SóProvas


ID
789715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da gestão da qualidade, do modelo de excelência
gerencial e da gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.

O diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade indicada para descobrir as causas dos problemas eventualmente identificados na organização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    O Diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas. Sua origem decorre de estudos do economista italiano Pareto e do grande mestre da qualidade Juran. O diagrama de Pareto torna visivelmente clara a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. Ele consiste num gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências da maior para a menor e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de perdas.
  • Desculpe o coleta acima, mas seu comentario não ajuda a resolver a questão...

    complementando,
         O Diagrama de Pareto está intimamente ligado com a Lei de Pareto, também conhecida como princípio 80-20, ou lei 20/80. De acordo com esta lei, 80% das consequências decorrem de 20% das causas.
         O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas. O diagrama é uma das sete ferramentas básicas da qualidade e baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, que poucas causas são vitais, a maioria é trivial
     
    Analisando a assertiva temos:

    O diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade indicada para descobrir as causas dos problemas eventualmente identificados na organização.

    Conforme vimos anteriormente, o gráfico de Pareto identifica os principais problemas e não os eventuais.
  • Bom, vamos tentar melhorar o comentário então, mas creio que apenas com o conceito já seria possível entender a assertiva, basta atentarmos para o seguinte trecho "...prioriza a ação que trará o melhor resultado", daí, por uma questão de interpretação, já dá para notar que não são todas as ações/problemas que serão identificados, mas apenas os mais essenciais.

    Mas, vamos complementar e esclarecer de acordo com o Augustinho Paludo (Administração Pública, 3ª ed., 2013, p. 189/191) a fim de afastar quaisquer dúvidas.

    Diagrama ou princípio de Pareto é uma forma especial de gráfico de barras verticais (histograma) que permite determinar quais problemas resolver e qual a prioridade. Esse histograma direciona os esforços para os problemas mais importantes, visto que permite selecionar e visualizar itens ou fatores em sua ordem crescente de importância, e utilizá-los para melhora da qualidade, redução de custos etc. (PALUDO, 2013, p. 189/190)

    O diagrama de Pareto baseia-se em fatos e dados e poderá ser usado sempre que for preciso ressaltar a importância relativa entre vários problemas ou condições, no sentido de escolher o ponto de partida para a solução de um problema: idenificar a causa básica de um problema ou avaliar o progresso de uma operação. Identifica as causas que mais se repetem nos problemas que estão continuamente sendo enfrentados pela organização. (PALUDO, 2013, p. 190)

    Superado os esclarecimentos, torna-se interessante sabermos qual seria então o modelo gerencial adequado para descobrir problemas eventualmente identificados na organização, de acordo com a assertiva em questão.
    Primeiramente, vale mencionar que, de fato, poderia ser utilizado o diagrama de Pareto, eis que é um instrumento apto para analisar problemas organizacionais, entretanto tal mecanismo preocupa-se com os problemas mais importantes, como já exposto, não sendo interessante adotarmos como primeira opção para problemas incertos/passageiros/eventuais.
    Melhor opção seria utilizarmos o Diagrama de Ishikawa, para tanto, cita Augustinho Paludo (2013, p. 191) que o diagrama de Ishikawa (diagrama espinha de peixe) pode ser utilizado para identificar as causas de qualquer problema. Logo, percebe-se que podem ser tanto problemas importantes, quanto eventuais.
    Tal diagrama consiste em uma forma sequencial e ordenada para se descrever ou separar todas as fases e partes de um problema. (PALUDO, 2013, p. 190)

    Assim, de acordo com a assertiva, o intrumento que melhor se enquadraria em questão seria o Diagrama de Ishikawa e não o Diagrama de Pareto, pelos motivos expostos.
  • Para a FCC no concurso para o TCE/GO: O Diagrama de Pareto é "a ferramenta de controle de qualidade mais adequada para distinguir quais itens são responsáveis pelas perdas vitais e quais representam perdas triviais". Pareto descobriu a regra dos 80/20, que apregoa que 80% dos resultados são gerados por 20% dos itens. Assim, o Diagrama de Pareto, conforme assinala a FGV, "permite descobrir ou apresentar a importância relativa de dados ou variáveis", ou seja: focar naquilo que realmente é importante para a organização, não "descobrir as causas dos problemas eventualmente identificados...", pois, nem todos são relevantes para os resultados.

