SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2012 - LIQUIGAS - Profissional Júnior - Ciências Contábeis


ID
772597
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia em que a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Comissão da Verdade para apurar violações dos direitos humanos ocorridas no Brasil entre 1946 e 1988, a Organização das Nações Unidas (ONU), apesar de elogiar o País pela medida, pediu explicitamente a revogação da Lei da Anistia de 1979. No comunicado da ONU, a alta comissária de Direitos Humanos, a indiana Navi Pillay, incentiva o País a “adotar medidas adicionais que facilitem a punição daqueles que foram responsáveis pela violação de direitos humanos no passado”. E acrescenta: “Tais medidas devem incluir a aprovação de uma nova legislação para revogar a Lei da Anistia ou declará-la inaplicável, pois impede a investigação e o fim da impunidade de graves violações dos direitos humanos”.
Disponível em:. Acesso: 4 jan. 2012.

Diante de um cenário de dificuldade devido à incapacidade de a sociedade brasileira elaborar sua história, alguns segmentos sociais consideram que a Comissão da Verdade pode representar um passo inicial e fundamental para o país

Alternativas
Comentários
  • ONU elogia Comissão da Verdade, mas pede revogação da Lei da Anistia

    FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,onu-elogia-comissao-da-verdade-mas-pede-revogacao-da-lei-da-anistia,800173,0.htm

    No dia em que a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Comissão da Verdade para apurar violações dos direitos humanos ocorridas no Brasil entre 1946 a 1988, a Organização das Nações Unidas (ONU), apesar de elogiar o País pela medida, pediu explicitamente a revogação da Lei da Anistia de 1979.

    No comunicado da ONU, a alta comissária de Direitos Humanos, a indiana Navi Pillay, incentiva o País a “adotar medidas adicionais que facilitem a punição daqueles que foram responsáveis pela violação de direitos humanos no passado”. E acrescenta: “Tais medidas devem incluir a aprovação de uma nova legislação para revogar a Lei da Anistia ou declará-la inaplicável, pois impede a investigação e o fim da impunidade de graves violações dos direitos humanos”.

    A Comissão da Verdade, cuja criação foi supervisionada pela presidente Dilma Rousseff – presa e torturada durante a ditadura –, foi apontada por Pillay como “um passo fundamental para a cicatrização de erros do passado e para clarificar os acontecimentos” daquela época.

    A aprovação da Comissão pelo Congresso brasileiro exigiu uma longa e delicada negociação política nos bastidores para não melindrar setores do Exército brasileiro. Uma das condições impostas pelos militares foi a de que a Comissão da Verdade não tivesse poder judicial, ou seja, capacidade de julgar e punir os agentes do Estado apontados por violações dos direitos humanos.

    “Esta aprovação demonstra o compromisso do Brasil em relação aos direitos humanos não apenas no País, como em todo o mundo”, disse a alta comissária da ONU, em tom de estímulo. Ao insistir na questão da revisão da Lei da Anistia, porém, ela bate de frente com o julgamento dessa questão no Supremo Tribunal Federal (STF). Em abril do ano passado, os ministros daquela Corte julgaram válida a interpretação segundo a qual foram anistiados os dois lados: as vítimas de crimes de violações de direitos humanos e os agentes de Estado responsáveis por esses crimes.

    O processo de criação da Comissão da Verdade foi acompanhado por entidades internacionais e governos de outros países. O Estado brasileiro era frequentemente criticado por não ter avançado na questão como os seus vizinhos na América Latina.

  • 2015 e certo cair esse tipo de questao!

  • A Comissão Nacional Da Verdade foi criada em 2012 e concluída em 2014, com a divulgação de um relatório final. Segundo o site oficial da Comissão, "A CNV tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988". "Ao instalar a comissão, a presidenta Dilma destacou que o Brasil precisa conhecer a totalidade de sua história e disse que as investigações não serão movidas pelo ódio ou revanchismo". A partir das definições encontradas em sítios oficiais da CNV, percebe-se que seu objetivo principal era o de averiguar o que realmente aconteceu no passado, em termos de violações, para que os traumas possam ser superados e os mesmos erros não voltem a ser cometidos no futuro. Dessa forma, a alternativa correta é a letra (A).



ID
772600
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial fez a democracia retornar a muitos governos derrotados, incluindo a Alemanha Ocidental e o Japão. O começo do fim do domínio colonial levou a democracia a algumas nações da África e de outros lugares. Alguns países latino-americanos, inclusive o Brasil, com o fim da era Vargas, constituíram democracias limitadas e instáveis. Nessa onda democrática, o Brasil passou por um período de grandes transformações. Embora não se possa falar de uma liberdade plena, houve intensa efervescência política entre 1946 e 1964. Multiplicaram-se os movimentos sociais e a participação organizada de diferentes setores da sociedade passou a ecoar na atividade política.
BRYM, Robert J. et al. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p.342. Adaptado.

Alguns cientistas sociais consideram a existência de algumas “ondas democráticas” importantes na história mundial. Uma dessas “ondas” inicia-se com o fim da Segunda Guerra Mundial, conforme apresentado no texto.

Um exemplo marcante desse contexto no Brasil é representado por

Alternativas
Comentários
  • "O petróleo é nosso!" é uma frase que se tornou famosa ao ser pronunciada, por ocasião da descoberta de reservas de petróleo na Bahia, pelo então presidente da república Getúlio Vargas e que, mais adiante, se tornou lema da Campanha do Petróleo, patrocinada pelo Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e promovida por nacionalistas, que culminou na criação da empresa petrolífera nacional, a Petrobras. Após tornar-se famosa, historiadores descobriram que a frase foi criada por Otacílio Raínho, professor e diretor do Colégio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, um marqueteiro casual. 1 2
    Entre a primeira concessão para exploração de petróleo no Brasil e a criação da Petrobras, em 1953, decorreram 89 anos. O país assistiu à polêmica entre o escritor Monteiro Lobato e o governo Getúlio Vargas - resumida na famosa Carta a Getúlio. O Brasil dividiu-se, então, entre os nacionalistas e os defensores do capital estrangeiro (apelidados pejorativamente deentreguistas por seus opositores). A Campanha do Petróleo resultou vitoriosa, com a criação da Petrobras.

    A campanha, denominada Campanha do Petróleo - pelo controle nacional sobre o petróleo - tornou-se um dos movimentos de opinião pública mais vigorosos da história política brasileira e seu lema: "O Petróleo é nosso" tornou-se conhecido por todos os brasileiros.
     
    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_petr%C3%B3leo_%C3%A9_nosso
     
    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • As greves do "ABC Paulista" aconteceram no final dos anos 70, ainda na ditadura, encabeçada pelo "digníssimo" Lula.


ID
772603
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Levando em conta as inovações científicas na atualidade, os transgênicos são organismos geneticamente modificados – com DNA modificado pela introdução de novos genes – vindos de outras espécies, visando a adquirir novas propriedades, como a ampliação da resistência a herbicidas ou a doenças. Do ponto de vista do impacto na sociedade contemporânea, há polêmica envolvendo segmentos sociais diferentes. Os ambientalistas temem que os genes modificados contaminem lavouras tradicionais ou áreas nativas e anunciam que não há estudos expressivos que comprovem a segurança do uso de transgênicos para a saúde humana.

Um argumento daqueles segmentos sociais que defendem os transgênicos e as principais lavouras que deles fazem uso, no Brasil, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Transgênicos já são 67% da área plantada com soja, milho e algodão


    Fonte: http://www.radiocoracao.org/noticias/transgenicos-ja-sao-67-da-colheita-de-soja-milho-e-algodao
  • Argumentos a Favor do Cultivo

    Os alimentos transgênicos encontraram muitos defensores, desde que começou essa discussão. Entre os argumentos, estão:
    • A produção dos alimentos transgênicos em larga escala beneficia o consumo humano, pois é menos onerosa e isso a tornaria acessível a toda a população.



    • A manipulação genética de plantas é relativamente simples e fácil, pois a partir de uma única célula se pode obter outra planta (Amabis).



    • As propriedades dos genes bacterianos de resistência a pragas na lavoura seriam transportadas para as plantas transgênicas, com o mesmo efeito, e isso viria a baratear o custo dos alimentos.



    • Uma das esperanças dos cientistas, diz Amabis, é a de que as variedades produzidas adquiram a capacidade de fixar o nitrogênio diretamente do ar, como fazem as bactérias e algumas leguminosas, e para isso eles consideram que a produção agrícola fica limitada justamente pela disponibilidade de nitrogênio no solo.



    • Uma planta com maior teor de nutrientes pode saciar a fome e trazer benefícios à saúde.



