ID 784720 Banca ESAF Órgão CGU Ano 2012 Provas ESAF - 2012 - CGU - Analista de Finanças e Controle - prova 3 - Desenvolvimento de Sistemas da Informação Disciplina Engenharia de Software Assuntos Diagrama de Estados UML O Diagrama de Estado mostra Alternativas os estados expressos que os objetos de uma dada classe podem assumir e as transformações entre pares de classes os estados admissíveis que os atributos de uma dada classe podem modificar e os pares de estados mais relevantes. os estados de atualização que os objetos de qualquer classe podem assumir e as transições permitidas entre instâncias. os estados admissíveis que os objetos de uma dada classe podem assumir e as transições permitidas entre pares de estados. os estados coerentes com os objetos priorizados e as restrições de transições entre pares de estados. Responder Comentários Podemos ver o diagrama de estados como um complemento para o diagrama de classes. Neste diagrama podemos mostrar qual o estado em que o nosso objeto esta naquele momento. O diagrama de estado deve ser construído para os objetos que tem seus estados definidos e onde o comportamento do objeto muda por causa de um determinado estado.http://techblog.desenvolvedores.net/2011/06/07/diagrama-de-estado-uml/ A letra D, de fato é a mais coerente. No entanto, a afirmação de que as transições ocorrem entre pares de estados não está totalmente correta, uma vez que pode existir transição de um determinado estado para ele próprio. Para aumentar o conhecimento acerca do diagrama de estados...Diagramas de estado: Modela o comportamento de um objeto individual. Especifica as sequências de estados pelos quais um objeto passa durante seu tempo de vida em resposta a eventos. Diagramas de Estado mostram os diferentes estados de um Objeto durante sua vida, e o estímulo que faz com que o Objeto mude seu estado. Diagramas de Estado veem Objetos como máquinas de estado ou automatismos finitos que podem ser um de um conjunto de estados finitos e que podem mudar seu estado através de um conjunto finito de estímulos. Existem dois tipos especiais de Estados: Inicial e Final. Eles são especiais porque nenhum evento pode fazer com que um Objeto retorne para seu estado Inicial, e da mesma maneira nenhum evento pode tirar um Objeto de seu estado Final uma vez que ele já o tenha alcançado.Um estado pode conter atividades ou ações que são executadas em momentos específicos que são indicados no diagrama pelas seguintes palavras-chave:Entry (On Entry) - uma atividade que é executada quando o objeto entra no estadoExit (On Exit) - uma atividade que é executada antes que o objeto saia do estadoDo (Do Action) - uma atividade que é executada continuamente enquanto o objeto em referência encontra-se no estado ou até que ela seja completada.Event (On Event) - Uma atividade que é executada na ocorrência de um evento. Complementando os comentários dos colegas... Quando a alternativa D menciona: "...transições permitidas entre pares de estados" Creio que se referia a: "...transições que podem fazer de estado para estado"