    Fonte:http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?p=1826407
  • Item incorreto, pessoal. 
     
    A  ferramenta  que  ilustra  as  causas  possíveis  de  um problema é o Diagrama de Ishikawa. 
     
    O  Diagrama  de  Pareto,  baseado  no  Princípio  de  Pareto,  também  chamado  de princípio  80-20  (80%  dos  problemas  são  causados  por  20%  das  causas), permite  focalizar  as  poucas  mas  significativas  causas  que,  se  atacadas, resolvem  a  maioria  dos  problemas  ou  que  dão  ensejo  para  o  aproveitamento da maioria das oportunidades.

    PROFESSOR: ABELARDO NEVES


  • Diagrama de Ishikawa: descobrir as causas dos problemas (causa e efeito do problema).

    Diagrama de Pareto: identificar quais  problemas são mais críticos. (80 - 20)

    GABARITO: ERRADO.


  • Questão errada.

    A ferramenta de Pareto diz: identificação das causas mais ou menos recorrentes (priorização da informação). A assertiva usa a palavra "eventualmente", algo esporádico, que ocorre de tempos em tempos e não é essa a razão da adoção da ferramenta de Pareto.

  • DIAGRAMA DE ISHIKAWA (ESPINHA DE PEIXE) RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO
    (DAS CAUSAS PARA OS EFEITOS; DOS SINTOMAS PARA OS PROBLEMAS).

     

    CAUSAS:
      - MATERIAIS: A matéria prima utilizada no trabalho pode ser a causa do PROBLEMA.
      - MÉTODOS: O método utilizado para executar o trabalho ou o procedimento pode ser a causa do PROBLEMA.
      - MÃO DE OBRA: A pressa, a imprudência ou mesmo a falta de qualificação pode ser a causa do PROBLEMA.
    [...]

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • ERRADO

    PARA DESCOBRIR AS CAUSAS DOS PROBLEMAS ---> Diagrama de Ishikawa / espinha de peixe / 6M

  • A questão em análise aborda conceitos de gestão da qualidade. Podemos entender por qualidade como a capacidade de satisfazer os desejos do cliente. Com essa finalidade, a gestão da qualidade se utiliza de diversas ferramentas, entre elas: Diagrama de Causa e Efeito; Folha de Verificação; Histograma; Gráfico ou Diagrama de Pareto; Diagrama de Correlação; Fluxograma etc.

    Para respondermos à questão em análise, iremos detalhar duas ferramentas, o Diagrama de Pareto e o Diagrama de Causa e Efeito:

    1 - O Diagrama de Pareto é uma ferramenta criada por Vilfredo Pareto, no século XIX. Através desse diagrama, um indivíduo seleciona vários itens ou fatores, de acordo com a ordem de importância. Ele está baseado no princípio de pareto ou regra 80/20 que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas. O gráfico mostra a ordem de prioridades que um gestor deve utilizar para resolver as causas. Essa ferramenta pode ser utilizada quando se está diante de problemas e busca-se identificar quais são os itens responsáveis pela maior parcela deles. 

    2 - O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade, desenvolvida por Kaoru Ishikawa na década de 1960, que, segundo RENNÓ (2015), possibilita entender melhor um processo ou um problema. Nessa metodologia, todo problema tem causas específicas, ou seja, podemos analisar determinadas causas que estão gerando determinados efeitos. 

    Em face do exposto, verifica-se que os conceitos apresentados na questão referem-se ao Diagrama de Ishikawa, e não ao Diagrama de Pareto. Portanto, o item esta errado.

    GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".

    FONTE:
    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.
  • Vejo comentários de críticas que realmente não contribuem. Este espaço é para agregarmos uns com outros e não disputar qual comentário é melhor!
  • Não são os eventuais problemas, mas sim os problemas que mais ocorrem. Devemos lembrar que o gráfico de Pareto é conhecido também como 80-20, no qual 20% das causas acarretam 80% dos problemas.