    • Alguns alimentos tiveram comprovados certos benefícios, com alto teor de vitaminas. Por exemplo, em 1997, segundo a Cronologia dos Transgênicos publicada na Folha de São Paulo, uma instituição americana, a Sustainabele Maize and Wheat Systems for the Poor (Sistemas Sustentáveis de Milho e Trigo para Pobres), desenvolveu um milho híbrido mais rico em vitamina A, zinco e ferro.


    http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3833/-1/alimentos-transgenicos.html

    Bons estudos!
  • a) arma contra fome – soja, milho e algodão

    vou começar a comer algodão entao, para matar minha fome.
  • Perfeito seu comentário Megaron. Citar o algodão como arma contra fome no meu entendimento invalida a questão, ou pelo menos, induz o candidato a erro. Na hora da prova quem vai marcar uma questão com esses dizeres? Claro que vamos considerá-la errada.
  • Concordo com vocês! Busquei outra alternativa justamente pelo fato do algodão estar ali. Ou tem gente comendo algodão por aí e eu não to sabendo.
  • MATHEUS ALMEIDA, VOCE ANDA COMENDO ALGODOES TRANSGENICOS P/MATAR SUA FOME????????????????????????
  • Tive o mesmo pensamento que vcs. No meu entendimento a presença do algodão invalida a alternativa. Por essa razão optei pela letra d), embora a letra c) deixou-me com dúvida tbm.
  • Tive o mesmo pensamento, por isso não marquei a A. Deve estar se referindo a algodão doce né, só pode...
  • Também não marquei a alternativa "a" por isso. Como também escolhi a "d" em detrimento da "c".
    •  a) arma contra fome – soja, milho e algodão

  • Questãozinha capciosa e mixuruca. Espero que tenha sido anulada.

  • Pessoal que errou precisa ter maior atenção ao comando da questão e `a interpretação textual:

    Um argumento daqueles segmentos sociais que defendem os transgênicos : arma contra fome 

    e (+) 

    as principais lavouras que deles fazem uso, no Brasil, são : soja, milho e algodão

    GABA: A

    Bons estudos!

     


ID
772606
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Transcrevem-se estrofes de poemas de Gonçalves Dias e de Oswald de Andrade.

                                     Canção do exílio
                              Minha terra tem palmeiras,
                              Onde canta o Sabiá;
                              As aves, que aqui gorjeiam,
                              Não gorjeiam como lá
                              Nosso céu tem mais estrelas,
                              Nossas várzeas têm mais flores,
                              Nossos bosques têm mais vida,
                              Nossa vida mais amores. [...]
                      Disponível em:<http://www.horizonte.unam.mx/brasil/
                      gdias.html>. Acesso em: 11 mar. 2012. Adaptado.


                              Canto de regresso à pátria
                              Minha terra tem palmares
                              Onde gorjeia o mar
                              Os passarinhos daqui
                              Não cantam como os de lá
                              Minha terra tem mais rosas
                              E quase que mais amores
                              Minha terra tem mais ouro
                              Minha terra tem mais terra
                   Disponível em:<http://www.releituras.com/oandrade_
                   canto.asp>. Acesso em: 11 mar. 2012. Adaptado.


A substituição de “palmeiras" por “palmares" (nome do mais famoso quilombo para onde fugiam os negros no período da escravidão no Brasil) representa uma crítica dos modernistas ao nacionalismo idealizador dos românticos, como uma forma de denúncia contra o(a)

Alternativas
Comentários
  • exploração do trabalho no segmento mais pobre da população
  • Discordo da resposta, pois os modernistas queriam romper com laços culturais que envolviam o Brasil em uma idealização sem sentido, como por exemplo, a beleza da vida do índio, a beleza do mulato brasileiro, as belezas naturais, descartando, dessa forma, os aspectos negativos desse mesmo Brasil.

    Bons estudos!

  • Concordo com vc Angélica, por isso marquei a letra A. A C não poderia ser porque fala de "manifestação patriota dos artistas engajados na política partidária " , mas o primeiro texto tem no título a palavra exílio.
  • Não consigo entender essa resposta...marquei C!

  • O enuciado direciona ao contexto dos textos em equiparação, razões que forçam a alternativa "d" como resposta mais adequada. 

    Bons estudos.

  • Eu acertei , comparação e revolta


ID
772609
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A visita de Christine Lagarde, atual diretora-gerente do Fundo, obedeceu a um roteiro desprovido da carga emocional de antanho, mas, nem por isso, a imprensa economizou tinta: “FMI pede dinheiro ao Brasil” [...]. Detalhes importantes foram deixados de lado pela maioria [...]. A senhora Lagarde foi a Brasília pedir a cooperação do Estado brasileiro para a solução de um grave problema internacional, aumentando sua participação no capital do FMI. Isso tem caráter simbólico importante, pois é a demonstração que mudou a posição do Brasil no mundo, tanto sob a ótica da economia quanto no nível político [...]. As declarações de Christine Lagarde, em Brasília, abriram espaço para outra compreensão da magnitude do problema, com um diagnóstico mais abrangente. São um alerta aos demais países para as consequências do prolongamento da crise da dívida. Ela não veio aqui de “pires na mão”. Veio confirmar o reconhecimento de que o Brasil é um novo parceiro com quem se pode contar para ajudar na solução de problemas que exigem a cooperação estreita entre as nações.
DELFIM NETO, Antonio. Revista Carta Capital, 14 dez. 2011, ano XVII, n. 676, p.87.

Uma das razões do reconhecimento de que o Brasil representa um importante parceiro é o fato de que o país, recentemente, foi favorecido por

Alternativas
Comentários
  •          Enquanto na Venezuela o índice da pobreza aumenta, em outros países da América Latina, como o Brasil, vê-se ampliar a classe média. A abertura do Brasil ao capital estrangeiro, o controle da inflação, a atuação brasileira junto a organismos internacionais como a ONU, a OMC e o próprio FMI fizeram do Brasil um importante agente no cenário econômico e político no mundo.
  • Resposta: letra B. Lembramos as medidas adotadas como Bolsa Família, Sisu, Prouni.



ID
772621
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para que possa aproveitar adequadamente os serviços que a internet disponibiliza, o usuário deve instalar em seu computador, dentre outros recursos, um software que permita a visualização correta das páginas da web.

Esse software é denominado web

Alternativas
Comentários
  • O browser é o programa que os usuários utilizam para navegar na Internet, ou seja, ele busca a página na Internet, apresentando na sua tela. É também conhecdo como cliente Web ou navegador. Dentre os principais
    navegadores em uso atualmente podemos citar o Internet Explorer, o Google Chrome e o Mozilla Firefox.
  • web browser ou browser é um programa para intereação com a internet,geralmente por páginas escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP, com ou sem CSS e que estão hospedadas num servidor Web.Páginas somente Flash tb são possíveis.
  • Um browser é um programa que permite navegar na internet. Em português o termo mais comum é navegador.
    Existem vários browsers como por exemplo o Internet Explorer (IE), o Firefox, o Chrome, Safari, etc.
    O primeiro browser que apareceu foi o Netscape (actualmente Firefox) que chegou a dominar o mercado. Mas a inclusão do IE no Windows acabou de vez com esta supermacia.
    Letra "D"
    Bons Estudos!


  • Caro Eder Júnior - Futuro APF, o seu excelente comentário é louvável e de muita importância para complementar o conhencimento compartilhado nesse espaço utilizado para trocarmos experiência adquiridas nessa trajetória. Pórem ocorreu um equívoco na escolha do GABARITO, sendo a alternativa correta C.
    Ressalto novamente que o seu comentário está muito bem colocado, espero ter ajudado.

    Para ter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que você nunca fez.

ID
790075
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere a suíte Microsoft Office 2003 para responder à  questão.

No aplicativo PowerPoint, qual o tipo de efeito de animação em que o slide é apresentado por meio de um efeito do tipo padrão quadriculado ou de exibição gradativa?

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    No PowerPoint existem dois tipos de efeitos, com suas variações:
    - para o objeto de um slide, efeito de ANIMAÇÃO com personalização da Entrada, Ênfase, Saída e Trajetória da animação.
    - para o slide, efeito de TRANSIÇÃO.
    A questão falou sobre slides, logo, só poderia ser o efeito de transição.
  • Animações são efeitos de movimentos, enquanto q transição de slides é a passagem de um slide para outro. Formatar transição de slides é definir como o próximo slide entra substituindo o atual.
    A transição pode ser com ou sem animação. Se é com animação, há várias opções de efeitos que podem ser adicionadas.
  • Transição de slides
    É a forma como um slide substitui outro durante a apresentação. Você já percebeu que quando você assiste a televisão não sente a mudança de um comercial para o outro ou de um quadro para o outro? A coisa é rápida e bem feita para não incomodar quem assiste. Esta técnica de como passar de uma cena para outra e, no nosso caso, de um slide para outro chama-se transição.
    O Powerpoint tem várias opções de transição.

