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Questões de Diagrama de Estados


ID
5125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um processo administrativo numa repartição pública poderá estar nos seguintes estados: aberto, na carga de um determinado funcionário, em trâmite ou arquivado. A ferramenta de modelagem que representa de modo mais adequado as regras de passagem de um estado para outro é:

Alternativas
Comentários
  • É o diagrama de transição de estados, que junto com o diagrama de fluxo de dados e o dicionário de dados, diagrama de entidade-relacionamento e especificação de processos compõem o modelo comportamental da análise estruturada, em complemento ao modelo ambiental, que detalha questões que estão externas ao software.

    No modelo ambiental o software é enxergado como um único processo com suas entradas e saídas, esse diagrama é chamado de Diagrama de Contexto, ou então, Diagrama de Modelo Fundamental.
  • Na UML 2.0  o diagrama de transições de estado é chamado de Diagrama de Máquina de Estados

  • Isto mesmo, a ferramenta de modelagem que representa a passagem de um modelo de um estado para o outro é o Diagrama de Transição, e este faz parte do UML.

    Resposta: B


ID
16888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito da orientação a objetos, que é uma das técnicas mais
utilizadas para concepção e desenvolvimento de programas,
julgue os itens seguintes.

Na UML, um diagrama de estados mostra os vários estados
pelos quais passa um objeto e as transições de um estado
para outro.

Alternativas
Comentários
  • Um diagrama de transição de estados é uma representação do estado ou situação em que um objeto pode se encontrar no decorrer da execução de processos de um sistema. Com isso, o objeto pode passar de um estado A (estado inicial) para um estado B (estado final) através de uma transição.
  • http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/75231361-56c3-4355-9e13-9b5c4a71d93c/4g1dgf5ll9ugmhdaufno432ul8.png estado inicial


    http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/95c2bbc8-9135-4dfd-81de-11c184438b53/5ug7s0r92eeqf82o0oopo1kuit.png estado final


    http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/f3f31a4b-2dc9-4338-bbd9-d3009cc21784/4anp58nbb6gr9un0m23poh2n0k.png Outros estados

    Transições ( os arcos que ligam os estados )

    http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/40153ff9-c154-447b-bf85-40d42db03e3c/661va06gktogpm46lnatlv7cll.png

    Eventos que geram a transição.
    Podem ter listas de parâmetros

    podem ser eventos de tempo ( after )
    after ( 30 segundos )

    ou eventos de mudança ( when )
    when ( data = 09/02/2011 ) , when ( saldo < 0 )

    E podem executar uma ação, que é considerada instatânea, não pode ser interrompida.

    Os estados podem executar internamente atividades que podem ser interrompidas.

    Os estados compostos são os estados que apresentam subestados internos
    http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/78aba921-12c0-4720-9103-a401ffcaf7db/5kqaqmue97tbtq65kfitqtemmh.gif




ID
19162
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Instruções: Para responder as questões de números 53 a 55,
considere a versão mais atual da UML e o texto
abaixo.
Pretende-se criar um controle de processos jurídicos. As
situações nas quais estes possam vir a ser enquadrados, bem
como os eventos que mudam essas situações devem ser
diagramados. Os processos possuem identidades únicas e
devem ser relacionados aos interessados, sendo estes últimos
subclassificados em processos de pessoas físicas ou jurídicas.
Portanto, ao classificar os processos, o atributo "interessado"
deve ser integrante dessa classe.

Em relação à situação dos processos, é correto afirmar que a melhor a representação é feita por meio do diagrama de

Alternativas
Comentários
  • http://www.brasiltech.net/developez/2008/02/22/mini-tutorial-de-maquina-de-estado-state-machine-parte-1/
  • A questão fala de SITUAÇÃO dos processo:

    Situação remete a Estado, ou seja qual q situação (estado) dos processos?

    A máquina de estados compreende todas situações que os objetos podem pertencer (estados dos objetos). Também mostra as possibilidades de troca de situação (estado)

    Abraços

     

  • Pessoal, pelo amor de Deus pessoal. A questão deixa claro o substântivo EVENTOS com relação aos processos. Falou em eventos é Máquina de Estados. Não há dupla interpretação. Abraços e bons estudos.


ID
135496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.

Um diagrama de estado é capaz de mostrar os estados possíveis de um objeto. Além disso, pode mostrar as transações responsáveis pelas suas mudanças de estado.

Alternativas
Comentários
  • quando ele fala "Além disso, pode mostrar as transações responsáveis pelas suas mudanças de estado." não seria transições não?
  • Considerando se a palavra fosse transição, estaria corretíssima.

    Contudo, continuo achando a questão correta pois transação remete à ação, que por sua vez pode ser representada no diagrama de estados. Portanto, considero item certo como transações = ações.

    Boch, Jacobson, Rumbaugh; UML – Guia do Usuário; Editora: Elsevier; Ano: 2006
  • Com os elementos básicos do diagrama de máquina de estados o conceito de transações. Para descrever seria necessário fazer uso dos elementos de extensão, como notas, restrições etc.
    Ou o examinador se enganou ou forçou uma barra. De qualquer forma é difícil considerar errada esta questão.


ID
142063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a diagramas de estados da UML, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  Magno, vc vê os checkbox acima? Vc deve marcá-lo p/ responder sua questão. É muito difícil p/ vc compreender? Quer q eu desenhe, quer uma animação em flash?

    a) É justamente o contrário, a condição de guarda precisa ser verdadeira

    b) Podem sim. Existem 3 tipos de diagramas de estado: simples, compostos (aninhados) e de submáquina. Inclusive os diagramas de estado que são compostos podem especificar regiões concorrentes internas conhecidas como regiões ortogonais. Isso da origem tb aos estados ortogonais

    c) sim, existe. Através de barra de bifurcação\união ou de estados ortogonais

    d)ok

    e) Claro que podem

  • 1.Uma condição de guarda é uma expressão booleana que precisa ser falsa verdadeira para que uma transição ocorra.As condições de guarda são representadas sempre entre colchetes, nas transições.http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/40153ff9-c154-447b-bf85-40d42db03e3c/661va06gktogpm46lnatlv7cll.pngNão deve-se confundir transições de guarda ( entre colchetes ) com eventos de transição ativados por condição ativados por tempo ou mudança, representados pelas funções:after ( tempo ) e when ( condição )2.Diagramas de estados não podem ser aninhados e, portanto, não são capazes de expressar situações complexas.Os estados que possuem estados aninhados são chamados de estados compostos.http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/78aba921-12c0-4720-9103-a401ffcaf7db/5kqaqmue97tbtq65kfitqtemmh.gifNote que o diagrama acima tem um estado composto, ATIVO, com subestados.3.Não há como expressar a concorrência entre objetos por meio de diagramas de estados.Podemos ter uma concorrência utilizando um fork:http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/82d5586e-20c0-4a8c-b6d4-4c2dc60be133/estado_concorrente_2.PNGOu intra-estado, vários subestrados em um estado compostohttp://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/17e257d5-2373-4c3c-86c3-ce3aa2c2a7b9/estado_concorrente.PNGNesse caso uma geladeira pode estar com a porta aberta ou fechada, independente de o motor estar ligado ou desligado4.Um estado é uma condição ou situação na vida de um objeto durante a qual o objeto satisfaz alguma condição, realiza alguma atividade ou aguarda um evento.5 .As combinações de eventos, estados e transições de estado para determinada classe não podem ser representadas em um único diagrama de estados.Na verdade, esse é o principal propósito de um diagrama de transição de estados, mostrar os estados de um único objeto.

ID
150346
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Além do Estado de origem e o de destino, uma transição de estados tem mais três partes que são:

Alternativas
Comentários
  • Na UML, "uma transição de estados pode ser definida como um relacionamento entre dois estados, indicando que um objeto no primeiro estado realizará certas ações e entrará no segundo estado quando um evento específico ocorrer e as condições especificada". Uma transição tem cinco partes:
    (1) Estado de Origem 
    (2) Evento de ativação (evento de gatilho ou trigger de evento) - Estímulo (evento) capaz de ativar uma transição de estados.
    (3) Condição de proteção (ou condição de guarda) - Representada por uma expressão entre colchetes que é avaliada quando a transição é iniciada. Se ela for verdadeira, a transição ocorre.
    (4) Efeito (ou ação) - Comportamento executado quando uma transição é acionada.
    (5) Estado de destino
    Fiz um diagrama de Estados bem simples pra demonstrar uma transição.

    (Fonte: http://www.wthreex.com/rup/process/modguide/md_stadm.htm#Transitions)
  • Questão do assunto UML, disciplina engenharia de software.

  • Está aparecendo na disciplina Design Patterns



ID
157822
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere:

I. Farol ligado.
II. Comprar produto.
III. Máquina elétrica.

Os itens acima são representados em diagramas UML, respectivamente, como

Alternativas

ID
205372
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Relacione cada tipo de diagrama de UML da Coluna 1 com os respectivos elementos sintáticos da Coluna 2.

Coluna 1

1. Diagrama de atividades
2. Diagrama de máquina de estados

Coluna 2

( ) Ação
( ) Estado final
( ) Fluxo de controle
( ) Pseudoestado inicial
( ) Nodo fusão
( ) Pseudoestado escolha
( ) Transição

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 1. Diagrama de atividades
    Ação
    Fluxo de controle
    Nodo fusão

    2. Diagrama de máquina de estados
    Estado final
    Pseudoestado inicial
    Pseudoestado escolha

    Transição

  • Diagramas e seus elementos:

    1. Diagrama de atividades 
    Ação
    Fluxo de controle
    Nodo fusão

    2. Diagrama de máquina de estados
    Estado final
    Pseudoestado inicial
    Pseudoestado escolha 
    Transição

  • Prezados,

    Em se tratando de diagramas UML , temos a seguinte associação nessa questão :

    Ação : Diagrama de atividades
    Estado final : Diagrama de máquina de estados
    Fluxo de controle : Diagrama de atividades
    Pseudoestado inicial : Diagrama de máquina de estados
    Nodo fusão : Diagrama de atividades
    Pseudoestado escolha : Diagrama de máquina de estados
    Transição : Diagrama de máquina de estados.

