Transição de slides
É a forma como um slide substitui outro durante a apresentação. Você já percebeu que quando você assiste a televisão não sente a mudança de um comercial para o outro ou de um quadro para o outro? A coisa é rápida e bem feita para não incomodar quem assiste. Esta técnica de como passar de uma cena para outra e, no nosso caso, de um slide para outro chama-se transição.
O Powerpoint tem várias opções de transição.
Aqui temos uma ilustração do que é uma transição com o tipo Persiana Vertical. Prestando atenção percebemos que temos dois slides. No primeiro temos um dia de sol claro; no segundo já temos um pôr do sol. Você está vendo uma foto mas se fosse de verdade haveria o movimento onde um slide fecharia para o outro se abrir. | |
Podemos configurar a transição de várias formas. Uma delas é utilizar a opção Transição do menu Apresentações.
No Painel de Tarefas encontramos os vários efeitos de transição e a seleção da velocidade em que a transição ocorrerá. E, muito importante, podemos configurar o avanço do slide (transição) por clique do mouse ou automaticamente, por tempo determinado em segundos.
A seguir estamos configurando a transição no Modo de classificação de slides.
Observe o botão Transição na Barra de ferramentas. E note, no Painel de tarefas, no item Avançar slides que está marcado Automaticamente após 00:10, ou seja, 10 segundos. Agora observe embaixo do slide número 5. Temos o símbolo (estrela) que indica que aquele slide tem transição aplicada a ele e, ao lado, o tempo de 10 seg.
Ainda observando o Painel de tarefas, temos o botão Executar. Com ele podemos testar a transição para ver se gostamos do efeito aplicado.
E, abaixo do botão Executar, encontramos o botão Apresentação de slides que inicia a apresentação a partir do slide atual.
http://www.rtell.com.br/Pcp/paginas/powerpoint/dpower11.htm
Sucesso a todos!!!