    Aqui temos uma ilustração do que é uma transição com o tipo Persiana Vertical.
    Prestando atenção percebemos que temos dois slides. No primeiro temos um dia de sol claro; no segundo já temos um pôr do sol.
    Você está vendo uma foto mas se fosse de verdade haveria o movimento onde um slide fecharia para o outro se abrir.

    Podemos configurar a transição de várias formas. Uma delas é utilizar a opção Transição do menu Apresentações.



    No Painel de Tarefas encontramos os vários efeitos de transição e a seleção da velocidade em que a transição ocorrerá. E, muito importante, podemos configurar o avanço do slide (transição) por clique do mouse ou automaticamente, por tempo determinado em segundos.

    A seguir estamos configurando a transição no Modo de classificação de slides.

    Observe o botão Transição na Barra de ferramentas. E note, no Painel de tarefas, no item Avançar slides que está marcado Automaticamente após 00:10, ou seja, 10 segundos. Agora observe embaixo do slide número 5. Temos o símbolo (estrela) que indica que aquele slide tem transição aplicada a ele e, ao lado, o tempo de 10 seg.
    Ainda observando o Painel de tarefas, temos o botão Executar. Com ele podemos testar a transição para ver se gostamos do efeito aplicado.
    E, abaixo do botão Executar, encontramos o botão Apresentação de slides que inicia a apresentação a partir do slide atual.

    http://www.rtell.com.br/Pcp/paginas/powerpoint/dpower11.htm

    S
    ucesso a todos!!!


ID
795514
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A tecnologia utilizada na internet que se refere à segurança da informação é

Alternativas
Comentários
  • Mecanismos de criptografia permitem a transformação reversível da informação de forma a torná-la ininteligível a terceiros. Utiliza-se, para tal, algoritmos determinados e uma chave secreta para, a partir de um conjunto de dados não criptografados, produzir uma sequência de dados criptografados. A operação inversa é a decifração.
    Galera, buscando um conceito rápido e pronto de "criptografia" - eis que não sou profissional nem grande conhecedor da área -, achei este site, que parace ter bastante informação didática... quem quiser perder - ou ganhar! hehe! - uns minutinhos, segue o link:
    http://www.oficinadanet.com.br/
    E ótimos estudos!
  • A criptografia tem quatro objetivos principais:

    confidencialidade: só o destinatário deve ver o conteúdo da mensagem da sua forma cifrada.

    integridade: o destinatário deverá determinar se a mensagem foi alterada durante transmissão.

    autenticação: o destinatário deve identificar o remetente e se foi mesmo ele quem enviou a mensagem.

    não-repúdio ou irretratabilidade: O emissor não pode negar a autoria da mensagem.
  • Gloomy parece-me que no seu cometário ficou faltando a disponibilidade, se eu tiver errado desculpa-me
  • Resposta correta letra A
    a) Criptografia 
    é uma forma de proteger dados, onde são utilizadas técnicas de codificação para que somente o emissor e o receptor da informação possam acessá-la.
    b) Download significa transferir (baixar) um ou mais arquivos de um servidor remoto para um computador local. 
    c) Streaming é o download de um arquivo em que o usuário pode ver ou ouvir o conteúdo enquanto ele baixa sem ter que esperar o download total do arquivo.
    d) Mailing List (literalmente, "lista de correio") é uma lista de endereços de destinatários aos quais a Assessoria de Imprensa envia comunicados, notas, credenciais ou brindes com o propósito de incentivar a publicação de determinada informação.
    e) Web Feed (vindo do verbo em inglês "alimentar") é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogs.
  • Letra A.
    Download é a transferência de arquivos do servidor para o coiente, e seu oposto é upload. Streaming é a transferência de dados em fluxo contínuo, como vídeos no Youtube. Mailing lists são as listas de e-mail, usadas para mala direta, por exemplo. E web feed é a transferência de resumos de páginas web para os navegadores dos clientes, no formato RSS.
  • Replicando o meu comentário postado em http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/3f9a7319-58

    Letra A.
    Download é a transferência de arquivos do servidor para o coiente, e seu oposto é upload. Streaming é a transferência de dados em fluxo contínuo, como vídeos no Youtube. Mailing lists são as listas de e-mail, usadas para mala direta, por exemplo. E web feed é a transferência de resumos de páginas web para os navegadores dos clientes, no formato RSS.
  • Replicando o comentário de http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/3f9a7319-58

    Letra A.
    Download é a transferência de arquivos do servidor para o coiente, e seu oposto é upload. Streaming é a transferência de dados em fluxo contínuo, como vídeos no Youtube. Mailing lists são as listas de e-mail, usadas para mala direta, por exemplo. E web feed é a transferência de resumos de páginas web para os navegadores dos clientes, no formato RSS.
  • De novo, de novo!

    https://www.google.com.br/search?site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=705&q=de+novo+de+novo+baby&oq=de+novo+de+novo+&gs_l=img.1.0.0l2j0i10i24j0i24l2.1527.5621.0.8059.16.16.0.0.0.0.456.4136.2j3j4j5j2.16.0....0...1ac.1.27.img..7.9.1693.FVAK_mcACcc#facrc=_&imgdii=_&imgrc=TbW7zAN_zhQ6EM%3A%3BgCJ1hbQO7cStbM%3Bhttp%253A%252F%252Fi22.servimg.com%252Fu%252Ff22%252F11%252F62%252F23%252F69%252Fbaby-s10.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fmelhores.forumeiros.com%252Ft793-guerra-dos-lanternas-verdes%3B492%3B459
  • GABARITO A

    CRIPTOGRAFIA: Processo matemático para embaralhar uma mensagem digital, tornando sua leitura incompreensível por pessoas que não possuam a chave (código) para desembaralhar a mensagem. A criptografia pode ser usada, atualmente, para manter os dados sigilosos (privacidade) e para garantir a identidade do remetente de uma mensagem (autenticidade). A criptografia é a “alma” dos processos de certificação digital e assinatura digital.

    bons estudos


ID
862984
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os relatórios contábeis apresentam, resumidamente e de forma ordenada, os dados colhidos pela contabilidade, ao longo de um determinado período de tempo, normalmente de doze meses, denominado exercício social.
Tais relatórios visam a apresentar aos usuários da contabilidade os principais fatos por ela registrados nesses mesmos períodos de tempo. Dentre eles, os mais importantes são as demonstrações contábeis ou demonstrações financeiras, na terminologia da lei societária.

A demonstração contábil, na qual os usuários podem observar o indicador global de eficiência da empresa consubstanciado no retorno que a mesma propicia ao investimento nela feito pelos respectivos donos, é a demonstração do(a)

Alternativas
Comentários
  • Olá amigos,

    "A demonstração contábil, na qual os usuários podem observar o indicador global de eficiência da empresa consubstanciado no retorno que a mesma propicia ao investimento nela feito pelos respectivos donos (lucro ou prejuízo)."

    Gabarito C

    Resultado do Exercício
    Consiste em verificar, por meio das Contas de Resultados (despesas e receitas), se a movimentação do patrimônio da empresa apresentou lucro ou prejuízo durante o exercício social (período em que a empresa opera, geralmente equivale a um ano).

    Bons estudos ;D
  • Gostaria de saber de onde tirou a citação. Obrigada!!!
  • Dentro dos conceitos elucidados na DELIBERAÇÃO CVM Nº 595, DE 15 DE SETEMBRO DE 2009, ITEM 86, é possível resolver por eliminação



ID
862990
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quando da elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), pelo método indireto, uma sociedade anônima de capital aberto apresentou as seguintes informações parciais:


• aumento do saldo da conta Duplicatas a Receber 2.000,00
• aumento do saldo da conta Fornecedores 1.800,00
• depreciação do período 1.200,00


Considerando exclusivamente as informações recebidas, é lícito afirmar que o Caixa gerado pelas Atividades Operacionais, apurado pelo método indireto,

Alternativas
Comentários
  • Existem dois métodos que podem ser adotados para a estruturação da DFC (método direto e indireto)

    Método Direto
    Consiste na indicação dos recursos derivados das operações a partir dos recebimentos e pegamentos decorrentes das operações normais, efetuados durante o período.

    Método Indireto (aludido na questão)
    Consiste na demonstração dos recursos derivados das atividades operacionais a partir do "lucro líquido do exercício", ajustado pela edição das Despesas e exclusão das Receitas consideradas na apuração do Resultado e que não afetaram o caixa da empresa.

    Algumas contas:
    - Resultado do exercícios/ período;
    - Depreciação e amortização;
    - Resultado na vendas de ativos não circulante;
    - Aumento / redução em fornecedores;
    etc...

