SóProvas


ID
789718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da gestão da qualidade, do modelo de excelência
gerencial e da gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.

A organização privada que adota o modelo da Fundação Nacional da Qualidade para avaliar o nível de suas práticas de gestão tem a sociedade como critério de excelência a ser analisado.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Modelo de Excelência da Gestão


    Modelo de Excelência da Gestão®
    Uma visão sistêmica da gestão organizacional


     

    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 13 fundamentos e oito critérios. Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios. São eles:

    Fundamentos: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.
    Critérios: liderançaestratégias e planosclientes; sociedade; informações e conhecimento;pessoas; processos e resultados.
    http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
  • Certo.

    Os oito Critérios de Excelência referem-se a:

    1. Liderança
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.

    2. Estratégias e Planos
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.

    3. Clientes
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.

    4. Sociedade
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.

    5. Informações e Conhecimento
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.

    6. Pessoas
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.

    7. Processos
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.

    8. Resultados
    Esse Critério aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.

    Fonte: http://www.fnq.org.br/avalie-se/pnq/ciclo-de-premiacao/criterios-de-excelencia

  • A missão da instituição é disseminar os Fundamentos da Excelência em gestão para o aumento da competitividade das organizações e do Brasil. Para isso, a FNQ propõe difundir amplamente esse conceito em organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão nas empresas.

    Professora Lilian Lima Quintão


  • Correto


    Lembrando que na versão utilizada pelo setor público o critério da sociedade é chamado de "Cidadão"
  • Há um novo manual MEG (DEZ/2016):

    Os novos Fundamentos junto com o novo diagrama substituem os antigos Critérios de Excelência tornando mais concreto o caminho para sua
    internalização.

  • Cuidado! Em 2016 teve atualização para o novo Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), lançado em outubro de 2016, em sua 21ª edição.

    Os Fundamentos da Excelência foram sincopados em oito, desdobrando-se diretamente em Temas que, por sua vez, abrem-se em processos para os quais são indicados o ferramental mais adequado. 

    Os oito fundamentos da gestão para a excelência são:

    1 – Pensamento sistêmico

    Ações relacionadas à integração dos profissionais e das atividades realizadas na empresa, bem como a estruturação de sistemas de medição e organização das informações dos processos e áreas.

    2 – Compromisso com as partes interessadas

    Estabelecimento de canais de relacionamento e comunicação com clientes, fornecedores e os profissionais da empresa.

    3 – Aprendizado organizacional e inovação

    Ações no sentido de identificar e desenvolver habilidades e competências nos profissionais da empresa e também realizar o compartilhamento de conhecimento e o incentivo à inovação.

    4 – Adaptabilidade

    Diz respeito à habilidade de identificar necessidades de mudanças e a flexibilidade e capacidade de implementar mudanças em tempo hábil, de acordo com as novas demandas do mercado e dos clientes.

    5 – Liderança transformadora

    Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e as tendências de mercado. A capacidade dos líderes de mobilizar as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização.

    6 – Desenvolvimento sustentável

    Compromisso da empresa em responder pelos impactos de suas atividades (na sociedade e no meio ambiente) e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

    7 – Orientação por processos

    Reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência, de forma a agregar valor para a empresa e para os colaboradores, clientes e parceiros.

    8 – Geração de valor

    Busca constante por resultados sustentáveis no âmbito econômico, ambiental e social, que atendam os interesses dos clientes, dos colaboradores e dos parceiros da empresa.

     

     

  • A Fundação Nacional da Qualidade – FHQ é uma organização privada que busca contribuir para que as empresas alcancem a excelência na gestão. Para tanto, dissemina um Modelo de Excelência na Gestão (MEG), que é um Modelo que ajuda as empresas a alcançarem patamares de excelência. Para a FNQ, essa busca pela excelência é:

    compreender que a organização é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo com o qual interage e do qual depende; gerar valor para todos os integrantes da cadeia de valor, numa relação de interdependência e cooperação; e ter qualidade na interação com o seu ecossistema, velocidade de aprendizado e capacidade de adaptação diante de novos cenários imprevistos e incontroláveis".

    O Modelo de Excelência da Gestão é baseado em 11 Fundamentos da Excelência que são colocados em prática por meio de oito Critérios de Avaliação, quais sejam: Liderança; Estratégias e Planos; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas; Processos; Resultados. Em face do exposto, podemos concluir que a questão em análise está correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

    FONTE:
    NOVO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® – MEG. Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. 21ª Edição.