SóProvas


ID
784846
Banca
FCC
Órgão
BACEN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com a teoria microeconômica tradicional, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários

  • D) Correta: o conhecido modelo do dilema dos prisioneiros na teoria dos jogos explica porque as empresas de um duopólio que agem no mercado, de forma não cooperativa, não conseguem atingir a melhor situação para ambas, apesar de terem estratégias dominantes perfeitamente definidas.
     
    O Dilema dos prisioneiros tem algumas caracteristicas básicas:
    É um jogo simultâneo, pois um jogador não sabe o que o outro vai fazer. Jogo não cooperativo, pois se um ganhar o outro perde. Os jogadores possuem estratégias dominantes, pois idependente do que um jugador faça, o outro jogador não muda a sua estratégia. A estratégia dominante é também conhecida como Equilibrío de Nash. Quando os dois prisioneiros optam pela estratégia dominante, os dois acabam não escolhendo a melhor opção para os dois, e sim a pior opção para os dois.  Para quem não estudou muito, o dilema dos prisioneiros se trata de dois cumplices que estão passando por interrogatórios separados e um não sabe o que o outro vai fazer, acusar ou não acusar, neste jogo deve-se testar as hipóteses para saber qual é a melhor estratégia. Se os dois acusarem, o que é a resposta do jogo, os dois ficam, cada um 10 anos presos, se um acusar e o outro não, o que acusou fica livre e o que não acusou fica 10 anos preso, se os dois não acusarem ficam cada um 1 ano preso.
  • a) num mercado de concorrência perfeita a curva de demanda é elástica. b) o preço que maximiza o lucro do monopolista é quando o CMg = Rmg . c) a curva de demanda quebrada (kinked demand curve) de Sweezy é um modelo cujo objetivo é explicar porque os oligopolistas freqüentemente EVITAM fazer guerras de preços entre si. d) Correta. . e) pode ser igual, mas normalmente será diferente.
  • Anderson, a ideia da curva de demanda completamente elástica, em concorrência perfeita, vale apenas para o produtor individual. Pode acontecer da demanda de mercado (que é o que a proposição coloca) ser inelástica. O erro da assertiva é afirmar que a carga tributária será integralmente suportada pelo produtor: na verdade, caso a demanda seja perfeitamente inelástica, quem suporta essa carga é o consumidor.