    Ou seja:
    Devemos somar o aumento no saldo de fornecedores (R$1.800) com a depreciação do período (R$1.200)= R$3.000
    Desses R$3.000 - R$2.000 (aumento de duplicatas a receber que não se encontra no rol das contas do método indireto, justamente por afetar o caixa da empresa).

    Resultado Aumento de R$1.000 - Letra A

    Bons estudos ;D

    Fonte: Contabilidade básica (Osni Ribeiro / 27ºed)

ID
862993
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma sociedade anônima de capital aberto apresentou as seguintes informações parciais retiradas da Demonstração do Resultado do Exercício, elaborada no encerramento do exercício social de 2010:


Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) 21.000,00
Depreciação 8.000,00
Energia Elétrica 7.000,00
ICMS sobre as Vendas 9.000,00
Juros sobre o Capital Próprio 5.000,00
Receita de Vendas 56.000,00


Considerando exclusivamente as informações recebidas, verifica-se que a sociedade anônima gerou um Valor Adicionado, em reais, de

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia confirmar se a resolução é essa, por favor?

    Receita de vendas Brutas = 65000 (56000+ 9000)
    - CMV                                     =  (21000)
    - Depreciação                      =  (8000)
    - Energia Elétrica                =  (7000)
    - ICMS sobre vendas         =  (9000)
    = DVA                                    = 20000

    obrigada
  • DVA

    RECEITAS

    VENDAS DE MERCADORIA  56.000

    INSUMOS

    CMV 21.000

    ENERGIA  7.000

    DEPRECIAÇÃO 8.000

    RESULTADO 20.000

    A colega acima foi equivocada ao dizer que o icms sobre venda entra no calculo dos insumos de terceiros, sendo que seria o icms sobre compra.


  • Cabe adicionar que o Juros sobre Capital Próprio e ICMS sobre vendas fazem parte da Distribuição do Valor Adicionado.
  • Parte 1
    1 RECEITA R$ 56.000
    2 Insumos de Terceiros  R$ 28.000
       *CMV   R$ 21.000

      * Energia elétrica R$ 7.000

    3 (1-2) VAB  = R$ 28.000

    4 Depreciação R$ 8.000

    5 (3-4) VAL  R$ 20.000

    6 Valor receb de transferências R$ 0

    7 (5-6) VALOR ACIDIONADO A DISTRIBUIR R$ 20.000

    Parte 2
    Empregados R$ 0
    Financiadores R$ 0
    Governo R$ 9.000 (ICMS)
    Acionista R$ 5.000 (JSCP) R$ 6.000 (Lucro Retido)

    DRE

    REC R$ 56.000
    (-) CMV (R$ 21.000)
    ROL R$ 35.000
    (-) ICMS (R$ 9.000)
    (-) energ. elet (R$ 7.000)
    (-) deprec (R$ 8.000)
    Lucro R$ 11.000


  • Receita de Vendas 56.000,00

    (-) Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) 21.000,00

    (-) Depreciação 8.000,00

    (-) Energia Elétrica 7.000,00
    (=) VALOR ADICIONADO 20.000,00

    O ICMS sobre as Vendas 9.000,00 e os Juros sobre o Capital Próprio 5.000,00 não são utilizados para calcular o VALOR ADICIONADO sendo usados apenas na distribuição (do valor adicionado).


ID
862996
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A demonstração do Lucro ou Prejuízo Acumulado (DLPA) de um exercício deve acolher os valores decorrentes de ajustes de exercícios anteriores, em atendimento aos dizeres do Princípio da Competência, para que assim o resultado do exercício possa ser adequadamente evidenciado de forma a expressar as operações que a ele pertencem efetivamente.


Dentre os exemplos de ajustes de exercícios anteriores, inclui-se a

Alternativas
Comentários
  • Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.
  • A fundamentação legal do gabarito encontra-se na Lei 6.404/76; Art. 186; Parágrafo 1º.

  • SEÇÃO IV

    Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

      Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

      I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

      II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

      III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

      § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

      § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

  • Trata-se de ajustes em exercícios anteriores conforme a Lei 6.404/76 e CPC 23.

    Conforme o art. 186, § 1º, da LSA, "Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes".

    ⟹ Resolução: Dentre os exemplos de ajustes de exercícios anteriores, inclui-se a:

    A. Alteração da taxa de depreciação anteriormente usada face à mudança de estimativa da vida útil do bem.

    Incorreto. É apenas mudança de estimativa contábil. Portanto, não há ajuste.

    B. Devolução de vendas no exercício social corrente de mercadorias vendidas ao cliente no exercício social anterior.

    Incorreto. Não gera ajustes de exercícios anteriores, pois não foi decorrente de erro, fraude ou mudança de política contábil. (CPC 23).

    C. Modificação da taxa de juros do financiamento do bem imobilizado, imposta por novo cenário econômico.

    Incorreto. É apenas mudança de estimativa contábil. Portanto, não há ajuste.

    D. Avaliação do investimento no capital de outra sociedade do Método de Custo para o de Equivalência Patrimonial.

    Correto. Refere-se à mudança de política contábil, pois está condicionada a uma alteração na política contábil, gerando ajustes em exercício anterior. (CPC 23)

    E. Retificação de erro imputável a determinado exercício anterior que possa ser atribuído a um fato subsequente.

    Incorreto. Não se refere a uma situação que envolve ajustes de exercícios anteriores, pois pode ser atribuído a fato subsequente.

    Gabarito: Letra D.


ID
862999
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Numa sociedade anônima de capital fechado, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), levando em conta os aspectos técnico-conceituais e as determinações da Lei Societária, é considerada uma demonstração

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA - Segundo a LSA, a DMPL não é obrigatória, porém pelas determinações da CVM, toda cia de capital aberto deve utilizar-se da DMPL.

    B) ERRADA Não merece nem comentário

    C) ERRADA - Ninguém substitui ninguém, a verdade é que a DLPA está dispensada quando a DMPL, por ser uma demonstração mais completa, tiver a DLPA em sua estrutura

    D) ERRADA - A DMPL é mais completa que a DLPA

    E) CORRETA - A DMPL demonstra as alterações nas contas do PL, que inclui CS, RL, RC, AAP, AT, e Lucros e Prejuízos acumulados. OBservação para conta de Lucros acumulados: Ela não foi extinta em 2001 pela lei 10.303/01, tão somente não pode mais ficar com saldo zerado. Tanto é que nas determinações do CPC, toda constituição das reservas de lucros e suas reversões devem ter em contrapartida a conta de Lucros Acumulados, que é uma conta transitória.

  • DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS PELA LEI 6.404/76 E CPC 26.

    RESUMO GERAL:

    ✔ DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL - SOCIEDADE ANÔNIMA DE CAPITAL ABERTO:

    ⤍ Balanço Patrimonial;

    ⤍ Demonstração do Resultado do Exercício;

    ⤍ Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (Obs.: Pode ser substituída pela DMPL*);

    ⤍ Demonstração dos Fluxos de Caixa;

    ⤍ Demonstração do Valor Adicionado.

    ✔ DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL - SOCIEDADE ANÔNIMA DE CAPITAL FECHADA:

    ⤍ Balanço Patrimonial;

    ⤍ Demonstração do Resultado do Exercício;

    ⤍ Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (Obs.: Pode ser substituída pela DMPL*);

    ⤍ Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;

    ⤍ Demonstração dos Fluxos de Caixa (PL>2 milhões).

    ✔ DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EXIGIDAS PELO PRONUNCIAMENTO CONTÁBIL 26:

    ⤍ Balanço patrimonial

    ⤍ Demonstração do Resultado do Exercício;

    ⤍ Demonstração do Resultado Abrangente;

    ⤍ Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;

    ⤍ Demonstração dos Fluxos de Caixa;

    ⤍ Demonstração do Valor Adicionado quando exigida legalmente; e

    ⤍ Notas Explicativas.

    RESOLUÇÃO: Numa S.A de capital fechado, a DMPL, é considerada uma demonstração:

    A- Incorreta- É obrigatória a DLPA.

    B- Incorreta- É utilizada para evidenciar todas as mutações no Patrimônio Líquido.

    C- Incorreta- É a DLPA que pode ser substituída pela DMPL.

    D- Incorreta- A DMPL é mais completa que a DLPA, pois, além de apresentar as alterações no lucro, evidenciar as demais mutações no Patrimônio Líquido.

    E- Correto- A DMPL evidencia as alterações no Patrimônio Líquido: contas de Capital Social, Reservas de Capital e de Lucros, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Ações em Tesouraria e Lucros Prejuízos Acumulados.

    Gabarito: Letra E.


