SóProvas


ID
78754
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na relação que se estabelece na entrevista, deve-se contar com dois fenômenos altamente significativos: a transferência e a contratransferência. A primeira refere-se

Alternativas
Comentários
  • A transferência e a contratransferência são fenômenos que estão presentes em toda relação interpessoal, inclusive na entrevista. Na transferência o entrevistado atribui papéis ao entrevistador, e se comporta em função dos mesmos, transfere situações e modelos para a realidade presente e desconhecida, e tende à configurar esta última como situação já conhecida, repetitiva. No entender de Gori (2002), repetindo transferencialmente, evoca-se a lembrança e é somente por meio da lembrança que temos acesso á história [...] Por meio da transferência é forjado num lugar intermediário entre a vida real e um ensaio de vida, para que o drama humano possa ter um desfecho (p.78).Fonte: http://www.algosobre.com.br/psicologia/a-entrevista-psicologica-e-suas-nuancas.html
  • Não entendo porque a alternativa C não está correta.
  • Esta questão não está clara
  • Acredito eu, que a empatia é outro processo. Sua definição está certa na alternativa C. Mas como o enunciado fala em transferência a definição da alternativa D, é a mais correta.
  • Acredito que foi mal formulada ou houve erro no momento de expor a questão correta...Só pode! não faz sentido algum para mim, tudo leva a alternativa C como a resposta correta.
  • Gente a alternativa C fala de Empatia, empatia e transferencia não são a mesma coisa! A correta é a D!
  • A letra C diz a respeito à Aliança Terapêutica!
  • O entrevistado não tem que ser empático. O entrevistador sim!

  • Parece a C mas a C é muito fraca. Depois de ler a D tive certeza da resposta. Motivo: a palavra "atualização", se tivessemos que resumir a transferência em uma só palavra, esta palavra sem dúvida seria atualização. Afinal transferência basicamente é a atualização, com o terapeuta, das relações mais primitivas do sujeito, e todo conteúdo inconsciente relacionado a elas.

  • Transferência não tem muito haver com empatia. A transferência é quando um indivíduo projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente. E isso tem tudo haver com as figuras paterna e materna. Ou seja, é a repetição das relações, expectativas, afetos... Do passado, para o presente. Num contexto de terapia, isso é examinado pelo analista.

    Lembrando que existe a transferência positiva e a transferência negativa. Em geral, a diferença é que a primeira é permeada por afetos e sentimentos bons e de colaboração e a segunda por sentimentos hostis, destrutivos. Ambas são essenciais para o contexto da análise, já que também são consideradas um tipo de resistência aos conteúdos latentes e por isso o analista deve estar atento ao que é manifestado pelo paciente.

  • C. à atualização, na entrevista, de sentimentos, atitudes e condutas inconscientes, por parte do entrevistado, que correspondem a modelos que este estabeleceu no curso do desenvolvimento, especialmente na relação interpessoal com seu meio familiar.

    O item C está corretíssimo! Essa atualização faz referência a REEDIÇÃO, mencionada por alguns autores, de experiências passadas com a figura atual do analista, sendo essas experiências modelos adquiridos no curso do seu desenvolvimento, principalmente na relação interpessoal familiar (elemento chave na socialização de qualquer sujeito, ainda mais numa teoria que enfatiza as fases iniciais do desenvolvimento em seu arcabouço conceitual).