    Portanto a alternativa correta é a letra C



ID
315634
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Frequentemente usado para modelagem de sistemas de tempo real. Descreve como um sistema responde aos estímulos internos e externos. Mostra as diferentes situações do sistema e os estímulos que provocam transições de uma para outra situação. Trata-se do modelo de

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Gráficos de Estados Abrange a visão dinâmica de um objeto. Exibe uma máquina de estados, formada por estados, transições, eventos e atividades,  dando ênfase a comportamentos de um objeto ordenados por eventos.

    fonte: http://wiki.les.inf.puc-rio.br/index.php/UML
  • um diagrama de transição de estados é uma representação do estado ou situação em que um objeto pode se encontrar no decorrer da execução de processos de um sistema. Com isso, o objeto pode passar de um estado inicial para um estado final através de uma transição.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_transi%C3%A7%C3%A3o_de_estados
  • http://www.uml-diagrams.org/state-machine-diagrams.html

  • Falou estímulos/eventos é máquina de estados


ID
389212
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um diagrama que mostra todos os estados possíveis de um objeto, os eventos que mudam seu estado, as condições que devem ser satisfeitas antes que uma transição ocorra e as ações (atividades) durante a vida do objeto, é conhecido como Diagrama de:

Alternativas
Comentários
  • Em UML 2.0: Diagrama de Estados.


ID
425044
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em um Diagrama de Gráfico de Estados, um Estado de História representa o registro do último subestado em que um objeto se encontrava, quando, por algum motivo, o processo foi interrompido

Alternativas
Comentários
  •  Um estado complexo pode ser dividido em diagramas de nvel inferior, denominados
    estados compostos ou subestados.
    ê Algumas simulac~oes de engenharia podem demorar varios dias. Como os computa-
    dores falham, e importante criar mecanismos que permitam o reincio da simulac~ao
    do ponto em que parou. Para facilitar a criac~ao destes pontos, os diagramas de ma-
    quina de estado acrescentaram o conceito de estado de historia, representado pela
    letra "H". As informac~oes do sistema s~ao armazenadas de tal forma que permitam
    o reincio da simulac~ao a partir deste ponto

ID
641335
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Dos diagramas definidos na UML 2.0, é aplicado na modelagem do comportamento de uma interface, classe ou colaboração, o Diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Fica fácil resolver a questão identificando os diagramas comportamentais, nesse caso só tem um, que é a resposta :).

  • ....é aplicado na modelagem do comportamento de uma interface, classe ou colaboração....

  • e-

    quando fala de compoartamento, sao os diagramas nao-estaticos. Os estaticos sao classe, objeto, estrutura composta, deployment, componente e package


ID
645403
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A linguagem UML possui vários tipos de diagramas. Sobre o diagrama de estado, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Na grande maioria dos casos, o diagrama de estado para uma classe mostra os estados que os objetos dessa classe podem assumir e as transições que eles podem fazer de estado para estado.

II. Um diagrama de estado é ideal para a modelação de um atributo com duas características, quando o atributo possui poucos valores e quando o atributo tem restrições em transições autorizadas entre esses valores.

III. O diagrama de estado mostra os estados admissíveis que os objetos de uma dada classe podem assumir e as transições permitidas entre pares de estados.

IV. A modelagem dos estados de uma classe inicia-se com um modelo essencial e faz o mapeamento dele para uma tecnologia escolhida.

Alternativas
Comentários
  • item IV: "[...] faz o mapeamento dele para uma tecnologia escolhida". 
    Nenhum diagrama da UML faz referência à tecnologia. A UML independe de tecnologia.
  • Não entendi o item II ?
    II. Um diagrama de estado é ideal para a modelação de um atributo com duas características, quando o atributo possui poucos valores e quando o atributo tem restrições em transições autorizadas entre esses valores. 
  • Rodusa,

    por exemplo eu tenho um objeto Mensagem, que possui um atributo status. Esse atributo pode assumir valores 2 valores (aprovada e pendente), ou ainda poucos valores como (aprovada, pendente, reprovada). As restrições ocorrem como por exemplo, caso eu aprovasse uma Mensagem ela não poderia mais voltar ao estado Pendente.

    Entendeu? :)
  • Pelo que eu sei o item II deveria ser: Um diagrama de estado é ideal para a modelação de um atributo com duas características, quando o atributo possui poucos valores e quando o atributo tem restrições em transições BEM DEFINIDAS entre esses valores.


ID
784393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando a UML (Unified Modeling Language), linguagem visual utilizada para modelar sistemas computacionais por meio do paradigma de orientação a objetos, julgue o  seguinte  item.

O diagrama de tempo, tipicamente utilizado para acompanhar os estados por que passa uma instância de uma classe, descreve a mudança no estado ou condição de uma instância de uma classe, ou o seu papel durante um tempo.

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de tempo, tipicamente utilizado para acompanhar os estados por que passa uma instância de uma classe, descreve a mudança no estado ou condição de uma instância de uma classe, ou o seu papel durante um tempo.

    Acredito que o erro esteja no trecho negritado haja visto que o Diagrama de Tempo tem como função principal explicitar restrições de tempo ou duração na qual um objeto permanece em um determinado estado.

    Na questão o conceito principal é do Diagrama de Máquina de Estados.

    Esse conceito é bastante cobrado pelo CESPE e a diferença entre as definições é mínima.

    Espero ter ajudado.



ID
784720
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Diagrama de Estado mostra

Alternativas
Comentários
  • Podemos ver o diagrama de estados como um complemento para o diagrama de classes. Neste diagrama podemos mostrar qual o estado em que o nosso objeto esta naquele momento. O diagrama de estado deve ser construído para os objetos que tem seus estados definidos e onde o comportamento do objeto muda por causa de um determinado estado.

    http://techblog.desenvolvedores.net/2011/06/07/diagrama-de-estado-uml/
  • A letra D, de fato é a mais coerente. No entanto, a afirmação de que as transições ocorrem entre pares de estados não está totalmente correta, uma vez que pode existir transição de um determinado estado para ele próprio.
  • Para aumentar o conhecimento acerca do diagrama de estados...
    Diagramas de estado: Modela o comportamento de um objeto individual. Especifica as sequências de estados pelos quais um objeto passa durante seu tempo de vida em resposta a eventos. Diagramas de Estado mostram os diferentes estados de um Objeto durante sua vida, e o estímulo que faz com que o Objeto mude seu estado. Diagramas de Estado veem Objetos como máquinas de estado ou automatismos finitos que podem ser um de um conjunto de estados finitos e que podem mudar seu estado através de um conjunto finito de estímulos. Existem dois tipos especiais de Estados: Inicial e Final. Eles são especiais porque nenhum evento pode fazer com que um Objeto retorne para seu estado Inicial, e da mesma maneira nenhum evento pode tirar um Objeto de seu estado Final uma vez que ele já o tenha alcançado.
    Um estado pode conter atividades ou ações que são executadas em momentos específicos que são indicados no diagrama pelas seguintes palavras-chave:
    Entry (On Entry) - uma atividade que é executada quando o objeto entra no estado
    Exit (On Exit) - uma atividade que é executada antes que o objeto saia do estado
    Do (Do Action) - uma atividade que é executada continuamente enquanto o objeto em referência encontra-se no estado ou até que ela seja completada.
    Event (On Event) - Uma atividade que é executada na ocorrência de um evento.
  • Complementando os comentários dos colegas...

     

    Quando a alternativa D menciona: "...transições permitidas entre pares de estados"

    Creio que se referia a: "...transições que podem fazer de estado para estado"


ID
800791
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação aos diagramas utilizados pela linguagem UML (Unified Modeling Language), qual tipo seria o mais adequado para modelar fluxos de navegação entre telas de uma aplicação desktop, permitindo a visualização dos estímulos que acionam estes fluxos, tais como o pressionar de botões, links ou execução de regras pré-programadas?

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Estados (Comportamental) -  Dois pontos importantes:

    ●     Mostra todos os estados possíveis em que um objeto particular pode estar, e como o objeto muda de um estado para o outro.

    ●     Deve ter 1 único estado inicial, pode ter vários resultados finais;

    Por definição bibliográfica:

    Um diagrama de máquina de estados em UML, ilustra os eventos e os estados interessantes de um objeto e o comportamento de um objeto em resposta a um evento.
    Fonte: Utilizando UML e padrões. Craig Larman, pág. 491

     

    Portanto, gabarito, letra C

     

    @papirobizurado

     

     

  • Diagrama de Estado

    Mostram como o sistema reage aos eventos internos e externos. (SOMMERVILLE)


ID
823840
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No diagrama de estados e transições da UML, um estado de ponto de escolha dinâmico é representado por um _______________ , de onde partem________________ ou mais possíveis transições.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectiva- mente, as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Conhecido nas versões anteriores como estado de ponto de escolha dinâmico,representa um ponto na transição de estados de um objeto em que deve ser tomada uma decisão, a partir da qual um determinado estado será ou não gerado, normalmente em detrimento de diversos outros possíveis estados. Assim, um pseudo-estado de escolha representa uma decisão, apoiada por condições de guarda, em que se decidirá qual opróximo estado do objeto a ser gerado. Um pseudo-estado de escolha pode ser re-presentado por um losango ou por um círculo vazio.
    fonte: http://pt.scribd.com/doc/98608144/47/Pseudo-Estado-de-Escolha
  • Parece que a questão foi retirada desse pdf página 46:

    http://moodle.progdan.com/pluginfile.php/3284/mod_resource/content/1/Aula%201%20-%20UML%20-%20Texto.pdf

  • tenso ein, ler 3 livros da UML e nenhum ter isso, de onde que a banca tira questões? deveria tirar só do livro do Fowler caramba


ID
823843
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No diagrama de estados e transições da UML, uma atividade está sempre associada a um Estado, enquanto uma ação está associada à Transição. A cláusula que representa as ações realizadas no momento em que o objeto assume o Estado em questão é

Alternativas
Comentários
  • Reposta Correta: C

    As ações podem ser representas da seguinte forma.
    • Entry: ação executada sempre que se chega ao estado. 
    • Exit: ação executada sempre que sai do estado.
    • Do: a permanencia no estado dispara esta ação.
    • On Event: ação ocorre ao disporar este evento. Também é conhecido por transição interna. 
       