ID
863002
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Admita para todos os efeitos que uma sociedade anônima de grande porte, do ramo comercial que compra e vende equipamentos pesados, vendeu a prazo um desses equipamentos, para recebimento a longo prazo, nas seguintes condições:


• data da venda: 31 de dezembro de 2010
• valor da venda a prazo: R$ 72.450,00
• condições da venda: quitação em uma só parcela ao final de 24 meses
• taxa de juros: 2% ao mês
• taxa de juros para 24 meses: capitalizada a juros compostos 61%


Considerando exclusivamente as informações recebidas, a boa técnica contábil e as determinações vigentes para a avaliação dos ativos de longo prazo, qual é, em reais, o valor líquido desse direito a receber, representado pelo saldo contábil evidenciado no Ativo Não Circulante / Ativo Realizável a Longo Prazo / Duplicatas a Receber, no balanço elaborado na data da operação, em 31 de dezembro de 2010?

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do reconhecimento de vendas e seu reconhecimento a valor presente (CPC 12).

    ⟶ Venda: 31/12/10:

    ↳ condições da venda: quitação em uma só parcela ao final de 24 meses

    ↳ taxa de juros: 2% ao mês

    ↳ taxa de juros para 24 meses: capitalizada a juros compostos 61%

    ↳ Venda a prazo: R$ 72.450

    Portanto, será classificada no Ativo Não Circulante: superior a 12 meses.

    ⟶ Cálculo do valor presente das vendas em 31/12/10:

    (+) Valor das vendas a prazo: R$ 72.450

    (-) Valor presente=Vendas/1,61=R$ 72.450/1,61=R$ 45.000

    (=) Juros a Transcorrer: R$ 27.450

    ⟶ Lançamento contábil em 31/12/10:

    D: Duplicatas a Receber (Ativo Não Circulante): R$ 72.450

    D: (-) Juros a Transcorrer (Ativo Não Circulante): R$ 27.450

    C: Receita com Vendas (DRE): R$ 45.000

    Qual é o valor líquido desse direito a receber no balanço elaborado na data da operação, em 31/12/10?

    (+) Duplicatas a Receber (Ativo Não Circulante): R$ 72.450

    (-) Juros a Transcorrer (Ativo Não Circulante): R$ 27.450

    (=) Valor Líquido de Duplicatas a Receber (Ativo Não Circulante): R$ 45.000

    Gabarito: Letra D.


ID
863005
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Balancete de Verificação fundamenta sua elaboração no método das partidas dobradas que consiste na afirmativa de que não há débito(s) sem crédito(s) de igual valor, implicando, em decorrência, a igualdade matemática entre a soma dos saldos devedores e a dos saldos credores.


A principal validade do balancete reside na sua capacidade de

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião não utiliza para tomada de decisões, visto que SÓ consiste na cima de débitos e créditos... Seria letra E

  • Alternativa E está ERRADA: detectar a inversão do débito na conta a creditar e do crédito na conta a debitar.

    Impossível detectar inversão de débito e crédito por meio do Balancete de Verificação.

    Erros não detectados pelo Balancete de Verificação:

  • Gabarito letra A.

    De fato, o BDV é um instrumento que AUXILIA na tomada de decisões, por quê?!

    Porque o BDV pega os saldos da conta do livro RAZÃO e VERIFICA (por isso o nome) se o método das Partidas Dobradas foi seguido fielmente.

    Logo, ele é um instrumento de base para decisões, tanto é que:

    "Quanto ao seu detalhamento, o balancete deve estar adequado à finalidade do mesmo. Por exemplo, caso ele seja destinado a usuários externos (base para tomada de decisões), deve ser assinado por contador habilitado pelo conselho regional de contabilidade (CRC)."

    Já a letra E "detectar a inversão do débito na conta a creditar e do crédito na conta a debitar." temos que levar em consideração que o BDV NÃO INDICA ERROS, NÃO TEM ESSA FUNÇÃO PRINCIPAL.

    Bons estudos!


ID
863008
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma sociedade anônima, com elevada disponibilidade financeira, no início do exercício social/2010, incorporou todas as reservas ao capital social e, no final desse mesmo exercício social, apurou um lucro líquido menor que a soma das reservas incorporadas.


Na demonstração do Lucro e Prejuízo Acumulado, foi evidenciado que o lucro não destinado foi integralmente distribuído como dividendo, nos termos da legislação societária vigente.


Considerando exclusivamente as informações recebidas e as imposições da legislação societária, no que tange à distribuição do resultado, na comparação com o Patrimônio Líquido anterior, o Patrimônio Líquido apurado no balanço de 2010

Alternativas
Comentários
  • Infere-se da questão que houve , no mínimo, a constituição da reserva legal da parte destinada, já que citou a distribuição de dividendos da parte não destinada ao final do exercício. 
  • A incorporação das reservas ao capital é um fato meramente permutativo dentro do PL, ou seja, o PL não é impactado positiva ou negativamente por essa incorporação, mantendo, a princípio, o mesmo valor de antes dessa incorporação.

    Ocorre que a questão afirma que houve lucro (independentemente do seu montante - que, no caso, foi menor que a soma das reservas - houve lucro!), logo, é óbvio então que o PL vai aumentar.

    Daí vc já elimina as alternativas A, B e C.

    A questão afirma ainda que houve distribuição de dividendos. Logo, esse aumento do PL não poderá corresponder exatamente a todo o valor do lucro líquido, pois parte dele foi para dividendos.

    Portanto, vc já elimina também a letra D.

    Resposta, letra E

    (apesar de a questão não fornecer informações suficientes para se afirmar, com a devida certeza, o que está escrito na letra E, é perfeitamente possível sim que o aumento tenha sido correspondente ao montante da reserva legal; só imaginarmos, por exemplo, que o estatuto da empresa não prevê a constituição de outras reservas, resumindo-se apenas à constituição da reserva legal, que é obrigatória!)

  • Trata-se de variações qualitativas e quantitativas no Patrimônio Líquido (PL).

    Uma sociedade, no início do exercício social/2010, incorporou todas as reservas ao capital social:

    Interpretação: As contas de reservas pertencem ao PL. Portanto, a incorporação delas ao capital social gera apenas permuta no próprio PL. Sendo assim, não gera impacto quantitativo (aumento no PL), mas apenas qualitativo.

    Início de 2010=PL (apenas permuta)

    Uma sociedade, no final do exercício social/2010, apurou um lucro líquido menor que a soma das reservas incorporadas:

    Interpretação: A apuração de lucro líquido evidencia que houve impacto quantitativo aumentativo (aumento no PL) decorrente do reconhecimento de receita maior que despesa.

    ⟶Uma parte do lucro gerado foi disponibilizada como se segue:

    ↳ Distribuído como reserva ou aumento de capital no próprio PL;

    ↳ Distribuído para pagamento de dividendos.

    Em síntese, houve aumento do PL do final de 2010 em relação ao início de 2010. Mesmo com pagamento de dividendo, em que o PL é reduzido, o lucro não foi distribuído na totalidade, permanecendo ainda no PL.

    Final de 2010=PL (início de 2010) + [LL - pagamento de dividendos]

    ➤ Resolução: na comparação com o PL anterior, o PL apurado no balanço de 2010:

    A- Incorreto- O PL final de 2010 aumentou.

    B- Incorreto- O PL final de 2010 aumentou.

    C- Incorreto- O PL final de 2010 aumentou.

    D- Incorreto- Não houve aumentou em valor igual ao do lucro apurado no exercício, pois foi distribuído parte do lucro com dividendos.

    E- Correto- Conclui-se, no mínimo, que houve aumento em valor igual ao da reserva legal, pois, segundo a lei 6.404/76, no mínimo, 5% do lucro do exercício deve ser distribuído como reserva legal. Veja que a questão afirma que o lucro não foi destinado integralmente à distribuição como dividendos.

    Gabarito: Letra E.


ID
863011
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Ao final de cada exercício social, torna-se necessário fazer o encerramento das contas de resultado para apurar o resultado do exercício, de forma contábil.


O encerramento das diversas contas de receitas ou das diversas contas de despesas é feito de uma só vez, mediante a redução dos respectivos saldos a zero, por um lançamento de

Alternativas
Comentários
  • ARE

    debita despesa e credita receita. Após a apuração sendo que deveremas zerar a conta de resultado sendo receita, deveremos debitar novamente então jogando como crédito os lucros para distribuição no PL.

    Questão chata.
  • Alternativa C

    São quatro as fórmulas de lançamento contábil, a saber:

      Débitos Créditos Fórmula
    Primeira fórmula 1 1 =11
    Segunda fórmula 1 2 =12
    Terceira fórmula 2 1 =21
    Quarta fórmula 2 2 =22
     

    Para zerar a conta de receita são feitos Diversos DÉBITOS nas contas de receitas e realizado um CRÉDITO na ARE.
  • A questão informa:
    O encerramento das diversas contas de receitas ou das diversas contas de despesas é feito de uma só vez, mediante a redução dos respectivos saldos a zero, por um lançamento de 
    Não entendi o porquê do gabarito C, pois a questão fala das receitas e das despesas.
    Alguém pode me ajudar?
     
