SóProvas


ID
783040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com referência a aspectos diversos do SFN e às opções diversas de crédito disponíveis no âmbito desse sistema, julgue os itens seguintes.


Na operação de crédito direto ao consumidor entre uma financeira e seus clientes, o bem adquirido serve como garantia da operação, quando possível, ficando vinculado à financeira pela alienação fiduciária. Trata-se de um contrato sem amortização obrigatória, no qual a posse direta do bem permanece com o cliente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. O erro se encontra na alienação fiduciária.
    CREDITO DIRETO AO CONSUMIDOR
    O que é

    Trata-se de uma operação de crédito concedida a pessoas físicas ou jurídicas, para a aquisição de bens e serviços. O consumidor que contrata esse tipo de crédito passa a desfrutar imediatamente de um bem que será pago com sua renda futura. Os cartões de crédito também podem conceder crédito direto ao consumidor para aquisição de bens.
    Onde obter
    Em bancos ou financeiras, ou por intermédio de lojas de departamento.
    Prazo
    Até 60 meses
    Garantias
    Quase sempre o bem financiado constitui a garantia da operação. Em outros casos, a instituição financeira pode exigir a garantia de um avalista pessoa física ou jurídica.
    Segundo a Lei 9514
    Art. 22. A alienação fiduciária regulada por esta Lei é o negócio jurídico pelo qual o devedor, ou fiduciante, com o escopo de garantia, contrata a transferência ao credor, ou fiduciário, da propriedade resolúvel de coisa imóvel

     


     

  • rosi,vc está errada!! pelo amor de deus,cuidado com o que escreve!!!
    vestcon bb 2013:crédito direto ao consumidor=''contrato de financiamento com amortização obrigatória.''
    esse é o único erro da questão,ou seja,o resto está certo.
  • Crédito Direto ao Consumidor

    É o financiamento direcionado à aquisição de bens de consumo duráveis que possam ser alienados fiduciariamente, como veículos, equipamentos de informática, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos.
    Os prazos são livres; a prática mais comum do mercado é de até 72 meses; a taxa pode ser pré ou pós-fixada; a forma de pagamento é em parcelas periódicas, normalmente mensais.
    A garantia é a alienação fiduciária do bem, podendo ser agregadas garantias adicionais. É obrigatório o seguro do bem em questão pelo prazo de duração da operação, com clásula beneficiária a favor do banco. A liberação dá-se após liquidação da última parcela do financiamento.

    Alienação Fiduciária    é uma modalidade de garantia na qual o bem financiado fica alienado em favor da instituição financeira concessora do financiamento.

    Fonte:   Sistema Financeiro e Bancário autor: Carlos Arthur Newlands Jr.


  • Questão: Errada


    No Crédito Direto ao Consumidor – CDC não é obrigatório a garantia do bem através de alienação fiduciária, como consta na questão. Então, quando houver garantia de alienação fiduciária, o cliente possui apenas a posse direta do bem. Sem garantia de alienação fiduciária, tanto a posse quanto a propriedade é do cliente, além do mais o contrato sempre terá amortização, pois sem amortização não haverá pagamento da dívida, descaracterizando a operação de crédito. fonte:Casa do Consuseiro
  • No CDC, o bem fica em nome do comprador, não tem alienação fiduciária como diz a questão.

  • O erro da questão não está relacionado ao fato de se utilizar a alienação fiduciária ou não. Como disse o colega cvcl, a questão está errada porque diz que se trata de um contrato SEM AMORTIZAÇÃO OBRIGATÓRIA. Ora bolas! Quem vai pegar um empréstimo em que não se amortiza nunca o principal? Vai ficar pagando juros eternamente?

    Por isso, a questão está ERRADA