SóProvas


ID
783031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com referência a aspectos diversos do SFN e às opções diversas de crédito disponíveis no âmbito desse sistema, julgue os itens seguintes.


Uma das diferenças entre os financiamentos de capital de giro e os financiamentos de capital fixo é que, nestes, o contrato, em geral, é de médio prazo, enquanto, naqueles, é de prazo maior.

Alternativas
Comentários
  • A necessidade de capital de giro é função do ciclo de caixa da empresa. Quando o ciclo de caixa é longo, a necessidade de capital de giro é maior e vice-versa. Assim, a redução do ciclo de caixa - em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde - deve ser uma meta da administração financeira.
    Capital de giro é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar). Existe a expressão "Capital em Giro", que seriam os bens efetivamente em uso.

  • A questão inverteu as respostas.
    Capital fixo: tem por objetivo financiar os investimentos, como compra de máquinas e equipamentos, instalações etc. Em função disso, são de longo prazo.
    Capital de giro: tem por objetivo financiar o "giro" da empresa, o dia-a-dia, o fluxo de caixa, pagamento de despesas etc., ou seja, resolver problemas de liquidez. Por causa disso, são de curto e médio prazo.
  • Olha o uso dos pronomes ai, neste=o que está mais perto (capital fixo); naquele=o que está mais longe (capital de giro). Desta forma o comando da questão inverteu as definições.

  • Capital fixo: longo prazo.

     

    Capital de giro: curto e médio prazos.

  • Na verdade, os financiamentos de capital fixo é que admitem prazos maiores.

    Resposta: Errado