  • Os lançamentos de transferência dos saldos das Contas de Resultado para a conta de Resultado do Exercício, seriam:

    - debitar as contas de Receitas e creditar a conta Resultado do Exercício

    3ª fórmula

    D - Receita...

    D - Receita...

    C - ARE

    - creditar as contas de Despesas e debitar a conta Resultado do Exercício

    2ª fórmula

    D - ARE

    C- Despesa...

    C- Despesa...

    Depois de todos esses lançamentos receitas, custos e despesas efetuados, a conta ARE - Apuração do Resultado do Exercício também deve ser encerrada. Seu saldo (credor ou devedor) será transferido para uma conta do grupamento do Patrimônio Líquido. Se o resultado da ARE for credor, será transferido para Lucros Acumulados. Se o saldo for devedor, será transferido para Prejuízos Acumulados.

    fonte: http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=contabil06resultexerc



ID
863014
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A comercial P S/A, atuando no ramo de bebidas finas, adquiriu um equipamento de uso para a manutenção da temperatura ambiente ideal, em sua loja, nas seguintes condições:


1. Compra do equipamento

Valor do equipamento 50.000,00
IPI 5.000,00
ICMS 9.900,00

2. Outras informações

Gastos com a instalação do equipamento: 3.000,00

Considere:

• exclusivamente os valores informados pela comercial P;
• todos os aspectos técnico-conceituais da legislação societária, resoluções do CFC, Pronunciamentos Contábeis e Lei Complementar no 87/1996, no que concerne aos bens do imobilizado.

O valor total registrado no imobilizado, na conta própria de equipamentos de uso, em reais, é

Alternativas
Comentários
  • Valor do equipamento 50.000
    Icms                                   9.900 (por dentro)
    IPI                                        5.000 (por fora)

    Gastos com manutenção do equipamento 3.000 (valor adicionado ao equipamento)

    50.000 - 9.900 + 3.000 = 48.100
  • gente, mas essa resposta ta errada! a empresa é comercial, porém a maquina é adquirida pro IMOBILIZADO, e não pra revenda! Logo, o icms NÃO é recuperavel!! portanto o custo deveria ser: 50.000,00 + 5.000,00 (IPI) + 3.000,00 (instalação) = 58.000,00

    Logo. a questão NÃO tem resposta!!

    (mesmo se considerando que o ICMS pode ser recuperado na fração 1/48 quando adquirido pro imobilizado, a questão nao teria resposta, pois essa regra vale so a partir de 2020!!)

  • Para a questão tinha que saber apenas que o ICMS iria recuperar, o IPI e gastos com instalação virariam custo. Qualquer gasto que sirva para deixar o equipamento em condições de uso, quando realizada a aquisição, vira custo. Gastos posteriores não entram no custo, como por exemplo MANUTENÇÃO do equipamento, porém a questão falou em instalação do equipamento, logo vira custo.

    RESUMINDO: IPI CUSTO, INSTALAÇÃO CUSTO, ICMS RECUPERA A 1/48 conforme a LCP 87.

    CONTABILIZAÇÃO

    D - IMOBILIZADO - 48.100

    D - ICMS S/ IMOBILIZADO A RECUPERAR (CURTO PRAZO) - 2475 

    D - ICMS S/ IMOBILIZADO A RECUPERAR (LONGO PRAZO) - 7421

    C - CAIXA/BCM - 58.000

    O ICMS vai ser contabilizado à parcela de 1/48 ao mês a partir da aquisição tendo que segregar em curto e longo prazo conforme o caso. (ART 20, §5e incisos da LEI KANDIR - LCP 87). O direito a crédito a partir de 2020 é para material de uso ou consumo, energia elétrica e serviços de comunicação.

  • Trata-se dos itens que compõem o custo do ativo imobilizado segundo o CPC 27.

    Conforme o CPC 27, "Um item do ativo imobilizado que seja classificado para reconhecimento como ativo deve ser mensurado pelo seu custo".

    ➤ Elementos do custo:

    ➥ O custo de um item do ativo imobilizado compreende:

    → seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;

    → quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;

    → a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local (sítio) no qual este está localizado. Tais custos representam a obrigação em que a entidade incorre quando o item é adquirido ou como consequência de usá-lo durante determinado período para finalidades diferentes da produção de estoque durante esse período.

    ➥ Exemplos de custos diretamente atribuíveis são:

    → custos de benefícios aos empregados decorrentes diretamente da construção ou aquisição de item do ativo imobilizado;

    → custos de preparação do local;

    → custos de frete e de manuseio;

    → custos de instalação e montagem;

    → custos com testes para verificar se o ativo está funcionando corretamente, após dedução das receitas líquidas provenientes da venda de qualquer item produzido enquanto se coloca o ativo nesse local e condição (amostras produzidas quando se testa o equipamento); e

    → honorários profissionais.

     Exemplos que não são custos de um item do ativo imobilizado são:

    → custos de abertura de nova instalação;

    → custos incorridos na introdução de novo produto ou serviço (incluindo propaganda e atividades promocionais);

    → custos da transferência das atividades para novo local ou para nova categoria de clientes (incluindo custos de treinamento); e

    → custos administrativos e outros custos indiretos.

    ⍈ Resolução: Quais dos custos devem ser reconhecidos no imobilizado?

    (+) Valor do equipamento: 50.000

    (+) IPI: 5.000 Obs.: É um imposto por fora e não recuperável (não está incluso nos 50.000). Portanto, é custo.

    (-) ICMS: 9.900 Obs.: O ICMS é recuperável segundo a LC 87/96. Portanto, não é custo.

    (+) Gastos com a instalação do equipamento: 3.000

    (=) Imobilizado: 48.100

    Gabarito: Letra C.


ID
863020
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis emitiu o CPC 04 (R1), aprovado pela Deliberação CVM no 644, de 2 de dezembro de 2010, que trata do ativo Intangível.

De acordo com os termos do aludido CPC, entende-se por valor residual de um ativo Intangível o valor

Alternativas
Comentários
  • D)  estimado que uma entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.

  • CPC 04 (R1) - ATIVO INTANGÍVEL


    A) ERRADA - Valor amortizável é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual. 



    B) ERRADA - Valor contábil é o valor pelo qual um ativo é reconhecido no balanço patrimonial após a dedução da amortização acumulada e da perda por desvalorização. 



    C) ERRADA - Este item trata da classificação do Valor Justo antes da Revisão CPC 03, hoje seria:

    "Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração (ver CPC 46 – Mensuração do Valor Justo)"


    Antes era: "Valor justo de um ativo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória."



    D) CERTA - Valor residual de um ativo intangível é o valor estimado que uma entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.  



    E) ERRADA -  Valor específico para a entidade é o valor presente dos fluxos de caixa que uma entidade espera (i) obter com o uso contínuo de um ativo e com a alienação ao final da sua vida útil ou (ii) incorrer para a liquidação de um passivo. 

  • Trata-se da aplicação de conceito segundo o CPC 04 (R1).

    Resolução: Entende-se por valor residual de um ativo Intangível o valor:

    A- Incorreto- Trata-se da definição de valor amortizável.

    B- Incorreto- Trata-se da definição de valor contábil.

    C- Incorreto com ressalva- Trata-se da definição de valor justo. Porém, houve mudanças no novo conceito: "Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração (ver CPC 46 – Mensuração do Valor Justo)". (CPC 27 e 46)

    D- Correto- Trata-se da definição valor residual.

    E- Incorreto- Trata-se da definição de Valor específico para a entidade.

    Gabarito: Letra D.


ID
863023
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma companhia aberta que opera na área de petróleo lavrou um contrato de licença de extração de petróleo em que se comprometeu a remover o equipamento perfuratriz ao final da extração e a restaurar o solo oceânico. Uma estimativa confiável dos custos eventuais indica a seguinte distribuição: 55% instalação da perfuratriz, 25% restauração do solo oceânico e 20% extração do petróleo.


No encerramento do exercício social de 31 de dezembro de 2010, o equipamento perfuratriz estava completamente construído e instalado, pronto para operar, mas nenhum petróleo havia sido extraído ainda.


