são apropriadas ao custo padrão estabelecido pela empresa, usualmente é aquele que foi utilizado na elaboração do planejamento orçamentário anual. Toda diferença entre o preço real de compra (decorrente de variações de preço) ou custo real de produção (decorrente de variações na produtividade) são apropriados nas contas de variação do preço de compra ou variação de manufatura, respectivamente. Essas contas são contas de resultado, de modo que qualquer variação afeta diretamente o resultado do mês em que ocorre, ainda que o material não tenha sido vendido.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Estoque

  • Correta a letra "B"

    Método PEPS
    Este critério, também conhecido como FIFO (first-in, first-out) apura que os primeiros artigos que entrarem no estoque, vão ser aqueles que vão sair em primeiro lugar.


     

  • FIFO= PEPS: Primeiro que entra, primeiro que sai.

    LIFO=UEPS: Ultimo que entra primeiro que sai.
  • - Perecíveis – devem ser armazenados segundo o método “FIFO” – “primeiro 
    que entra é o primeiro que sai"
  • Apenas reiterando o comentário do colega Tarcísio: acredito que no caso de perecíveis, ao invés do método FIFO, devemos empregar o método FEFO (primeiro que expira é o primeiro que sai), tendo em vista o gabarito da  Q260568.
  • FIFO = FI (first in) FO (first out), ou seja, o primeiro que entra é o primeiro a sair. Basta traduzir e você acerta a questão.
  • FIFO= PEPS

    P
    rimeiro que
    Entra    é o
    Primeiro  que
    Sai

  • Dica para lembrar dos nomes,

    PE
    PS = FIFO (Dois P e dois F)
    UEPS = LIFO (Um P e um F)

    Bom, me ajuda bastante rsrs

    Bons Estudos!
  • B)

    FIFO é a sigla em inglês para “First in, first out”.

    FIFO ou PEPS - nesse método, dá-se primeiro saída nas mercadorias mais antigas (primeiras que entraram), ficando nos estoques as mais recentes.

  • Lembrando que existe também o FEFO (primeiro que vence primeiro que sai), e em algumas questões ele é comparado ao FIFO, pois se entrou primeiro tem que sair primeiro pelo motivo do prazo de validade.
  • PEPS ou FIFO

    Também se denomina FEFO (First in, First out).

    O primeiro item a entrar (mais antigo) é o primeiro a sair (ou seja, será o primeiro a ser considerado para efeito de cálculo de custos).

    É aceito pela legislação tributária brasileira

    É recomendado para períodos deflacionários. 

  • Primeiro que entra Primeiro que sai= FiFo, usado em produtos perecíveis

  • LETRA B


ID
782128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A técnica de mapeamento de processos que possibilita uma visão geral das fronteiras, dos clientes, dos fornecedores e dos requisitos de um processo e que circunda o problema a ser resolvido, sem utilização do conceito de raias ou sem muito direcionamento para a área de tecnologia da informação, é denominada

Alternativas
Comentários
  • A Matriz Sipoc é uma forma de visualização mais detalhada de um fluxograma, eu particularmente, na hora de elaborar meus fluxogramas gosto de apresentá-los utilizando essa matriz pois a relação entre os diferentes processos, seus clientes e resultados são melhor visualizados, é uma forma mais completa de visualizar um fluxograma de informação. As informações da Matriz SIPOC são:   Suplliers - Fornecedores - Aqueles que alimentam o processo; Inputs - Entradas/Insumos - O que entra no processo para ser processado, documentos, materiais, etc; Process - Processos - A atividade de transformação que aplicada a uma entrada vai gerar uma saída; Outputs - Saídas/Resultados - Resultado de um processo de transformação; Consumers or customers - Consumidores ou Clientes - Clientes do processo.
  • SIPOC – Supplier; Input; Process; Output; Customer
    Modelo de documentação de processo utilizado no Six Sigma, não possuindo padrão ou conjunto de notação determinada.

    Fonte: http://www.portalgsti.com.br/2012/10/bpm-bpmn-bpms-o-que-e-isso-parte-4.html
  • http://en.wikipedia.org/wiki/SIPOC
    sem utilização do conceito de raias ou sem muito direcionamento para a área de tecnologia da informação, é representado por uma tabela, com entradas e saídas para cada processo.
  • Como os colegas notaram, oo SIPOC confere com a descrição da questão.

    IDEF- (integrated definition) é uma modelagem para representar o ciclo de vida inteiro do desenvolvimwento do software . IDEF-0 define o escopo da analise, cujo diagrama mostra as atividades & processamento atraves do COMI (controls, output, mechanisms, input). input & output saõ entrada & saída. controls é como input é processado enquanto que mechanisms é quem faz o que.

    BPMN - business process model and notation é um modelo universal de representação de processos organizacionais o qual usa o conceito de swimlanes para mostrar a interação entre os processos.

  • Palavras-chave da questão: "Fornecedores" e "Clientes"

    SIPOC: Supplier (Fornecedores), Input, Process, Output, Customer (Cliente).


ID
782131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Um técnico judiciário foi incumbido de realizar a análise e a melhoria do processo de autuação de documentos recebidos do protocolo de determinado órgão, que estavam chegando com erros de encaminhamento. Nessa situação, assinale a opção que apresenta a ferramenta adequada a ser utilizada por esse técnico para descrever graficamente o relacionamento entre o gargalo do processo e as possíveis causas que possam estar gerando tais erros.

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de Ishikawa, conhecido também como Espinha de Peixe ou Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade onde causas são levantadas para se chegar a raiz de um problema específico, através da análise de todos os fatores que puderam contribuir para sua geração.   Proposto originalmente na década de 60 por Kaoru Ishikawa o diagrama leva em conta que toda causa vai produzir um efeito, essas causas representam hipóteses que precisam ser analisadas e testadas uma a uma, a fim de comprovar sua veracidade e determinar o grau de influência ou impacto sobre a situação em análise.
      Na prática, o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta prática, muito utilizada para realizar análise de causa em avaliação de não conformidades, como apresentado no exemplo abaixo.

    O diagrama de Ishikawa representa a relação existente entre determinado resultado de um processo (efeito) e os diversos fatores (causas) que podem contribuir para esse resultado. Sua relação com a imagem de uma espinha de peixe se dá devido ao fato que podemos considerar suas espinhas as causas dos problemas levantados, que contribuirão para a descoberta de seu efeito.   PARA QUE É UTILIZADO? - Para visualizar as causas principais e secundárias de um problema. - Para ampliar a visão das possíveis causas de um problema, através de análise e a identificação de soluções. - Para gerar melhorias nos processos.   COMO CONSTRUIR - Definir o problema (efeito) a ser analisado. - Desenhar uma seta horizontal apontando para a direita e escreva o problema no interior de um retângulo localizado na ponta da seta. - Realizar um brainstorming para levantar as possíveis causas que possam estar gerando o problema perguntando “Por que isto está acontecendo”. - Dividir as causas identificadas em categorias, como por exemplo: máquina, mão de obra, método e materiais (4M) ou da forma que for mais coerente com o problema analisado. - Logo após, deverão ser definidas as sub-causas, ou seja, as causas das causas.
  • 5W2H
    é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores  da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, deverá figurar nesta tabela (sim, você fará isto em uma tabela) como será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa tal processo.
     
    Esta ferramenta é extremamente útil para as empresas, uma vez que elimina por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou sua atividade. Em um meio ágil e competitivo como é o ambiente corporativo, a ausência de dúvidas agiliza e muito as atividades a serem desenvolvidas por colaboradores de setores ou áreas diferentes. afinal, um erro na transmissão de informações pode acarretar diversos prejuízos à sua empresa, por isso é preciso ficar atento à essas questões decisivas, e o 5W2H é excelente neste quesito!
     
    Por que 5W2H?
    O nome desta ferramenta foi assim estabelecido por juntar as primeiras letras dos nomes (em inglês) das diretrizes utilizadas neste processo. Abaixo você pode ver cada uma delas e o que elas representam:
    What – O que será feito (etapas)
    Why – Por que será feito (justificativa)
    Where – Onde será feito (local)
    When – Quando será feito (tempo)
    Who – Por quem será feito (responsabilidade)
    How – Como será feito (método)
    How much – Quanto custará fazer (custo)

     
  • FLUXOGRAMA
    Um fluxograma, ou flowchart, é um diagrama que tem como finalidade representar processos ou fluxos de materiais e operações (diagramação lógica, ou de fluxo). Geralmente confundido com o organograma, o fluxograma possui a diferença de representar algo essencialmente dinâmico, já o organograma é uma representação da estrutura funcional da organização. O fluxograma também pode ser usado por programadores para elaboração de algoritmos (programação estruturada), porém, neste caso ele possui algumas representações próprias.
      O fluxograma sempre possui um início, um sentido de leitura, ou fluxo, e um fim. Alguns símbolos básicos são usados na construção de qualquer fluxograma porém eles podem variar. Veja abaixo algumas definições básicas:
     
    * Geralmente, usa-se um círculo alongado para indicar o início e o fim do fluxo;
    * A seta é usada para indicar o sentido do fluxo;
    * No retângulo são inseridas as ações;
    * O losango representa questões / alternativas;
    + O losango sempre terá duas saídas;
    * As linhas ou setas nunca devem cruzar umas sobre as outras;
    * O texto deve ser sempre claro e sucinto;
    * Recomenda-se iniciar as ações sempre com um verbo no infinitivo (fazer, dizer…);
      O importante é estabelecer o fluxograma de forma que ele fique o mais claro possível, ou seja, que fique fácil identificar as ações que devem ser executadas, ou dependendo do tipo de fluxograma, as alternativas do processo.
     
    Outros símbolos e modelos podem ser usados para montar fluxogramas, o que vai determinar quais símbolos utilizar ou não, ou ainda, que tipo de fluxograma se deve usar é o objetivo dele e o quê ele descreve.



    Bons estudos a todos nós!
  • e) diagrama de Ishikawa

  • A resposta correta é a letra : e) diagrama de Ishikawa

  • O diagrama de espinha de peixe também é conhecido como o diagrama de causa e efeito, DIAGRAMA de ISHIKAWA, diagrama  de fishikawa, e diagrama herringbone.

     

    O diagrama de espinha de peixe lhe dá uma lista detalhada de POSSÍVEIS CAUSAS para identificar a causa raiz do problema

     

    Ajuda a encontrar GARGALOS no processo
     

  • Diagrama de Ishikawa, também conhecido comoDiagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial.

  • Gabarito E

    A) fluxograma

    O fluxograma consiste em um gráfico que, através da utilização de diferentes símbolos, demonstra o fluxo (ou a “sequência normal”) do trabalho e das atividades de um processo. Em outras palavras, é um gráfico que representa o “passo a passo” do processo.

    B) cadeia cliente-fornecedor

    A cadeia cliente-fornecedor é definida como o relacionamento que existe entre os beneficiários de um processo ou compradores (clientes) e aqueles que criam os tickets ou entregam o resultado desse processo (os fornecedores).

    C) matriz GUT

    Ferramenta utilizada para priorizar os problemas.

    São utilizados três fatores para avaliar e quantificar os problemas: Gravidade (G), Urgência (U) e Tendência (T).

    Gravidade: para quantificarmos o nível de gravidade, precisamos avaliar se o problema afeta os objetivos ou resultados da organização. Analisa-se o grau de dano ou prejuízo que esse problema poderá trazer à organização. Ou seja, analisa-se o impacto do problema sobre a organização.

    Urgência: avalia-se o prazo que a organização possui para agir sobre o problema, ou seja, analisa-se “quando” esse problema irá ocorrer e quanto tempo a organização terá para resolver essa situação.

    Tendência: avalia de que forma esse problema irá se desenvolver caso a organização não atue sobre ele. Trata-se do “padrão de desenvolvimento” da situação.

    D) 5W2H

    Tem por objetivo facilitar o planejamento das atividades. Auxilia o gestor a traçar os planos de ação para que os objetivos sejam alcançados. Auxilia na tomada de decisão.

    Embasa-se nas seguintes perguntas: What (o que?), Why (por quê?), Who (quem?), Where (onde?), When (quanto?), How (como?), How much (quanto?).

    E) diagrama de Ishikawa - gabarito

    O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa-Efeito, “Gráfico Espinha de Peixe”, Método 4M ou Método 6M, é uma ferramenta que auxilia o gestor a identificar as causas de determinado problema. Ou seja, essa ferramenta auxilia o gestor a identificar as causas e, consequentemente, “compreender” melhor um processo ou um problema.

    Em outras palavras, o Diagrama de Ishikawa permite ao gestor “visualizar” e “entender” quais são as causas que estão gerando determinados efeitos (problemas/defeitos).

    fonte: https://maestrovirtuale.com/cadeia-de-clientes-fornecedores-o-que-e-e-exemplo/

    Material estratégia concursos - prof. Stefan Fantini


ID
782134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Como regra geral, em um tribunal, os responsáveis pela análise e melhoria de um processo de atendimento ao cliente devem

Alternativas
Comentários
  • O comentário acima está errado.

    A alternativa (C) é a resposta.
  • Correta a alternativa C

    Chamamos de handoff toda a transferência de conhecimento, ou seja, toda vez que uma informação é passada de uma pessoa para outra, existe o chamado handoff. Ele está presente, por exemplo, em um simples e-mail.
    Por que ele pode ser um grande problema? Vamos ver um caso onde o handoff está presente e o que pode ocorrer.
    Hospitais. Infelizmente eu já tive de passar noites em hospitais e pude presenciar trocas de turnos entre os médicos. O que normalmente vemos são médicos com lápis e pequenos pedaços de papel, que se tornam então anotações sobre o estado de saúde das pessoas que permanecem no hospital. Imaginem o que vira esse pedaço de papel ao longo do turno de trabalho de um médico de plantão. Outras anotações, amassados, rasuras...tem todos os ingredientes para dar errado.
    Esses handoffs podem levar a exames redundantes, internações prolongadas desnecessárias ou falta de medicação adequada e tudo isso contribui muito para baixar o nível de qualidade do hospital, a satisfação dos pacientes e elevar os custos internos.

    Leia a matéria completa em: http://leanparatodos.blogspot.com.br/2011/04/hand-off-pode-ser-um-grande-problema.html

    Bons estudos!!

    Abraço!


  • Agradecemos ao colega Osvaldo Neves

    Ângela Rezende

  • Se facilitar... 

    Imaginem como aquela brincadeira do telefone sem fio. A informação vai passando por várias pessoas de forma que a última tem uma interpretação totalmente diferente da que foi passada no início.

    Por isso reduzir o número de handoffs, para que se evitem falhas. 
  • Acho que a definição de Handoff também tem a ver com aquela situação de que um setor fica transferindo para o outro, e a pessoa/problema passa por 10 setores diferentes.

    Ainda tem a ver com a quantidade de pessoas pelas quais a informação passa para se chegar a uma resposta/resultado. Por quanto menos pessoas o processo/informaçoes passar, mais eficiente e direto será.
  • Handoffs são, talvez, os pontos mais vulneráveis de um processo. 

    Trata-se do exato momento em que o processo muda de responsabilidade. 

    Esta transferência institui uma relação de cliente-interno em que, muitas vezes, há conflito e perda de eficiência. 

    figura abaixo ilustra os handoffs ocorrendo nos passos em que o processo “cruza” com as áreas funcionais instituídas.


    Depois de identificar cada handoff, as seguintes questões poderiam guiar essa discussão: 

    • Quais handoffs são mais prováveis de impactar o processo? 

    • Existem alguns gargalos de informação ou serviços como resultado de handoffs 

    ocorrendo muito rapidamente? 

    • Algum handoff pode ser eliminado? 


    No exemplo do processo de licitação, devemos dar especial atenção aos momentos do processo em que os mesmo “troca de mão”. No momento em que uma área qualquer “entrega” o processo para que outra área possa dar continuidade há o risco de perda de informação, ineficiência, conflito de expectativas, entre outros. 



    http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2012-07/manual-de-melhoria-de-processos---v8.pdf

  • HANDOFF (Transferência de controle)
    Atividades que passam o controle do processo para outro departamento ou organização.

  • USE O BOM SENSO QUE VOCÊ CHAGARÁ À ALTERNATIVA ''C''. DEPOIS, MARQUE-A SEM MEDO E SEJA FELIZ.

     

    HANDOFF É TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO, OU SEJA, TODA VEZ QUE UMA INFORMAÇÃO É PASSADA DE UMA PESSOA PARA OUTRA, EXISTE O CHAMADO HANDOFF. ELE ESTÁ PRESENTE, POR EXEMPLO, EM UM SIMPLES E-MAIL. AGORA IMAGINEM UM HOSPITAL. JÁ PUDE PRESENCIAR TROCAS DE TURNOS ENTRE OS MÉDICOS. O QUE NORMALMENTE VEMOS SÃO MÉDICOS COM LÁPIS E PEQUENOS PEDAÇOS DE PAPEL, QUE SE TORNAM ENTÃO ANOTAÇÕES SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DAS PESSOAS QUE PERMANECEM NO HOSPITAL. AGORA, IMAGINEM O QUE VIRA ESSE PEDAÇO DE PAPEL AO LONGO DO TURNO DE TRABALHO DE UM MÉDICO DE PLANTÃO. OUTRAS ANOTAÇÕES, AMASSADOS, RASURAS... TEM TODOS OS INGREDIENTES PARA DAR ERRADO.

