Em relação à alternativa C: Para a construção dos enunciados dos
Diagnósticos e dos Resultados de Enfermagem a
CIPE® propõem a inclusão de: um termo do Eixo Foco
e um termo do Eixo Julgamento, podendo ser
adicionados termos de qualquer outro eixo, conforme
necessário. Para a construção dos enunciados das
Intervenções de Enfermagem devem ser inclusos um
termo do Eixo Ação e termos alvos de qualquer outro
Os conceitos das declarações de enfermagem eixo, exceto do eixo julgamento
LETRA A:
Na NOC, os resultados NÃO são enunciados como metas ou objetivos de enfermagem.
LETRA B:
Intervenção é definido na NIC como qualquer tratamento realizado pela enfermeira baseado no julgamento clínico e no conhecimento.
NIC não tem nada haver com gravidade do paciente.
LETRA C
Os eixos que compõem o Modelo 7-Eixos da CIPE® são: Foco, Julgamento, Cliente, Ação, Meios, Localização e Tempo, que agregam termos e seus significados.
De acordo com o Modelo 7-Eixos da CIPE® para definir-se uma intervenção de enfermagem são recomendadas as inclusões: de um termo do Eixo Ação e de um termo de qualquer um dos eixos (denominado termo Alvo), com exceção do Eixo Julgamento. Já para definir diagnósticos e resultados de enfermagem são recomendadas as inclusões: de um termo do Eixo Foco e de um termo do Eixo Julgamento, podendo ser acionados termos de quaisquer outros eixos. conforme necessário.
Portanto, o que está errado na questão é a palavra "APENAS"
LETRA D Para ser considerado um Diag. de Enfermagem real o mesmo deverá conter três elementos, sendo eles: o título, uma ou mais característica definidora e NO MÍNIMO um fator relacionado.
Para o diagnóstico de risco (potencial) bastam dois elementos: o título e um fator de risco (fator relacionado). O Diag. de Enfermagem de risco não possui a característica definidora, uma vez que o advento não existe, não há manifestações sintomatológicas.
A questão disse que NANDA-I NÃO PERMITE MAIS DE UM FATOR RELACIONADO NEM MAIS DE UMA CARACTERÍSTICA DEFINIDORA, POR ISSO ESTÁ ERRADA.
LETRA E CORRETA!