-
A estrutura matricial designa especialistas de departamentos funcionais específicos para trabalharem em uma ou mais equipes interdisciplinares, as quais são conduzidas por líderes de projetos. Basicamente, a matriz combina duas formas de departamentalização – funcional e por produto”....( Stephen P. Robbins, Administração mudanças e perspectivas, 2005 pag. 186)
A principal desvantagem deste tipo de estrutura é a pouca lealdade por parte do pessoal de nível técnico, por sempre buscarem projetos que possam realizá-los intelectualmente, também tem a falta de contato de especialistas da mesma área mas de projetos distintos. Outras desvantagens são os conflitos causados por motivo que os resultados são avaliados pelos gerentes do projetos que geralmente não são especialistas em suas áreas, o que ocasionam conflitos entre gerentes dos projetos e gerentes funcionais.
Segundo Stephen P. Robbins(Administração Mudanças e Perspectivas,2005) ...”As principais desvantagens da matriz residem na confusão que ela gera, em sua tendência de fomentar lutas pelo poder e na tensão que estabelece sobre os indivíduos. Quando se abre mão do conceito da unidade de comando, aumenta consideravelmente a ambigüidade geralmente conduz a conflitos”
“.....Uma desvantagem é que nem todo mundo se adapta bem a um sistema matricial. Para serem eficazes, os membros da equipe devem ter boa capacidade de relacionamento interpessoal e ser flexíveis e cooperativos...”(Stoner A. F. James e Freeman R. Edward, pag.237,Administração, 5ª Edição).
Portanto ,GABARITO LETRA "C".
-
Desvantagens da Estrutura Matricial
Podem existir dúvidas quanto à responsabilidade pela tomada de uma decisão dentro do projeto, isto pode atrasar a realização do mesmo; • os diferentes gerentes de projeto podem “competir” pelos recursos técnicos disponíveis na empresa, fazendo com que o uso dos mesmos deixe de ser realizado da melhor maneira possível; • em estruturas matriciais fortes, o problema do atraso na conclusão do projeto é tão grave quanto na
estrutura projetizada; • é necessário que o gerente de projetos possua uma habilidade especial em negociar recursos com os gerentes funcionais; • a estrutura matricial viola o princípio de gerenciamento da unidade de comando: os funcionários da empresa possuem dois chefes, o gerente do projeto e o gerente funcional.
Vantagens
Existe um responsável pelo projeto como um todo: o gerente do projeto; • devido ao fato do projeto estar distribuído ao longo das divisões da empresa, ele pode utilizar toda a capacidade técnica da mesma; • existe uma ansiedade menor sobre o que irá ocorrer com as pessoas envolvidas com o projeto, ao fim do mesmo; • as respostas às necessidades dos clientes são rápidas; • a estrutura matricial é flexível; • o projeto possui representantes das unidades administrativas da empresa; • devido ao fato de, normalmente, ocorrerem vários projetos simultaneamente nas empresas, a estrutura matricial permite uma maior otimização do uso dos recursos da empresa.
Fontes: Adaptado de Meredith (2000). http://www.fat.uerj.br/intranet/disciplinas/Analise%20de%20Projetos%20do%20Sistema%20Produtivo/2003-1/artigos%20seminario/fabiano-estrutura%20gerenciamento%20projetos%20competencias%20equipes%20projetos.pdf
-
Alguém poderia comentar a "letra a"?
Obrigado.
24/11/2013
-
reter os funcionários por muito tempo dentro de um projeto não é uma desvantagem?..estranho...pois os projetos tem data certa para acabar e não podem ser demorados, pois custam dinheiro e também apresentam preuízo para a empresa
-
Comentários da alternativa A:
a) apresentar uma relativa inconsistência na maneira pela qual as políticas e procedimentos internos são cumpridos.
A estrutura matricial, por si só, não acarreta em descumprimento das políticas e procedimentos internos. A equipe de projeto/produto pode e deve cumprir todas as políticas e procedimentos internos, pois conta ainda com a manutenção da departamentalização funcional na mesma estrutura organizacional.
Vale lembrar:
O que caracteriza uma estrutura organizacional
de tipo matricial é: a combinação de formas de departamentalização funcional e
de produto/projeto na mesma estrutura organizacional.
-
Mas o embate de gerentes não é a quebra da unidae de comando?
-
Na departamentalização matricial é muito cacique para pouco índio. O gerente de Projetos bate cabeça com os gerentes funcionais. Essa é outra desvantagem além de violar a unidade de comando pois os operacionais ficam sem saber a quem obedecer, além do mais os gerentes se desentendem pela flexibilidade no comando. Epero ter ajudado
-
Departamentalização matricial - utiliza um tipo de
departamentalização verticalizada (geralmente a funcional) e misturará com outro
tipo de departamentalização horizontalizada (geralmente a por projetos).
Aproveita as vantagens das duas estruturas, menos estática, permite inovação porém possui autoridade dual (2 chefes pra um funcionário) e problemas de
comunicação entre o gerente de projeto e o gerente funcional. Há três possibilidades diferentes:
·
funcional + por projetos;
·
funcional + por processos;
·
funcional + geográfica.
-
Alternativa (c)
Desvantagens da estrutura matricial:
• podem existir dúvidas quanto à responsabilidade
pela tomada de uma decisão dentro do projeto, isto
pode atrasar a realização do mesmo;
• os diferentes gerentes de projeto podem
“competir” pelos recursos técnicos disponíveis na
empresa, fazendo com que o uso dos mesmos deixe
de ser realizado da melhor maneira possível;
• em estruturas matriciais fortes, o problema do
atraso na conclusão do projeto é tão grave quanto na
estrutura projetizada;
• é necessário que o gerente de projetos possua
uma habilidade especial em negociar recursos com os
gerentes funcionais;
• a estrutura matricial viola o princípio de
gerenciamento da unidade de comando: os
funcionários da empresa possuem dois chefes, o
gerente do projeto e o gerente funcional.
FONTE: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR15_0699.pdf
-
a gente se mata de estudar pra venderem um gabarito dessa questão sem resposta.
-
-
Não entendo como requerer certa habilidade pode ser considerado uma desvantagem não. Requerer é uma necessidade a ser atendida ou estou enganado?
Para um aluno ser aprovado em um concurso requer que ele tenha certos conhecimentos, estratégias, entre outras coisas. Isso é desvantagem?
No meu entendimento isso são critérios a serem atendidos, não?