-
Se...então..." (CONDICIONAL), "Ou...Ou..." (DISJUNÇÃO EXCLUSIVA) e "...se e somente se..." (BICONDICIONAL) em proposições equivalentes que usam apenas os conectivos "e" (CONJUNÇÃO) e "ou" (DISJUNÇÃO).
-
Existem dois tipos de disjunção logica : a inclusiva e a exclusiva.
- Inclusiva: significa "e/ou" onde pelo menos uma das sentenças tem que ser verdadeira ou as duas têm que ser verdadeiras.
Por exemplo:
Comerei algo hoje ou passarei fome.
- Não comerei algo hoje.
- Logo, passarei fome.
- Exclusiva: significa que uma das sentenças tem que ser verdadeira e a outra tem que ser falsa, ou seja, ambas as sentenças não podem ser verdadeiras ou falsas.
Por exemplo:
Comerei algo hoje ou passarei fome.
- Comerei algo hoje.
- Logo, não passarei fome.
-
Apesar de acertar a questão pela segunda parte do enunciado, acho que essa primeira parte está equivocada. A disjunção exclusiva, é representada por ou P ou Q, por exemplo, e não por P ou Q, como diz a questão!
Alguém poderia explicar isso?
-
Igor Henrique, se viesse dessa forma: "ou P ou Q", assim de cara, qualquer cabloco acertaria a questão e devalorizaria todo o trabalho do elaborador.
acredito ser isso, eu errei a questão por má interpretação, os termos deslocados da orações e a pressa embaralharam meu juízo, mas se viesse um "ou.. ou.." não teria dúvidas.
-
Brotos, a questão é simples.. mera interpretação. Disjunção é o conectivo "ou", certo? ele pode ser inclusivo ou exclusivo. Inclusivo, como o nome já diz, vem de inclusão, ou seja, pode ser tanto P como Q ao mesmo tempo. Exclusivo vem de exclusão, que eles não pode ser verdadeiros ao mesmo tempo, algum precisa "cair fora". Ou P ou Q. Disjunção exclusiva, a resposta da questão.
-
A forma que achei mais adequada para resolver a questão foi lembrando da tabela verdade para "P ou q" = (F).
Na disjunção inclusiva temos os seguintes valores lógicos das proposições P e q:
P q = P ou q (Pvq)
V V = V
V F = V
F V = V
F F = F
Portanto, a proposição P ou q somente será falsa se ambas as proposições (P e q) forem falsas.
Entretanto, o enunciado está dizendo que para a proposição P ou q o "valor lógico é a falsidade (F), quando os valores lógicos das proposições p e q são ambos falsos ou ambos verdadeiros".Logo, a solução para questão não pode ser uma disjunção inclusiva.
Vejamos então a tabela vendade da disjunção exclusiva, que seria uma proposição ou P ou q:
P q = ou P ou q (Pvq)
V V = F
V F = V
F V = V
F F = F
Logo, a questão se refere a uma disjunção exclusiva. E por que é assim? Porque transmite uma idéia de exclusão, isto é, conjuntos disjuntos (sem elementos comuns).
Exemplo: "Ou José é Flamenguista ou José é vascaíno". Logo, José não tem como ser os dois e a proposição continuar verdadeira.
O que é muito diferente de disjunção inclusiva: "José é Flamenguinta ou José é vascaíno". Nesta proposição, José pode ser os dois e a proposição continua verdadeira.
Bom, espero ter contribuído para elucidação da questão.
Bons Estudos!!
-
Enfim... errou quem, no impulso, marcou logo que viu "p ou q". Que sem esse contexto da questão, significa Disjunção inclusiva. Mas que foi sacanagem foi!! rs
-
RESPOSTA D
No "ou" para ser (F), tudo F da F
NO "ou,ou" para (V) é tudo v ou f (diferentes). Disjunção exclusiva
-
Interpreta assim: "p ou p" ambos falsos ou ambos verdadeiros, fica falso. nos demais casos, verdadeiro.
Disjunção exclusiva.
-
Gabarito D
Na Disjunção Exclusiva só há uma verdade, portanto, ao ler o enuncido e observar ambos falsos ou ambos verdadeiros, matei a questão.
-
Disjunção exclusiva> iguais da F
Diferentes da V
Bicondicional>iguais da V
Diferentes da F
-
............. valores lógicos das proposições p e q são ambos falsos ou ambos verdadeiros, e o valor lógico é a verdade (V)
Eu interpretei como sendo uma BICONDICIONAL = "Será verdadeiro sempre que as preposições que a compõem tiver valores lógicos iguais".
-
Por mais questões assim!
-
Mais atenção, galera. Questão simples.