-
Muitos autores conceituam a mudança de diversas formas. Judson, por exemplo, entende que a mudança é “como qualquer alteração iniciada pela administração na situação ou no ambiente de trabalho de um indivíduo.” (JUDSON, 1976, p. 24). Para Thomaz Wood Jr. “mudança organizacional é qualquer transformação de natureza estrutural, institucional, estratégica, cultural, tecnológica, humana, ou de qualquer outro componente, capaz de gerar impacto em partes ou no conjunto da organização.” (WOOD JR., 1995, p.190).
E Ruben Bauer considera a mudança como sendo uma “sucessão de eventos singulares, distintos uns dos outros, e que afetam uma realidade que sem ela seria estável.” (BAUER, 1999, p. 122). No momento, de maneira simplificada, sempre significará o processo contínuo de transformações.
-
ERRADO.
Se não causa impacto na organização, não podemos falar que houve mudança
organizacional, independentemente daquilo que foi transformado. É preciso
haver impacto.
-
Mudança significa passar de um estado anterior a outro posterior, que se caracteriza, necessária e essencialmente diferente do primeiro. A mudança organizacional é, no geral, um processo grandioso, holístico, por assim dizer, por envolver a
estrutura organizacional, a estratégia, os sistemas de recompensa, os sistemas de controle, dentre outros fatores. Para que mudança cultural seja
possível, além dessa característica holística e sistêmica, é necessário que a mudança seja construída sobre as forças e valores da
organização; que haja participação em todos
os níveis; que seja planejada
a longo prazo e executada em etapas; que a alta gerência lhe dê todo o
apoio e que se tome um processo contínuo. Um processo tão grandioso e trabalhoso não faria o menor sentido caso não causasse impacto na organização. Dessa forma, impactar a organização, ainda que em parte, é condição sim para que uma verdadeira mudança se efetue.
GABARITO: ERRADO
-
Errado
Mudanças organizacionais referem-se a qualquer transformação de natureza estrutural, tecnológica, cultural e humana, (...) (erro) independentemente do impacto que causarem à organização. . *** Mudança organizacional = capaz de gerar impacto.
Wood, por sua vez, explica que “mudança organizacional é qualquer transformação de natureza estrutural, institucional, estratégica, cultural, tecnológica, humana, ou de qualquer outro componente, capaz de gerar impacto em partes ou no conjunto da organização”.