A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à probabilidade.
Pode-se definir a probabilidade da seguinte forma: o número de ocorrências do(s) evento(s) esperado(s) dividido pelo número de eventos totais referentes a um experimento (espaço amostral).
De modo a se facilitar a conta e o entendimento, iremos chamar de “P” a probabilidade.
Tal questão apresenta o seguintes dados, para a sua resolução:
1) Em uma turma com 25 alunos, 4 são canhotos, e os demais, destros.
2) A partir da informação acima, pode-se concluir que, se, dentre 25 alunos, 4 são canhotos, então os demais 21 alunos são destros.
Nesse sentido, tal questão deseja saber, escolhendo-se, ao acaso, dois alunos dessa turma, qual é a probabilidade de que apenas um deles seja canhoto.
Resolvendo a questão
Analisando as informações, percebe-se que há dois cenários possíveis, para que apenas um dos alunos sorteados seja canhoto, quais sejam:
1) 1º aluno escolhido é canhoto e 2º aluno escolhido é destro.
2) 1º aluno escolhido é destro e 2º aluno escolhido é canhoto.
Assim, por as probabilidades elencadas acima serem iguais, deverá ser calculada uma vez a probabilidade em tela e depois multiplicá-la por "2".
De modo a se facilitar a conta, iremos chamar de “N(e)” o número de ocorrências do evento esperado e de “N(s)” o espaço amostral.
Na situação "1" em tela, têm-se 4 (quatro) opções na primeira escolha e 21 (vinte e uma) opções na segunda escolha, devendo-se multiplicar tais valores, resultando o seguinte:
4 * 21 = 84.
Logo, o número de ocorrências "N(e)" em tela corresponde a 84.
Nesse sentido, considerando que, na primeira escolha, há 25 (vinte e cinco) opções de escolha e que, na segunda escolha, há 24 (vinte e quatro) opções de escolha (uma opção menos em relação à anterior, pois uma já foi escolhida na primeira escolha), deve-se multiplicar tais valores, resultando o seguinte:
25 * 24 = 600.
Logo, o espaço amostral "N(s)" em tela é 600.
Portanto, para se calcular a probabilidade, neste caso, tem-se o seguinte:
P = N(e)/N(s), sendo que N(e) = 84 e N(s) = 600
P = 84/600
* Conforme explanado anteriormente, por as probabilidades elencadas acima serem iguais, deverá ser calculada uma vez a probabilidade em tela e depois multiplicá-la por "2". Assim, tem-se o seguinte:
P = (84/625) * 2
P = 168/600
P = 0,28.
Para se transformar em porcentagem, deve-se multiplicar o resultado acima por 100, resultando o seguinte:
0,28 * 100 = 28%.
Portanto, escolhendo-se, ao acaso, dois alunos dessa turma, a probabilidade de que apenas um deles seja canhoto é de 28%.
Gabarito: letra "d".