     

     

     

     

     

    GABARITO ''C''

  • GAB: C 

     

    Handoffs =  Qualquer ponto em um processo onde o trabalho ou a informação passa de uma função para outra é um handoff nesse processo. Handoffs podem resultar em desconexões de processos e devem ser analisados com cuidado. Tipicamente, quanto menor for o número de handoffs, menor será sua vulnerabilidade a desconexões.

     

    FONTE: CBOK 2013 - Pág. 122

  • letra C

    Qualquer ponto em um processo onde o trabalho ou a informação passa de uma função para outra é um handoff nesse processo.

    Handoffs podem resultar em desconexões de processos e devem ser analisados com cuidado. Quanto menor o numero de handoffs, menor será a sua vulnerabilidade a desconxões.

  • gab C

    Handoff:  um ponto no processo em que o trabalho passa a outro(a) pessoa/grupo/sistema ou departemento

    exemplo de handoff: transferir um cliente a outro departamento

    Deus é fiel.

     

  • FALHAS NA COMUNICAÇÃO. Divirtam-se: https://www.youtube.com/watch?v=3ySMk6gCZmM

  • custava trocar a palavra handoffs por transferências?

  • LETRA C

  • C - deve reduzir o número de handoffs [disse-me-disse - "fulano de tal me disse que outro fulano de tal disse que era assim pra fazer"] para que se evitem falhas no processo.
  • Principios básicos do desenho de processos de negócio:

    1- Momento da verdade (interações entre clientes e a empresa)

    2- Agregar valor ao cliente

    3- Redução de atrasos em handoffs

    4- Não automatizar demais

    5- Padronização dos processos de negócio

    6 - Regras de negócio (Devem ser evitadas no desenho, pois podem dificultar a leitura e compreensão)

    7- Conformidade

    8- Validação do desenho

    9- Simplicidade no desenho dos processos


ID
782137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere que o presidente da República tenha proposto ao Congresso Nacional a edição de uma lei que autorizasse a criação de pessoa jurídica, de direito privado, de capital público e privado, cujos atos constitutivos fossem registrados após a referida lei. Nessa situação, o presidente estaria autorizando a criação de uma

Alternativas
Comentários
  • LETRA C 


    CARACTERÍSTICAS RELATIVAS ÀS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA !

    CAPITAL DUPLO : PRIVADO E PÚBLICO 

    PERSONALIDADE JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO 

    INTEGRANTE DA ADM INDIRETA DA UNIÃO 

    É UMA ENTDIDADE
  • resposta correta letra c, VAMOS ENTENDER:

    criação de uma pessoa jurídica - descentralização
    autorizada por lei- só pode ser fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista
    capital público e privado- só pode ser sociedade de economia mista pois a empresa pública o capital é 100% público.
  • Letra C.

    Questão cespiana tranquila!

    Resposta facilmente identificável pelo fato de o capital ser MISTO (Público + Privado), caracterizando- além de outras atribuições- a SEM (Sociedade de Economia MISTA).





    Quem ensina aprende duas vezes.
  • O enunciado da questão diz que a S.A é :
    pessoa jurídica de direito privado -- > Significa que é regida pelo Direito Privado. Não atua com nenhuma prerrogativa/ vantagem a mais do que uma empresa criada por particulares.
    de capital público e privado,-- > Significa que tem capital misto. Aqui poderia ser excluída as Empresas Públicas.  
    cujos atos constitutivos fossem registrados após a referida lei -- > Significa que ela só nasce após autorização da Lei + Registro no cartório competente.


    Autarquia é a única criada por lei.
    Agência Reguladora é uma forma especial de Autarquia.
    Empresa Pública é autorizada por lei, mas tem capital 100% público.


    Sobrou apenas a Sociedade de Economia Mista. Veja a definição de Hely Lopes Meirelles acerca das Sociedades de Economia Mista:

    “pessoas jurídicas de Direito Privado, com participação do Poder Público e de particulares no seu capital e na sua administração, para a realização de atividade econômica ou serviço de interesse coletivo outorgado ou delegado pelo Estado 
  • a) OSCIP - ERRADO. Vale destacar que as OSCIPs - Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - regulamentadas pela Lei 9.790/99, não se confundem com as OSs - Organizações Sociais - que são regulamentadas, em âmbito federal, pela Lei 9.637/98. As OSCIP's são entidades que recebem o fomento do Estado, por exemplo, para defender os consumidores, os idosos, os homossexuais etc. E, portanto, atuam em atividades de utilidade pública, em relação às quais o Estado tem interesse de fomento, tais como a segurança alimentar, da ética, da paz e saúde.  


    b) Empresa Pública - ERRADO: capital social formado integralmente por recursos de pessoas jurídicas de direito público. Ex.: Caixa Econômica Federal e Correios.
    c) SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA - CERTO

    A partir do enunciado poderíamos fazer confusão entre EMPRESA PÚBLICA (EP) e SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA (SEM), já que, conforme se vê adiante, ambas têm a sua criação autorizada por lei específica. E, além disso, ambas são de direito privado. No entanto, a diferença primordial entre ambas, conforme brilhantemente já apontado pelos colegas acima, está na formação do capital. Enquanto a EP tem, obrigatoriamente, capital exclusivamente público, a SEM tem seu capital misto, ou seja, parte público e parte privado, sendo que, a maior parte do capital votante, ou seja, o controle acionário permanece com o Estado. Por fim, importante esclarecer que a EP e a SEM são de direito privado em razão da forma como são criadas, ou seja, após terem a sua criação autorizada por lei, seus atos constitutivos são registrados no órgão competente, momento em que efetivamente nascem, da mesma forma como ocorre com qualquer empresa privada, ou seja, nascem a partir do registro de seus atos constitutivos. Além disso, estão preponderantemente sujeitas as mesmas condições das empresas privadas, com as quais, em regra, concorrem. São exemplos de SEM: Banco do Brasil e Petrobras.    

  • d) Autarquia - ERRADO:

  • e) Agência Reguladora - ERRADO: Agência reguladora é uma pessoa jurídica de Direito Público interno, geralmente constituída sob a forma de autarquia especial ou outro ente da administração indireta, cuja finalidade é regular e/ou fiscalizar a atividade de determinado setor da economia do país, a exemplo dos setores de energia elétrica, transportes e telecomunicações. As Agências Reguladoras são criadas através de Leis e tem natureza de Autarquia com regime jurídico especial. Consistem em autarquias com poderes especiais, integrantes da administração pública indireta, que se dispõe a fiscalizar e regular as atividades de serviços públicos executados por empresas privadas, mediante prévia concessão, permissão ou autorização.
     

  • Em que pese os ótimos comentários acima, penso que vale a transcrição do dispositivo da CF que embasa essa questão:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
    (...)
    XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;


  • Fiquei em dúvida entre Empresa Pública e Sociedade de economia mista. Mas daí lembrei que Empresa Pública constitui capital exclusivamente público.

    Se houvesse mais informações, seria mais fácil.
  • 1. "lei que autorizasse a criação de pessoa jurídica" - art. 37, XIX, CF: "Somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação"
    2. "de direito privado" - Empresa Pública e Sociedade de Economia Mista
    3. "
    de capital público e privado" - Sociedade de Economia Mista

    LETRA C

  • Sociedade de economia Mista: pessoa jurídica de direito privado, integrante da adm indireta, instituida pelo poder público, mediante lei específica, sob forma de sociedade anônima. com participação de capital privado e público.
  • http://mapasconcursos.blogspot.com.br/





  • Fonte: http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/
  • Por eliminação:


    pessoa jurídica de direito privado -> Não pode ser "autarquia" ou "agência reguladora", pois são de direito público

    de capital público e privado -> Não pode ser "empresa pública", pois o capital teria de ser 100% público

    Presidente autoriza criação -> Não pode ser "OSCIP"
    , pois OSCIP é uma qualificação obtida por entidades criadas por particulares (satisfeitas as devidas condições, obviamente)


    .:.  Trata-se, então, de sociedade de economia mista.

  • A rigor a questao nao estaria errada pelo fato de a questao NAO dizer se a MAIORIA DO CAPITAL é público? Ele apenas diz que o capital é publico e privado, mas nao diz que a maioria eh publico. A rigor entao, nao necessariamente seria uma sociedade de economia mista.

    Ninguem mais pensou assim?

  • Vejamos as alternativas: 
    - Alternativa A: as OSCIPS são as organizações da sociedade civil de interesse público. Pertencem, assim, ao chamado terceiro setor, pois são pessoas jurídicas privadas, que não se voltam ao lucro, e que atuam em colaboração com o poder público. Portanto, não se ajustam as OSCIPs ao conceito, sendo a alternativa errada. 
    - Alternativa B: as empresas públicas se amoldam a quase todo o conceito definido, exceto num ponto: seu capital é inteiramente público. Portanto, também não é essa a resposta correta. 
    - Alternativa C: de fato, as sociedades de economia mista se caracterizam por ser empresa de constituição autorizada por lei e de capital mesclado, público e privado, com o poder público detendo o controle. Portanto, esta é a alternativa correta. 
     - Alternativa D: as autarquias não são autorizada, mas diretamente criadas por lei, sendo dispensado qualquer registro, além de ser inteiramente pública, por óbvio. Portanto, alternativa errada. 
    - Alternativa E: as agências reguladoras, embora especiais, são meras autarquias, estando errada essa opção pelas mesmas razoes da anterior.
  • SE O CAPITAL É PÚBLICO E PRIVADO (núcleo da questão), NÃO TEM OUTRA FORMA, SÓ PODE SER SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA!


    POIS É A ÚNICA ENTIDADE ADMINISTRATIVA TEM SUAS AÇÕES NEGOCIADAS EM BOLSAS DE VALORES. PORÉM, DEVE-SE LEMBRAR QUE O GOVERNO É O ACIONISTA MAJORITÁRIO, OU SEJA, NO MÍNIMO 51%.



    A - ERRADO - NEM PERTENCE À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA OU INDIRETA.

    B - ERRADO - O CAPITAL SEMPRE SERÁ PÚBLICO, DE FORMA UNIPESSOAL OU PLURIPESSOAL, MAS SEMPRE PÚBLICO.

    C - CORRETO - CAPITAL PÚBLICO E PRIVADO.

    D - ERRADO - O CAPITAL SEMPRE SERÁ PÚBLICO.

    E - ERRADO - O CAPITAL SEMPRE SERÁ PÚBLICO.




    GABARITO ''C''

  • Vejamos as alternativas: 

    - Alternativa A: as OSCIPS são as organizações da sociedade civil de interesse público. Pertencem, assim, ao chamado terceiro setor, pois são pessoas jurídicas privadas, que não se voltam ao lucro, e que atuam em colaboração com o poder público. Portanto, não se ajustam as OSCIPs ao conceito, sendo a alternativa errada. 

    - Alternativa B: as empresas públicas se amoldam a quase todo o conceito definido, exceto num ponto: seu capital é inteiramente público. Portanto, também não é essa a resposta correta. 

    - Alternativa C: de fato, as sociedades de economia mista se caracterizam por ser empresa de constituição autorizada por lei e de capital mesclado, público e privado, com o poder público detendo o controle. Portanto, esta é a alternativa correta. 

     - Alternativa D: as autarquias não são autorizada, mas diretamente criadas por lei, sendo dispensado qualquer registro, além de ser inteiramente pública, por óbvio. Portanto, alternativa errada. 

    - Alternativa E: as agências reguladoras, embora especiais, são meras autarquias, estando errada essa opção pelas mesmas razoes da anterior.

  • Quando li capital público e privado, nem precisei ler o restante... Sociedade de economia mista.

  • a) ERRADA - OSCIPS pertencem ao terceiro setor. São pessoas jurídicas privadas, que não se voltam ao lucro e atuam em colaboração com o poder público.

    -

    b) ERRADA - As empresas públicas têm o capital totalmente público.

    -

    c) CERTA - As sociedades de economia mista têm o capital público e privado.

    -

    d) ERRADA - As autarquias são diretamente criadas por lei, além de ser inteiramente pública.

    -

    e) ERRADA - Agências reguladoras, embora especiais, são meras autarquias.

  • Considere que o presidente da República tenha proposto ao Congresso Nacional a edição de uma lei que autorizasse a criação de pessoa jurídica, de direito privado, de capital público e privado, cujos atos constitutivos fossem registrados após a referida lei. Nessa situação, o presidente estaria autorizando a criação de uma sociedade de economia mista.


ID
782140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O administrador público que concede aposentadoria por tempo de serviço a um servidor que reúne condições para tanto está realizando, necessariamente, um ato administrativo classificado como

Alternativas
Comentários
  • LETRA B 



    ATO VINCULADO A UMA LEI QUE ESTABELECE QUE , COMPROVADO O TEMPO DE SERVIÇO , O SERVIDOR DEVE SER APOSENTADO "
  • Letra B.

    Segundo o professor Fabiano Pereira...
    A concessão da aposentadoria está inserida no poder vinculado da autoridade competente, ou seja, caso tenham sido cumpridos todos os requisitos previstos na lei, a autoridade competente deve limitar-se à edição do ato, sem emitir juízo de conveniência ou valor (a autoridade competente não pode, por exemplo, fazer um pedido emocionado para que o servidor continue trabalhando, pois ainda é muito produtivo, etc.). Nesse caso, o agente público deverá limitar-se a verificar se os requisitos previstos na lei foram preenchidos e, caso positivo, estará obrigado a editar o ato.

  • Letra B, pois o administrador não tem margem de discricionariedade, de oportunidade e conveniência para atuar. O direito é subjetivo do aposentado e o ato é vinculado.

    Bons estudos.
  • a) Discricionário - ERRADO



    b) VINCULADO - CERTO

    Trata-se, a aposentadoria, se preenchidos os requisitos legais, de um direito adquirido, não restando, portanto, ao administrador público, outra opção que não a de concedê-la, razão porque não se trata de ato discricionário, mas de ato vinculado. Para ilustrar, segue adiante jurisprudência alusiva ao tema:
    CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. MANDADO DE SEGURANÇA. APOSENTADORIA. DIREITO ADQUIRIDO. ATO VINCULADO. RETORNO AO SERVIÇO PÚBLICO. DESCABIMENTO.I. Estando preenchidos os requisitos legais para a concessão da aposentadoria, possui a impetrante direito adquirido para sua concessão, não podendo de maneira nenhuma ser abruptamente obrigada a retornar a exercer suas atividades em sala de aula, principalmente, porque a concessão da aposentadoria, neste caso, constitui ato vinculado.II. Segurança concedida.
    (145672008 MA , Relator: ANTONIO GUERREIRO JÚNIOR, Data de Julgamento: 04/12/2008, SAO LUIS)


    c) de Gestão - ERRADO. Expedidos pela Administração em posição de igualdade perante o particular, sem usar de sua supremacia e regidos pelo direito privado. Exemplo: locação de imóvel, alienação de bens públicos;
    d) Geral - ERRADO. Também chamados de "regulamentares", são dirigidos a uma quantidade indeterminável de destinatários. Ex.: edital de concurso, regulamentos, instruções normativas e circulares de serviço.
    e) Negocial - ERRADO. Produzem diretamente efeitos jurídicos, por isso também denominados "negócios jurídicos". Exe.: Promoção de servidor público.
  • Vejamos as alternativas: 

    - Alternativa A: o ato é discricionário quando há margem de escolha. No caso descrito, se o servidor preenche todos os requisitos legais, não há outra opção, não há discricionariedade: deve ser concedida a aposentadoria. Alternativa errada. 
    - Alternativa B: ao contrário, se não há margem de discricionariedade, é claro que estamos diante de um ato vinculado. Resposta certa! 
    - Alternativa C: atos de gestão caracterizam-se por serem praticados sem as prerrogativas da administração pública, ou seja, com igualdade entre a administração e o particular. Esse não é, naturalmente, o caso de uma concessão de aposentadoria. Opção errada. 
     - Alternativa D: se esse ato concede aposentadoria a um ou mais servidores, mas que podem ser especificados, é individual, e não geral. 
    - Alternativa E: negociais são os atos administrativos praticados quando há um interesse do administrado em se obter determinada vantagem. Um ótimo exemplo é a concessão de uma licença. Mas não é o caso do ato de aposentadoria, razão pela qual a opção é errada.
  • Classificação dos atos administrativos


    1) Quanto ao destinatário: gerais (expedidos sem destinatário certo, dirigem-se a todos que se encontrem na mesma situação descrita na norma. Ex..: regulamentos, portarias) e individuais (dirigidos a destinatário certo, criam situação jurídica particular. Ex.: nomeação, licença, desapropriação).

    2) Quanto ao conteúdo ou efeito: constitutivo (cria uma nova situação jurídica para o administrado - cria, modifica ou extingue. Ex.: dispensa, aplicação de penalidade) e declaratório (a Administração reconhece um direito existente anteriormente. E.: licença, isenção).

    3) Quanto à formação dos Atos: simples (decorre da vontade de um único órgão, seja ele singular ou colegiado. Ex.: nomeação pelo Presidente da República, decisão de um Conselho); complexo (manifestação de dois ou mais órgãos, de duas ou mais vontades que se unem para formar um único ato. Ex.: aposentadoria); e composto (manifestação de dois ou mais órgãos, em que um edita o ato principal e o outro será acessório. Ex.: nomeação de ministro do Superior Tribunal feito pelo Presidente da República e que depende de aprovação do Senado).