  • No livro UML do requisito a Solução terceira edição na página 251 diz o seguinte:
    Um estado pode conter atividades ou ações que são executadas em momentos específicos que são indicados no diagrama pelas seguintes palavras-chave:
    Entry (On Entry)  - uma atividade que é executada quando o objeto entra no estado
    Exit (On Exit) - uma atividade que é executada antes que o objeto saia do estado
    Do (Do Action) - uma atividade que é executada continuamente enquanto o objeto em referência encontra-se no estado ou até que ela seja completada.
    Event (On Event) - Uma atividade que é executada na ocorrência de um evento.

    Ou seja letra C é a resposta correta
  • Atividades e Ações são semelhantes: 

    Atividade – possuem um tempo de execução maior. Geralmente são métodos executados pelo objeto. Uma atividade está sempre associada a um Estado. 

    Ações – possuem um tempo de execução mais curto. Por exemplo, uma atribuição de um valor a um atributo ou a geração de uma saída. Uma ação está associada à Transição. 

    A segunda divisão pode armazenar três cláusulas diferentes: 

    Entry – representa ações realizadas no momento em que o objeto entra no estado; 

    Exit – identifica ações executadas antes de o objeto mudar de estado; 

    Do – identifica ações executadas enquanto o objeto se encontra no estado.

    Fonte: http://moodle.progdan.com/pluginfile.php/3284/mod_resource/content/1/Aula%201%20-%20UML%20-%20Texto.pdf

    Questão: Ctrl +C Ctrl +V


ID
879556
Banca
FEPESE
Órgão
FATMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Identifque as afrmativas que defnem corretamente as formas de utilização de OCL (Object Constraint Language) na UML:

1. Utilizadas para especifcar condições invariantes em classes e tipos em modelo de classes.
2. Utilizadas para descrever pré e pós-condições em operações e métodos.
3. Utilizadas para definir estereótipos.
4. Utilizadas para especifcar guard conditions e change events nos diagramas de transição de estados.
5. Utilizadas para mapear modelagem de banco de dados.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Nunca tinha ouvido falar desse OCL. Segue uma material que achei (capítulo 12 fala de UML)

    https://www.lri.fr/~wolff/teach-material/2008-09/IFIPS-VnV/UML2.0OCL-specification.pdf
  • A OCL é uma linguagem de expressões para especificar restrições sobre modelos orientados a objetos ou outros artefatos da linguagem UML. É uma linguagem precisa, textual e formal. Uma das suas principais características é que seu uso não exige um forte conhecimento matemático para obter corretude na sua manipulação. Neste artigo apresentaremos de uma maneira clara e prática os conceitos básicos da OCL e construiremos um exemplo de modelagem que mostre o uso da OCL para especificar um sistema. Mostraremos também algumas ferramentas de suporte a criação e verificação das construções. 

    Algumas aplicações da OCL:
    - Especificar condições invariantes em classes e tipos num modelo de classes;
    - Especificar pré e pós-condições em operações e Métodos;
    - Como uma linguagem de navegação para modelos de objetos;
    - Para especificar restrições em operações (design por contrato);
    - OCL pode ser utilizada para especificar guard conditions e change events nos diagramas de transição de estados (em tais casos, a contextual class é a mesma usada no diagrama em questão).
    - Definir esteriótipos.


    Resposta letra "E".

    fonte:


ID
893839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de diagramas da UML.

O diagrama de atividade é composto pelos diagramas de estado e de sequência.

Alternativas
Comentários
  • poutz.. eu cai nesse peguinha
  • Este é o diagrama de interação geral
  • O diagrama de atividade é um diagrama comportamental, e nada a ver tem com os diagramas de estado e sequência.
  • Se trata do diagrama de interação geral.
  • Gabarito Errado
    A imagem abaixo ajuda a ilustrar melhor os conceitos e subdivisões dos diagramas.
  • O diagrama de visão geral da interação é um híbrido de um diagrama de sequência e diagrama de atividades (pg 28 do Guia do Usuário segunda edição)
  • Os diagramas na uml são classificados em:

    1) Estruturias:  Componentes, Classes, Implantação, Objetos, Perfil, Estrutura Composta e Pacotes

    2) Comportamentais: Maquina de Estados, Casos de uso, Atividades, Interação. Sendo que os Diagramas de interação é um subtipo e engloba os diagramas de sequência, comunicação, interação geral e tempo.

    Sabendo essa classificação fica fácil avaliar que a questão está ERRADA. O diagrama de atividade não é composto por diagrama nenhum e diagramas de estado e de sequência são diagramas de interação.

  • A questão fala do Diagrama de Tempo que é mistura entre o diagrama de sequência e o diagrama de máquina de estados

    O diagrama de interação geral  é uma mistura entre diagramas de sequência e diagramas de atividade

  • e-

    Ambos sao diagranas comportamentais, alem do diagrama de visao geral (general overview diagram) ser uma mistura do diagrama de sequencia e atividades. São para situações complexas, para simplificar, em reuniões para demonstrar cenários de alta complexidade.

    O diagrama de atividades mostra fluxo de controle, geralmente para mostrar um algoritmo ou processo de noegocio.


ID
913327
Banca
FMP Concursos
Órgão
MPE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as afirmações a seguir sobre o diagrama de estados UML.

I. Estado inicial e estado final fazem parte do conjunto de elementos do diagrama de estados UML.

II. Uma transição representa a mudança de um estado a outro.

III. Uma condição de guarda deve ser falsa para habilitar a transição a que está associada.

Levando-se em conta as afirmações acima, identifique a única alternativa válida.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    Errei essa; não sabia o que era condição de guarda.

     

    http://www.dca.fee.unicamp.br/~gudwin/ftp/ea976/AtEst.pdf

     

    III. Uma condição de guarda deve ser verdadeira para habilitar a transição a que está associada. 


ID
998257
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML, são exemplos de diagramas comportamentais e diagramas estruturais, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gab. a) de estado e de classes.

     

  • letra A


ID
1049509
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O diagrama que permite descrever o comportamento interno de uma classe, apresentando sua dinâmica, descrevendo posições durante a vida do objeto com caminhos representando seu fluxo de execução e os gatilhos que provocam as mudanças de fluxo é chamado de diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Diagramas de estado: Modela o comportamento de um objeto individual. Especifica as sequências de estados pelos quais um objeto passa durante seu tempo de vida em resposta a eventos. Diagramas de Estado mostram os diferentes estados de um objeto durante sua vida, e o estímulo que faz com que o objeto mude seu estado. Diagramas de Estado veem objetos como máquinas de estado ou automatismos finitos que podem ser um de um conjunto de estados finitos e que podem mudar seu estado através de um conjunto finito de estímulos. Existem dois tipos especiais de Estados: Inicial e Final. Eles são especiais porque nenhum evento pode fazer com que um objeto retorne para seu estado nicial, e da mesma maneira nenhum evento pode tirar um objeto de seu estado final uma vez que ele já o tenha alcançado.

     

    Gabarito: C

  • comportamento interno de uma CLASSE?

     

    maquina de estado descreve o OBJETO e não a classe

     

    2017

    A respeito de UML, assinale a opção correta.

    Quando o nome de uma classe é apresentado na forma completa, ele deve estar separado do nome do pacote pela string – (traço).

     b) O diagrama de sequência mostra o conjunto de objetos intervenientes, sem se preocupar em apresentar uma linha do tempo.

     c) Em um diagrama de estados, a tomada de decisão ocorre antes da execução da atividade corrente, para demonstrar como se chega a essa atividade.

     d) O diagrama de estados é utilizado para modelar o comportamento interno de determinado objeto.

     e) Em uma classe, os seus atributos são apresentados em uma seção de um retângulo, porém sem demonstrar sua visibilidade ou outra qualificação.

     

     

    2016

    O Diagrama da UML que representa o comportamento interno de determinado objeto, subsistema ou sistema global denomina-se diagrama de
     a) estado.
     b) colaboração.
     c) sequência.
     d) classe.
     e) caso de uso.

     

  • State machine diagram is a behavior diagram which shows discrete behavior of a part of designed system through finite state transitions. State machine diagrams can also be used to express the usage protocol of part of a system. Two kinds of state machines defined are behavioral state machine and protocol state machine.

    Behavioral state machine is specialization of behavior and is used to specify discrete behavior of a part of designed system through finite state transitions. The state machine formalism used in this case is an object-based variant of Harel statecharts.

    Behavior is modeled as a traversal of a graph of state nodes connected with transitions. Transitions are triggered by the dispatching of series of events. During the traversal, the state machine could also execute some activities.

    Behavioral state machine could be owned by behaviored classifier which is called its context. The context defines which signal and call triggers are defined for this state machine, and which attributes and operations are available in activities of the state machine. Signal triggers and call triggers for the state machine are defined according to the receptions and operations of this classifier.

    https://www.uml-diagrams.org/state-machine-diagrams.html


ID
1049515
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um diagrama da UML mostra um processo de negócio ou um processo de software como um fluxo de trabalho por meio de uma série de ações. Pessoas, computadores ou componentes de software podem executar essas ações.
Seu uso pode descrever os processos de vários tipos, como:

I. Um processo de negócios ou um fluxo de trabalho entre usuários e o seu sistema. II. As etapas executadas em um caso de uso.
III. Um protocolo de software, ou seja, as sequências permitidas de interações entre os componentes.
IV. Um algoritmo de software.

