SóProvas


ID
788272
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação de desempenho de pessoas que trabalham em organizações deve utilizar critérios de equidade e de justiça.

A técnica de incidentes críticos permite identificar desempenhos positivos e negativos.

É considerado aspecto não desejável pela técnica a(o)

Alternativas
Comentários
  • d) correta.
    Os Métodos dos Incidentes Críticos baseiam-se no fato de que no comportamento humano existem certas características extremas, capazes de levar a resultados positivos. É uma técnica sistemática, por meio da qual o supervisor imediato observa e registra os fatos excepcionalmente positivos e os excepcionalmente negativos a respeito do desempenho de seus subordinados. Focaliza tanto as exceções positivas como as negativas no desempenho das pessoas.
  • a) facilidade de trabalhar em equipe => Qualidade Extrema

    b) facilidade de argumentação => Qualidade Extrema

    c) apresentação de ideias inovadoras => Qualidade Extrema

    d) foco exclusivo na tarefa em execução

    e) espírito altamente empreendedor => Qualidade Extrema

    A alternativa (a) e (b) são parecidas na estrutura, não há diferença entre ambas;


  • Aspectos excepcionalmente positivos Aspectos excepcionalmente negativos
    Sabe lidar com pessoas
    Facilidade em trabalhar em equipe
    Apresenta idéias inovadoras
    Tem características de liderança
    Facilidade de argumentação
    Espírito altamente empreendedor
    Apresenta muitos erros
    Falta de visão ampla do assunto
    Demora em tomar decisões
    Espírito conservador e limitado
    Dificuldade em lidar com números
    Comunicação deficiente

    Fonte: Chiavenato
  • Incidentes críticos 
    É um método tradicional de avaliação do desempenho simples e que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso). O método não se preocupa com o desempenho normal, mas com desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos. Aproxima-se da técnica de administração por exceções utilizada por Taylor, no início do século XX. Cada fator de avaliação do desempenho é transformado em incidentes críticos ou excepcionais, para avaliar os pontos fortes e os pontos fracas de cada funcionário.
    Fonte: Gesto de Pessoas - Idalberto Chiavenato– terceira edição– pág 251
  • Eu raciocionei da seguinte forma:

    O método do incidente crítico não se preocupa em avaliar as situações normais. No entanto, para haver sucesso na utilização desse método, é necessário o registro constante dos fatos para que estes não passem despercebidos. Logo, foco exclusivo em uma tarefa em execução é pouco para medir por esse método de avaliação. Todo o restante, são caraterísticas extremas que medem situações diversificadas e que para ser percebidas precisam de uma constante apreciação.

  • O método consiste, basicamente, em observar os comportamentos dos membros de certa equipe, ou grupo para identificar características desejáveis para qualquer diagnóstico. Se pontua quais são os comportamentos críticos e se observa as pessoas de acordo com aqueles critérios.

    Essa técnica não olha para o cotidiano, para situações normais, e sim para situações extraordinárias, bsuca-se a exceção entre a equipe. Tendo essa afirmação em mente e olhado para as questões com o foco em avaliação de desempenho, a única qualidade negativa nas opções é o foco apenas na execução, o que passa a ideia de um indivíduo que não pensa e que está apenas mecanicamente fazendo seu trabalho. O que, de fato, não é um qualidade desejável.

    Fonte: admcomentada