SóProvas


ID
783499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O elemento de identificação cronológica disposto na norma brasileira de descrição arquivística que tem por referencial um calendário é denominado



Alternativas
Comentários
  • Encontrei esse assunto, no http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/nobrade.pdf - pág. 23 a 25

    1.3.2 Data crônica
    1.3.2.1 Informe obrigatoriamente o ano e, quando apropriado, dia e mês;
    1.3.2.2 Indique, entre colchetes, as datas atribuídas. Em caso de dúvida, acrescente um ponto de interrogação;
    1.3.2.3 Use algarismos arábicos;
    1.3.2.4 Caso se disponha para a unidade de descrição apenas de referência a século e/ou década, atribuir a data usando o(s) primeiro(s) algarismo(s) correspondente(s) ao século e à década, completando com traço (–) os dados ignorados ou, quando se puder identificar um período provável, atribuir datas-limite;NOBRADE 25
    1.3.2.5 Registre, preferencialmente no elemento Notas  (6.2),  datas que extrapolam o período de concentração da unidade de descrição ou lacunas significativas;
    1.3.2.6 As datas devem ser expressas, preferencialmente, conforme o calendário gregoriano, registrando-se no elemento Notas (6.2) tal como se apresentam no documento;
    1.3.2.7 Para efeito de indexação e de intercâmbio internacional de dados, sugere-se uma saída de informação de data conforme a ISO 8601, que preconiza o formato aaaammdd.
  • Segundo o Dicionário da Arquivística, temos 7 tipos de datas:
    1 - Data-assunto: Elemento de identificação cronológica do assunto de um documento, independentemente da sua data de produção.
    2 - Data crônica: Elemento de identificação cronológica que tem por referencial um calendário.
    3 - Data de acesso, dois tipos: 1º - Elemento de identificação cronológica do fim da restrição de acesso a um documento. 2º - Elemento de identificação cronológica do acesso efetuado a um documento em meio eletrônico.
    4 - Data de acumulação: Elemento de identificação cronológica que leva em consideração variantes da história de formação do acervo como herança de fundos, sucessão arquivística e aquisições por compra ou doação.
    5 - Data de produção: Elemento de identificação cronológica pelo qual se indica a data em que o documento foi produzido.
    6 - Data tópica: Elemento de identificação do lugar de produção de um documento.
    7 - Datas-limite: Elemento de identificação cronológica, em que são indicados o início e o término do período de uma unidade de descrição.
    Erro da questão: A data crônica é o elemento de identificação cronológica que indica a data de produção do documento.(Grifo Meu)
    O correto seria: A data crônica é o elemento de identificação cronológica que tem por referencial um calendário.

    Observem que os conceitos de data-crônica e data de produção são diferentes. 


  • Matheus, gostei da sua resposta até certo ponto. Parece que você copiou e colou e esqueceu de alterar a última parte. Creio que você quis comentar a questão 308590.

  • Eu sempre lembro do "C"

    Data Crônica = Calendário

  • Glossário da NOBRADE:

    Data-assunto: Elemento de identificação cronológica do assunto de um documento, independentemente da sua data de produção.

    Data crônica: Elemento de identificação cronológica que tem por referencial um calendário.

    Data de acumulação: Elemento de identificação cronológica que leva em consideração variantes da história de formação do acervo como herança de fundos, sucessão arquivística e aquisições por compra ou doação.

    Data de produção: Elemento de identificação cronológica pelo qual se indica a data em que o documento foi produzido.

    Data-limite: Elemento de identificação cronológica, em que são indicadas as datas do início e do término do período abrangido por uma unidade de descrição.

    Data tópica: Elemento de identificação do local de produção de um documento

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf (pág 14)