    4) Quanto a exequibilidade: perfeito (plenamente formado e com condições de produzir efeitos), imperfeito (incompleto em sua formação, falta um ato complementar. Ex: A falta da publicação); pendente (sujeito a condição para que comece a produzir efeitos); e consumado (já exauriu seus efeitos).

    5) Quanto ao objeto: de império (aqueles em que a Administração age usando de sua supremacia sobre o administrado ou servidor, sendo impostos unilateral e coercitivamente, independente de autorização judicial); de gestão (aqueles praticados pela Administração em situação de igualdade com o particular); e de expediente (destinados a dar andamento aos processos aos papéis que tramitam nas repartições públicas à espera de uma decisão d autoridade competente).

    6) Quanto ao regramento: vinculados (sua realização depende das condições impostas pela lei, ficando tolhida a liberdade do administrador) e discricionários (praticados com liberdade de escolha do seu conteúdo, do seu destinatário, de sua conveniência, de sua oportunidade e do seu modo de realização).

    *Atos negociais: são todos aqueles que contêm uma declaração de vontade da administração apta a concretizar determinado negócio jurídico ou a deferir certa faculdade ao particular, nas condições impostas ou consentidas pelo Poder Público (HLM). Ocorrem quando a manifestação da vontade da administração coincide com a do particular (podem ser vinculados, discricionários, definitivos ou precários).
  • GAB: B

     

    Sobre discricionariedade e vinculação:

    O ato administrativo será vinculado quando suportado em norma que não deixa margem para opções ou escolhas estabelecendo que, diante de determinados requisitos, a Administração deverá agir de tal ou qual forma. Sendo assim, em tal modalidade a atuação da Administração se restringe a uma única possibilidade de conduta ou única solução possível diante de determinada situação de fato, qual seja aquela solução que já se encontra previamente delineada na norma, sem qualquer margem de apreciação subjetiva.

    Em contrapartida, será discricionário o ato quando suportado em regramento que não atinge todos os aspectos da atuação administrativa; deixando a lei certa margem de liberdade de decisão diante do caso concreto, de modo que a autoridade poderá optar por uma dentre várias soluções possíveis, todas válidas perante o direito.

     

    http://www.perguntedireito.com.br/550/administrativo-vinculado-administrativo-discricionario

    -----

     

    C) Atos de gestão: Os atos de gestão são aqueles praticados em situação de igualdade com os particulares, para a conservação e desenvolvimento do patrimônio público e para a gestão de seus serviços. São atos desempenhados para a administração dos serviços públicos.

     

    D) Atos gerais: Os atos gerais ou normativos são aqueles que não possuem destinatários determinados. Eles apresentam hipóteses genéricas de aplicação, que alcançará todos os sujeitos que nelas se enquadrarem. Tendo em vista a “generalidade e abstração” que possuem, esses atos são também chamados de atos normativos.

     

    E) Atos negociais: São aqueles em que a manifestação de vontade da Administração coincide com determinado interesse particular, são atos em que não se faz presente a imperatividade ou autoexecutoriedade do particular.

  • a) ERRADA - O servidor preenche todos os requisitos legais para se aposentar, portanto, não há discricionariedade.

    -

    b) CERTA - É um ato vinculado, quando o administrador público concede aposentadoria ao servidor que preenche todos os requisitos legais para se aposentar.

    -

    c) ERRADA - Atos de gestão possuem igualdade entre a administração e o particular. A aposentadoria não se enquadra nessa categoria.

    -

    d) ERRADA - Esse é um ato individual, e não geral.

    -

    e) ERRADA - Ato negocial envolve o interesse do administrado em se obter determinada vantagem, como a concessão de uma licença. A aposentadoria não se enquadra nessa categoria.


ID
782143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A requisição administrativa de uma propriedade ocupada por família com histórico de posse de drogas ocorrerá

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Conforme expõe a CF:

    Art. 5, XV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;

    Obs: Não confundir requisição com desapropriação confiscatória, esta prevista no art. 243 da CF.

    Bons estudos.
  • Conforme Hely Lopes, requisição é a utilização coativa de bens ou serviços particulares pelo Poder Público por ato de execução imediata e direta da autoridade requisitante e indenização ulterior, para atendimento de necessidades coletivas urgentes e transitórias.
    Tal instituto está previsto na CF, art. 5º, XXV: "No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano."

    A) Há indenização se houver dano.
    B) Ocorrerá por "iminente perigo público".
    C) Este caso configura desapropriação confiscatória, não requisição.
    D) CERTA
    E) a indenização é ulterior (após) a requisição, se houver dano.
  • a questão tentou confundir o candidato ao tratar sobre drogas. mas o foco é a requisição administrativa e não de quem é o imóvel, por isso a resposta é iminente perigo público
  • GABARITO: d) em caso de iminente perigo público.
    Conforme os excelentes comentários dos colegas acima, devidamente fundamentados, o examinador, de coração peludo, tenta confundir o infeliz do candidado, acrescentando no enunciado uma pitada de maldade: "familia com histórico de drogas". Se dormir no ponto, o candidato, inevitavelmente, marcaria a alternativa "c", esquecendo, porém, que quando do cultivo de entorpecentes, a propriedade sofre a chamada "expropriação confiscatória" e não requisição. Nestes casos, a administração pública, não requisita e sequer indeniza, mas tão-somente confisca e pronto. Assim, tendo em vista que, no caso em questão caberia indenização, pode a aludida família comemorar. Não foi desta vez.

    Para Hely Lopes MEIRELLES (1999, p. 536) equipara os conceitos de Desapropriação e expropriação, conceituando-os como “a transferência compulsória da propriedade particular (...) mediante prévia e justa indenização em dinheiro (CF, art. 5º, XXIV), salvo as exceções constitucionais de pagamento em títulos da dívida pública (...) e de pagamento em títulos da dívida agrária (...)”.
    Já Maria Sylvia Zanella DI PIETRO (2007, p. 149), Desapropriação “é o procedimento administrativo pelo qual o poder público ou seus delegados, mediante prévia declaração de necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, impõe ao proprietário a perda de um bem, substituindo-o em seu patrimônio por justa indenização” (original sem grifos). Embora faça incluir na definição a exigência de indenização, a própria autora afirma, no parágrafo anterior, que “a atual Constituição prevê ainda uma hipótese de Desapropriação sem indenização, que incidirá sobre terras onde se cultivem plantas psicotrópicas legalmente proibidas (art. 243)”.

    FONTE: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,intervencao-estatal-casos-especiais,37557.html
  • Essa questão não está com a classificação errada?
  • O cara do primeiro comentário errou o inciso , e ART 5 XXV;
  • Essa questão foi bem maldosa, no sentido de tentar confundir os candidatos, mas não foi difícil. A requisição administrativa ocorre em caso de perigo público eminente, podendo o Estado se utilizar de bens ou serviços particulares, devendo haver indenização posterior em caso de dano (art. 5º, XXV, da Constituição). Feita essa introdução, vejamos as alternativas: 
    - Alternativa A: como vimos, a indenização só ocorrerá em caso de danos. Errada. 
     - Alternativa B: não se está diante de desapropriação, que em algumas hipóteses poderia levar ao pagamento de indenização mediante títulos da dívida. Simplesmente diz a CF/88 que haverá indenização em caso de dano, nada mais. 
    - Alternativa C: a comprovação do cultivo de psicotrópicos não ensejaria a requisição, mas a expropriação, espécie de desapropriação sem indenização, nos termos do art. 243 da CF/88. Nada a ver, portanto, com a requisição, ficando a opção errada. 
    - Alternativa D: correto, afinal esse é o pressuposto da requisição administrativa, como já explicado. - Alternativa E: errado, pois como vimos só haverá indenização em caso de dano, e não há como aferir se haverá dano previamente.
  • Pegadinha do malandro! RÁ!

  • Requisição administrativa:

    1. Pressupõe IMINENTE PERIGO PÚBLICO;

    2. Objetiva-se o USO do bem e NÃO a sua PROPRIEDADE;

    3. Ato administrativo unilateral e auto-executório;

    4. Alcança BENS e SERVIÇOS;

    5. Pode ser indenizada a posteriori ou não.

  • Pegadinha braba. Por isso é importante sempre lembrar do filme Requiem para um sonho. REQ iminem para um sonho.

    REQ - requisição. Iminen - iminente perigo público.

    Estes dois conceitos sempre andam juntos.

  • D- CERTA

    Que maldade da banca! 

    A mandatória da questao é a REQUISIÇAO - seu requisito é o IMINENTE PERIGO PÚBLICO.

    A questao fala em "propriedade ocupada por família com histórico de posse de drogas".

    E no Art. 243 da CF/88 -  As propriedades rurais e urbanas de qualquer região do País onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo na forma da lei serão expropriadas e destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular, sem qualquer indenização ao proprietário e sem prejuízo de outras sanções previstas em lei, observado, no que couber, o disposto no art. 5º.

    O simples fato da família ter histórico de posse de droga nao autoriza a desapropriaçao!
     

     

  • OLHA A PEGADINHAAAAAA HÁ HÁ HÁÁÁÁÁÁ

     

    Requisição = (CF, art, XXV): No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano

  • As vezes eh só ler, ou melhor, reler.

     Quando tiver na dúvida Pare, Respire e encontre qual letra que a questão quer que você marque. A questão certa está lá gritando para você.

    B

  • Ráaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Cai heim, cai bunito AUHShUASUHAHUSHUAHUSUH!

     

    #CESPEbandidadesdesempreagoranosentidoliteral AUHSHUASHUAUHSHUA!

  • Examinador dormiu destapado quando elaborou essa. rsrsrs

  • GABARITO LETRA D

    Requisição administrativa

    É a utilização compulsória de bens ou serviços particulares pelo Poder Público, por ato de execução imediata e direta da autoridade requisitante, para atendimento de necessidades coletivas urgentes e transitórias, em que haverá indenização ulterior somente em caso de dano.

    #continuefirme

    Instagram: @kellvinrocha

  • Gabarito Letra D

    Art. 5º XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;


ID
782146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor que, no interesse do serviço, passa a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, deve perceber, para custear suas despesas de instalação,

Alternativas
Comentários
  • Art. 53.A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.
  •    
    Assertiva correta LETRA E

    ART 53 DA LEI 8.112/90.

    Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            § 1o  Correm por conta da administração as despesas de transporte do servidor e de sua família, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais.

            § 2o  À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do óbito.

  • a questão conceitua ajuda de custo, que é parcela indenizatória, e lembrem-se não se calcula para efeito do teto remuneratório
  • Das Indenizações: são vantagens que não se incorporam ao vencimento ou provento do servidor, para qualquer efeito.
    Art. 51 - AJUDA DE CUSTO; DIÁRIAS; TRASNPORTE E AUXÍLIO-MORADIA.
    Das Adicionais: fazem parte das vantagens, e se incorporam ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei. Art. do 67 ao 76.
    a)     indenização de transporte.   
    Art. 60.  Conceder-se-á indenização de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção para a execução de serviços externos, por força das atribuições próprias do cargo, conforme se dispuser em regulamento.
    b)    adicional pela prestação de serviço extraordinária.
    Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.
    c) diária.
    Art. 58. O servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinária com pousada, alimentação e locomoção urbana, conforme dispuser em regulamento
    d) vencimento básico.
    Vencimento, assim grafado no singular, corresponde a própria remuneração básica a que o servidor tem direito pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei, sem qualquer vantagem adicional.
    Vencimentos, grafado no plural é tipo de contraprestação que tem um sentido mais amplo: compreende o vencimento + as vantagens pecuniárias fixas (adicionais e gratificações).
    Remuneração compreende os vencimentos + as vantagens pecuniárias não fixas.
    e) ajuda de custo. (CORRETA)
       Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede
  • Segue uma dica interessante. Com esse enunciado seria possível se confundir entre auxílio-moradia e ajuda de custo. 

    a) Ajuda de custo: A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.

    b) Auxílio moradia: O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.
  • Gente, entendo o gabarito mas porque a A está errada?
  • Respondendo, Yasmin.

    INDENIZAÇÃO DE TRANSPORTE
    È devida ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção para a execução de serviços externos.
  • Fábio Mender muito obrigada!

    Eu dei uma viajada legal, pensei em transporte de mudanças, nossa!

  • No interesse da administração!!! É ajuda de custo.

    RESPOSTA: E
  • Alternativa E
  • A primeira coisa que se deve ter em mente para fazer a distinção pedida nessa questão é o fato de que toda despesa que o servidor tem em razão do serviço será a ele devida como uma indenização. Afinal, não é um adicional ou gratificação que remunera o seu trabalho, mas apenas um pagamento por uma despesa. Vejamos, então, cada uma das opções:


    - Alternativa A: a indenização do transporte é aquela do dia-a-dia, para o servidor se deslocar para o trabalho, e não a devida em razão de mudança, razão pela qual essa não é a resposta, nos termos do seguinte dispositivo da Lei 8.112/90: "Art. 60.  Conceder-se-á indenização de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção para a execução de serviços externos, por força das atribuições próprias do cargo, conforme se dispuser em regulamento".


    - Alternativa B: é claro que, s é adicional, que funciona como uma contraprestação, não é indenização. Essa não é a resposta, e esse adicional está previsto nos artigos 73 e 74 da mesma lei.


    - Alternativa C: a diária é uma indenização, mas não é a pedida pela questão, como se vê do seu conceito, dado pelo art. 58, caput, da lei 8.112/90: "O servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinária com pousada, alimentação e locomoção urbana, conforme dispuser em regulamento".


    - Alternativa D: também está errado, porque segundo o art. 40 da lei 8.112/90, "Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei".


    - Alternativa E: o conceito dado pela questão é exatamente o da ajuda de custo, sendo essa a resposta correta, nos termos do art. 53 da Lei em comento: "A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede".


  • Gabarito. E.

    Art.53. Ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicilio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede. 

  • PARA NUNCA MAIS ESQUECER:


    -   AJUDA DE CUSTO = PERMANENTE

    -   DIÁRIAS = TRANSITÓRIO



    GABARITO ''E''

  • LETRA E CORRETA 

    LEI 8.112

     Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede. 

  • Gabarito E

    Lembrando que "ajuda de custo" é um tipo de indenização a qual não se incorpora ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

  • Um servidor que, no interesse do serviço, passa a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, deve perceber, para custear suas despesas de instalação, AJUDA DE CUSTO.


ID
782149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito a aposentadoria, assinale a opção correta de acordo com o regime jurídico único dos servidores públicos federais.

Alternativas
Comentários
  • Correto, pura letra de lei.

    Senão vejamos o Art. 40, II, da CF:

    II - voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)

    b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)
  • Comentando...
    a) O servidor será aposentado, compulsoriamente, aos setenta anos de idade com proventos integrais. Errado!
    Art. 186. O servidor será aposentado:

    II – compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço;
    b) O servidor aposentado por invalidez permanente, ainda que decorrente de acidente em serviço, receberá proventos proporcionais ao tempo de serviço. Errado!
    Art. 186. O servidor será aposentado:
    I – por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos;

    c) A aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde, por período não excedente a doze meses. Errado!
    Art. 188.
    § 1º A aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde, por período não excedente a 24 (vinte e quatro) meses.

    d) O desempenho de mandato eletivo federal, estadual ou municipal não serão contados para fins de aposentadoria do servidor. Errado!
    Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:
    IV – o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, anterior ao ingresso no serviço público federal;

    e) O servidor poderá aposentar-se voluntariamente aos sessenta e cinco anos de idade, se homem, e aos sessenta, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de serviço. Certo!
    Art. 186. O servidor será aposentado:
    III – voluntariamente:
    d) aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e aos 60 (sessenta) se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.

     

  • Resposta letra E, vamos entender o erro das outras alternativas:

    a) na letra A o erro é dizer que a aposentadoria compulsória aos 70 anos se dará com proventos integrais- o correto e proventos proporcionais
    b) se a a posentadoria por invalidez permanente for decorrente de acidente em serviço os proventos serão integrais.
    c) o erro dessa questão é o prazo de licença de tratamento de saúde que é de 24 meses e não 12 como na questão
    d) o tempo do mandato eletivo será contado para tudo, menos para promoção por merecimento, logo conta o tempo para efeito de aposentadoria do servidor
  • Sempre pensei que fosse tempo de contribuição, como alinea b, III, paragrafo 1, art 40 da CF....
  • Fiquei em dúvida com relação a resposta dessa questão...

    CF/88 cita "tempo de contribuição".
  • Fábio,

    Apaguei o meu comentário por acreditar atrapalhar os colegas frente ao seu comentário. Todavia, estou arrependido de tê-lo feito por que este é um espaço democrático onde nunca questionar é demais. O que eu quis dizer com o meu comentário é que a afirmação da última alternativa está incompleta. Eu não responderia sim se alguém me perguntasse se um homem aos sessenta e cinco anos de idade poderia se aposentar com proventos proporcionais ao tempo de serviço. Responderia algo como "depende". Ademais, não entender um comentário é um excelente indicador de que você não deve criticá-lo. Respeite a opinião alheia. Se não gostar de um comentário, você pode simplesmente deixar de lê-lo.