Este diagrama é chamado de Diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Letra E.  

      Material muito bom.... >  http://www.dca.fee.unicamp.br/~gudwin/ftp/ea976/AtEst.pdf

  • Deyvison,

    Retribuindo ao link, segue a listagem de todo o material do professor: http://www.dca.fee.unicamp.br/~gudwin/ftp/ea976/

  • Segundo as descrições, porque não poderíamos utilizar o diagrama de sequeência?

  • Creio que não possa ser o diagrama de sequencia pois não há elementos de decisão necessários para descrever um algoritmo.

  • Acredito que a resposta não possa ser "Diagrama de Sequência" pelo que está descrito no processo I: diagramas de sequência não são adequados para a descrição de processos de negócio ou fluxos de trabalho.

  • Essa definicao esta no site da Microsoft -> http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/dd409360.aspx

  • Diagrama de Atividades: Este diagrama da UML pode ser usado para modelar processos de negócio. Suporta comportamento paralelo e permite que, quem está seguindo o processo, escolha a ordem na qual fazer as coisas. Em outras palavras, ele simplesmente determina as regras essenciais de sequência que se deve seguir. São geralmente usados para mostrar o que acontece, mas não quem faz o que, já faz sentido se concentrar no que é feito, em vez de em quem realiza quais partes do comportamento. É capaz de modelar o que pode ocorrer em partes de um sistema orientado a objetos, como fluxos de controle e de dados, situações de decisão em que haja uma entrada e diversas saídas, diferentes ações que podem ser executadas por objetos ou entidades quando um método for executado, como um conjunto de ações relacionadas pode ser executado e como afetarão objetos ao redor, situações em que mais de uma atividade pode acontecer ao mesmo tempo. Preocupa-se em descrever os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade específica, podendo esta ser representada por um método com certo grau de complexidade, um algoritmo, ou mesmo por um processo completo. O diagrama de atividade concentra-se na representação do fluxo de controle de uma atividade.

  • Em se tratando de FCC, viu a fluxo, pode ir sem medo no diagrama de Atividade

  • e-

    O diagrama de atividades apresenta de forma simples as ações executadas em cada caso de uso. Este tipo de diagrama deve ser dividido com linhas verticais para identificar o executor da ação.


ID
1049518
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os diagramas UML podem ser divididos em dois grandes grupos, Diagramas Estruturais e Diagramas Comportamentais. Analise a lista de diagramas abaixo:

I. Componentes.
II. Comunicação.
III. Implantação.
IV. Caso de Uso.
V. Classes.
VI. Estados.

São Diagramas Comportamentais APENAS os descritos em

Alternativas
Comentários
  • I. Componentes.  => Diagrama Estrutural
    II. Comunicação. => Diagrama Comportamental
    III. Implantação. => Diagrama Estrutural
    IV. Caso de Uso. => Diagrama Comportamental
    V. Classes.  => Diagrama Estrutural
    VI. Estados. => Diagrama Comportamental

    Diagrama detalhado > http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:UML_diagrams_overview.svg

    Resposta Letra E. 

  • Essa você lembrando que o de classes é estrutural matava a questão, pois a única alternativa que não possuí esse diagrama é a letra E. 

  • Diagramas Estruturais: priorizam a descrição estática de estruturas de um sistema, como classes, atributos e operações destas últimas, além de prováveis relacionamentos entre tais construções.

    Diagrama de classes

    Diagrama de objetos

    Diagrama de componentes

    Diagrama de instalação

    Diagrama de pacotes

    Diagrama de estrutura Composta

    Diagrama de Perfil


    Diagramas Comportamentais: detalha o funcionamento (comportamento) de partes de um sistema ou processos de negócio relacionados a tal aplicação.

    Diagrama de Caso de Uso

    Diagrama de Estados

    Diagrama de atividade


    Diagramas de Interação: considerados um subgrupo dos diagramas comportamentais, sendo normalmente utilizados na representação de interações entre objetos de uma aplicação.

    Diagrama de sequência

    Diagrama de Interatividade

    Diagrama de colaboração ou comunicação

    Diagrama de tempo

  • Pessoal, tem um macete/dica que li em um blog de outro concurseiro e deu certo para mim, então vou compartilhar e espero que ajude na memorização (infelismente não achei/anotei o blog do autor para citar como referencia). 

    - Você pode gravar os diagramas comportamentais pela frase: "o ativista internacional comunicou o tempo do casório ao maquinista sequelado". Os demais diagramas serão estruturais !

    Para quem ficar em dúvida:

    ativista = diag. atividade

    internacional = diag. interação geral

    comunicou = diag. de comunicação

    tempo = diag. de tempo

    casório = diag. caso de uso

    maquinista = diag. máquina de estados

    sequelado = diag. de sequência.

  • e-

    cocipe (classe, objeto, componente,implantação, package, estrutura composta) o que nao for, sera comportamental.


ID
1096018
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Câmara Municipal de São Caetano do Sul - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O comportamento de um objeto em determinado instante frequentemente depende de valores de suas variáveis naquele instante. Como um exemplo trivial, considere um objeto com uma variável de instância booleana. Quando solicitado a executar uma operação, o objeto pode realizar algo se a variável for verdadeira (true) e realizar outra coisa se for falsa (false). Na UML (Unified Modeling Language), o melhor diagrama que modela o exemplo citado é o diagrama de:

Alternativas
Comentários
  • b-

    O diagrama de estados define os diferentes estados dos atores  e especifica os necessários eventos, ações e condições.


ID
1177981
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Qual diagrama de estados UML não possui erros sintáticos nem erros semânticos?

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra D?

  • o erro da D é o valor de X no início do diagrama, ele não deve ser declarado lá.

  • Alguém poderia explicar o erro de cada alternativa.

  • Esses diagramas estão muito estranhos, na letra A, que é a correta, não tem salva-guarda nas transições ev4() e ev5(), então quando cada transição irá ocorrer???

  • Alguém poderia explicar o erro de cada alternativa????

  • b) Diagrama de estados não pode iniciar por dois inicios distintos.


    c) Transição de ST1 para ST2 não possui evento, guarda ou nome de ação.


    d) A transição do inicio para o estado não pode depender de uma guarda


    e) O estado final não pode ir para outro estado

  • Matou Thales Pordeus. Valeu.

  • A alternativa C, ao meu ver, não está incorreta. Apesar da consideração que Thales fez, uma transição pode conter, ou não, um comentário. Porém, é aconselhável. Isso não quer dizer que seja obrigado.

  • Irlan, sintaticamente não é um erro, como voce falou, mas observe que existe um erro semantico, pois não é especificado como é feita a transição para os dois estados distintos a partir do estado ST1.


ID
1264660
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação ao diagrama de máquina de estados, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • b)

    Um estado pode ser opcionalmente subdividido em dois compartimentos separados, sendo um compartimento de nome e outro compartimento de estados internos.

  • RBK Silva,

     

    Qual é o erro dessa afirmação?

  • Melo (2002, p.188) afirma que um estado pode ser opcionalmente subdividido em dois compartimentos separados, sendo um compartimento de nome e outro compartimento de Atividades Internas ou Transições internas.

    Ele afirma também que uma transição interna não modifica o estado de um objeto.

    Referência Bibliográfica:

    MELO, A. C. Desenvolvendo aplicações com UML. 3 Ed. BrasPort. Rio de Janeiro, 2002.


ID
1330411
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação aos diagramas de estados da UML, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Estados - Superestados

    - Ajuda a simplificar a modelagem de comportamentos complexos.
    - Um superestado é composto de vários estados, ou
    - Um sub-estado é aninhado em outro estado. Este é dito um estado composto.
    - Seus sub-estados herdam as transições do superestado.
    - Um estado composto pode ser seqüencial ou concorrente.
    - Na UML, um estado composto é representado como um estado simples, mas com um diagrama de estados aninhado

     

    http://msoo.pbworks.com/f/Diagrama+de+Estados.pdf


ID
1365742
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML emprega diversos diagramas, cada um com uma finalidade específica . A seguir , são caracterizadas de três desses diagramas.

I. descreve os aspectos dos objeto que tratam do tempo e da seqüência das operações - eventos que marcam mudanças e que definem o contexto dos eventos, além da sua organização.

II. descreve a estrutura dos objetos em um sistema - sua identidade, seus relacionamentos com outros objetos, seus atributos e suas operações.

III. descreve aspectos específicos dos objetos - como os objetos individuais colaboram para alcançar o comportamento do sistema como um todo.

As descrições em I, II e III estão associadas, respectivamente, aos diagramas de:

Alternativas
Comentários
  • Muito esquisita essa questão. Ele pede o nome dos diagramas e na alternativa que ele diz estar correta, ele coloca a classificação do diagrama.

  • d-

    Diagramas de Interação sao como o sistema age internamente para realização de um caso de uso, obter informações adicionais para aprimorar outros modelos (principalmente o de classes), além de uma visão detalhada dos objetos e mensagens.


    A mensagem é o principal da interação entre objetos. Um sistema orientado a objetos é uma rede de objetos que trocam mensagens. Objetos só interagem através de mensagens.  Os Diagramas de Interação são: Diagrama de Sequência, Diagrama de Comunicação,
    Diagrama de Tempo e Diagrama de Visão Geral.

  • a alternativa correta é a letra D > estados, classes e interações.


