SóProvas


ID
78247
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os conceitos fundamentais e as principais características da arquitetura brasileira, desde a metade do século XX, decorrentes das condições históricas vigentes no país na época, são

I. predominância da arquitetura urbana;

II. importância fundamental dos edifícios públicos;

III. conflitos e tentativas de conciliação entre o apelo revolucionário e o apego à tradição, e, de outro lado, a sedução por tudo que é estrangeiro e o orgulho nacional.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • gab. D.

    Discordo que a III esteja correta, especialmente em "a sedução por tudo que é estrangeiro", pois no início do séc. XX havia a busca pela arte que fosse genuinamente brasileira, por isso nosso modernismo é tão diferente do modernismo em outros países, aqui a arquitetura teve expressão própria. Ademais, o enunciado da questão não especifica qual metade do século se refere, a 1a ou 2a.

  • Na verdade ele fala "a partir da metade do século XX" o que nos coloca a partir de 1950. Os marcos ideológicos que definiram a escolha formal pelo modernismo na composição da nova capital nacional são calcados no modernismo que, mesmo tendo sido contaminado por características nacionais, foi conceitualmente um "estilo internacional", evoluído a partir dos conceitos de Le Corbusier. Assim está implícita a sedução por tudo que é estrangeiro, considerando também que posteriormente tivemos o governo militar que estimulou a aproximação com os EUA em função da guerra fria, ao mesmo tempo que estimulava-se o nacionalismo, "ame-o ou deixe-o". Um nítido contraponto.

  • Sedução por que é estrangeiro é forte demais.... Sedução por alguma arquitetura estrangeira até concordaria. Há sedução pela arquitetura nômade mongol, por edemplo?