O que é Psicologia Organizacional?”
“Qual o papel do psicólogo?”
A psicologia organizacional é a psicologia que atua nas organizações: empresas, ONGs, instituições, governo. O papel do psicólogo nas organizações é o de um profissional que desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, em geral.
Se ele atua em uma empresa por exemplo, ele pode contribuir com a estrutuação ou reestruturação da empresa como um todo: desde o número de funcionários até a faixa salarial de cada um deles.
Cabe ao psicólogo organizacional entender os fenômenos relacionados à vida do sujeito e seu contexto. Do colaborador com a organização.
Um exemplo simples: em um determinado supermercado os funcionários que trabalham no caixa ficam em pé o dia todo. Provocar uma mudança simples como comprar cadeiras adequadas ao desempenho na ocupação pode ser uma das funções do psicologia dentro das organizações.
Outro função, já mais comum, é o da recrutamento e seleção de pessoal. Imaginemos o mesmo supermercado, que está se expandindo. Com a expansão cem novos empregos serão oferecidos.
Como contratar as pessoas para cada uma das vagas disponíveis?
O psicólogo vai recrutrar os candidatos. Recrutar ou fazer o recrutamento quer dizer chamar, oferecer, divulgar as vagas que estão em aberto. A divulgação pode ser em jornais, internet, rádio, entre outros meios.
FONTE: http://www.psicologiamsn.com/2011/06/psicologia-organizacional-papel-do.html
Cabe ao psicólogo organizacional
a) diagnosticar e interpretar os problemas de desempenho dos empregados bem como apresentar soluções, em reuniões internas, para os gestores organizacionais. (UM POUCO ANTIÉTICO DA PARTE DO PROFISSIONAL ANALISAR OS FUNCIONÁRIOS INDIVIDUALMENTE E TRATAR EM REUNIÕES INTERNAS COM GESTORES, NÃO ACHAM?) GERALMENTE DISCUTE-SE A POSSIBILIDADE DE ANALISE E INTERVENÇÃO A NIVEL ORGANIZACIONAL, PODE SE ESCUTAR INDIVIDUALMENTE MAS O DIAGNÓSTICO É DA ORGANIZAÇAO E AS SOLUÇOES APRESENTADAS A TODOS.
b)mostrar a importância da consultoria em psicologia organizacional como solução para diversos problemas organizacionais.
c) prestar atendimento psicológico aos gestores organizacionais, presencialmente ou por telefone.
(NÃO)
d)ensinar estagiários de recursos humanos a utilizar instrumentos e testes psicológicos comumente aplicados em processos de seleção de pessoas.
(NÃO)
e) dar feedback do processo seletivo somente ao candidato avaliado. (A CONCLUSÃODA AVALIAÇÃO É DADA AO SOLICITANTE, MAS A DEVOLUÇAO OU FEEDBACK É DADA AO CANDIDATO)
BEM CONFUSA MAS ACREDITO QUE TENHA SIDO ESSE O RACIOCÍNIO