    Mozart.
  • Mozart, meu caro!
    Por ser um espaço democrático, também tenho o direito de expressar a minha opinião e dizer o que penso. Se você não gostou, poderia ter simplesmente pulado ele, como você mesmo sugere. Em momento algum eu o desrespeitei. Se você quis dizer que a afirmativa estava incorreta, você falhou no seu intento, até porque a afirmativa está certa. E, se me lembro bem, você estava criticando a banca. Se você não entende o estillo da banca, não tem direito de critacá-la. Engraçado exigir de mim o que você mesmo não faz. Criticar é uma forma de discordar. Eu discordei do seu comentário. Repito: ao meu ver, não o desrespeitei em momento algum, mas também deixei claro o quanto me incomoda a quantidade de crítica infundada de todos os "doutores" que este site tem, que expressam suas opiniões com total veemência, influenciado os candidatos mais novos. Não leve para o lado pessoal!

    Fabio
  • Calma!!!
    kkk

  • Essa questão não tem gabarito, a letra E tb está errada segundo o art. 40 da CF.


    Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)

    ....
    §1º...

    III -.a)...

    b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição

     

  • O servidor poderá aposentar-se voluntariamente aos sessenta e cinco anos de idade, se homem, e aos sessenta, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.

    GABARITO: E
  • e aí Mozart?

    vai deixar assim?
    pega ele!!!
  • Desculpem-me a minha leiguice mas o enunciado da questão fazia mençao ao "regime jurídico único dos servidores públicos federais". Ao meu entender isso não seria sobre a Lei 8112/90, ao invés da CF, mesmo havendo uma discordânica entre elas e sabendo que a CF é a Lei Magna?

    Douglas Dutra
  •   Acabou o "pega"?  Pô, a discussão estava mais interessante que a resolução da questão, KKKKKK!!!
    •  a) O servidor será aposentado, compulsoriamente, aos setenta anos de idade com proventos integrais. Poventos proporcionais.
       
    •  b) O servidor aposentado por invalidez permanente, ainda que decorrente de acidente em serviço, receberá proventos proporcionais ao tempo de serviço. Proventos Integrais.
       
    •  c) A aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde, por período não excedente a doze meses.24 meses.
       
    •  d) O desempenho de mandato eletivo federal, estadual ou municipal não serão contados para fins de aposentadoria do servidor.Serão contados.
       
    •  e) O servidor poderá aposentar-se voluntariamente aos sessenta e cinco anos de idade, se homem, e aos sessenta, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de serviço. CORRETO!
  • Olá pessoal,

                   Comentários depreciativos a respeito das questões devem ser direcionados no e-mail pessoal, o  objetivo do site é para debatermos as questões como se fosse um fórum, entretanto o respeito com os colegas são essenciais para uma comunicação aberta e honesta, sem depreciar os comentários e principalmente os colegas.

    Bons estudos!!!! 
  • Alternativa E
  • Se os caras já discutem por um fórum, imaginem no serviço público...
  • Questão anulada.
    Premilinarmente, a resposta era a letra E, como já repetida várias vezes aqui. Depois a bancou optou por anular. Porém, a anulação não tem relação propriamente com o texto dos itens, por isso, se não fosse o enunciado, nada de errado haveria na questão. 
    Justificativa da banca:
    "Ao se referir, em seu enunciado, ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis, a questão pode ter induzido os candidatos ao erro, haja vista que o Regime Jurídico cobrado no edital do certame é o do Estado de Alagoas (Lei nº 5.247/1991 e alterações posteriores). Dessa forma, opta-se pela sua anulação."
  • " Se os caras já discutem por um fórum, imaginem no serviço público..." [2]

  • Errei ao aplicar a Constituição Federal. Lá é "proporcionais ao tempo de contribuição" e não de "serviço". 


ID
782152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere que a determinado servidor público estatutário tenha sido concedida licença sem remuneração e por prazo indeterminado. Nesse caso, conclui-se ao servidor foi concedida licença

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C é a correta:

    Lei 8.112/90, art. 81:

    Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;


      Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

            § 1o  A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

             § 2o  No deslocamento de servidor cujo cônjuge ou companheiro também seja servidor público, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, poderá haver exercício provisório em órgão ou entidade da Administração Federal direta, autárquica ou fundacional, desde que para o exercício de atividade compatível com o seu cargo. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Das Licenças, art. 81
     a) para atividade política.
    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.
     § 2o  A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses. 
     b) para serviço militar.
     Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na      legislação específica.
    Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo.
     c) por motivo de afastamento do cônjuge. (CORRETA)
      Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.
            § 1o  A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.
     d) por motivo de doença em pessoa da família.
    Art. 83.  Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva a suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovação por perícia médica oficial.
    § 2o  A licença de que trata o caput, incluídas as prorrogações, poderá ser concedida a cada período de doze meses nas seguintes condições
    I - por até 60 (sessenta) dias, consecutivos ou não, mantida a remuneração do servidor; e 
    II - por até 90 (noventa) dias, consecutivos ou não, sem remuneração. 
     e) de capacitação profissional.
     Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profission
  • GABARITO: C) POR MOTIVO DE AFASTAMENTO DO CÔNJUGE.
    Vale destacar que, conforme jurisprudência colacionada adiante, a concessão de referida licença, preenchidos os requisitos, decorre de ATO VINCULADO, não tendo, portanto, a administração, margem para negá-la se o servidor ao requerê-la houver preenchido os requisitos:

    "Deve-se considerar que, na regra geral do art. 81, a concessão é obrigatória, pois diz-se que"conceder-se-á a licença", enquanto na do art. 84, a redação deixa essa concessão ao critério do administrador (poderá ser concedida). No entanto, o entendimento é no sentido de que essa concessão é obrigatória, daí haver a perda da remuneração, salvo no caso da lotação provisória noutro ente público." (grifou-se).
    Sobre a lide em questão já se posicionou a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça e esta colenda Corte, nos seguintes precedentes:
    "ADMINISTRATIVO - RECURSO ESPECIAL -SERVIDORA PÚBLICA - CONCESSÃO DE LICENÇA PARA ACOMPANHAMENTO DE CÔNJUGE - ART. 84, § 2º, DA LEI 8.112/90 - PREVISÃO LEGAL -ATO VINCULADO - AUSÊNCIA DO PODER DISCRICIONÁRIO - PREENCHIMENTO DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS -MANUTENÇÃO DO DEFERIMENTO.
    1 - Tendo a servidora, ora recorrida, preenchido os requisitos necessários à concessão da licença, não há porquê se falar infringência à lei federal, já que a norma contida no art. 84, da Lei nº 8.112/90 não se enquadra no poder discricionário da Administração, mas sim nos direitos elencados do servidor.
    FONTE:
    http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/787764/apelacao-civel-ac-394757-pe-20068300001919-9-trf5/inteiro-teor 
  • a única licença que é sem remuneração e sem prazo determinado é a por motivo de afastamento do cônjuge.
    veja:
    para atividade política - entre o período que mediar entre sua escolha em convenção partidária e a véspera do registro de sua candidatura perante a justiça eleitoral- sem remuneração
    para serviço militar- somente o período do serviço militar, já que terá 30 dias sem remuneração para reassumir o cargo depois de encerrado o serviço.
    por motivo de doença em pessoa da família - 60 dias com remuneração e mais 90 sem remuneração.
    para capacitação profissional- até 3 meses - com remuneração
  • Passível de recurso! Visto que a licença para serviço militar também é por tempo indeterminado, ou por acaso TODOS os serviços militares são com tempo pré-determinado? Por exemplo, operação em guerra, ou outra situação mais emergente.

  • Vamos aproveitar essa questão para relembrar quais são as licenças mencionadas, por meio da citação do respectivo artigo da Lei 8.112/90:


    - Alternativa A: A licença para atividade política é assim conceituada: "Art. 86. O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral". Portanto, opção errada.


    - Alternativa B: é claro que licença militar não é isso. Nos termos do art. 85, "Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica". Errada.


    - Alternativa C: nos termos do art. 84, "Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo". Portanto, esta é a resposta certa.


    - Alternativa D: essa licença terá tempo determinado, com ou sem remuneração, consoante o §2º do art. 83, por isso não se amolda ao comando da questão.


    - Alternativa E: a licença capacitação substituiu a antiga licença prêmio por força de alteração feita pela lei 9.527/97, e é prevista no art. 87 dessa maneira: "Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo". Portanto, opção errada.


  • Gabarito. C.

    Art.84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge  ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivos e Legislativo.

    § 1º  A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    § 2º No deslocamento de servidor cujo cônjuge ou companheiro também seja servidor público, civil ou militar, de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, poderá haver exercício provisório em órgão ou entidade da Administração Federal direta, autárquica ou fundacional, desde que para o exercício de atividade compatível com o seu cargo.

  • Pra gravar: licença concedida enquanto durar o amor..rsrs

  • Para acompanhar cônjuge também servidor que foi removido e acompanhar cônjuge que foi afastado é a mesma coisa? Afastado?! Ta de wave com my face.
  • Só pra complementar o comentario do amigo 

    È concedida " enquanto durar o amor"

    Como diria o prof Matheus Carvalho:

    "Mas o amor também não tem preço, ou seja, o servidor não recebe a remuneração" rsrsrs 

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.112

         Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

            § 1o  A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

  • Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    § 1o  A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

  • Gabarito C

    Segundo o § 1 do Art 84 (da licença por motivo de afastamento do cônjuge) da lei 8112, a licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

  • Considere que a determinado servidor público estatutário tenha sido concedida licença sem remuneração e por prazo indeterminado. Nesse caso, conclui-se ao servidor foi concedida licença por motivo de afastamento do cônjuge.


ID
782155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne à Lei de Licitações, a contratação de um conferencista de renome, durante a inauguração da nova sede do tribunal de justiça, para apresentar sua tese inédita e de interesse dos serventuários e desembargadores caracteriza caso de

Alternativas
Comentários
  • LETRA D 


    CONTRATAÇÃO DE ARTISTA CONSAGRADO PELA CRÍTICA CARACTERIZA-SE COMO INEXIBILIDADE DE LICITAÇÃO !

    A COMPETIÇÃO É INVIÁVEL "
  • Neste caso cabe a Inexigibilidade, pois o Conferencista é Profissional de Notória Especialização. Vejamos:

    Lei 8666/90 Artigo 25,

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: 

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;
    § 1o  Considera-se de notória especialização o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato.
  • Há evidente impossibilidade de competição, devendo ser enquadrado no rol exemplificativo do artigo 25 da Lei 8.666/93.
     
    Acredito que a fundamentação legal seja o art 25, III da 8.666/93: III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

    Acrescentando ao comentário do colega Gui, que citou corretamente o parágrado 1º, vale ressaltar que o artigo 13 define serviços técnicos especializados.
     
  • Que droga, eu sabia que ou era a alternativa d) ou era a e). Tive dificuldade em distinguir "inexigibilidade" de "dispensa".

    Acredito que a diferença está em:

    Inexigibilidade de licitação é algo que não se pode exigir, estaria errado fazer.

    Dispensa de licitação é algo dispensável, mas que se quisesse fazer, não estaria errado.
  • Ao caríssimo colega "jefferson"!
    Tente utilizar este mecanismo de distição, que me parece o mais simples e acertado: sempre que for impossível à Administração licitar em razão de não haver possibilidade de competição entre os licitantes, teremos caso de inexigibilidade de licitação; é Inexigível porque há Impossibilidade de competição - e lembremos que as razões de ser do procedimento licitatório constituem o binômio "competição e isonomia" (a competição assegurará à Administração a proposta mais vantajosa; a isonomia assegurará aos licitantes igualdade de condições no processo licitatório em questão).
    Então veja, quando o Poder Público desejar contratar um serviço único ou adquirir um bem igualmente único, como seria possivel licitar, desejando que os licitantes venham a competir, se aquele elemento é único?! Simplismente não existe possibilidade de competição! Pensando dessa forma, automaticamente entendemos outro ponto importante, qual seja: tratar-se o artigo 25 da presente lei (inexigibilidades) de rol exemplificativo, e não taxativo! Lógico, pois não teria o legislador como taxar, numerus clausus, todas as situações em que não houvessse possibilidade de competição!
    Por outro lado - e exatamente como você imaginou/puntuou - serão dispensáveis (licitação dispensável) as licitações quando o legislador assim definiu em lei, em rol taxativo (são aquelas hipóteses do artigo 24 e apenas elas), ficando a critério do administrador dispensá-las efetivamente ou não - justificando, sempre, as razões em caso de efetiva dispensa.
    ________________
    Ps.: muito cuidado com os casos de licitação dispensaDA(!), estas constantes do artigo 17 da 8.666/93... aqui, não poderá o administrador exercer qualquer juízo de conveniência e oportunidade (discricionariedade) para a realização ou não o procedimento licitatório, eis que o legislador simplesmente o fez defeso!
    Ótimos estudos a todos!
  • Jefferson, acho que a maioria de nós nos deparamos com essa dúvida... Portanto vou postar o que encontrei:

    "Vera Lúcia Machado D’Avila,
    dispensa “é figura que isenta a Administração do regular procedimento licitatório, apesar de no campo fático ser viável a competição, pela existência de vários particulares que poderiam ofertar o bem ou serviço. Entretanto, optou o legislador por permitir que, nos casos por ele elencados, e tão-somente nesses casos, a Administração contrate de forma direta com terceiros, sem abrir o campo de competição entre aqueles que, em tese, poderiam fornecer os mesmos bens ou prestar os mesmos serviços”.
    Já a inexigibilidade“se define pela impossibilidade de licitar por inexistirem produtos ou bens que tenham características aproximadas e que, indistintamente, possam servir ao interesse público, ou por inexistir pluralidade de particulares que possam satisfazer o fornecimento de bens e serviços” 

    FONTE: www.direitoufba.net/artigos/artigo022.doc


    Os casos de licitação dispensada, dispensável e inexigível, estão na Lei 8.666/93:

    Licitação DISPENSADA: art. 17, Lei 8.666/93

    Licitação DISPENSÁVEL: art. 24, Lei 8.666/93

    INEXIGÍVEL a licitação: 
    art. 25, Lei 8.666/93


    Espero ter ajudado!!! Bons estudos!!!
  • http://mapasconcursos.blogspot.com.br/

  • Um macete que inventei para facilitar a compreensão é o seguinte:
    Inexigibilidade tem a letra "x", utilizada quando há uma pessoa contra a outra (conhecida como "versus"). Está regulada no art. 25 e são somente 3 hipóteses. Assim, quando, de acordo com o artigo, "houver inviabilidade de competição" por ser um representante comercial exclusivo, por exemplo, não haveria outro licitante para concorrer com ele, não havendo o "versus", sendo caso de inexigibilidade. Fui clara? Espero ter ajudado!

  • Segundo o art. 25, é inexigível a licitação nos casos de:
    - serviços de notória especialização e singularidade;
    - trabalho artístico reconhecido pela mídia;
    - fornecedor ou produtor exclusivo.
    Nesse casos a competição é inviável e a licitação é inexigível.
  • d) inexigibilidade de licitação
    A Inexigibilidade de licitação se verifica sempre que houver impossibilidade jurídica de competição.
    Lembre-se: Licitação representa uma disputa entre interessados em estabelecer determinada relação patrimonial com a administração, na qual esta selecionará a proposta que lhe seja mais vantajosa.
    Pois bem, se a licitação é uma disputa, para que ela seja possível forçosamente deve existir mais de uma pessoa (física ou jurídica) capaz de satisfazer seu objeto, ou seja, realizar a obra, prestar o serviço... A questão refere-se há um conferencista de renome e apresentação de tese inédita, logo...

  • Os anos vem e vão, mas as bancas não se cansam de cobrar a diferença entre inexigibilidade e dispensa de licitação... Então vamos lá!


    Não é preciso decorar se você pensar assim: há casos em que a licitação é inviável, impossível, e são três contratações que podem ocorrer desse jeito: de fornecedor/produtor é exclusivo (vedada a preferência de marca), de um serviço técnico de natureza singular e de um artista renomado e consagrado.


    Nesses casos, pela singularidade, não se tem como comparar, e, portanto, licitar.

    E é esse o caso descrito na questão: um conferencista de renome que apresenta sua tese inédita oferece um serviço técnico de natureza singular! Com comparar o que ele oferece com o que outros conferencistas poderiam oferecer?


    Se é incomparável, não tem como licitar, ver opções. E se não tem como licitar, a licitação só pode ser inexigível. Portanto, correta a letra “D”.


    E lembre-se: quando ocorre dispensa, a licitação até seria possível, há competidores em potencial, mas pelas mais diversas razões, diz a lei que não é necessário fazer a licitação.


  • Eu decorei assim: I (inexigibilidade) de Impossível licitar; 

  • Complementando...

    Registre-se, ainda, o teor da Orientação Normativa/AGU 18: “Contrata-se por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei n° 8.666, de 1993, conferencistas para ministrar cursos para treinamento e aperfeiçoamento de pessoal, ou a inscrição em cursos abertos, desde que caracterizada a singularidade do objeto e verificado tratar-se de notório especialista”. RAFAEL REZENDE
  • Sou prefeito de itatipoca no ceará e vou contratar comediante consagrado pela critica e publico. Até aqui pode ser qualquer um, de Zezé de Camargo a Metállica. Mas a festa é de aniversário da cidade e ha um comediante consagrado pela critica e de notoria identidade com a cidade que só ele tem. Vou contratar o comediante TIRIRICA. Só ele atende a esse perfil. Não há competição, não há dois TIRIRICAS, não dá pra licitar, não tem competição. Assim tem-se INEXIBILIDADE DE LICITAÇÃO.  Será que o exemplo serve?