Considerando o disposto no CPC 25 e respectivos anexos, aprovado pela Deliberação CVM n 594/2009, de 15 de setembro de 2009, e as informações recebidas, a companhia, no Balanço de 31 de dezembro de 2010, deve reconhecer a provisão competente, aplicando sobre o valor dos custos eventuais o percentual de

Alternativas
Comentários
  • Questão baseada no CPC 25: 


    Uma entidade opera em uma atividade de extração de petróleo na qual seu contrato de licença prevê a remoção da perfuratriz petrolífera ao final da produção e a restauração do solo oceânico. 80% dos custos eventuais são relativos à remoção da perfuratriz petrolífera e a restauração dos danos causados pela sua construção, e 20% advêm da extração do petróleo. Na data do balanço, a perfuratriz foi construída, mas o petróleo não está sendo extraído.


    Obrigação presente como resultado de evento passado que gera obrigação – A construção da perfuratriz petrolífera cria uma obrigação legal nos termos da licença para remoção da perfuratriz e restauração do solo oceânico e, portanto, esse é o evento que gera a obrigação. Na data do balanço, entretanto, não há obrigação de corrigir o dano que será causado pela extração do petróleo.


    Saída de recursos envolvendo benefícios futuros na liquidação – Provável.


    Conclusão:

    Uma provisão é reconhecida pela melhor estimativa de 80% dos custos eventuais que se relacionam com a perfuratriz petrolífera e a restauração dos danos causados pela sua construção (ver item 14).

     Esses custos são incluídos como parte dos custos da perfuratriz petrolífera.

    Os 20% de custos que são originados a partir da extração do petróleo são reconhecidos como passivo quando o petróleo é extraído.



    Gab: B


  • Ao meu ver a questão não faz sentido, pois diz que 55% foi referentes a custos de instalação, na data do balanço a perfuratriz já estava instalada e por tanto os 55% dos custos já haviam ocorrido, deste modo não há pq provisionar os 55%, a não ser que estes fosse indicados como custos de remoção.


ID
863026
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa T tem, em sua carteira de Duplicatas a Receber, duplicatas emitidas contra sacados (clientes) de grande porte, com vencimento para 120 dias.

Passando por necessidades de caixa, a empresa entrou em contato com o Banco em que mantém conta e contratou a operação de desconto de tais duplicatas nas seguintes condições:

Valor total das Duplicatas a Receber 100.000,00
Juros compostos de 4% ao mês 16.980,00
Comissões e taxas bancárias 220,00

Admitindo exclusivamente as informações e valores recebidos, o registro contábil feito pela empresa T no dia da operação citada é

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do reconhecimento contábil de duplicatas descontadas.

    A conta duplicatas descontadas é uma conta do passivo e representa a antecipação de valores a receber com pagamentos de juros as instituições bancárias.

    ➤ Dados:

    - Valor total das Duplicatas a Receber: 100.000

    - Juros compostos de 4% ao mês: 16.980 Obs.: Não é despesa financeira imediata, mas somente ao longo do tempo.

    - Comissões e taxas bancárias (custo de transação): 220 Obs.: É uma despesa financeira imediata.

    ➤ Resolução: o registro contábil feito no dia da operação citada é:

    D: Banco conta Movimento (ativo circulante) 82.800

    D: (-) Juros Passivos a Vencer (passivo circulante) 16.980

    D: Despesas Bancárias (DRE) 220

    C: Duplicatas Descontadas (passivo circulante) 100.000

    Por fim, podemos eliminar as letras A, B, C e D.

    Gabarito: Letra E.


ID
863029
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Por ocasião do encerramento do exercício social/2010, para realizar os registros contábeis da distribuição do resultado do exercício, o contador da sociedade anônima de grande porte, de capital fechado, fez as seguintes anotações em seus papéis de trabalho:


(1) exercício social de 2009
• Prejuízos Acumulados, no Balanço Patrimonial = R$ 200,00


(2) exercício social de 2010

• Lucro Líquido do Exercício = R$ 1.000,00
• Dividendos: omissos no estatuto
• Administração: elaborou o orçamento de capital para reter os lucros não destinados, na forma da lei societária, previamente aprovado pela assembleia geral.


Considerando as anotações do contador, a boa técnica contábil e as determinações da lei das sociedades por ações referentes à distribuição do resultado do exercício, o valor do dividendo mínimo obrigatório, em reais, é

Alternativas
Comentários
  • Quando o estatuto for omisso com relação aos dividendos, estes deverão ser calculados na base de metade do lucro liquido ajustado.

    A fórmula será:

    LLA=LL-RL+ ou- RC (reserva de contingência)

    1000- 200 dos prejuízos= 800*5%=40

    800-40=760/2

    Ajustando o valor deveremos dividir por 2 que será 380.

    Bons estudos!
  • Lucro Líquido do Exercício                        R$ 1.000,00

    (-) Prejuízo do Exercício Anterior               (R$ 200,00)

    = Lucro Ajustado                                          R$ 800,00

    (-) Reserva Legal – 5% do lucro ajustado    (R$ 40,00)

                                                                          R$ 760,00

    Dividendos Mínimos Obrigatórios quando o estatuto é omisso - 50% de R$ 760,00 = R$ 380,00.

    Abraços a todos!!!

  • Trata-se do levantamento de dividendos obrigatórios quando o estatuto for omisso.

    ➤ Dados:

    (1) Exercício social de 2009:

    (-) Prejuízos Acumulados R$ 200

    (2) Exercício social de 2010:

    - Lucro Líquido do Exercício R$ 1.000

    - Dividendos: omissos no estatuto

    - Administração: elaborou o orçamento de capital para reter os lucros não destinados.

    ➤ Resolução:

    Levantamento da Reserva Legal conforme a Lei 6.404/76:

    Segundo art. 189, "Do resultado do exercício serão deduzidos, antes de qualquer participação, os prejuízos acumulados e a provisão para o Imposto sobre a Renda".

    Portanto, é obrigatório o próximo passo:

    - Reserva legal: 5% do Lucro Líquido

    - Cálculo da Reserva Legal:

    (=) Lucro líquido do exercício R$ 1.000

    (-) Prejuízos Acumulados R$ 200

    (=) Base de cálculo p/ Reserva Legal R$ 800

    (-) Percentual: 5%

    (=) Reserva Legal: R$ 40

    Levantamento da distribuição dos dividendos conforme a Lei 6.404/76:

    Em regra, o estatuto é livre para fixar o percentual que pagará a título de dividendos obrigatórios. Exceção:

    Estatuto omisso (base de cálculo): 50% do lucro líquido ajustado, que é encontrado, conforme se segue:

    (=) Lucro líquido descontado de prejuízo R$ 800

    (-) Reserva legal R$ 40

    (-) Reserva para contingências R$ 0,00

    (+) Reversão de reserva para contingências R$ 0,00

    (-) Reserva de incentivos fiscais (facultativo) R$ 0,00

    (-) Reserva emissão de debêntures (facultativo) R$ 0,00

    (=) Lucro líquido ajustado R$ 760

    (x) Percentual: 50%

    (=) Dividendos obrigatórios R$ 380

    Gabarito: Letra C.


ID
863032
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em dezembro de 2011, a Nora S/A, de grande porte, atuando no ramo comercial, realizou as transações a seguir:


• venda de Imobilizado a prazo para uma coligada por R$ 30.000,00, vencimento 5 de março de 2012

• venda de mercadorias a prazo para empregados por R$ 50.000,00, vencimento 5 de março de 2012

• empréstimo de 20.000,00 a empresa detentora de debêntures emitidas pela Nora, vencimento 5 de março de 2012


Considerando exclusivamente as transações realizadas, a boa técnica contábil e as determinações da Lei no 6.404/1976, com a redação devidamente atualizada, a classificação dos direitos decorrentes dessas mesmas transações, no Balanço de 31 de dezembro de 2011, em reais, é

Alternativas
Comentários
  • NBC TG 26, item 66,classifica-se como circulante qdo satisfizer:

    a) espera-se que sejarealizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no decurso normal dociclo operacional da entidade;

    b) está mantidoessencialmente com o propósito de ser negociado; 

    c) espera-se que sejarealizado até doze meses após a data do balanço; ou é caixa ou equivalente decaixa (conforme definido na NBC TG 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa), amenos que sua troca ou uso para liquidação de passivo se encontre vedada durantepelo menos doze meses após a data do balanço. 

    Todos os demais ativos devem ser classificados como nãocirculante. 

    Considerando apenas a classificação:

    1) duplicatas a receber ARLP (ativo nãocirculante) R$ 30.000

    2) Clientes (ativo circulante) R$ 50.000

    3) empréstimos ARLP (ativo não circulante)R$ 20.000

    letra D

  • Conforme o art. 179 da lei 6.404/76, os incisos:

    I- no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso doexercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas doexercício seguinte;

    II - no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas(artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;

    Na questão temos:

    1) Venda de imobilizado para a coligada por R$ 30.000 (Não circulante);

    2) Venda de mercadorias a prazo por R$ 50.000, vencimento em 05/03/12 (circulante);

    3) Empréstimo de R$ 20.000 a empresa detentora de debêntures emitidas pela Nora (Não circulante);

    Obs: Uma forma de remuneração da debênture é participação dos lucros da empresa que as emitiu.

