-
TUDO CORRETO. O TCU fixou prazo para que um novo plano de trabalho para implementação das determinações seja elaborado e recomenda aos órgãos que aprimorem a coordenação entre as suas diversas áreas e considerem a possibilidade de sancionar com maior rigor as empresas prestadoras de serviços que não tratarem adequadamente as reclamações encaminhadas à própria ouvidoria.
-
Não deveriam existir pontos e vírgulas nessa frase gigante?!
-
O trecho está correto: O TCU fixou prazo para que um novo plano de trabalho para implementação das determinações seja elaborado e recomenda aos órgãos que aprimorem a coordenação entre as suas diversas áreas e considerem a possibilidade de sancionar com maior rigor as empresas prestadoras de serviços que não tratarem adequadamente as reclamações encaminhadas à própria ouvidoria. O mesmo sujeito pode ter verbos em tempos diferentes; "fixou" há algum tempo e "recomenda" agora. O trecho não exige vírgulas, pois a primeira oração é principal, "que aprimorem" inicia oração objetiva direta e "que não tratarem" inicia uma oração restritiva.
Fonte: Cespe
-
Perfeita a questão:
O TCU -
fixou prazo para que um novo plano de trabalho para implementação das determinações seja elaborado
e
recomenda aos órgãos que aprimorem a coordenação entre as suas diversas áreas e considerem a possibilidade de sancionar com maior rigor as empresas prestadoras de serviços que não tratarem adequadamente as reclamações encaminhadas à própria ouvidoria.
O TCU Fixou... O TCU RECOMENDA...
-
Não, a frase está perfeitamente construída e não necessita de vírgulas.
As três primeiras orações são Coordenadas Sindéticas Aditivas e possuem o mesmo sujeito (nas 2ª a 3ª está elíptico) - a vírgula é proibida.
A 4ª oração, que começa com o "que", trata-se de Oração Subordinada Adjetiva Restritiva - vírgula proibida também (colocando-se a vírgula muda o sentido da frase para Adjetiva Explicativa).
-
kkkk, Eu nem li a questão, vi que não tinha nenhuma vírgula e ja marquei errado!
-
A questão até pode estar certa, mas fica estranho não ter uma pausa aí no meio... Até para a própria leitura...
-
Também senti falta de uma vírgula no meio dessa gigante frase.
-
Realmente, o texto está escrito perfeitamente, porém o MRPR orienta para evitar períodos muito longos sempre que possível, o que dá mais clareza e concisão. Como esse período é extremamente longo, tive a sensação de que, quando cheguei no final, já tinha esquecido o que estava sendo tratado lá no começo...
No caso desse período, certamente seria possível reescrevê-lo utilizando períodos mais longos, mas... isso é subjetivo, né?
-
Cadê a concisão??
-
Sérgio, até concordo com vc com relação a concisão, mas neste caso a questão pede apenas os aspectos gramaticais.
-
Caramba!!!! p deixar um comentario aqui tá dificil...... senti falta de vírgulas...
-
A ausência de vírgulas não implica erro. Se as frases estão na ordem direta e não há intercalação não há problema.
-
Incrível esta frase! Num primeiro momento parece precisar de várias vírgulas, mas na segunda leitura você percebe que era essa a intenção da banca, mas a frase estava certinha.
-
... e considerem a possibilidade de sancionar com maior rigor as empresas prestadoras de serviços que não tratarem adequadamente as reclamações encaminhadas à própria ouvidoria.
********* ... sancionar as empresas prestadoras de serviços ( V.T.D.- sancionar - Objeto Direto= as empresas prestadoras de serviços ).
******* Na minha opinião, o termo COM MAIOR RIGOR é um adjunto adverbial deslocado , logo , deveria estar entre vírgula , pois está deslocado. Frase Direta - sancionar as empresas prestadoras de serviços que não tratarem adequadamente as reclamações encaminhadas à própria ouvidoria com maior rigor.
-
QUESTÃO CORRETA.
Fazia tempo que não lia uma frase extensa sem vírgula, mas está perfeito.
O que ajuda a suprimir as vírgulas é uso do conectivo "e".
Dica do professor Wagner Sousa(GranCursos): nos conectivos "e", "nem" e "ou" a vírgula é facultativa.