     

  • Gabarito D - Quando o enuciado diz que a contratação de um conferencista de renome,a situação melhor se encaixa no Art.25 III da lei 8.666/93

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.666

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • 1) LICITAÇÃO DISPENSADA -------------> A lei DISPENSA a licitação.     (✖)  

    2) LICITAÇÃO DISPENSÁVEL ------------> PODE ou NÃO ocorrer a licitação. (fica a critério da administração) ¯\(°_o)/¯ 

    3) INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO------------> IMPOSSIBILIDADE de competição. ᕦ( ͡° ͜ʖ ͡°)

     

    → O art. 25 prevê um rol EXEMPLIFICATIVO das hipóteses de inexigibilidade. 

     

    → Como são apenas 3 incisos, geralmente eles que são cobrados em prova. Ou seja, é mais fácil decorá-los. Assim, basta ter em mente que a licitação é INEXIGÍVEL quando "houver inviabilidade de competição". Todavia, segue um macete para lembrar das 3 hipóteses elencadas na Lei 8666: 

     

    → Basta lembrar que o ARTISTA é EXNObE - [̲̅$̲̅(̲̅ ͡° ͜ʖ ͡°̲̅)̲̅$̲̅]

     

    I - EXclusivo -  (representante comercial) - (vedada a preferência de marca) ❤‿❤

    II - NOtória Especialização (profissionais ou empresa - serviços técnicos) 凸(¬‿¬)

    III - ARTISTA consagrado pela crítica ☆♪ (☞゚∀゚)☞  ☆♪

     

    - Por fim, é bom lembrar que é vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação.   X (◕‿-) ☞ ☎

     

    Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:


    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

     

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

     

    -A situação do item II é a mais complexa. Conforme entendimento do Tribunal de Contas da União (Súmula 252/2010), devem estar presentes,SIMULTANEAMENTE, três requisitos para que ocorra a inexigibilidade prevista no inciso II do artigo 25 da Lei 8.666/1993:



    Serviço técnico especializado, entre os mencionados no artigo 13 da Lei;

     _/|''|''''\__    (°ロ°)☝ 
    '-O---=O-°

    →Natureza singular do serviço; e 【★】
    Notória especialização do contratado.(Cespe já considerou como '' reconhecida idoneidade'' -  ver  Q336707   (̿▀̿ ̿Ĺ̯̿̿▀̿ ̿)̄

     

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública

     

    Fonte: http://www.macetesparaconcurseiros.com.br/2015/07/inexigibilidade-de-licitacao-macete.ht

  • GABARITO D

    Neste caso cabe a Inexigibilidade, pois o Conferencista é Profissional de Notória Especialização. Vejamos:

    Lei 8666/90 Artigo 25,

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: 

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;
    § 1o  Considera-se de notória especialização o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato.

  • Resposta à Naamá
    No caso de inexigibilidade de licitação exclusiva, segundo o acórdão do TCU, a administração pode sim divulgar preferência da marca, já que ela é a única que preenche os requisios almejado pela administração.

    Obrigado pela explicação!

  • Saudade deste nível de comentário de professor!

    Hoje, quase todos copiam e colam a letra da lei, sem conceder qualquer explicação para que o aluno entenda a lógica, crie o raciocínio jurídico mais rapidamente.

  • Ótima explicação desse professor ! Simples e objetiva .

  • Gabarito Letra D

    Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

  • No que concerne à Lei de Licitações, a contratação de um conferencista de renome, durante a inauguração da nova sede do tribunal de justiça, para apresentar sua tese inédita e de interesse dos serventuários e desembargadores caracteriza caso de inexigibilidade de licitação.

  • Comentário do prof:

    Há três casos em que a licitação é inexigível: fornecedor/produtor exclusivo (vedada a preferência de marca), serviço técnico de natureza singular e artista consagrado.

    Nos casos de serviço técnico de natureza singular, pela singularidade, não se tem como comparar e portanto licitar.

    Eis o caso da questão: um conferencista de renome que apresenta sua tese inédita oferece um serviço técnico de natureza singular.

    Como comparar o que ele oferece com o que outros conferencistas podem oferecer?

    Se é incomparável, não tem como licitar. E se não tem como licitar, a licitação é inexigível.

    OBS: na dispensa, a licitação até seria possível, pois há competidores em potencial, mas por algum motivo a lei diz que a licitação não é necessária.


ID
782158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A legislação arquivística estabelece que documentos de valor permanente devem ser

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Lei 8159

    Artigo 10. Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

  • Letra "A"
      
                                   O Arquivo Permanente, também conhecido por "Arquivo Histórico", corresponde ao 3º e último ciclo de vida de um documento. É composto por todos os documentos que, tendo perdido a sua utilidade administrativa, pelo seu valor probatório, informativo, histórico e de investigação não
    podem ser destruídos, sendo pois de conservação permanente ou definitiva.
    até mais!
    ;)
  • Resposta correta. Letra A.
    Lei 8159, artigo 10. Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

    Letra B. Errada. Os documentos e valor permanente não podem ser eliminados.

    Letra C. Errada. Os documentos de valor permanente, ainda que microfilmados ou digitalizados, não podem ser eliminados.

    Letra D. Errada. O protocolo não tem a função de recolhimento de documento de valor permanente.

    Letra E. Errada. O recolhimento dependerá da origem do documento. O capítulo IV da lei 8159 menciona as competências para recolhimento.

  • Os arquivos de valor permantente sao imprescritiveis e inalienáveis.
    •  
    • LETRA A
      Arquivo Permanente

      É a fase em que os documentos já perderam seu valor administrativo e são guardados pelo seu valor histórico, probatório ou informativo;  
      - Os documentos desta fase JAMAIS serão eliminados. 
      Complementando:

      Lei 8159
      Artigo 10. Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

    • sem prescrição é sinônimo de imprescritível?!Pra mim não há resposta satisfatória à questão...

    • LETRA A, SEM PRESCRIÇÃO = NÃO VENCEM NUNCA

    • imprescritibilidade

      Princípio pelo qual é assegurado ao Estado o direito sobre os arquivos públicos, sem limitação de tempo, por serem estes considerados bens públicos inalienáveis

       

      inalienabilidade

      Princípio pelo qual é impedida a alienação de arquivos públicos a terceiros

    • Segundo a Lei nº 8.159/91, a Lei de Arquivos, os documentos de valor permanente são considerados inalienáveis e imprescritíveis.

      Por inalienáveis entende-se que sua posse não pode ser dada ou transferida para entidade que seja estranha ao Estado Brasileiro (pessoa ou instituição estrangeira, ou que não possua instalações fixas no país).

      Por imprescritíveis entende-se que o seu valor informacional jamais terá fim, será válido e aceito como fonte de informação por tempo indefinido.

      Gabarito do professor: Letra "A"
    • Os documentos de VALOR PERMANENTE são INALIENÁVEIS (não podem ser doados, trocados ou vendidos) e IMPRESCRITÍVEIS (devem ser guardados permanentemente).

      Os arquivos permanentes, por fim, são aqueles guardam documentos os quais não têm mais valor administrativo, mas pelo seu conteúdo ou pelo seu assunto de que tratam, têm grande relevância para a História ou para a Cultura e, por isso, devem ser guardados por tempo indeterminado.

      Fonte: Ponto dos Concursos; Professor Mayko Gomes

    • Resolução:

      aa) Imprescritíveis e inalienáveis

      b) Cada documento possui uma temporalidade, mas os permanentes não são elimináveis.

      c) A mudança de suporte é opcional, mas ainda que aconteça, não permitirá que os documentos sejam eliminados.

      d) Protocolo não armazena documentos

      e) Depende a que esfera eles pertencem.

      Resposta: A 


    ID
    782161
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TJ-AL
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Arquivologia
    Assuntos

    O registro, uma das funções principais em protocolo, consiste na

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito E

      Registro - é o procedimento no qual o protocolo cadastra os dados básicos do documento em um sistema de controle (informatizado ou manual). Tais dados serão utilizados quando da localização do documento por parte do interessado.

      Fonte: Elvis Correa de MIranda.
    • Protocolo é uma das atividades de arquivo corrente, é a denominação atribuída aos setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação e expedição de documentos, é também o nome atribuído ao numero de registro dado ao documento ou, ainda, ao livro de registro de documentos recebidos e expedidos. O protocolo é a ?porta de entrada? dos documentos recebidos pela empresa.
      Vale lembrar que o protocolo por ser umaatividade de arquivo corrente, está no âmbito da gestão de documentos e não resume suas atribuições em apenas colocar números nos documentos ou dar a tradicional carimbada nos mesmos quando de sua entrada nas instituições.


      Registro, autuação e controle da tramitação ( ou movimentação)

      Funciona como centro de distribuição e redistribuição de documentos

      Autuação é colocar na capa do processo o carimbo de protocolo (número e data de entrada – de preferência no canto superior esquerdo), anotar o código de classificação, o resumo do assunto e proceder a distribuição às unidades administrativas destinatárias.

      A ficha de protocolo, em geral, deverá ser elaborada em 3 vias, contendo os seguintes dados: número de protocolo, data da entrada, origem, espécie, número e data do documento, código e resumo do assunto e data da primeira distribuição.

      A 1a. via será arquivada em ordem numérica-cronológica (número de processo e ano de autuação), a 2ª via em ordem alfa ética (pessoa física ou jurídica) e a 3ª via em ordem alfabética pela referência / assunto.

      Recomenda-se que os documentos deverão ser distribuídos às unidades administrativas destinatárias acompanhados de uma guia de encaminhamento, elaborada em 2 vias.

      Para que o serviço responsável pelas atividades de protocolo proceda a atualização dos dados, tenha controle da movimentação dos documentos e possa prestar informações sobre localização dos mesmos, faz-se necessário que as unidades administrativas do órgão enviem, diariamente, a este serviço, as 1as vias das guias de encaminhamento utilizadas



    • Resposta: E
      PROTOCOLO: é o recebimento e classificação, separação e distribuição das correspondências oficiais das particulares.
    • Funções do protocolo: C E R C A R
      C
      lassificação
      Expedição
      Registro
      Controle da tramitação (movimentação)
      Autuação
      Recebimento

    • FASES DA GESTÃO DE DOCUMENTOS = PUAD
      Produção:
      1. A produção de documentos; 
      2. Elaboração de formulários;
      3. Estabelecimento de padrões;
      4. Verificação da necessidade do documento, etc.
      Utilização:
      1.Protocolo: Recebimento, classificação, registro e tramitação (distribuição e expedição);
      2. Organização: Inspeção, Estudo, Classificação, Codificação, Ordenação e  Guarda;
      3. Elaboração de normas de acesso à documentação (busca)
      Obs.: Registro = Cadastro dos dados básicos do documento, para localização futura.
      Avaliação:
      1.Prêmio de classificação de assuntos e
      2.Tabela de temporalidade dos documentos.
      Destinação: 
      1. encaminhamento de documentos para guarda permamente, descarte ou eliminação
    • Os envelopes entregues pelos mensageiros são correspondencia oficial. Eles precisam ser abertos ,os documentos registrados e encaminhados , no caso, à Assessoria jurídica de acordo com os procedimentos adotados pela administração.
    • ATENÇÃO: FASES DA GESTÃO DE DOCUMENTOS

      "PUD"

      PRODUÇÃO - UTILIZAÇÃO E DESTINAÇÃO...........

    • Complementando...

      (Cespe-UnB / MPU 2010 – Arquivista) O registro dos documentos é desenvolvido pelo setor de protocolo. C

      (Cespe-UnB - Anatel/2009) O registro dos documentos que chegam a um órgão público deve ser feito no setor de protocolo e consiste na reprodução dos dados do documento destinada a controlar a movimentação e fornecer dados de suas características fundamentais aos interessados. C

    • a) TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS POR VÁRIOS SETORES: DISTRIBUIÇÃO
      b) INDICAÇÃO DO TEMPO DE GUARDA DO DOCUMENTO: TABELA DE TEMPORALIDADE
      c) DISTRIBUIÇÃO DE DOCUMENTOS AOS DESTINATÁRIOS: INTERNO (DISTRIBUIÇÃO) EXTERNO (EXPEDIÇÃO)
      d) SEPARAÇÃO ENTRE DOCUMENTOS OSTENSIVOS E SIGILOSOS: CLASSIFICAÇÃO
      e) IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS QUE SIRVAM DE BUSCA AO DOCUMENTO: REGISTRO

    • A atividade de registro consiste na captura dos metadados do documento (dados de identificação: remetente, destinatário, data, assunto, numero, etc) em um sistema que permita controlar sua tramitação (movimentação) para posterior localização e recuperação, quando necessário.

      A tramitação é a movimentação que o documento faz até resolver o assunto de que trata.

      A indicação do tempo de guarda do documento é realizada pela avaliação e registrada na tabela de temporalidade.

      A distribuição é a entrega do documento ao seus destinatários, realizada também pelo protocolo.

      A separação de documentos ostensivos e sigilosos é rotina do processo de recebimento de documentos no protocolo.

      Gabarito do professor: Letra "E"
    • O registro, uma das funções principais em protocolo, consiste na identificação de elementos que sirvam de busca ao documento.

    • Registro é a identificação de elementos que sirvam de busca ao documento -> O registro consiste na captura dos metadados dos documentos


    ID
    782164
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TJ-AL
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Arquivologia
    Assuntos

    Analisada determinada situação arquivística, optou-se por uma metodologia de arquivamento por assunto. Assinale a opção que identifica o método de arquivamento por assunto.

    Alternativas
    Comentários
    • Método duplex Classifica-se a documentação em classes correspondendo a assuntos, partindo-se do geral para o particular.
      Aqui a documentação é dividida em classes, conforme os assuntos, partindo do gênero para a espécie e desta para a minúcia (detalhes do gênero). Este método não possui a dificuldade apresentada pelo método decimal, onde se tem que prever antecipadamente todas as classes.
    • Fiquei na dúvida entre Duplex e Unitermo
    • Adotando o método duplex

       

      2, classificam-se os documentos em classes e subclasses

      de assuntos, sempre do geral para o particular, distribuídas hierarquicamente de

      acordo com as atividades e funções do órgão. A classe ou subclasse de assunto

      possui um código numérico correspondente, que se refere ao assunto ou tipo

      documental produzido nas atividades-meio, comuns a todos os órgãos, como:

      Estrutura, Organização e Funcionamento, Recursos Humanos, Bens Materiais e

      Patrimoniais, Orçamento e Finanças, Documentos e Informações.

      Em outras palavras, os assuntos recebem códigos numéricos os quais refletem a

      hierarquia funcional do órgão, definida através de classes, subclasses, grupos e subgrupos,

      partindo-se sempre do geral para o particular. As classes principais correspondem às grandes

      funções desempenhadas pelo órgão. Elas são divididas em subclasses e estas, por sua vez, em

      grupos e subgrupos, os quais recebem códigos numéricos

      1. Método ideográfico unitermo (ou indexação coordenada)

      Vem sendo utilizada com grande êxito nos arquivos especiais e especializados. O método consiste em se atribuir a cada documento, ou grupo de documentos, um número em ordem crescente (número de registro), de acordo com sua entrada no arquivo. Sua finalidade é identificar e localizar o documento quando solicitado. Uma vez numerado, através da análise do documento são identificadas as palavras-chave ou descritores, que servirão posteriormente como chave de pesquisa. Tais elementos devem ser transcritos em uma ficha-índice

    • MÉTODO DUPLEX
      EXEMPLO: Uma empresa começa com as seguintes classes:
      1-Contabilidade
      2-Empregados
      3-Móveis
      4-Imóveis
      5-Seguros
      Depois divide nas seguintesSubclasses:
      1.Contabilidade
      1.1Contas a receber
      1.1.1Contas do Governo
      1.1.2 Contas da Prefeitura
      Vantagem: abertura ilimitada de classes
      Desvantagem: se as classes não forem bem definidas, encontraremos documentos que tratam do mesmo assunto em mais de um lugar

    • Resposta Letra C
      •  

      Método Numérico Duplex

         A documentação é dividida em classes, conforme os assuntos, partindo-se do gênero para a espécie e desta para a minúcia.
         O método duplex oferece as mesmas possibilidades do método decimal (Dewey) quanto ao agrupamento de assuntos, permitindo abertura ilimitada de classes, subclasses etc.

      Método Variadex

         Este método é uma variante do alfabético;

         Como seria impossível determinar-se uma cor para cada letra do alfabeto, uma vez que seriam necessárias 26 cores distintas para representar o alfabeto, as cores da chave devem ser atribuídas às projeções das pastas em função da segunda letrado nome de entrada e não da inicial, a qual indicará a seção alfabética correspondente para sua ordenação. 

      Método Cronológico

         A ordem principal de entrada é a data;

         Muito utilizado em repartições públicas;

         Os documentos ou conjunto de documentos (processos) recebem um número e também a data de entrada do documento;

      Dígito Terminal

      Os documentos são numerados seqüencialmente, mas sua leitura apresenta uma peculiaridade que caracteriza o método: os números dispostos em três grupos de dois dígitos cada um, são lidos da direita para a esquerda, formando pares.

      Método Unitermo ou Indexação Coordenada

         O método consiste em se atribuir a cada documento, ou grupo de documentos, um número em ordem crescente, de acordo com sua entrada no arquivo.

         Esse número, denominado número de registro, controlado através de livro próprio, deve ser assinalado no documento, em lugar visível e previamente determinado.

      Bons Estudos.

    • UNITERMO não é uma forma de arquivamento por assunto?

