Certo.
Os oito Critérios de Excelência referem-se a:
1. Liderança
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.
2. Estratégias e Planos
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.
3. Clientes
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.
4. Sociedade
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.
5. Informações e Conhecimento
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.
6. Pessoas
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.
7. Processos
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.
8. Resultados
Esse Critério aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.
Fonte: http://www.fnq.org.br/avalie-se/pnq/ciclo-de-premiacao/criterios-de-excelencia
Cuidado! Em 2016 teve atualização para o novo Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), lançado em outubro de 2016, em sua 21ª edição.
Os Fundamentos da Excelência foram sincopados em oito, desdobrando-se diretamente em Temas que, por sua vez, abrem-se em processos para os quais são indicados o ferramental mais adequado.
Os oito fundamentos da gestão para a excelência são:
1 – Pensamento sistêmico
Ações relacionadas à integração dos profissionais e das atividades realizadas na empresa, bem como a estruturação de sistemas de medição e organização das informações dos processos e áreas.
2 – Compromisso com as partes interessadas
Estabelecimento de canais de relacionamento e comunicação com clientes, fornecedores e os profissionais da empresa.
3 – Aprendizado organizacional e inovação
Ações no sentido de identificar e desenvolver habilidades e competências nos profissionais da empresa e também realizar o compartilhamento de conhecimento e o incentivo à inovação.
4 – Adaptabilidade
Diz respeito à habilidade de identificar necessidades de mudanças e a flexibilidade e capacidade de implementar mudanças em tempo hábil, de acordo com as novas demandas do mercado e dos clientes.
5 – Liderança transformadora
Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e as tendências de mercado. A capacidade dos líderes de mobilizar as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização.
6 – Desenvolvimento sustentável
Compromisso da empresa em responder pelos impactos de suas atividades (na sociedade e no meio ambiente) e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.
7 – Orientação por processos
Reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência, de forma a agregar valor para a empresa e para os colaboradores, clientes e parceiros.
8 – Geração de valor
Busca constante por resultados sustentáveis no âmbito econômico, ambiental e social, que atendam os interesses dos clientes, dos colaboradores e dos parceiros da empresa.