ID
1378171
Banca
FDC
Órgão
AGERIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que diz respeito à modelagem como técnica de projeto, de acordo com a metodologia orientada a objetos com notação UML, os modelos são abstrações elaboradas para entender um problema antes de implementar uma solução. Entre os tipos de modelos utilizados, um descreve a estrutura estática de um sistema em termos de classes e relacionamentos, enquanto que outro descreve a estrutura de controle de um sistema em termos de eventos e estados. Esses tipos são denominados, respectivamente, modelos de:

Alternativas
Comentários
  • classes e estados


ID
1392163
Banca
FCC
Órgão
Câmara Municipal de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML é uma linguagem que descreve um conjunto de diagramas para a modelagem de sistemas orientados a objetos. Dentre estes diagramas estão os diagramas de estados que são

Alternativas
Comentários
  • Quando utilizar Diagramas de Estados

    Os diagramas de estados são bons para descrever o comportamento de um objeto por intermédio de vários casos de uso. No entanto, esses diagramas não são muito bons para descrever um comportamento que envolva vários objetos em uma colaboração. Para tal, é útil combinar diagramas de estados com outras técnicas. Por exemplo, os diagramas de interação são bons para descrever o comportamento de vários objetos em um único caso de uso e os diagramas de atividades são bons para mostrar a sequência geral de atividades para vários objetos e casos de uso.

    (Fonte: UML Essencial, Martin Fowler, pag 115-116)

    Gabarito "B".

  • a)nenhum diagrama é obrigatoriamente desenhado para toda as classes. Eles são desenhados conforme a necessidade de uso. A UML não obriga o desenho de nenhum deles. Além disso, o Diagrama de Estados não apresenta interação entre vários objetos. Apresenta, sim, somente os estados de um objeto.

    b)Certo!

    c)a melhor técnica para mostrar a sequência de atividades é o Diagrama de Atividades

    d)o Diagrama de Estados descreve o comportamento de somente um objeto

    e)mesma justificativa da letra D


ID
1567021
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Alguns diagramas utilizados na notação UML estão disponibilizados na coluna I. Estabeleça a correta correspondência com seus significados disponibilizados na coluna II.


Coluna I

1. Diagrama de casos de uso

2. Diagrama de classes

3. Diagrama de sequência

4. Diagrama de máquina de estados.

5. Diagrama de componentes. 


Coluna II

( ) Serve de apoio para todos os outros diagramas, definindo os atributos e métodos das classes.

( ) Está muitas vezes associado à linguagem de programação que será utilizada.

( ) Acompanha as mudanças sofridas pelas instâncias de uma classe, de um caso de uso ou de um subsistema ou sistema completo.

( ) Auxilia o levantamento e análise de requisitos, bem como da compreensão do sistema como um todo.

( ) Preocupa-se com a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos em um processo.


A sequência correta, de cima para baixo, é: 


Alternativas
Comentários
  • ( 2 ) Serve de apoio para todos os outros diagramas, definindo os atributos e métodos das classes.

    ( 5 ) Está muitas vezes associado à linguagem de programação que será utilizada.

    ( 4 ) Acompanha as mudanças sofridas pelas instâncias de uma classe, de um caso de uso ou de um subsistema ou sistema completo.

    ( 1 ) Auxilia o levantamento e análise de requisitos, bem como da compreensão do sistema como um todo.

    ( 3 ) Preocupa-se com a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos em um processo.

  • d-

    Diagrama de casos de uso - abstrato,  flexivel & utilizado no levantamento de analise de requisitos, recomendamente exibido com prototipo. Formado de atores(usuarios), casos de uso(sequencia de acoes) e associacoes (inclusao[necessaria] & extensao[opcional]).

    Diagrama de classes - classes que formam sistema e suas associacoes.

    Diagrama de sequência - baseia-se no diagrama de casos de uso, mostrando o tempo de execucao de cada objeto e as mensagens que trocam entre si para causar o estimulo necessariopara execucao de funcoes. No diagrama de sequencia, ator é toda pessoa que interage com sistema indiferente da funcao exercida. 

    diagrama de estados - descreve o comportamento de um sistema atraves de todos estados do objeto. Geralmente sao projetados para classe única.


ID
1623442
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre o diagrama de Transição de Estados da UML, assinale a alternativa falsa:

Alternativas
Comentários
  • Errada letra C. O correta seria: evento [guarda] / ação.

  • c-

    O básico sao estado e evento. Estado é uma configuração de uma instância, refletido valores em determinado momento, assim como suas ligações a outros objetos. Um estado é uma ou mais palavras. Um subestado sao ações na entrada e saída, transições internas, a presença de sub-estados etc. e.g.: exemplo classico da torredeira quando estiver em On, pode estar baking ou toasting.


ID
1703629
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere a opção de utilizar a família de notações gráficas da UML para ajudar a descrever o projeto de um sistema de software.

Os diagramas mais adequados para descrever como grupos de objetos colaboram em algum comportamento, os tipos de objetos com os relacionamentos estáticos existentes entre eles e o comportamento do ciclo de vida de um objeto específico são, respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • Os diagramas mais adequados para descrever:
    1 - como grupos de objetos colaboram em algum comportamento – O diagrama de sequência mostra as
    interações entre diferentes objetos na execução de uma operação, destacando a ordem em que as ações
    ocorrem em um intervalo de tempo.
    2 - os tipos de objetos com os relacionamentos estáticos existentes entre eles – o diagrama de classes
    apresenta o conjunto das classes e o grau de relacionamento entre elas, além de seus atributos e
    métodos. Promovem uma visão estática da estrutura de um sistema, e por isso, são usadas na modelagem
    conceitual.
    3 - o comportamento do ciclo de vida de um objeto específico – o diagrama de máquina de estados (ou
    diagrama de transição de estados) detalha os diferentes estados que um objeto pode passar, tomando
    como base um processo dentro do sistema que se está considerando.
    Resposta: B.

    Curso de Informática do Estratégia Concursos: Fernando Mesquita, Victor Dalton
     

  • b-

    Os Diagramas de Interação são: Diagrama de Sequência, Diagrama de Comunicação, Diagrama de Tempo e Diagrama de Visão Geral.
    Modelam aspectos dinâmicos do sistema -situações de mudanças no tempo.


    DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA- Detalha a sequência com atores e objetos e troca de mensagens. É feito do diagrama de casos de uso. Ordena mensagens no tempo.

     

    DIAGRAMA DE CLASSES- mais utilizado e detalhado, pois mostra classes, interfaces, colaborações e relacionamentos. Sua utilização inícia desde o momento da análise até o detalhamento da especificação.


    É este diagrama que se aproxima mais da realidade de um código de programa, pois mostra conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes, utilizado em aplicações orientadas a objetos

  • Aí fica difícil, objetos com os relacionamentos estáticos existente entre eles?

    Para mim é diagrama de objetos.


ID
1755883
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Quando se utiliza a UML para modelar software há dois tipos de modelos de projeto possíveis: os modelos estruturais e os modelos dinâmicos. São adequados para serem usados na criação do modelo dinâmico, os diagramas de 

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADO - Diagrama de Pacote é estrutural / Diagrama de Classes é estrutural.-B) CERTO - Diagrama de Sequência é dinâmico / Diagrama de Máquina de Estados é dinâmico.-C) ERRADO - Diagrama de Componente é estrutural / Diagrama de Implantação é estrutural.-D) ERRADO - Diagrama de Classes é estrutural / Diagrama de Objetos é estrutural-E) ERRADO - Diagrama de Estrutura Composta é estrutural / Diagrama de Objetos é estrutural
  • A UML 2.1 especifica os seguintes diagramas:

    Diagramas de Estrutura
    Diagramas de Classes
    Diagramas de Objetos
    Diagrama de Componentes
    Diagrama de Estrutura Composta
    Diagrama de Implantação
    Diagrama de Pacotes
    Diagrama de Perfil

    Diagramas de Comportamento (Dinâmicos)
    Diagrama de Atividades
    Diagrama de Casos de Uso
    Diagrama de Máquina de Estados
    Diagrama de Sequência
    Diagrama de Comunicação
    Diagrama de Visão Geral da Interação
    Diagrama de Tempo
  • Modelo dinânico é sinônimo de comportamento, que mostra a troca de mensagens entre objetos. Sendo assim devemos reconhecer qual assertiva contempla apenas modelos comportamentais.

     

    a) E. Pacotes e de Classes. Ambos são diagramas estruturais.

    b) C. Sequência e de Máquina de estados. Note que o diagrama de sequência mostra o ciclo de vida de objeto e troca de mensagens, enquando o diagrama máquina de estados mostra os vários objetos que um objeto possa ter durante sua vida.

    c) E. Componentes e de Deployment. Ambos são diagramas estruturais. Deployment é o diagrama de Implantação. 

    d) E. Classes e de Objetos. São diagramas estruturais

    e) E. Estrutura composta e de Objetos. São diagramas estruturais

  • b-

    Roubando um comentário de uma questao anterior:

     

    diagramas estruturais:

    C = classes

    O = objetos

    C = componentes

    I = implantação

    P = pacotes

    E = Estrutura composta


    "C O C I P E"



    guarda essa palavra e o que não for estrutural é comportamental.


ID
1822624
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Durante o levantamento de requisitos de um novo sistema para o controle de matrículas de uma universidade, foi observada a seguinte situação:

•  todo novo estudante é inserido no sistema;

•  ao ser inscrito em uma disciplina, o estudante passa a ser um estudante inscrito;

•  ao término do período letivo, o estudante passa a ser um estudante aguardando inscrição;

•  sempre que vai iniciar o período letivo e ocorre a inscrição em alguma disciplina, o estudante volta a ser um estudante inscrito;

•  finalmente, ao término do curso, o estudante passa a ser um estudante com curso concluído.

Com base na UML, para representar essa situação da forma mais expressiva possível, o analista deverá utilizar o Diagrama de: 

Alternativas
Comentários
  • As sentenças elencam os estados que o objeto estudante pode apresentar (novo, inscrito, aguardando inscrição, curso concluído)

  • Beleza gabarito letra A. Mas o nome do diagrama é diagrama de estado e não "diagrama de TRANSIÇÃO de estado".