      Pelo que eu saiba são modalidades básicas de arquivamento por assunto: 

      1- ALFABÉTICOS -> Dicionário e Enciclopédico
      2- NUMÉRICO ->Duplex, Decimal e Unitermo
    • Concordo plenamente com o Pablo.Há 2 respostas corretas nesta questao.Duplex e Unitermo.Alguem sabe se ja saiu o gabarito definitivo?

    • Questão anulada pela banca:
      Justificativa:

                             "O método duplex e unitermo são considerados métodos de arquivamento por assunto. Dessa forma, por haver duas opções corretas, opta-se pela anulação da questão".
      Bons estudos!
    • Letra: C

      A construção é a mesma do encicloplédico, colocando-se antes do assunto uma notação numérica.
    • Administradores do QC: Favor RETIRAR ou SINALIZAR essa questão, pois questões anuladas que permanecem disponíveis atrapalham (e muito!) os estudos...
    • O QC tá abandonado.

      Os caras estão rachando de ganhar dinheiro e pararam de trabalhar.
    • Na minha opinião, a equipe QC deveria publicar as questões somente após a divulgação do Gabarito Definitivo pela Banca Organizadora. Só assim, não passaríamos pela questão com a ideia errônea sobre a alternativa preliminarmente considerada correta, e posteriormente, após análise dos recursos e divulgação do gabarito definitivo, tenha a questão considerada anulada, ou até mesmo seu gabarito retificado. 
      Como vamos saber qual questão antes apresentava uma ideia certa e depois, seria anulada? Não tem como ficar, nós estudantes, voltando e revisando todas as questões já respondidas. 
    • B , C  ESTÃO CORRETAS

    • Obs: Questão vale apenas pra fins de estudo! Tanto faz estar anulada ou não! Obrigado! 

       

      Gab.: B e C


    ID
    782167
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TJ-AL
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Arquivologia
    Assuntos

    Assinale a opção correta, a respeito de técnicas de ordenação de arquivo.

    Alternativas
    Comentários
    • A) Método numérico :   método indireto(  ou seja, necessita que um índice ou código seja consultado para se localizar o documento)
      C) correto,   alfabético: método direto
      D) ideográficos : por assuntos
      E)Quando a cidade é o principalelemento, não destaca-se a capital;  ao contrário qdo o estado for o elemento principal, ae sim destaca-se a capital em primeiro lugar
    • Só completando o comentário acima:
      b) Na ordenação numérico-cronológica, numera-se o documento, após colocá-lo em ordem cronológica - é só lembrar do setor de protocolo, ao registrar os documentos em livro específico.
    • Fácil de lembrar: só os numéricos precisam de índice!
    • [img] http://img90.imageshack.us/img90/236/arquivologia.jpg [/img]

      Eu fiz um gráfico, mas não sei como faz para aparecer a imagem bonitinha aqui, se alguém souber me avisa que eu edito. Abraços
    • Patrícia, segue o teu gráfico bonitinho :)
    • De acordo com Renato Valentini
      NUMÉRICO-CRONOLÓGICO: Métodp mais indicado para  arquivamento de "processos". É o mais usado em sistemas de protocolo e adotoado em repartições públicas, as mais variadas.
      NUMERA-SE OS DOCUMENTOS E NÃO AS PASTAS.
      SERÃO ARQUIVADOS EM ORDEM CRONOLOGICA, E APÓS, POR ORDEM NUMÉRICA(DATA E NÚMERO).
      Nesse método, quando se anula um registro, só se aproveita o n° de registro se houver coincidências de datas.
      Cada documento recebe seu próprio n° de registro, formando-se um PEOCESSO ÚNICO e desposto em rigorosa órdem numérica.
    • Qual o erro da D? No livro do Élvis Correia Mirando diz: Não existe na arquivologia esquemas padronizados de classificaçãopor assunto, como ocorre em relação à biblioteconomia (...). 

      Desde já agradeço a quem explicar!

    • Gato Batatinha, 

      D) A ordenação por assunto não tem regras ou métodos evidentes.(Tem o ideográfico)

      Ideográfico

      Método básico e por assunto. Os assuntos podem ser ordenados:

      • alfabético: dicionário e enciclopédico

      • numérico: duplex, decimal e unitermo

      http://www.fazerfacil.com.br/apostilas/mtodos-de-arquivamento-arquivologia-para-concursos/
    • Gabarito C : A ordenação alfabética é método direto e utiliza o nome para dispor os documentos ou as pastas, sem a necessidade de instrumento auxiliar.

      a) A ordenação numérica é método direto, pois a pesquisa ocorre exatamente no documento.

      A ordenação numérica pertence ao sistema indireto, recorrendo- se sempre a um índice alfabético remissivo.

      b)Na ordenação numérico-cronológica, numera-se pasta de arquivo e não documento.

      Na ordenação numérico-cronológico numera-se os documentos e não as pastas.

      d) A ordenação por assunto não tem regras ou métodos evidentes.

       e) Na ordenação geográfica, caso o principal elemento de identificação seja cidade e não estado, a capital deve ser destacada.

      Ao ordenar por "cidade" , observa-se a ordem alfabética das cidades (inclusive as capitais)


    •  - Métodos diretos: São aqueles em que a busca é feita diretamente no local em que o documento se encontra arquivado, sem a necessidade de um índice auxiliar. Caracteriza os métodos que organizam os documentos por nome (alfabético / geográfico / dicionário / enciclopédico).

      - Métodos indiretos: São aqueles que necessitam de um índice alfabético que permita localizar o número em que o  documento está arquivado. Caracteriza os métodos que organizam os documentos por número (numérico / decimal / duplex).

      MIRANDA, Élvis C. Arquivo para concursos. Brasília : Vestcon, 2007

    • Método numérico simples - numeram-se as pastas e não o documento.

      Método numérico cronológico - numeram-se os documentos e não as pastas.

    • Pessoal só uma duvida alguem poderia me dizer o que é arquivamento de registros informatizados?

      me redirecionem para pagina de exercicios que fale sobre esse assunto .. ??

    • arquivos de registro informatizados são arquivos que podem ser produzidos ,tratados ou armazenados em um computador.EX:CD,DVD,mémoria.

    • Vamos analisar item por item:

      A - A ordenação numérica pertence ao método indireto, pois há a necessidade de consulta a outras ferramentas para localizar o documento (índices, tabelas, quadros, etc). Errado.

      B - Na ordenação cronológica, a numeração ocorre no documento, pois é numerado segundo a sua data de produção ou recebimento. Errado.

      C - A ordenação alfabética utiliza o nome para organizar os documentos, e pertence ao sistema direto, pois a busca pelo documento ocorre pelo nome, sem a necessidade de qualquer ferramenta auxiliar (tabela, quadro, índice, etc). Correto.

      D - A ordenação por assunto é realizada segundo o método ideográfico, que se subdivide em dicionário, enciclopédico, decimal e unitermo. Errado

      E - Na ordenação geográfica do tipo Cidade-Estado-País, não é necessário priorizar as capitais. Tal necessidade somente ocorre na ordenação do tipo Estado-Cidade e País-Cidade. Errado.


      Gabarito do professor: Letra "C"
    • MÉTODO DIRETO: ALFABÉTICO, GEOGRÁFICO.

      MÉTODO INDIRETO: NÚMERICO, IDEOGRÁFICO.

      ALFANÚMERICO É SEMI-INDIRETO.

    • a) A ordenação numérica faz parte do sistema indireto, pois a pesquisa necessita de um instrumento auxiliar.

      b) Numera-se o documento e não a pasta

      c) Certinha!

      d) A ordenação por assunto (ideográfico) possui regras como todos os outros tipos de ordenação

      e) Nesse caso, a capital não deve ser destacada.

      Resposta: C 

    • A) A ordenação numérica é método indireto, pois a pesquisa ocorre exatamente no documento. ERRADO

      B) Na ordenação numérico-Simples, numera-se pasta de arquivo e não documento. ERRADO

      C) A ordenação alfabética é método direto e utiliza o nome para dispor os documentos ou as pastas, sem a necessidade de instrumento auxiliar. CERTO

      D) A ordenação por assunto não tem regras ou métodos evidentes. ERRADO

      E) Na ordenação geográfica, caso o principal elemento de identificação seja cidade e não estado, a capital deve ser destacada. ERRADO

    • Em 16/10/20 às 21:16, você respondeu a opção A.! Você errou!

      Em 23/09/20 às 15:47, você respondeu a opção A.! Você errou!

      Em 16/08/20 às 22:32, você respondeu a opção A.! Você errou!

      Em 17/07/20 às 20:46, você respondeu a opção A.! Você errou!

      Deus é mais!

    • só um detalhe:

      (CESPE/IPHAN/2018/Auxiliar) No método de arquivamento numérico simples, a ordenação é orientada pelo número do documento. (ERRADO)

    • GABARITO c.

      a) ERRADO. A ordenação numérica é método direto, pois a pesquisa ocorre exatamente no documento.

      A ordenação numérica pertence ao sistema indireto, recorrendo- se sempre a um índice alfabético remissivo.

      b) ERRADO. Na ordenação numérico-cronológica, numera-se pasta de arquivo e não documento.

      Na ordenação numérico-cronológico numera-se os documentos e não as pastas.

      c) CERTO. A ordenação alfabética é método direto e utiliza o nome para dispor os documentos ou as pastas, sem a necessidade de instrumento auxiliar.

      d) ERRADO. A ordenação por assunto não tem regras ou métodos evidentes.

      e) ERRADO. Na ordenação geográfica, caso o principal elemento de identificação seja cidade e não estado, a capital deve ser destacada.

      Ao ordenar por "cidade" , observa-se a ordem alfabética das cidades (inclusive as capitais).


    ID
    782170
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TJ-AL
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Arquivologia
    Assuntos

    Com relação a preservação de documentos, uma importante operação de conservação é

    Alternativas
    Comentários
    • ALI - DE - LI – RE   = CONSERVAÇÃO
      Alisamento
      Desinfestação
      Limpeza
      Restauração
      Alisamento: Submete ao ar úmido e depois alisa o documento

    • Emulação - Referente ao processo de automação que denomina-se também como : Migração e emulação

      Arranjo - Conceito de ideia de arquivo permanente (ordenação adequada dos docs.) - segue o principio da ordem original e proviniência.

      Descrição - Instrumentos de pesquisa - leva em conta elementos formais quanto aos conteúdos dos documentos.Pode-se elaborar instrumentos de pesquisas como : Guias ; catálogos ; inventários e etc)

      Difusão - Registrar e difundir as informação - não guarda relação com a conservação
    • ALISAMENTO

      È um alisamento do documento, literalmente. Primeiro, ele é colocado em uma bandeija de aço, sob forte ação da umidade. Uma vez umidificado , é passado , a ferro ,folha a folha, em máquinas elétricas.

    • *Desinfestação

      - O método mais eficiente de combater os insetos é a fumigação. A substância química a ser empregada nesse processo deve passar por testes de garantia da integridade do papel e da tinta sob sua ação. Com a fumigação, os insetos em qualquer fase de desenvolvimento são completamente destruídos.

      *Limpeza

      - É a fase posterior a fumigação. Na falta de instalações especiais para essa operação, utiliza-se um pano macio, uma escova ou um aspirador de pó.

      *Alisamento

      - Consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar com forte porcentagem de umidade, 90 a 95%, durante uma hora, em uma câmara de umidificação. Em seguida, são passados a ferro, folha por folha, em máquinas elétricas. Caso existam documentos em estado de fragilidade, recomenda-se o emprego de prensa manual sob pressão moderada.

      *Restauração

      - Banho de Gelatina

      –Mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Os documentos tratados por esse processo, que é manual, tornam-se suscetíveis ao ataque de insetos e fungos.

      - Silking

      – Utiliza-se tecido de grande durabilidade, mas devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades permanentes.

      - Tecido/amido

      – Preparação em que são usadas folhas de tecido muito fino, aplicadas com pasta de amido, a durabilidade do papel é aumentada consideravelmente, mas o emrego do amigo propicia o ataque de insetos e fungos, impede o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos, além de reduzir a legibilidade e flexibilidade.

      - Laminação

      – Se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, prensando sob a pressão e temperatura elevada.

      - Laminação manual

      – Matéria prima básica da laminação mecanizada, não usa calor nem pressão, que são substituídos pela acetona.

      - Encapsulação

      – Utiliza películas de poliéster e fica adesiva de duplo revestimento. O documento é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces, entre o documento e a fita deve haver um espaço de 3mm, deixando o documento solto dentro das duas lâminas.

    • As principais operações de conservação de documentos são:

      1. desinfestação

      2. limpeza

      3. alisamento

      4. restauração

    • EMULAÇÃO é uma estratégia de preservação digital. É tipo uma simulação ou imitação, pra fazer com que um software/hardware antigo fique compatível com um software/hardware mais moderno.

    • achei que ao invés de conservação, a palavra certa seria restauração. 

    • A conservação consiste em uma série de medidas tomadas para aumentar a vida útil dos documentos. Vão desde ações para prevenir fatos que comprometam sua integridade, como o alisamento, que consiste em colocar o documento sob uma prensa hidráulica, sob forte pressão, para fixar novo material ao seu suporte, bem como retirar marcas de dobras e manchas.

      A emulação é uma técnica de conservação aplicada a documentos digitais, onde uma tecnologia, geralmente mais nova, simula o funcionamento de outra tecnologia, geralmente mais antiga. Exemplo: computador que reproduz filme em DVD, simulando o funcionamento do aparelho.

      O arranjo é a operação de organização intelectual dos documentos, com base em critérios lógicos predefinidos, a fim de auxiliar a pesquisa do usuário.

      A descrição é a operação de extrair informações pertinentes do documento, com finalidade de auxiliar a pesquisa do usuário, especialmente pela elaboração dos instrumentos de pesquisa.

      A difusão é ação típica dos arquivos permanentes, que tem a função de promover o arquivo e seus serviços para a sociedade.

      Gabarito do professor: Letra "C"
    • LARD

      Limpeza

      Alisamento

      Restauracao

      Desinestacao

    • LETRA A

       

       a) a emulação: É UMA ESTRATÉGIA DE PRESERVAÇAO DIGITAL A FIM DE COMBATER A OBSOLESCÊNCIA TECNOLÓGICA.

       

       b) o arranjo: REUNIÃO E ORDENAÇÃO ADEQUADA DOS DOCUMENTOS

       

       c) o alisamento

       

       d) a descrição: ACESSO AOS DOCUMENTOS PARA CONSULTA E DIVULGAÇÃO DO ACERVO.

       

       e) a difusão.

    • GABARITO OFICIAL:LETRA C

      CUIDADO GALERA COM RESPOSTAS ERRADAS.


    ID
    782173
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TJ-AL
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Ética na Administração Pública
    Assuntos

    Considerando a ética no serviço público, assinale a opção correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Alguém me diz porque a letra e, está errada?
    • De acordo com DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

      IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

      Acredito estar errado, devido falar do boa vontade no cotidiano, na lei fala no tempo dedicado.

      Se estiver errada queiram me corrigir, pq marquei letra E, na letra "D", entendo que o Servidor não é obrigado a respeitar caso o superior o mande fazer algo que vá contra moral e etica.
    • Presume-se que a autoridade superior aja sempre dentro da legalidade até que se prove o contrário.
    • a) O servidor público deve demonstrar cortesia em situações de atendimento ao público, com destaque para aquelas pessoas com quem já tenha familiaridade. (não se pode dar prioridade ou preferência a conhecidos - princípio da impessoalidade)

      b) A dignidade é o principal valor que norteia a ética do servidor público. (além da dignidade existem diversos valores, não se pode determinar o principal. "A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais." Decreto 1177/94, Anexo I, inciso I)
       

      c) Com relação à administração pública, a moralidade limita-se à distinção entre o bem e o mal. ( "devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum." Decreto 1171/94, anexo I. inciso III)
       

      d) Espera-se que o servidor público sempre atue com respeito à hierarquia. ( "O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente." Decreto 117/94, Anexo I, inciso XI) CORRETA.
       

      e) A boa vontade deve estar sempre presente no comportamento do servidor público em quaisquer situações e em qualquer tempo de seu cotidiano. (Não diz respeito à boa vontade e sim à conduta. "os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Decreto 1171/94, Anexo I, inciso VI)
       

    • A questão (na minha opinião) é cabível de recurso, já que não há opção correta...
      A opção (d) fala que:  Espera-se que o servidor público sempre atue com respeito à hierarquia.

      Decreto N° 1.171/94, Seção II, XIV, h) Ter respeito a hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.

      Ou seja, o servidor tem em regra que obedecer aos seus superiores hierárquicos, porém essa obediciência não é absoluta, pois o servidor não está obrigado a acatar ordens que sejam manifestalmente ilegais ou antiéticas, imorais.
    • questão mal formulada coisa da CESPE
    • Não concordo que seja a Letra D. Logo o CESPE que ama usar palavras como sempre e nunca. E se o superior hierárquico mandar ele fazer algo contra a lei? Ele tem que respeitar? Não. Então não é SEMPRE que deve atuar com respeito à hierarquia.

