SóProvas


ID
789805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Apesar de alguns novos modelos de gestão de pessoas
supervalorizarem o indivíduo como fonte geradora de desempenho,
a literatura especializada considera que tal desempenho esteja
relacionado também a questões de outra ordem que não as
características humanas adquiridas. Com relação a essa temática da
área de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

É possível motivar por meio da delegação de metas desafiadoras, claras e factíveis com as quais as pessoas se identifiquem.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Concluiu-se que as metas claras, objetivas e alcançáveis definidas de forma participativa, é o fator de maior influência sobre a motivação e melhor desempenho no trabalho dos entrevistados, por acreditarem que as metas devem fazer sentido para eles mesmos e ir ao encontro de seus valores pessoais.

    http://www.aedb.br/seget/artigos11/52614580.pdf http://www.aedb.br/seget/artigos11/52614580.pdf
  • CERTO.

     

    Essa é a Teoria do Estabelecimento de Objetivos de Edwin Locke.

     

    Corrijam-me se estiver errado.

  • Teoria das metas ou de objetivos ( Locke e Latam)----> Teoria do contexto (processo):

    -Metas específicas

    -Difíceis, mas realistas

    -Aceitas pelas pessoas

    -Usadas para avaliar a performance

    -Ligadas a Feedback e recompensas

    -Estabelecidas por indivíduos ou grupos

    -Aumentam a motivação

  • CERTO.

    O estabelecimento de metas claras, desafiadoras e alcançaveis auxiliam na motivação. O objetivo, uma vez estabelecido, direciona o funcionário para o seu atingimento, dizendo para ele o que precisa ser feito e qual o esforço que deverá ser gasto para isso.

  • Gab: C

     

    ---

    Estabelecer metas claras e atingíveis – pouco adianta uma meta inatingível, ou facilmente atingível; ao invés de incentivar, gera frustração; elas deverão ser desafiadoras. Assim, é importante estabelecer metas e objetivos claros, atingíveis e também desafiadores dentro do escopo da teoria motivacional.

    (Andreia Ribas)

     

    ---

    (FCC/TST/Analista Judiciário/2012 – Adaptada)


    Objetivos atingíveis, porém difíceis, motivam os funcionários. Essa é uma afirmação possível, dentro do escopo da teoria motivacional.

     

    ---

    Ano: 2017

    Banca: CESPE

    Órgão: SEDF

     

    Tornar as tarefas mais desafiadoras é uma forma de motivar pessoas e de desenvolver nelas o sentimento de que as atividades estão ficando mais enriquecedoras.

  • Quero que você perceba que não é estritamente necessário que o nome da teoria apareça na questão. Mas, pela teoria da fixação de objetivos de Locke, temos que, quanto mais as metas forem desafiadoras, claras, factíveis e aceitas pelos funcionários, mais motivados eles ficarão. Então, correta a assertiva.

    Gabarito: C

  • Segundo RIBAS (2015), motivação é “um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento". Ademais, esse comportamento gerado da motivação resulta num desempenho. Esse desempenho está relacionado ao somatório das competências, da motivação e do suporte organizacional a uma pessoa.

    Nesse contexto, devemos observar a Teoria da Fixação de Metas/Objetivos desenvolvida por Edwin Locke e Gary Latham. Essa teoria busca aumentar o desempenho dos trabalhadores por meio da fixação de metas. Para esses autores, o “comportamento das pessoas é motivado por intenções e objetivos e podem estar intimamente relacionados a comportamentos específicos" (RIBAS, 2015).

    Para essa teoria, os objetivos das pessoas devem ser: claros, específicos, desafiadores/difíceis e factíveis/alcançáveis. Na oportunidade, cabe destacar que essa teoria motivacional está relacionada com a Administração por Objetivos no que tange à avaliação de desempenho e à produtividade. Portanto, podemos concluir que o item em análise está correto, uma vez que podemos fazer sua vinculação com a Teoria da Fixação de Metas.

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

    FONTE:
    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.