  • Pois é, não marquei a A pelo nome do diagrama, apesar de ter convicção que as outras alternativas não eram ideais. Fui tentar ir na "menos pior" e me dei mal. Que merda de questão sem critério.

  • Essa questão aborda o conceito de Diagrama de Máquina de Estados, no entanto, percebe-se que o nome do diagrama da alternativa correta consta como "transição de estados" que basicamente é um elemento do diagrama de máquina de estado no qual a sintaxe é a seguinte:  EVENTO [CONDIÇÃO]/AÇÃO ex: término do período letivo/estudante aguardando inscrição.

    Logo a alternativa "A" é mais convincente, entretanto, é uma questão passivel de recurso, pois a questão pede o nome do diagrama e não os elementos dele.

    Espero ter ajudado.

  • Pessoal existem várias nomenclaturas parecidas para esse diagrama, inclusive essa da prova.

    Já vi em algum livro esse nome mas não encontrei agora, o site devmedia(abaixo) geralmente publica bons materiais e ao meu ver é de confiança, então acredito que não há problema nenhum com o nome Transição.

    E existem outras bancas que utilizam a mesma nomenclatura, olha essa questão aqui Q76628.

    https://www.devmedia.com.br/diagramas-de-transicao-de-estados-engenharia-de-software-30/18444

    OBS:Na minha opinião anular questão apenas em último caso, pois só ajuda quem errou e quem não estudou.

  • a-

    Ele muda de estados conforme os eventos que sao trigger para os estados. As condições de guarda [] são a conclusao de alguma etapa do ciclo de vida academico. O diagrama de maquina de estados tem 2 componentes princiapais: estado e evento


ID
1822924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Diagrama da UML que representa o comportamento interno de determinado objeto, subsistema ou sistema global denomina-se diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Fonte: https://books.google.com.br/books?id=cE4qBWwJM1sC&pg=PT112&lpg=PT112&dq=representa+o+comportamento+interno+de+determinado+objeto+diagrama+estado&source=bl&ots=Bk5tvx8k9U&sig=ewUW-GmcFSeUUL7sS_E79XFUKe8&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiFofXR0v_KAhUES5AKHav_Ba0Q6AEILTAD#v=onepage&q=representa%20o%20comportamento%20interno%20de%20determinado%20objeto%20diagrama%20estado&f=false

  • Mostra os possiveis estados que um objeto pode passar. Um objeto muda de estado quando acontece algum evento interno ou externo ao sistema. É possivel prever todas as possíveis operações realizadas em função dos eventos que podem ocorrer através da análise de transição dos estados.

  • O diagrama de estados de uma classe é uma descrição global do comportamento dos objetos desta classe em todo o sistema.

    Fonte: apostila "Projeto de Software usando a UML" do Prof. Paulo Cézar Stadzisz

  • Colaboração.

    mostram as interações que ocorrem entre os objetos participantes numa situação específica. São especialmente indicados para mostrar um fluxo ou situação específica do programa e são um dos melhores tipos de diagrama para rapidamente demonstrar ou explanar um processo na lógica do programa

    Sequência.

    Colocam ênfase especial na ordem e nos momentos nos quais mensagens para os objetos são enviadas.

    Classe.

    Mostram as diferentes classes que fazem um sistema e como elas se relacionam

    Caso de uso.

    São feitos para facilitar a comunicação com os futuros usuários do sistema, e com o cliente, e são especialmente úteis para determinar os recursos necessários que o sistema deve ter

    Fonte: https://docs.kde.org/trunk4/pt_BR/kdesdk/umbrello/uml-basics.html

     

    Bons estudos.

  • a-

    Se é comportamento/aspectos dinamicos, nao é diagrana estrutural. ELiminam-se as opcoes com classe e componente.

    Diagrama de caos de uso propõe uma visão de como os usuários interagem com o sistema.Especificam o que faz, mas não como.

    O diagramam de sequencia permite identificar os métodos e atributos e responsabilidades de cada classe na realização de um caso de uso.

     

    O diagram de estados mostra os estados de um objeto. Usado para ver como mudanças e trocas de mensagens acontecem

  • Na doutrina cespiana, falou de comportamento interno == Estado.

    Gabarito: A


ID
2324815
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo:
I) A modelagem de comportamento visa descrever o comportamento e o estado dos atores externos quando interagem com o sistema executando suas funções.
II) O estado de um objeto pode ser caracterizado por elementos passivos, que indicam o estado de seus atributos, e por elementos ativos, que indicam o seu estado atual do objeto no contexto do processamento que está sendo realizado.
III) Um diagrama de estados para uma classe representa os estados que objetos da classe podem assumir e os eventos que determinam as mudanças entre estes estados.
IV) Diagramas de sequência explicitam o fluxo de interações entre objetos de um sistema.
V) Um padrão de análise semântica descreve um conjunto de elementos voltados para a análise semântica dos casos de uso de um sistema.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas acima que estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da I ?

  • O modelo comportamental descreve o comportamento do interior do sistema, necessário para interagir com o ambiente. Ou seja, define o comportamento interno que o sistema deve ter para se relacionar adequadamente com o ambiente. Portanto, acho que o erro da I está em "o comportamento e o estado dos atores externos".  

  • O erro da I está em dizer que o o diagrama de comportamento descreve o comportamento dos atores, quando na verdade ele descreve do sistema.

  • d-

    I- errado- os atores externos sao os usuarios e outros sistemas que interagem com o sistema modelado. nao se altera o comportamento deles.

    II & III - correto- Os estados possiveis de um objeto variam entre seu estado atual e estado resultante de 1 evento. No projeto, os estados do objeto sao mostrados ao longo de seu cicoo de vida. As fases de estado sao: estado inicial- transicao- estado x - final

    IV - correto- o diagrama de sequencia é um diagrama de comportamento que mostra o agraifco de interacoes no UML atraves da exibicao de troca de mensagens entre objetos por meios de suas linhas de vida.


ID
2407126
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Ian Sommerville (2011) , a modelagem de sistema geralmente representa o sistema com algum tipo de notação gráfica, que quase sempre é baseada em notações UML. O tipo de diagrama UML que consiste em mostrar o comportamento do sistema com relação aos eventos internos é o de

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Estado

    Diagramas de estado são modelos úteis de alto nível de um sistema ou do funcionamento de um objeto. Ge­ralmente, você não precisa de um diagrama de estado para todos os objetos do sistema. Muitos dos objetos em um sistema são relativamente simples, e um modelo de estado acrescenta detalhes desnecessários ao projeto.

     

    Sommerville

     

  • Diagramas de estado mostram COMO o sistema reage aos eventos internos e externos (se a questao pedisse tipo de MODELAGEM seria modelagem dirigida a eventos- pag 94  Sommerville .) pois descricao é semelhante para modelagem dirigida a eventos.


ID
2409238
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Qual diagrama UML deve ser utilizado para representar uma perspectiva por tempo incluindo a colaboração entre os objetos?

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de sequência:

    Diagrama de sequência é um diagrama de interação que dá ênfase à ordenação temporal de mensagens. Uma diagrama de sequencia mostra um conjunto de papéis e as mensagens enviadas e recebidas pelas instâncias que representam os papéis. Esse diagrama é usado para ilustrar a visão dinâmica de um sistema.

     

    UML: guia do usuário

    Grady Booch

     

     

  • b-

    A duração das interações entre objetos (lifelines) é por barras que representam a sequência de eventos entre as mensagens. Barras com extensão parecida geralmente indicam mensagens sincrônicas entre os mesmos obejtos. 

  • Diagrama de Sequência (Interação) – Captura o comportamento de um único cenário. Mostra vários exemplos de objetos e mensagens que são passadas entre esses objetos dentro de um caso de uso. Bom para mostrar a colaboração entre os objetos mas não para a definição precisa de um comportamento. Ênfase na ordenação temporal das mensagens.

  • Diagrama de Sequência: Ênfase na ordenação temporal das mensagens. 

     

    Diagrama de Comunicação: Ênfase na organanização estrutural dos objetos que enviam e recebem mensagens.


ID
2439550
Banca
FEPESE
Órgão
JUCESC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No contexto de Conceitos da UML, qual diagrama UML 2 modela os artefatos de software e também os dispositivos ou hardware que o(s) contém/contêm?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito está B.

     

    Mas não vejo como uma conceituação correta do diagrama de Objetos.

     

    Está mais para diagrama de Implantação.

     

    Atualizado 23/06/17

     

    Gabarito alterado para D.

  • Eles corrigiram para diagrama de implementação que é. A alternativa coreta mesmo. Quando especifica componentes de hardware estamos falando do diagrama de implantação
  • Martin Fowler utiliza a conceituação de "Diagrama de Instalação" que consiste em:

    "Os diagramas de instalação mostram o layout físico de um sistema, revelando quais as partes do software que serão executadas em quais partes do hardware". Mesmo conceito com nomenclatura diferente. Item D - Diagrama de Implantação

  • a) Diagrama de estados (Comportamental): Demonstra o comportamento de um elemento através de um conjunto de transição de estados;


    b) Diagrama de objetos (Estrutural): Representa uma "fotografia" do sistema em um certo momento. Exibe as ligações formadas entre objetos conforme estes interagem e os valores dos atributos;


    d) Diagrama de implantação ou instalação (Estrutural): Enfoca a questão da organização da arquitetura física sobre o qual o software irá ser implantado e executado. São indicados para representar nós físicos responsáveis por executar a mesma tarefa lógica, além de mostrar informações sobre os protocolos utilizados, nos caminhos de comunicação, entre os nós do sistema;


    e) Diagrama de componentes(Estrutural): Identifica os componentes que fazem parte de um sistema, um subsistema ou mesmo os componentes ou classes internas de um componente individual;

     

    Fonte: Minhas anotações

  • d-

    O Diagrama de Implantação é a configuração e a arquitetura do sistema dos componentes. Booch, Rumbaugh e Jacobson (2006) afirmam que este diagrama exibe a organização dos nodes de processamento em tempo de execução e os componentes nele


ID
2565736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de UML, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • cespe ama esse diagrama

     

    2016
    O Diagrama da UML que representa o comportamento interno de determinado objeto, subsistema ou sistema global denomina-se diagrama de
      a) estado.
      b) colaboração.
      c) sequência.
      d) classe.
      e) caso de uso.

