SóProvas


ID
790033
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Ao tratar de divergências e convergências entre a administração pública e a administração privada, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LEGALIDADE: este princípio, juntamente com o de controle da Administração pelo Poder Judiciário, nasceu como Estado de Direito e constitui uma das principais garantias de respeito aos direitos individuais. Isto porque a lei, ao mesmo tempo em que os define, estabelece também os limites de atuação administrativa que tenha por objeto a restrição ao exercício de tais direitos em benefício da coletividade. É o princípio básico de todo o Direito Público.

    A doutrina costuma usar a seguinte expressão: enquanto na atividade particular tudo o que não está proibido é permitido, na Administração Pública é o inverso, ela só pode fazer o que a lei permite, deste modo, tudo o que não está permitido é proibido. Toda atividade administrativa é uma atividade infralegal, pois somente é permitido fazer o que a lei autoriza, ou seja, a vontade da Administração Pública é a que decorre da lei.

    Na Administração Pública não há liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza. A lei para o particular significa “pode fazer assim”; para o administrador público significa “deve fazer assim”.

  • Aos particulares o princípio da legalidade, funcionando como uma garantia, permite fazer tudo o que a lei não proíba, ao passo que para a Administração Pública, e para os agentes públicos, representando um dever, o princípio da legalidade só permite fazer aquilo que esteja expressamente previsto em lei.
    Fonte. http://www.patrimoniopublico.caop.mp.pr.gov.br/arquivos/File/Artigos_Testes_Estudos/Tese_Acordo_Fazenda.pdf
  • Subordinação ao ordenamento jurídico:

    Adm. Pública: Tudo o que não está juridicamente determinado está juridicamente proibido; Princípio da Legalidade; preponderância de normas de direito público.

    Adm. Privada: Tudo o que não está juridicamente proibido está juridicamente facultado; preponderância de normas de direito privado.

    Abraço e bons estudos galera!
  • GABARITO: C

    A questão traz várias alternativas confusas, mas dentre elas destaca-se uma que está correta: a de que a administração pública só pode fazer o que está previsto em Lei, enquanto a administração privada pode fazer tudo que não estiver proibido.
  • Alternativa "A", ERRADA  acredito que se fez a inversão de diferenciação, pois é notório que é permitido a administração privada tal diferenciação, mas no que tange a administração pública esta diferenciação é vedada, pelo princípio da isonomia. É importante saber que não se trata de diferenciação em relação a atendimento.
  • a) Na administração pública, faz-se diferenciação entre pessoas, o que é regra na gestão privada, a exemplo da segmentação de públicos e mercados. ERRADO
    A administração pública não pode fazer acepção de pessoas, deve tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. Por outro lado, as organizações privadas utilizam estratégias de segmentação de “mercado”, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais. 

     b) O conceito de partes interessadas é semelhante para ambos, visto que suas decisões, focam interesses de grupos mais diretamente afetados por uma questão. ERRADO
    O conceito de partes interessadas no âmbito da administração pública é ampliado em relação ao utilizado pela iniciativa privada, pois as decisões públicas devem considerar não apenas os interesses dos grupos mais diretamente afetados, mas, também, o valor final agregado para a sociedade.

    c) A administração pública só pode fazer o que a lei permite, enquanto a iniciativa privada pode fazer tudo o que não estiver proibido por lei. CORRETO
    A administração pública só pode fazer o que a lei permite, enquanto a iniciativa privada pode fazer tudo que não estiver proibido por lei. A legalidade fixa os parâmetros de controle da administração e do administrador, para evitar desvios de conduta.

    d) A administração possui maior agilidade na área privada, dado que os servidores públicos possuem menor interesse na gestão e recursos menos competitivos. ERRADO
    • A administração pública tem como destinatários de suas ações os cidadãos, sujeitos de direitos, e a sociedade, demandante da produção do bem comum e do desenvolvimento sustentável. A iniciativa privada tem como destinatários de suas ações os “clientes” atuais e os potenciais. 
    • A atividade pública é financiada com recursos públicos, oriundos de contribuições compulsórias de cidadãos e empresas, os quais devem ser direcionados para a prestação de serviços públicos e a produção do bem comum. A atividade privada é financiada com recursos de particulares que têm legítimos interesses capitalistas.    e) A administração pública empenha o mínimo de recursos para o desenvolvimento sustentável, enquanto que na gestão privada, o investimento em sustentabilidade é diferencial competitivo. ERRADO
    As organizações privadas buscam o lucro financeiro e formas de garantir a sustentabilidade do negócio. A administração pública busca gerar valor para a sociedade e formas de garantir o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente. 

    Fonte: GESPÚBLICA
  • A) Na adm. púb. a regra é a igualdade.  

    Exceção: poderá haver discriminação, para preservação do interesse público (discriminações previstas em lei, ex: idoso, portador de necessidade especial, etc). 

    Enquanto que a adm. privada trata seus clientes conforme seus interesses (lucro).


    B) Adm. púb tem o foco no cidadão/sociedade. Enquanto que a Adm. Privada o foco é no cliente.


    C) Certa.


    D) A eficiência é princípio constitucional. Inclusive, o servidor público poder ser exonerado mediante procedimento de avaliação de desempenho.


    E) Configura uns dos objetivos da licitação (lei 8.666): promoção do desenvolvimento nacional sustentável.  

  •  a) Na administração pública, faz-se diferenciação entre pessoas, o que é regra na gestão privada, a exemplo da segmentação de públicos e mercados. 


    > Princípio da impessoalidade na administração pública

     

      b) O conceito de partes interessadas é semelhante para ambos, visto que suas decisões, focam interesses de grupos mais diretamente afetados por uma questão.

    >Setor público: sociedade

    >Setor privado: dirigentes, acionistas, clientes..

     


      c) A administração pública só pode fazer o que a lei permite, enquanto a iniciativa privada pode fazer tudo o que não estiver proibido por lei. 


    >Hely Lopes Meirelles:

    “Na Administração Pública não há liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza”.


      d) A administração possui maior agilidade na área privada, dado que os servidores públicos possuem menor interesse na gestão e recursos menos competitivos. 

    >PDRAE
    Na administração pública gerencial a estratégia volta-se  a competição administrada no interior do próprio Estado, quando há a possibilidade de estabelecer concorrência entre unidades internas

     

      e) A administração pública empenha o mínimo de recursos para o desenvolvimento sustentável, enquanto que na gestão privada, o investimento em sustentabilidade é diferencial competitivo. 


    > Os incentivos para sustentabilidade são maiores na administração pública