SóProvas


ID
787972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma das características do plano urbanístico de Barcelona que o diferencia da intervenção parisiense corresponde a sua

Alternativas
Comentários
  • Resposta:

    "O plano de Cerdá desenha uma grelha ortogonal, com quarteirões  quadrados,  de 113m x  113m, com vértices cortados, cada um apontando para um ponto cardeal, e ruas de 20m de  largura. Cada conjunto de nove quarteirões inscreve-se num quadrado de 400m de lado."

    Fonte: http://conquistapolitica.blogspot.com.br/2012/03/planejamento-urbano-o-caso-de-barcelona.html

  • Na Paris do século XIX, posteriormente à revolução burguesa, ocorreu o que a história nomeou “haussmannização”, o projeto de modernização e embelezamento estratégico da cidade realizado pelo Barão de Haussmann, seu “artista demolidor”, que pretendia, além de tornar a cidade mais bela e imponente, cessar com as barricadas, insurreições e combates populares muito recorrentes na época. Além disso expulsaria seus antigos moradores centrais da classe trabalhadora para a periferia, a partir da demolição das ruas e construções antigas para uma nova organização geométrica de casas e comércios idênticos.

    As barricadas, após a remodelação de Paris, iriam cessar devido à geometria das ruas, antes sinuosas e estreitas que possibilitavam a luta frente a frente entre civis e militares, e depois largas e retas, possibilitando então o uso de canhões, que massacrariam as revoltas populares, então objetivo do Império.

    Dessa forma se ergue uma elegante e homogeneizadora Paris sobre os escombros da antiga, futuramente apagando-a da memória histórica junto das correntes guerras civis e influenciando a modernização de outras tantas metrópoles desde o século XIX e estendendo-se até hoje.