     

    2016

    O diagrama de máquina de estados é um diagrama complementar que visa identificar comportamentos embasados em um conjunto finito de transições de estado.
     

    Certa

     

  • Questão pegadinha! 

    Item D!!!

     

  • d-

    Diagrama de máquina de estados: Esboça a visão dinâmica de um sistema. Principais componentes: estado, evento.


    Esse diagrama mostra os estados possiveis de um objeto, para entender como mudanças acontecem, definindo trocas de mensagens e
    os métodos que as controlam. O início - círculo pintado.

    final - círculo preenchido, com um aro branco

  • Em um diagrama de estados, a transição ocorre antes do estado corrente.

  • A) java::util::Data (https://sites.google.com/site/prattshomepge/home/uml/package-diagram)

    B) Um diagrama de sequência descreve a maneira como os grupos de objetos colaboram em algum comportamento ao longo do tempo

    C) A tomada de decisão é representada pelo losango. Ele serve para especificar qual atividade deve ocorre depois da atividade corrente

    D) Ok.

    E) Tanto atributos quanto métodos possuem níveis de visibilidade (-private, #protected, +public, ~package)

  • Diagrama de Transição de Estados, apresenta diversos estados possíveis de um objeto no decorrer da execução de processos de um sistema. Dessa forma, um objeto pode passar de um estado inicial para um estado final, por meio de uma transição, quando ocorre algum evento ou estímulo interno ou externo ao sistema.

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
2613229
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação ao Diagrama de Transição de Estados, analise a seguinte assertiva: “é desenhado como um losango (mas pode ser utilizado um pequeno círculo, semelhante à representação de um estado inicial) em que chega uma ou mais transições (provenientes de estados diferentes) e de onde parte uma ou mais transições”. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • c-

    Os pontos de junção sao os circulos que indicam inicio e fim do fluxo. As condicoes de guarda vêm em []. Atividades/eventos vêm em retangulos, enquanto que as ações indicam operações e.g.: recebeProduto()


ID
2618989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando que, durante o processo de desenvolvimento de software em que se está utilizando a UML (Unified Modeling Language), é necessário avaliar a vantagem em usar alguns de seus diagramas, julgue o item a seguir.


O diagrama de estados é utilizado para representar os diversos estados pelos quais um objeto pode passar ao longo de sua vida em decorrência de qualquer alteração em seus atributos.

Alternativas
Comentários
  • (...) qualquer alteração em seus eventos.

  • A UML possui um diagrama, o DTE – Diagrama de Transição de Estados, que permite a descrição do ciclo de vida de objetos de uma classe, os eventos que causam essa transição, de um estado para outro, além da realização de operações resultantes. Um estado é uma “situação na vida de um objeto durante a qual ele satisfaz alguma condição ou realiza alguma atividade”. Uma transição possui um evento associado. Um desses eventos refere-se ao “recebimento de uma mensagem de outro objeto”. 

    Retirada de uma questão da Consulplan. Essa questão gerou polêmica.

  • [CESPE - 2018]

    No contexto da máquina de estados, o evento, que pode ser tanto externo quanto interno, constitui um estímulo capaz de ativar a transição de um estado.

     

    Gab.: CERTO

  • Assertiva ERRADA. 

     

    No diagrama de máquina de estados, o que faz os objetos mudarem de estado são os eventos/estímulos

  • Um diagrama de estados especifica uma máquina de estados, com estados (duradoiros e em número finito) e transições entre estados (instantâneas) causadas por eventos (instantâneos)

  • Questão de Interpretação de Textos - O enunciado gera ambiguidade, pois ao ler o trecho "...seus atributos.", não dá pra saber se o pronome seus está fazendo remissão ao Diagrama de Estados ou ao Objeto.

    O pessoal tem falado que o certo seria "...seus eventos.", aí eu pergunto, quem possui eventos, o Diagrama ou o Objeto? Outra coisa, o evento possui estado (sofre alteração) ou simplesmente ocorre?

    O gabarito oficial deu a questão como Errada.

     

     

  • Eu marquei certo por considerar que "seus atributos" se refere aos atributos do objeto, e sempre achei que os atributos de um objeto em um determinado instante identificavam seu estado, ou seja, qualquer mudança nos atributos reflete mudança no estado, não? Então, partindo desse raciocínio, a assertiva deveria estar correta.

  • e-

    Os diagramas comportamentais sao:
    -Diagramas de Casos de Uso
     -Diagrama de Atividades
    -Diagrama de Máquina de Estados
    - Diagramas de Interação:
    -- Diagrama de Sequência
    -- Diagrama de Comunicação
    -- Diagrama de Tempo
    -- Diagrama de Interação Geral

     

    Diagrama de máquina de estados: tem como Principais componentes estado & evento. Mostra os estados possiveis de um objeto. Utilizado para mudanças para definir as trocas de mensagens e os métodos por tras disso. O início é um círculo preenchido, e o final é pintado de branco

  • ah, tá certa a afirmativa vai CESPE, pqp

    Alteração nos atributos é uma alteração no estado! Ponto

  • decorrência de qualquer alteração ? Não

  • Um objeto muda de estado quando ocorre um evento interno ou externo ao sistema, não quando ocorre alteração de seus atributos.

     

    Talvez seja o correto.

  • Pegadinha do malandro

  • No link https://web.fe.up.pt/~jpf/teach/POO/estados.pdf da Universidade do Porto a melhor explicação que encontrei foi a seguinte:

    •Foi dito anteriormente que o estado de um objecto é dado pelos valores de atributos e ligações com outros objectos que mantém num dado momento

    •Essa definição conduz, em geral, a demasiados estados

    •Ora, no diagrama de estados, interessa apenas distinguir estados que apresentam diferentes respostas a eventos

    •Assim, os estados que interessa considerar aqui correspondem, em geral, a conjuntos de valores de atributos e ligações (possivelmente expressos por condições), e ignoram-se atributos e ligações irrelevantes para o comportamento do objecto

    Basicamente de acordo com a explicação acima, a questão está errada ao dizer qualquer alteração.

  • Mnemônico rápido simples e grátis:

    ESTADOS = EVENTOS/ESTÍMULOS

     

    Não é qualquer alteração em seus atributos.

     

    gO AHEAD!!!!

  • Outro erro seria "ao longo da vida"? Isso não seria o diagrama de tempo? O qual descreve vários estados que um objeto passa no decorrer do tempo

  • O que muda o estado de um objeto são suas atividades/eventos em um sistema reativo.

    Um diagrama de estados, por vezes conhecido como diagrama de máquina de estados, é um tipo de diagrama comportamental na Linguagem de modelagem unificada (UML) que mostra transições entre vários objetos.

    Uma máquina de estados é qualquer dispositivo que armazena o status de um objeto em um determinado momento e pode mudar de status ou causar outras ações baseado na entrada que recebe. Estados indicam as diferentes combinações de informações que um objeto pode conter, e não como ele se comporta. Para entender os diferentes estados de um objeto, você pode visualizar todos os possíveis estados e mostrar como um objeto chega a determinado estado; e isso pode ser feito com um diagrama de estados UML.

  • Esse examinador deve saber mais que Pressman e Sommerville juntos

  • Entendi.

    Estados não tem atributos, só tem eventos/ações que os alteram e ações que realizam ao serem alterados. Um estado não mexe em atributos de outro, porque nenhum tem atributos.


ID
2631010
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as afirmações abaixo sobre diagramas UML.


I - Um diagrama de estado modela os estados de um objeto, as ações executadas, dependentes destes estados, e as transições entre os estados.

II - Um diagrama de atividade apresenta o comportamento dinâmico de um sistema ou parte de um sistema, através do fluxo de controle entre as ações executadas pelo sistema.

III - Um diagrama de sequência é utilizado para indicar as comunicações dinâmicas entre objetos, durante a execução de uma tarefa, mostrando a ordem temporal em que as mensagens são enviadas entre os objetos, para executar aquela tarefa.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • e-

    Tudo correto. O diagrama de estados mostra estados possiveis de um objeto e suas transicoes (e.g.: uma porta logica pode estar aberta ou fechada, as condicoes de guarda determinam transocao de um estado e outro. Diagramas de atividades sao um fluxograma, enquanto que um de sequencia é a existencia de uma entidade por linhas de tempo e como um ator interage com ela

  • Falou temporal = diagrama de sequencia!


    Falou estrutural = diagrama de comunicação!



ID
2756431
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre a linguagem UML.


I - Diagrama de estado modela os estados de um objeto e as ações executadas, dependendo daqueles estados e das transições entre os estados do objeto.

II - Diagrama de sequência mostra chamadas de método, usando setas horizontais do chamador para o chamado, identificadas com o nome do método e, opcionalmente, inclui seus parâmetros, seus tipos e o tipo de retorno.

III - Casos de uso e o diagrama de casos de uso ajudam a determinar a funcionalidade e as características do software sob o ponto de vista do usuário.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso:  - -> E


ID
2780638
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML é uma linguagem criada para visualizar, especificar, construir e documentar os artefatos de um sistema de software. A UML é adotada, desde 1997, como padrão internacional pelo OMG (Object Management Group). A UML provê um conjunto de diagramas e seus componentes, todos com notação e comportamento (semântica) bem definidos.

