SóProvas


ID
783043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com referência a aspectos diversos do SFN e às opções diversas de crédito disponíveis no âmbito desse sistema, julgue os itens seguintes.


Desconto bancário é o contrato em que um estabelecimento bancário antecipa ao empresário ou à sociedade empresária o valor de um crédito contra terceiro, crédito este representado por título de crédito acrescido em seu valor de face por juros pertinentes ao período compreendido entre a antecipação do crédito e o vencimento do título.

Alternativas
Comentários
  • O desconto de títulos ou duplicatas é um adiantamento de recursos, feito pelo banco, sobre os valores dos respectivos títulos (duplicatas ou notas promissórias). Neste tipo de operação, o cliente recebe antecipadamente valor correpondente às suas vendas a prazo, transferindo para o banco o risco de suas vendas a prazo. Ao apresentar um título de vencimento futuro para desconto no presente, entretanto, o cliente não recebe seu valor total. Sobre esse valor o banco deduz a chamada taxa de desconto, além de impostos (como o IOF) e encargos administrativos.
    Normalmente, as empresas negociam suas duplicatas a receber com instituições financeiras, visando obter capital de giro, isto é, recursos financeiros a serem utilizados em suas atividades operacionais. Basicamente, a operação de desconto de duplicatas consiste na cessão ao banco de duplicatas a vencer, em troca do pagamento à vista de um valor menor que o valor de face desses títulos. Portanto o banco paga à vista, descontando do valor da duplicata as despesas bancárias e financeiras (IOF e juros referentes ao período compreendido entre a data da operação e a data de vencimento da duplicata


  • CONTRATO DE DESCONTO BANCÁRIO

    CONCEITO
     

     

    Desconto bancário é uma operação típica dos bancos, através da qual ela adianta créditos de terceiros para clientes, deduzindo-se os juros da operação mediante a cessão do crédito que é feita através do endosso cambiário.
    Pelo menos, teoricamente parte-se do princípio que todo crédito pode ser antecipa-do mediante cessão.
    A prática demonstra que a operação de desconto é feita apenas em cima de títulos de crédito, que por sua vez, representam soma líquida e certa, portanto de fácil recuperação ao banco.
    O banco antecipa para o cliente o valor dos ativos, deduzidos os juros, entregando o valor líquido, que normalmente é creditado em conta corrente.
    Assim, em vista dessas considerações podemos conceituar o contrato de desconto bancário.
    É o contrato pelo qual o banco, deduzindo do montante, antecipadamente, os juros comissões e despesas, credita para o cliente o saldo, recebendo por endosso o título sacado contra terceiros com vencimento futuro.
    Alerta Lauro Muniz de Aragão que a denominação Desconto tem duplo sentido, ou seja, antecipação de crédito com desconto antecipado das taxas de juros e demais despesas.

     

     

  • Onde é que tá o erro dessa questão? Alguém sabe?
  • acabei de erra-la. nao prestei atençao. so achei o erro depois da sua pergunta.rafael acredito que o erro está em acrescido de juros. o valor a ser creditado para a empresa é o valor do titulo deduzido os juros e outras despesas . 
  • ISSO, O DESCONTO BANCÁRIO CONSISTE EM UM VALOR MENOR QUE O NOMINAL, POR EXEMPLO,  SE O TITULO TEM VALOR DE 1000,00 O BANCO IRÁ PAGAR 900,00, OS 100,00 SERÃO O LUCRO DO BANCO... NA PRATICA SERIA ISSO, COM VALORES HIPOTÉTICOS É OBVEO. 
  • "Desconto bancário é uma operação típica dos bancos, através da qual ela adianta créditos de terceiros para clientes, deduzindo-se os juros da operação mediante a cessão do crédito que é feita através do endosso cambiário."

    Fonte: "www.clovismaluf.com.br"

    Portanto, o erro da questão está no fato de acrescer os juros, ao invés de deduzi-los. 
  • Desconto bancário é o contrato em que um estabelecimento bancário antecipa ao empresário ou à sociedade empresária o valor de um crédito contra terceiro, // está descrevendo desconto de cheques ou duplicatas, factoring


    crédito este representado por título de crédito acrescido em seu valor de face // não são acrescidos, mas descontados: é, grosso modo, o trabalho do agiota


    por juros pertinentes ao período compreendido entre a antecipação do crédito e o vencimento do título. // desconto no valor de face ocorreria a pessoa quitasse seu próprio crédito
  • (Desconto bancário) é o contrato em que um estabelecimento bancário antecipa ao empresário ou à sociedade empresária o valor de um crédito contra terceiro, crédito este representado por título de crédito acrescido em seu valor de face por juros pertinentes ao período compreendido entre a antecipação do crédito e o vencimento do título.

    NÃO SERIA DESCONTO BANCÁRIO E SIM; (VENDOR FINACE). (Desconto bancário) = Titulos e Duplicatas.

  • O desconto não é acrescido por juros e sim descontado por eles.

  • Desconto bancário é o contrato em que um estabelecimento bancário antecipa ao empresário ou à sociedade empresária o valor de um crédito contra terceiro, crédito este representado por título de crédito descontado em seu valor de face por juros pertinentes ao período compreendido entre a antecipação do crédito e o vencimento do título.

  • Os bancos sempre ultilizarão o deságio nos descontos. Ou seja, se um terceiro me deve 100 reais e eu peço um adiantamento, o banco sempre irá me dar um valor máximo inferior a este...


  • D = N - A

    Onde:

    N = A . (1 + j x t)

  • desconto bancário, comercial ou por fora