TEXTO:
O TCU fixou prazo para que um novo plano de trabalho para implementação das determinações seja elaborado e recomenda aos órgãos que aprimorem a coordenação entre as suas diversas áreas e considerem a possibilidade de sancionar com maior rigor as empresas prestadoras de serviços que não tratarem adequadamente as reclamações encaminhadas à própria ouvidoria.
-
Pode ficar nesse encadeamento eterno de "e" ?
-
A questão pede que seja analisada gramaticalmente a seguinte oração:
"O TCU fixou prazo para que um novo plano de trabalho para implementação das determinações seja elaborado e recomenda aos órgãos que aprimorem a coordenação entre as suas diversas áreas e considerem a possibilidade de sancionar com maior rigor as empresas prestadoras de serviços que não tratarem adequadamente as reclamações encaminhadas à própria ouvidoria."
Numa primeira leitura, a oração pode trazer dúvidas se está correta ou não, pelo excesso do conectivo "e". Se destrincharmos a mesma em várias orações menores, temos o seguinte resultado:
"O TCU fixou prazo para que um novo plano de trabalho para implementação das determinações seja elaborado"; "(O TCU) recomenda aos órgãos que aprimorem a coordenação entre as suas diversas áreas"; "(Que os órgãos) considerem a possibilidade de sancionar (...) à própria ouvidoria".
O excesso da conjunção "e" não atrapalha a construção da oração original. Percebemos que temos orações diferentes e que não atrapalham o sentido uma das outras: a primeira é oração subordinada adverbial final. A segunda é oração subordinada substantiva objetiva direta. E a terceira tem outra oração (uma quarta) inserida dentro dela: "...que não tratarem adequadamente as reclamações encaminhadas à própria ouvidoria.", resultando numa oração subordinada adjetiva restritiva.
A resposta é correta.
-
Por favor, alguém me explique por que não há vírgula entre''com maior rigor''?
-
CESPE..te amo kkk... pegandinha escrota..
-
Amoooo a Cespeee kkkkk
-
o fato de a gramática estar correta não significa que houve obediência à concisão, aspecto essencial para a redação oficial. certamente a oração poderia ser reescrita de maneira mais concisa, otimizando a clareza do texto.
-
Questão errada! "Com maior rigor" é, na frase, um aposto explicativo, necessariamente separado do resto da oração por vírgulas.
-
nunca vi uma frase tão grande sem virgula nenhuma...
-
Minha gente, que raio de gabarito é esse? Onde estão as vírgulas? E aqueles dois "para" no início da frase? Sou eu que estou louca?
-
Tá de sacanagem que esta questão está correta! ¬¬
-
Quase perdi o fôlego lendo essa oração interminável. Apesar de não recomendável está certo.
-
Escreva desse jeito em uma redação,para ver se VC não perde alguns pontos.
-
Concordo com você Paulo! Quase perdi o fôlego! Errei pq achei que a banca tinha " esquecido " as virgulas!! Rs
-
O MAL DO ALUNO É VER UM TEXTO SEM VÍRGULAS E JÁ JULGÁ-LO COMO ERRADO. ESTÁ ERRADO! A ABORDAGEM DEVER SER TOTALMENTE DIFERENTE. QUANTO MENOS VÍRGULA TIVER, MAIS CHANCE DE ESTAR CERTO TERÁ!... OU VOCÊ COLOCARIA VÍRGULAS NO TEXTO ''OFICIAL'' DE OSÓRIO DUQUE ESTRADA? rsrsrs
GABARITO CERTO
-
Justificativa CESPE: o trecho não exige vírgulas pois o concurso é para mergulhador da Polícia Federal, no qual há a necessidade de que os aprovados consigam segurar a respiração por um longo período.
-
kkkkkkkkkkkkkkkk essa vai estar na prova!!!!
Concurso para mergulhador Lucas? a cespe acabou de matá-lo então rsrsr
-
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mergulhador, cada concurseiro doido.
-
Uma questão dessa é pra matar o candidato kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
com maior rigor deveria estar entre vírgulas, né?
-
Desafio quem conseguir com apenas UMA RESPIRAÇÃO falar todo o texto.