A UML 2.0 descreve 13 diagramas que são separados em diagramas estruturais e comportamentais. A respeito dos diagramas da UML, foram feitas as seguintes afirmações:

I. Diagramas de classes, componentes, objetos, implantação e pacotes são considerados diagramas estruturais.
II. Diagramas de estado, atividade, caso de uso e interação são considerados diagramas comportamentais.
III. Uma sequência de transações executadas por um sistema, que produz um resultado mensurável de valores para um ator em particular, é representada graficamente pelo diagrama de sequência.
IV. Diagramas de sequência e comunicação compõem o diagrama de interação.
V. Diagrama temporal é um dos diagramas que compõem o diagrama de interação.

Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • I. CORRETA

    II. CORRETA

    III. Uma sequência de transações executadas por um sistema, que produz um resultado mensurável de valores para um ator em particular, é representada graficamente pelo diagrama de sequência. Confome cita UML Guia do Usuário: "Um caso de uso é uma sequência de transações executadas por um sistema, que produz um resultado mensurável de valores para um ator em particular"

    IV. CORRETA

    V. CORRETA

     

    GABARITO LETRA C

  • I, II, IV e V.


ID
2981497
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre a UML 2.5 - (Unified Modeling Language), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O diagrama de caso de usos é composto de três elementos: atores, casos de uso e classes.

    Incorreta, os diagramas de UC, geralmente, são compostos por cenário, casos de uso, atores, e relacionamentos;

    b) Os diagramas UML são divididos em três grandes categorias: Estruturais, Comportamentais e Documentais.

    c) São exemplos de diagramas UML: diagrama de sequência, diagrama de máquina de estados e diagrama de estrutura composta. Correta, gabarito da questão

    d) Os diagrama de classes representa os objetos em um determinado instante de tempo, representando suas instâncias e seus relacionamentos.

    Incorreta, definição de diagrama de objetos

    e) O diagrama de atividades pertence à categoria dos diagramas comportamentais, enquanto o diagrama de sequência pertence à categoria dos diagramas documentais.

    Incorreta, não existe a categoria de diagramas documentais, além do que ambos diagramas( atividades e sequência) pertencem a categoria comportamental.


ID
3030802
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML (Unified Modeling Language) define dois tipos principais de diagramas: estruturais e comportamentais. Qual das opções abaixo lista apenas diagramas comportamentais da UML?

Alternativas
Comentários
  • a) Certa;

    b) Estrutural, comportamento e comportamento;

    c) Comportamento, estrutural e estrutural;

    d) Comportamento, comportamento e estrutural;

    e) Comportamento, comportamento e estrutural.

  • Diagramas Comportamentais:

    .: Atividades;

    .: Casos de uso;

    .: Máquina de estados;

    .: Interação: 

      --- Sequência;

      --- Comunicação (Colaboração);

      --- Visão Geral de interação;

      --- Tempo.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

  • Dependendo do livro é considerado com o termo: TRANSIÇÃO DE ESTADOS.


ID
3816874
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Casa da Moeda
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Análise de Relacionamento-Navegação é uma técnica sistemática para a determinação da estrutura de relacionamentos de uma aplicação para a Web. Ela não utiliza nenhuma linguagem de modelagem específica, ficando a cargo dos desenvolvedores a escolha das ferramentas que julguem adequadas para representar os modelos que serão construídos.

Em qual dos passos propostos nessa metodologia, devem-se elaborar diagramas de estados com o objetivo de compreender adequadamente as características de uma aplicação para a Web?

Alternativas

ID
3871360
Banca
FAURGS
Órgão
UFCSPA - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre Diagramas UML.

I - O Diagrama de Estado UML modela os estados de um objeto, as ações executadas que dependem desses estados do objeto e as transições entre os estados do objeto.
II - O Diagrama de Sequência UML é utilizado para indicar as comunicações dinâmicas entre objetos durante a execução de uma tarefa, mas não mostra a ordem temporal na qual as mensagens são enviadas entre os objetos para executar tarefa.
III - No Diagrama de Classes UML, a superclasse é a especialização da subclasse. A superclasse herda todos os atributos e operações associados à sua subclasse, mas não pode incorporar atributos ou operações adicionais específicos.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Item I perfeito.

    Item II comeu bola. mostra a ordem temporal sim!

    Item III inverteu.


ID
5243827
Banca
IDIB
Órgão
CRF - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O UML é uma linguagem de modelagem para Orientação a Objeto. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(B) 

    O diagrama de sequência é um diagrama comportamental que preocupa-se com a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos em um determinado processo. 

    Um diagrama de sequência costuma identificar o evento gerador do processo modelado, bem como o ator responsável por esse evento, e determina como o processo deve se desenrolar e ser concluído por meio da chamada de métodos disparados por mensagens enviadas entre os objetos. 

    Fonte: UML 2 - Uma Abordagem Prática - Gilleanes T.A. Guedes - Novatec - 2° Edição

  • A descrição da B está muito mais relacionada ao Diagrama de Comunicação.

    A princípio não encontrei erro na D ao considerar atividades como funcionalidades que o sistema deve oferecer. Mas é provável que a banca quis descrever o Diagrama de Atividades.


ID
5264005
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No contexto da UML, assinale o item que é enfatizado pelo Diagrama de Transição de Estados.

Alternativas
Comentários
  •  Letra D - Diagrama de Transição de Estados ou  Diagrama de Transição de Estados - Mostra os vários estados possíveis que o objeto pode passar ao longo do tempo. Com a avaliação do diagrama de Transição podemos prever as possíveis operações realizadas, em função de eventos que podem ocorrer.

  • GABARITO: D

    Modelos de máquina de estado ou de Transição de Estado mostram como objetos individuais mudam de estado em resposta aos eventos. Estes são representados na UML por diagramas de estado. Modelos de máquina de estados são modelos dinâmicos.

    FONTE: Sommerville


ID
5266750
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No contexto da UML, assinale o item que é enfatizado pelo Diagrama de transição de estados.

Alternativas
Comentários
  • Tá com cara de tradução mal feita

  • Letra D .

    Mas confesso q não entendi. Concordo com o Waldir, parece coisa copiada de um livro e traduzida de qualquer jeito.

  • Diagrama de caso de uso

    Organiza os comportamentos do sistema. 

    Diagrama de sequência

    Enfatiza a ordem temporal das mensagens.

    Diagrama de colaboração

    Enfatiza a organização estrutural de objetos que enviam e recebem mensagens.

    Diagrama de transição de estados

    Enfatiza o estado de mudança de um sistema orientado por eventos. 

    Diagrama de atividade

    Enfatiza o fluxo de controle de uma atividade para outra. 

    https://pt.wikipedia.org/wiki/UML

  • O diagrama de estados mostra o comportamento de um elemento por meio de transições finitas de estados. um estado representa a situação de um determinado objeto em um dado momento, esse estado pode demonstrar:

    • espera por uma determinada condição ser satisfeita;
    • reação a algum estimulo;
    • a execução de determinada ação ou atividade;
    • reação a algum estimulo.

    PORTANTO ALTERNATIVA D) por ser a única que se encaixa nesse conceito, no caso o estado aguardando algum evento para mudar.

    fonte: Gilleanes T. A. Guedes, UML 2. UMA ABORDAGEM PRATICA.

  • A = Casos de uso

    B = Sequência

    C = Atividade

    E = Comunicação/Colaboração

    Diagrama de estados = Sistema reagindo a eventos externos e internos

    GAB D

    UML Guia do User.


ID
5281222
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Xinguara - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem de modelagem visual carregada de semântica e com sintaxe vasta. É amplamente utilizada para definir comportamentos, facilitando a arquitetura, design e implementação de sistemas de software. A respeitos dos diversos diagramas presentes nesta linguagem, analise as afirmativas abaixo.


I. O diagrama de sequência ilustra como objetos interagem entre si, identificando inclusive a ordem de ocorrência destas interações.

II. O diagrama de classes é o mais conhecido e utilizado da UML. É bastante utilizado, por exemplo, no desenvolvimento de sistemas orientados a objeto.

III. O diagrama de estados representa um retrato, em tempo de execução, dos objetos existentes no software e dos seus relacionamentos.


É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • I O diagrama de sequência ilustra como objetos interagem entre si, identificando inclusive a ordem de ocorrência destas interações. (CERTO)

    II. O diagrama de classes é o mais conhecido e utilizado da UML. É bastante utilizado, por exemplo, no desenvolvimento de sistemas orientados a objeto. (CERTO)

    III. O diagrama de estados representa um retrato, em tempo de execução, dos objetos existentes no software e dos seus relacionamentos. (ERRADO)

    Diagrama de estados

    - Consiste de estados, transições, eventos e atividades. 

    - Mostra o comportamento do sistema com relação aos eventos internos.

    - Desenha-se um determinado diagrama para uma única classe para mostrar o comportamento do ciclo de vida de um único objeto.

    Alternativa: B

  • III - Diagrama de Objetos - Fotografia/Retrato/Snapshot


ID
5362798
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à linguagem de modelagem unificada (UML) e aos diagramas utilizados na análise orientada a objetos, julgue o item.

O diagrama de estado não é indicado para a modelagem de atributos que possuem poucos valores.

Alternativas
Comentários
  • Está não é uma finalidade do diagrama,

    Gab: Errado

    Quadrix ama UML.

    Foco!


ID
5375788
Banca
Quadrix
Órgão
CORE-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Quanto aos diagramas utilizados na análise orientada a objetos, julgue o item.


Uma das propriedades fundamentais do diagrama de estados é a de que um objeto não pode passar por diversos estados dentro de um mesmo processo.

Alternativas
Comentários
  • Como o próprio nome diz : Estados , ou seja, haverá mudanças...

  • Justamente o contrário do afirmado na questão.

    "Um diagrama de estado mostra os possíveis estados de um objeto e as transações responsáveis pelas suas mudanças de estado."

    Gabarito: E

    Foco!