      A Letra E está meio estranha, mas acredito ser possível ela estar certa. Acho que nunca o servidor deve agira na má-vontade...
    • CERTA - Letra D
      Respeitar a hierarquia não quer dizer fazer tudo o que o superior hierárquico manda, até porque, como citado acima, se for uma ordem manifestamente ilegal de superior hierarquico ou anti-ética, imoral o servidor público deve se recusar a cumpri-la (o que não é desrespeito à hierarquia), como deixa bem claro:

      "XIV - São deveres fundamentais do servidor público
      h) ter respeito à hierarquiaporém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;"
    • Apesar de também ter  marcado a letra "d", após uma releitura da questão, imagino q a resposta correta seja mesmo a letra "d", pois ao se iniciar a frase com a palavra "espera-se", indica q não necessariamente ele deverá atuar "sempre" com respeito a hierarquia! 

      Com relação ao erro da letra "e", creio q os comentários supra já sanaram a dúvida da grande maioria.
       
    • Letra D certa.

      Sentido polissêmico do verbo substantivado Respeito.


      substantivo masculino
      1 ato ou efeito de respeitar(-se).
      2 consideração, deferência, reverência.
      3 estima ou consideração por alguém ou algo.
      4 obediência, acatamento.
      5 modo pelo qual se encara uma questão; ponto de vista.
      6 o que motiva algo; razão, causa.
      7 sentimento de medo; receio.

      Fonte:
      Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa v3
    • quando querem complicar um assunto fácil, conseguem. Questão absurda que gera várias interpretações.
    • Rosana a letra ``E` esta errada pois abrange muito a questao da boa vontade, ou seja de forma absoluta... imagine a situação que uma pessoa te demoralize sem você ter culpa, tipo te xingar, te rebaixar... algo do genero com isso vc nao vai ter boa vontade para atender... por isso nao é tem todo o momento que você vai ter que tratar com boa vontade... como a propria constituição permite o direito a resposta na mesma proporção ao agravo... resumindo: o problema da questao foi que ela teve uma abrangencia absoluta ao criterio de boa vontade...
    • O respeito à hierarquia sempre deve existir, independentemente de ordens manifestamente ilegais. Caso se tome conhecimento de ato ou fato contrário ao interesse público, deve-se comunicar à autoridade imediatamente superior, assim como é no militarismo. No caso do ato ser cometido pela autoridade imediatamente superior, deve-se comunicar à autoridade imediatamente superior à ela, e não ao Presidente do Órgão. A hierarquia foi respeitada, embora a ordem não tenha sido cumprida, por ser considerada aética.

    • Na letra E, não posso afirmar que em QUAISQUER situações devo agir com boa vontade. Se me pedirem para agir fora da lei ou me tratem com desrespeito, creio que ai não cabe agir com boa vontade.
    • d) Espera-se que o servidor público sempre atue com respeito à hierarquia.
       
      XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
      h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;
       
      O fato de não ter temor em representar contra comportamento indevido não significa que perdeu o respeito pela hierarquia.
      Ex: Se seu chefe rouba e você o chama de ladrão: não houve respeito. Agora, se você faz uma denúncia formal ao setor encarregado, não quer dizer que desrespeitou o chefe, só cumpriu seu dever.
       
      e) A boa vontade deve estar sempre presente no comportamento do servidor público em quaisquer situações e em qualquer tempo de seu cotidiano.
       
      IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.
       
      Ele não deve ter boa vontade em qualquer tempo do seu cotidiano, só no tempo dedicado ao serviço público.
      Ex: De madrugada, final de semana, na sua casa, e você dormindo, liga um particular querendo saber informações do órgão público que você trabalha: você vai ter boa vontade?
    • Questão passível de RECURSO, visto que: ( "O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente." Decreto 117/94, Anexo I, inciso XI)

      Ou seja, somente às ordens legais e não respeitando sempre a hierarquia!
    • Na forma que interpretei, a questão E estaria bem adequada como resposta. Não gostei dessa questão :(

    • Concordo com o Lucas. Interpretei a forma de hierarquia generalizada, pensei que se o meu superior por exemplo me pedir para fazer algo ilegal deverei fazer, devido ao fato de ser um superior hierarquico.

    • Questão ridícula e apelativa. A banca já não sabe mais o que cobrar e fica inventando. Alguém me prove que a alternativa E está errada? :S

    • Espera-se que o servidor público sempre atue com respeito à hierarquia.

      SEMPRE..generalizou ou seja tornou a questão errada!!! Cespe vacilou.
    • Grande "casca de banana".

      Na letra "d", o que se espera do servidor público não é que ele SEMPRE obedeça às ordens de superiores hierarquicos, mas que ele haja SEMPRE com respeito à sua hierarquia superior.

    • Creio que tanto D qto E errem ao generalizarem hierarquia e boa-vontade, são sempre bemvindas sim, desde que legalmente solicitadas.

      Frustrado!

    • Sempre atue com respeito à hierarquia? :S

      Seção II

      Dos Principais Deveres do Servidor Público

      h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

    • milena no meu ver este inciso explica que devemos respeitar a hierarquia sem nenhum medo de representar algum ato indevido, quando houver obvio  mais para isso não tem que ter desrespeito.

    • CONFESSO QUE AINDA INDAGO A ASSERTIVA ''E''


      A boa vontade deve estar sempre presente no comportamento do servidor público em quaisquer situações (MESMO QUE DIANTE DE UMA ORDEM ABUSIVA PARA ABSTER-SE E CONTRA ELA REPRESENTAR) e em qualquer tempo de seu cotidiano.



      EXISTE ALGUM MOMENTO QUE EU POSSA ABRIR MÃO DA BOA VONTADE PARA EXERCER MINHA FUNÇÃO "LEGAL"? ACREDITO QUE NÃO... ENTÃO POR QUE ESTÁ ERRADA? 



      GABARITO ''D'' 


      Abro para sugestões... 

    • Pedro Matos, eu também fiquei confusa, mas acredito que está errada porque o Decreto não menciona a boa vontade no cotidiano e sim a conduta. 

      VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.(Decreto 1171, Inciso Vl)

    • Fiquei sem paciência vendo uns comentários aqui viu...


      ''A boa vontade deve estar sempre presente no comportamento do servidor público em QUAISQUER SITUAÇÕES e em qualquer tempo de seu cotidiano.''


      MEU FILIIOOOW, POR ACASO VOCÊ TEM QUE TER BOA VONTADE NA HORA QUE TE CONVIDAREM PARA INFRINGIR A LEI? 

      SEU SUPERIOR PODE SER UM FILHA DA P*** DE DESONESTO, MAS VOCÊ TEM QUE RESPEITAR A HIERARQUIA. 
      RESPEITAR A HIERARQUIA SEM JAMAIS TER MEDO DE REPRESENTAR CONTRA OS ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

      SE VOCÊ DESRESPEITA FULANINHO QUE COMETE ATO IMPROBE RELACIONANDO À HIERARQUIA, VOCÊ ESTÁ DESRESPEITANDO TODA UMA GALERA DE HIERARQUIA SUPERIOR QUE NÃO FEZ NADA DE ERRADO, NÃO SÓ FULANINHO. RESPEITO À HIERARQUIA SEMPRE.

      ''h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal'' LEI 1.171

      ''Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.'' LEI 8.429



    • LAYSE, REALMENTE O CÓDIGO NÃO FALA EM BOA VONTADE E SIM EM BOA CONDUTA, DESSA FORMA FICA CLARO QUE SOBRE OS ATOS ÍMPROBOS E ABUSIVOS CONTRA ELES O SERVIDOR DEVE REPRESENTAR.

      OBRIGADO!



      A - ERRADO - O SERVIDOR, EM SUAS FUNÇÕES, DEVE SER IMPESSOAL.


      B - ERRADO - NÃO SÓ A DIGNIDADE, MAS TAMBÉM O DECORO, O ZELO, A EFICÁCIA E A CONSCIÊNCIA DOS PRINCÍPIOS MORIAS SÃO PRIMADOS MAIORES QUE DEVEM NORTEAR O SERVIDOR.


      C - ERRADO - A MORALIDADE NÃO SE APENAS LIMITA À DISTINÇÃO ENTRE O BEM E O MAL, ALÉM DISSO DEVE SER ACRESCIDA DA IDEIA DE QUE O FIM É SEMPRE O BEM COMUM.


      D - CORRETO - TER RESPEITO À HIERARQUIA É A REGRA, PORÉM CONTRA ELA NÃO SE DEVE TEMER EM REPRESENTAR CONTRA UMA ILEGALIDADE OU UMA ORDEM ABUSIVA. 


      E - ERRADO - BOA CONDUTA DEVE-SE TER.






      GABARITO ''D''


      Daniel que modos de dizer são esses? Não é preciso apenas saber, tem que PRATICAR também queridão! Não percas a paciência... ;)

    • d) Espera-se que o servidor público sempre atue com respeito à hierarquia.

      O examinador deveria ter colocado da seguinte forma: d) Espera-se que o servidor público sempre atue, EM REGRA, com respeito à hierarquia. Da forma original, como se vê, fere o próprio código de ética: Decreto N° 1.171/94, Seção II, XIV, h) Ter respeito a hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.

      O termo "SEMPRE" invalida a questão, CESPE diz que quer candidatos que saibam o conteúdo, parece que não ¬¬

    • Estudo, estudo, estudo e contínuo estudando, quando pego o CESPE pela frente, percebo que não sei nada.

    • sendo assim o cara pode fazer coisa errada quando o superior mandar.

      recurso né
    • Espera-se?

      Decreto N° 1.171/94, Seção II, XIV, h) Ter respeito a hierarquia...

      É DEVER do servidor agir com respeito à hierarquia. Questão nula pra mim...

    • Respeito é uma coisa, obediência é outra.

    • Sempre ?      :o

    • Muita discussão por pouca coisa, eu errei a questão, mas percebi que o gabarito é letra D e pronto! Como já diz o professor Hugo Goes: "questões de múltipla escolha o candidato deve fazer a melhor escolha",(ÀS VEZES A MENOS ERRADA,POIS NÃO TEM UMA 100% CERTA) olhem só a letra E ela está errada, pois o servidor terá que ter boa vontade "sempre" em todas as situações? Pois bem, chega um velhinho na APS que você trabalha no INSS e diz que quer se aposentar e você percebe que ele não tem recolhimento de contribuições, como você tem que ter sempre boa vontade e ajudar os outros você burla o sistema e afirma que ele recolheu todas as 180 contribuições. Isso que é ter boa vontade e ajudar os outros hein!
       
      BONS ESTUDOS.

    • SEMPRE? ESTAMOS ESTUDANDO ERRADO ENTÃO QUERIDA CESPE.

    • Rafael Vasconcelos disse tudo: Respeito é uma coisa, obediência é outra.

    • Complementando...
      Ter respeito à hierarquia não significa obedecer ordens ilegais...
      (CESPE – STJ – Técnico Judiciário – 2008) No serviço público, o funcionário deve-se guiar pela conduta ética, que abrange aspectos da atuação e da relação com os públicos externo e interno.Caso o chefe de um órgão público determine a seu subordinado a execução de ato vetado pelo código de ética no serviço público, o servidor deverá obedecer prontamente à determinação, pois é seu dever respeitar a hierarquia em todas as situações. E**

    • ESPERAR? Não concordo. O inciso XI da Seção I do Decreto nº 1.171/94 explicita que é DEVER do servidor prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores. Logo essa CESPE que adora mudar palavrinhas para dar esses pegas sem noção...

      .

      Segundo o dicio.com, esperar significa:

      .

      v.t. Ficar em algum lugar até que chegue alguém ou alguma coisa que se tem como certa ou provável; aguardar.
      Contar com.
      Ter esperança.
      Supor, ter satisfação em acreditar.
      Emboscar.
      Confiar.

    • Primeiramente, boa noite.

      Em questões como esta, você deve ir na menos errada.


       - Em busca do meu sonho. 

    • À menos errada, e lembrando que à cespe considera questões incompletas na maioria das vezes erradas

    • Na minha opinião é que o espera-se é referente , por exemplo , quando o superior hierárquico age de forma a tirar proveito em razão da sua função então neste caso o servidor público irá agir contrario ao interesse do superior .

    • Espera-se? 

    • Dos principais Deveres do Servidor:"Ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;" (Decreto 1171/94, XIV, h) Neste caso, a questão não falou da exceção. Prevalece a regra. O grande problema da Cespe (e outras bancas também) é a troca de palavras que geralmente nunca são sinônimos ("ter" x "espera-se"). É rezar para o nosso raciocínio bater com o da banca.  

    • Questões com muitos comentários, é certo que a banca fez caga#$@...KKkk

    • viva o país da corrupção, até a banca examinadora é desonesta

    • Eu acertei, mas a letra "e" não está errada. Está menos certa, mas errada não está!

    • É importante compreender dois pontos:

      Representar contra ato ilegal de superior hierárquico não significa desrespeito à hierarquia. Esta não pode ser usada para respaldar ato ilegal ou incorreto do superior. Quando o superior comete uma infração punível está agindo além dos limites legais, dessarte, extrapolando, inclusive a hierarquia. 

      Segundo que, exigir "boa vontade" do servidor em TODAS as circunstâncias da sua vida, acredito ser um pouco demais. Nem sempre isso será possível, dada a multiplicidade de fatos aos quais o ser está suscetível e a subjetividade do comportamento humano, que nem sempre permite um determinado comportamento para determinada ação. Dessa forma seria injusto que o servidor público estivesse passível de punição por não ter agido com boa vontade em todas as vezes.


      No meu entendimento, gabarito correto, letra "D"

    • h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

    • Gabarito: D

      Assim diz o código de ética: "ter respeito á hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal"

      Correção do polêmico item (E)

      Assim diz o código de ética: "A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina..."  ou seja, a frase "estar sempre" como está explícita no item, não está explícita no código!

       

      - Onde está a pegadinha da banca?

      - No enunciado!  (Considerando a ética no serviço público, assinale a opção correta.) isto é, precisamos levar em consideração o código!

      Abraço!

    • Primeiro: isso é um dever do servidor!

      Segundo: atuar sempre??? não! é condicionado a ordens legais devendo representar comprometimento indevido!

      e mais: "resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos e contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações morais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;"

       

    • Achei que esse Isael Santos ia explicar com textão, mas só falou bosta.

      Questão lixo.

    • Que bosta de questão!

    • Eu errei, justamente por me ater ao detalhe citado pela concurseira " cléopatra - ver comentarios mais uteis).  Onde o respeito ha hierarquia nao é absoluto. O servidor nao é obrigado a seguir ordens ilegais/imorais 

    • Decreto 1.171

      XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

      h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

      Segundo o comentário de José Júnior, representar não significa desrespeitar a hierarquia. 

      De qualquer forma, achei a questão mal formulada.

    • Tem umas 3 alternativas certas nessa questão. Aí ferra!

    • Bom dia! Alguém indica onde posso encontrar material para estudar Ética no Serviço Público voltado para o TRF1?

       

    • É um tipo de questão extremamente subjetiva por parte do examinador. Temos que adivinvinhar o que ele exatamente pensava no momento em que estava fumando um baseado e elaborando esta questão.

    • O próprio Decreto 1.171/1994 traz exceções ao gabarito da questão. Em seu Anexo, no Capítulo I, Seção II, XIV, "h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal; i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las".

      Como a questão não faz referência a qualquer legislação, imagino que o examinador elaborou de maneira equivocada a questão.

    • Os comentários a seguir serão baseados nos preceitos contidos no Decreto 1.171/94, que encarta o Código de Ética do Serviço Público na esfera federal.

      Refira-se que, embora direcionado expressamente ao âmbito federal, suas normas servem também como referência para os demais entes federativos, de sorte que, mesmo em se tratando de concurso público para um Tribunal de Justiça estadual, podemos nos basear em tais disposições:

      Vejamos, pois, as assertivas propostas, em busca da correta:

      a) Errado:

      É claro que não se pode admitir distinções de tratamento por força de familiaridades. Daí porque estar incorreto aduzir que se deva dar "destaque" às pessoas com quem já se tenha maior afeição de qualquer natureza.

      Pelo contrário, o tratamento dispensado aos usuários do serviço público deve ser impessoal, igualitário, sem favorecimentos ou perseguições a quem quer que seja.

      O item IV, alínea "g", do sobredito Decreto, respalda de maneira expressa a fundamentação acima exposta. Confira-se:

      "XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

      (...)

      g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;"


      b) Errado:

      Dentre as regras dentológicas, logo a primeira, colocada no item I, demonstra que não há superioridade do valor "dignidade" em relação aos demais ali listados, quais sejam, decoro, zelo, eficácia e a consciência dos princípios morais. Na verdade, todos se encontram em um mesmo plano de importância, razão pela qual está errado aduzir que a dignidade seria "o principal valor que norteia a ética no serviço público."

      A propósito, é ler:

      "I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos."

      c) Errado:

      A presente assertiva contraria de modo frontal a norma contida no item III, das regras deontológicas, que abaixo reproduzo:

      "III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo."

      d) Certo:

      De fato, o respeito à hierarquia, no âmbito da Administração Pública, constitui uma das vigas mestras em que se estrutura o serviço público.

      Registre-se, contudo, que as ressalvas legais concernentes ao descumprimento de ordens manifestamente legais não abalam a assertiva acima, tampouco tornam incorreta a alternativa ora comentada. Isto porque, ao descumprir ordens manifestamente ilegais, não há que se falar em desrespeito à hiearquia, mas sim em respeito à legalidade, princípio que informa toda a Administração Pública.

      Em poucas palavras: o respeito à hierarquia pressupõe ordens legais.

      Na linha do exposto, eis os itens pertinentes:

      "
      XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

      (...)

      XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

      (...)

      h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;


      i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;"

      Como se vê, o não atendimento de comandos advindos de superiores hierárquicos pressupõem que tais solicitações se mostrem ilegítimas, isto é, à margem da legalidade, hipóteses em que o subordinado não somente poderá como, em rigor, deverá se recusar a atendê-las, sem que se possa absolutamente falar em quebra de hieraquia.

      Correta, portanto, a presente assertiva.

      e) Errado:

      Não me parece haver base normativa a respaldar esta alternativa, sobretudo em vista do caráter excessivamente amplo e genérico de seu conteudo ("em quaisquer situações e em qualquer tempo de seu cotidiano").

      O item VI ("VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.") não vai "tão longe assim", a ponto de exigir "boa vontade" em quaisquer situações e em qualquer tempo do cotidiano do servidor.

      Ademais, da forma como redigida, esta assertiva parece sugerir que o servidor estaria autorizado a acomodar situações, ainda que sem base legal para tanto, tudo em nome de uma tal "boa vontade" que deveria estar onipresente, o que claramente não é correto, visto que a legalidade de seu comportamento precisa ser posta em primeiro lugar.


      Gabarito do professor: D

    • Gabarito, letra D.

       

      --------------------------------------------------------------------------------------

       

      Uma outra questão na modalidade certo e errado ajuda a entender o conceito da letra B dessa questão. Veja só:

       

      (CESPE - 2012 - TJ-AL - Técnico Judiciário-modificada) A
      dignidade é o principal valor que norteia a ética do servidor público.

       

      Comentário:

       

      Aqui temos que observar dois aspectos. Primeiro, de acordo com
      o Código de Ética dos Servidores, temos como princípios morais:

       

      I - A Dignidade, o Decoro, o Zelo, a Eficácia e a Consciência dos
      princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público,
      seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da
      vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão
      direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

       

      E ainda como disse em aula, não há hierarquia entre os princípios, dessa forma a dignidade não é o principal valor que norteia a Administração.

       

      Gabarito: Errado.

       

      Prof: Daniel Mesquita.
       

    • A D acho que esta errada o "sempre atue com respeito à hierarquia.", pois excetua ordens ilegais

      8112

              Art. 116.  São deveres do servidor:

              IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

       

    • Mais uma para o caderno "Subjetivas",

    • Lembrando que o respeito a hierarquia, não exime o Servidor de fazer o que é legal.

      Este respeito deve estar em consonância com a legalidade dos atos.

    • A)  Decreto 1171/94  XV - E vedado ao servidor público;   o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

      b) "A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais." Decreto 1171/94, Anexo I, inciso I

      c)  Decreto 1171/94, anexo I. inciso  III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.


      d) gabarito : XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

      e) IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

    • Questão E Correta !! Cabe recurso .

    • Questão Cespe TST 2008: O respeito à hierarquia e à disciplina não impede que o servidor público represente contra ato que caracterize omissão ou abuso de poder, ainda que esse ato tenha emanado de superior hierárquico.

      Gabarito letra D

    • Subjetivismo, a gente vê por aqui

    • Gente, é só ler o comentário do professor que tudo fica esclarecido!

    • Mesmo em situações em que o sevidor tenha que representar contra situações ilegais, tem que haver o respeito à hierarquia.

    • Gabarito Letra D

      XIV - São deveres fundamentais do servidor público

      h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

    • Questão malditaaa!!

    • Não concordo com o gabarito pois nem sempre a hierarquia, num primeiro momento, será mantida.

      Inclusive é obrigação do servidor não acatar ordens manifestamente ilegais.

      Veja: Em um primeiro momento, o servidor vai desrespeitar a hierarquia.

      Por isso não concordo com o gabarito.

      Erro na letra E

      "A boa vontade deve estar sempre presente no comportamento do servidor público em quaisquer situações e em qualquer tempo de seu cotidiano".

      No trato com o público sim, mas no seu cotidiano, em sua esfera privada, não existe tal obrigação, até mesmo porque ele não estará atendendo ao público.

      Não existe questão correta!!

    • Respeito à hierarquia, pressupõe respeito às ordens legais. Quando eu descumpro ordens ilegais, não estou desrespeitando a hierarquia, mas sim às ordens ilegais.

    • Não tem justificativa pra essa questão e pronto.

    • As explicações do professor e dos colegas sobre o porquê do descumprimento de ordens ilegais não configurar quebra de hierarquia estão ótimas, mas, de toda forma, na letra da Lei fica parecendo uma mitigação da regra sim...

      h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.

      E, principalmente, nem sempre será possível atuar com hierarquia, em REGRA ok, mas pode muito bem ocorrer alguma situação especial ou emergencial pra relativizar isso.

      Já a letra E também restringe muito ao dizer "em qualquer tempo de seu cotidiano", mas seria até possível sim inferir isso..

      I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele,

      [...]

      VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

      Vejo a letra E como a menos errada, mas vida que segue...

      Tudo isso com base no Decreto 1.171/94, que todos nós estamos usando pra embasar, mas que pesquisando, vi que não foi cobrado no edital desse concurso, kk.

      Enfim, uma questão no mínimo mal formulada.

    • Considerando a ética no serviço público, é correto afirmar que: Espera-se que o servidor público sempre atue com respeito à hierarquia.

    • ERRADO - Com relação à administração pública, a moralidade limita-se à distinção entre o bem e o mal.

      III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo

      ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a

      finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato

      administrativo.


    ID
    782176
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TJ-AL
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Ética na Administração Pública
    Assuntos

    Em sua atuação profissional, o servidor público deve

    Alternativas
    Comentários
    • segundo o decreto 1171/94, temos que:

      XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

      a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular;

      b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

    • Questão fácil, vejamos:
      De acordo com o princípio da publicidade, todas as informações devem ser publicadas, salvo quando tratar de interesse nacional. O servidor deve sempre colaborar com seus colegas, independentemente de ser solicitado ou não. O servidor deve realizar suas atividades com rapidez, com segurança e com perfeição.
      Resposta correta – letra C
    • Sinônimos: perseverança   persistência   aferro   afinco   apego   manha   constância   coragem   empenho   firmeza   insistência   instancia   pertinácia   porfia   teima   tenacidade   aferramento   batalhação   contumácia   encarniçamento   obcecação   obstinação   perrice   reincidência   renitência   teimosia   constancia   obstinacão   permanência   endurecimento 
    • a) ERRADA - prestar informações sigilosas à sociedade, visto que toda pessoa tem direito à verdade.
      "VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar."

      b) 
      ERRADA -colaborar com seus colegas apenas quando solicitado.
      "XIII - 0 servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração (...)" - N
      ão se fala que a colaboração deve ser solicitada

      c) CERTA - realizar suas atividades com afinco e resolutividade.
      "
      XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
      b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento (resolutividade/que resolve algo), pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias (= afinco/persistência) , principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;"

      d) 
      ERRADA -realizar suas atividades com rapidez, mesmo que ocorram algumas imperfeições ou erros.
      "
      XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
      b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento (...)

      e) 
      ERRADA -abster-se de exercer sua função em situações de insegurança profissional.
      "
      XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
      u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público (...)"
    • Em relação a letra "d" : realizar suas atividade com rapidez, mesmo que ocorram algumas imperfeições ou erros.

      XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.
    • Gostaria de uma justificativa melhor para a letra E.


      O que se quer dizer com insegurança profissional?

      Meu entendimento é de que o agente público esteja sob coação.
    • Acertei essa questão, mas concordo que a letra "e" es´ta muito mal escrita
    • Essa letra "e" não desce mesmo. Imaginem um servidor/funcionário responsável pela manutenção elétrica de um prédio. Caso não tenha os devidos equipamentos de segurança ele deverá realizar seu trabalho mesmo assim? 
      Mas talvez o examinador tentou abordar a insegurança no sentido da falta de preparo, ai sim estaria incorreta.
    • Letra E está correta também.

      Seção II

                                                                                               Dos Principais Deveres do Servidor Públic

      XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

      r) cumprir, de acordo com as normas do serviço e as instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função, tanto quanto possível, com critério, segurança e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem.

      Essa letra E é muito mal redigida. Aonde que alguem deve trabalhar em situações de insegurança?
    • As bancas estão apelando com algumas questões. Mas no caso de insegurança profissional, entendi que o servidor não pode abster-se de exercer suas funções, devido a se sentir inseguro em alguma situação no âmbito profissional, mas deve encarar como um desafio. Pode ser também, em casos de situações precárias ou inseguras, em que o servidor também não pode se deixar abater. Como é o caso de alguns departamentos da polícia civil dos estados, ou mesmo os professores da rede pública do país. Profissionais estes que cotidianamente sofrem de precariedade e insegurança no seu ambiente de trabalho. 

    • Gente,na letra E falou insegurança profissional, deu a entender que era algo que não sabia fazer como profissional e não como perigo.A questão é de acordo com o decreto 1171, então temos que responder exatamente como está no decreto..mesmo que a gente não concorde..o que importa é passar!!

    • Gabarito C. A letra E está correta, imagina uma pessoa que acaba de entrar em exercício no seu cargo, por exemplo, se for deixar de realizar seu traballho por insegurança... rsrsrr, ele não vai fazer nada, não é mesmo????

    • Gabarito C. A letra E está correta, imagina uma pessoa que acaba de entrar em exercício no seu cargo, por exemplo, se for deixar de realizar seu traballho por insegurança... rsrsrr, ele não vai fazer nada, não é mesmo????

    • Gabarito. C.

      Seção II

      -> Dos Principais Deveres do Servidor Público

      XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
      b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento , pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

    • Não achei a "E" 100% errada não, mas como concurso pede a mais certa, gabarito "C".

    • b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

    • deviam procurar palavras de um só significado, pois afinco quer dizer teimosia também...

    • Analisemos as alternativas propostas, com apoio no Decreto 1.171/94, que encarta o Código de Ética no Serviço Público:

      a) Errado:

      Embora a regra geral seja a publicidade de todos os atos da Administração Pública, o ordenamento prevê exceções, as quais devem, justamente, ser tratadas como informações sigilosas. De tal modo, ao servidor é vedado prestar informações sigilosas à sociedade.

      O próprio Código de Ética do Serviço Pública respalda a fundamentação acima exposta. Confira-se, a propósito, o teor de seu item VII, das regras deontológicas:

      "VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar."

      b) Errado:

      Embora não haja norma expressa estabelecendo que o servidor não deve se limitar a colaborar apenas quando solicitado, mas sim sempre que houver efetiva necessidade de colaboração, trata-se de comportamento absolutamente intuitivo.

      De toda a sorte, o item XIV, letra "b", permite que se chegue a esta conclusão. É ler:

      "XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

      (...)


      b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;"


      A palavra "procurando" foi sublinhada porque revela a necessidade de o servidor adotar uma postura proativa, e não um comportamento passivo, inerte, de somente colaborar se for solicitado a tanto.

      Incorreta, portanto, esta opção.

      c) Certo:

      Claramente, nada há de equivocado nesta assertiva. Trabalhar com afinco significa ser tenaz, persistente, perseverante, o que, por óbvio, constitui qualidade deveras valiosa no âmbito do serviço público. O mesmo se diga em relação à resolutividade, isto é, à capacidade de solucionar questões que se apresentem, de endereçar soluções. O mesmo item, acima transcrito, nos comentários à opção "b", confere base normativa a esta alternativa, no ponto em que exige dos servidores o exercício de suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, principalmente.

      d) Errado:

      Novamente, com apoio no item XIV, letra "b", a rapidez deve andar lado a lado com a perfeição. Afinal, de nada adianta atuar com celeridade se as tarefas forem feitas de modo impreciso, incorreto, ineficiente, na medida em que, mais cedo ou mais tarde, terão de ser refeitas, razão pela qual a velocidade inicial terá sido em vão.

      e) Errado:

      É claro que nenhum servidor está autorizado a se abster de atuar alegando "insegurança profissional", aqui devendo ser entendida a expressão como uma espécie de despreparo técnico para o desempenho de uma dada tarefa que lhe for atribuída.

      No ponto, é válido mencionar que o exercício de uma função pública constitui um dever, e não mera possibilidade. Não por acaso, dentre os deveres administrativos, insere-se justamente o poder-dever de agir.

      O Decreto 1.171/94, ademais, estabelece, dentre os deveres fundamentais do servidor público, o de se manter atualizado com instruções, normas de serviço e legislação pertinente, o que, dentre outras razões, visa precisamente a torná-lo o mais preparado possível para se desincumbir de todo o seu múnus público com o rendimento funcional legitimamente esperado.

      Deveras, outro dever fundamental consiste em cumprir, é claro, as tarefas de seu encargo ou função, de maneira que eventual insegurança profissional não pode ser invocada como justificativa válida para se deixar de exercer a respectiva função pública.

      Eis os dispositivos pertinentes:

      "XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

      (...)

      q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

      r) cumprir, de acordo com as normas do serviço e as instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função, tanto quanto possível, com critério, segurança e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem.
      "


      Gabarito do professor: C
    • A letra E também está correta, pois ao entrar no exercício da atividade todos estão com insegurança profissional por ainda estarem aprendendo e não devem sair fazendo o que acha que é correto

    • a) ERRADA - VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

      -

      b) ERRADA - XIII - O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação.

      -

      c) CERTA - XIV - São deveres fundamentais do servidor público: b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

      -

      d) ERRADA - XIV - São deveres fundamentais do servidor público: b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

      -

      e) ERRADA - XIV - São deveres fundamentais do servidor público: u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

    • A ABSTENÇÃO É EM RELAÇÃO À FINALIDADE ESTRANHA AO INTERESSE PÚBLICO.

    • Em sua atuação profissional, o servidor público deve realizar suas atividades com afinco e resolutividade.


    ID
    782179
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TJ-AL
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Ética na Administração Pública
    Assuntos

    O comportamento profissional do servidor público deve ser orientador por princípios e valores orientados a

    Alternativas
    Comentários
    • Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto n.º 1.171/94
      ANEXO
      Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal/ CAPÍTULO I/ Seção I
      Das Regras Deontológicas
      I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
    • Das Regras Deontológicas
      I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
    • QUESTÃO ANULADA PELA BANCA
    • Complementando o colega: http://www.cespe.unb.br/concursos/TJ_AL_12_SERVIDOR/arquivos/TJ_AL_SERVIDOR_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

    • a tradição dos serviços públicos; se for na lógica, é não seguir, pois a burocracia, demora, onerosidade são marcas do serviço público... procedimentos a mudar...
    • JUSTIFICATIVA DO CESPE: "O enunciado da questão prejudicou o julgamento objetivo e pode ter induzido os candidatos ao erro, motivo suficiente para anulação da questão"

      Acredito que essa justificativa se deu pelo fato de a tradição dos serviços públicos não ser um princípio e valor.
      "I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos."
    • gabarito anulado pela banca!  pq p QC não atualiza???......
    • JUSTIFICATIVA DO CESPE: "O enunciado da questão prejudicou o julgamento objetivo e pode ter induzido os candidatos ao erro, motivo suficiente para anulação da questão"
      OBS: Como se a maioria das questoes elaboradas pela banca nao induzissem os candidatos ao erro.
    • Esses examinadores são patéticos mesmo, pra q complicar uma questão q deveria ser simples? acabam sendo vítimas da própria armadilha.
    • Esses excessos de pegadinha não medem conhecimento, confundem os candidatos e ainda aumentam a concorrencia com aqueles que não estudam e acertam no chute. lamentavel
    • Galera!
      Questão anulada ou não, não adianta ficar se revoltando com a Cespe.
      Eles cobram raciocínio e as vezes pisam na bola,  mas a maioria das vezes não.
      Eles estão fazendo o trabalho deles, fazer um funil, fazer com que a maioria erre,
      concurso é dificil mesmo pq tem muita competição, não é culpa da banca.
      Além disso, não adianta decorar, eles irão vir com palavras diferentes, pensamentos
      que tu não teve enquanto estudava pra chegar na hora da questão estranhar o que está
      sendo perguntado. 
      A gente tem que quebrar a cabeça e entender o raciocínio e tentar a acertar a questão.
      Essas são as regras do jogo, não gosta? 
      Procura outro jogo, pq essas regras não vão mudar e tua revolta só vai atrapalhar teu 
      estudo.
      Aceita o teu carrasco e passa pelo teste de fogo, não perde tempo com ira, vai estudar
      e tentar entender o que eles querem.
      Mas a minha preferida é: Concurseiro não é cachorro, hahaha, muito boa.
      Sorte a todos.
    • A questão foi anulada, não por conter resposta inadequada, ao contrário, a resposta esta totalmente embasada na das Regras Deontológicas do Dec. 1171, conforme já explicitado pelos colegas acima. 


      O grande motivo desta anulação, foi, conforme própria justificativa da banca:  "O ENUNCIADO da questão prejudicou o julgamento objetivo e pode ter induzido os candidatos ao erro, motivo suficiente para anulação da questão", OU SEJA, houve erro ao digitar a palavra "ORIENTADOR" no enunciado, dando a falsa ideia de que o comportamento do servidor é orientado e ORIENTADOR.


      Enunciado:

      "O comportamento profissional do servidor público deve ser orientador por princípios e valores orientados a"

    • Quem fez a questão não sabe nem Português, que vocabulário péssimo e repetitivo, aff...

      "O comportamento profissional do servidor público deve ser orientador por princípios e valores orientados a"

      orientador, orientados...repetição, repetição.....

      E é uma banca assim que irá me avaliar???