    Resposta D

  • Trata-se da classificação do Ativo segundo a Lei 6.404/76.

    ➤ Resumo:

    Portanto, no Ativo Circulante (AC), serão classificados:

    ↳ As disponibilidades;

    ↳ Os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente;

    ↳ As aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte

    Para que um direito seja classificado no Ativo Realizável a Longo Prazo (ARLP) no AÑC, independentemente do prazo, deve atender três requisitos cumulativamente seguintes:

    ↳ Os direitos devem ser decorrentes de vendas, adiantamentos ou empréstimos;

    ↳ Os direitos devem estar relacionados com controladas, coligadas, diretores, acionistas ou participantes no lucro;

    ↳ A operação deve ser não usual.

    ➤ Resolução:

    Transações em dezembro de 2011:

    ⟶ Venda de Imobilizado a prazo para uma coligada por R$ 30.000, vencimento 5 de março de 2012.

    Interpretação: É uma operação com coligada. Portanto, deve ser classificada no ARLP no AÑC mesmo com provisão de recebimento de 2012. Veja que se refere a um negócio não usual (empresa comercial vendendo imobilizado).

    ⟶ Venda de mercadorias a prazo para empregados por R$ 50.000, vencimento 5 de março de 2012.

    Interpretação: São direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e que não atende aos três requisitos de ARLP. Portanto, deve ser classificado com AC.

    ⟶ Empréstimo de 20.000 a empresa detentora de debêntures emitidas pela Nora, vencimento 5 de março de 2012.

    Interpretação: É uma operação com acionistas ou participantes no lucro. Portanto, deve ser classificada no ARLP no AÑC mesmo com provisão de recebimento de 2012. Veja que se refere a um negócio não usual (empresa comercial realizando empréstimo).

    Por fim, temos no Balanço de 2011:

    - Venda de mercadorias a prazo para empregados por R$ 50.000

    (=) Ativo circulante R$ 50.000

    - Venda de Imobilizado a prazo para uma coligada por R$ 30.000

    - Empréstimo de 20.000

    (=) Ativo não circulante realizável a longo prazo R$ 50.000

    Gabarito: Letra D.


ID
863035
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As Notas Explicativas não são uma demonstração contábil, mas são consideradas como parte integrante delas e têm que ser publicadas em conjunto com as mesmas.

Nesse contexto, a Lei no 6.404/1976, conhecida como a Lei das Sociedades Anônimas, estabelece que, ao final de cada exercício social, a companhia deve elaborar as demonstrações contábeis com fundamento na sua escrituração mercantil estabelecendo, ainda, que elas deverão ser complementadas por Notas Explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis.


As determinações legais sobre as Notas Explicativas visam ao esclarecimento da situação

Alternativas
Comentários
  • Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras está prevista no § 4º do artigo 176:

    " § 4º As demonstraçõesserão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos oudemonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial edos resultados do exercício"

  • Disposições gerais sobre demonstrações financeiras segundo a Lei 6.404/76.

    Conforme o art. 176, § 4º, da LSA, "As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício".

    Resolução: As determinações legais sobre as Notas Explicativas visam ao esclarecimento da situação econômica e financeira. Por exclusão, podemos eliminar as letras B, C, D e E.

    Gabarito: Letra A.


ID
863038
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A indústria S adota o orçamento contínuo nas suas estimativas orçamentárias. No mês de dezembro de 2011, constatou que, na venda de 80% da produção, alcançou o volume de 10.000 unidades vendidas.


Perante as expectativas econômicas e mercadológicas de sua linha de produtos, a indústria estima um aumento de vendas de 20% sobre o volume anterior para os meses de janeiro e fevereiro de 2012 e um estoque final mínimo de 10% das vendas projetadas para os aludidos meses.


Considerando exclusivamente as informações recebidas, a produção prevista para fevereiro/2012, em quantidade de unidades, é

Alternativas
Comentários
  • Alquem pode resolver esta?

  • Questão bacana , tinha marcado no chute hehehe. Mas segue um raciocínio para a resposta certa :

    Vendas Dez 10 000

    Vendas Jan 12 000 ( 10 000 x 1,20) , sendo o estoque mínimo de 1 200 que representa os 10 % das 12 000 vendidas ;

    Vendas Fev 14 400 ( 12 000 x 1,20 ) , sendo o estoque mínimo de 1440 que representa os 10 % das 14 400 vendidas. ;

    Resposta : Para cumprir a demanda em Fev preciso ter as seguintes unidades = 14 400 + 240= 14.640.
    Obs: Os 240 veio da diferença entre o que eu tinha em estoque 1200 e os 1400 de estoque final que o enunciado cita.
  • Primeiro mês (dezembro) ele vende 10000
    Segundo mês (janeiro) ele vende 12000
    Terceiro mês (fevereiro) ele vende 14400

    Como no primeiro mês a venda é 80% da produção, ele produziu 10000/0,8 = 12500, restando portanto 12500-10000 = 2500 para o segundo mês.

    No segundo mês deverá sobrar 0,1x12000 = 1200 unidades. Logo o restante do primeiro mês com a produção deverá ser 12000+1200 = 13200, assim ele produzirá no segundo mês 13200-2500 = 10700.

    No terceiro mês deverá sobrar 0,1x14400 = 1440 unidades. Logo o restante do segundo mês com a produção deverá ser 14400+1440 = 15840, assim ele produzirá no terceiro mês 15840-1200 = 14640.


ID
863041
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A competência tributária está vinculada ao poder de instituir um tributo e sobre ele legislar, dentro das regras gerais estabelecidas em lei complementar de vigência nacional. É o poder de legislar da União, Distrito Federal, Estados e Municípios, com relação aos tributos estabelecidos para cada um deles como forma de gerar sua respectiva receita.


Nesse contexto do poder dos entes para legislar sobre os tributos geradores de suas receitas, entende-se que a competência residual é exclusiva

Alternativas
Comentários
  • ALT. A

    É pacífico o entendimento segundo o qual a competência tributária encontra-se exaustivamente delineada na Constituição Federal. Nessa esteira de raciocínio, com fulcro nos arts. 153, 155 e 156 da Carta Política de 1988, que atribui competência tributária à União, aos Estados e ao Distrito Federal, e, por fim, aos Municípios, respectivamente, eventual “sobra, se existir algum fato econômico passível de tributação, será da competência da União”(1) (art. 154, CF). 

    A União, no exercício de sua competência residual, não poderá instituir impostos que figuram entre aqueles constantes no art. 153 da Constituição Federal, exigindo-se, ademais, expressa previsão em lei complementar(2) para sua instituição e cobrança, devendo ser ainda não-cumulativo e não ter base de cálculo e fato gerador próprio dos impostos já discriminados na Constituição. 

    Do acima articulado infere-se que a União, no exercício da competência residual, “não poderá valer-se de materialidades que tenham sido indicadas e autorizadas pelo texto constitucional para impostos de competência das demais pessoas políticas de direito público interno, sob pena de violação ao princípio federativo”(3). 

    De qualquer sorte, as limitações impostas ao exercício da competência residual pela União configuram-se “requisitos de técnica jurídica, e não interferem no tamanho da competência residual, mas sim no modo de utilizá-la”(4). 
    Por derradeiro, oportuno registrar que não somente quanto aos impostos a União poderá exercer a sua competência residual, mas, também, quanto a “contribuições sociais não incidentes sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro (art. 195, § 4º, CF)”(5). 

    FONTE:
    http://blogdireitotributario.blogspot.com.br/2011/10/aula-competencia-tributaria-residual.html


    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • Competência residual é dada a União para instituir outros impostos além dos expressamente previstos na Constituição. Arts. 148, 149 e 154 CF/88.


ID
863044
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Sempre que se manifestar a necessidade do contratante, pessoa jurídica, proceder à retenção do Imposto de Renda na Fonte (IRRF), quando da prestação de serviços por outra pessoa jurídica, o fato gerador da retenção se manifesta no

Alternativas
Comentários
  • FATO GERADOR

    Art.114. Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei comonecessária e suficiente à sua ocorrência.

    Art. 115.Fato gerador da obrigação acessória é qualquer situação que, na forma dalegislação aplicável, impõe a prática ou a abstenção de ato que não configureobrigação principal.

    Art. 116. Salvo disposição de lei em contrário, considera-se ocorrido ofato gerador e existentes os seus efeitos:

      I -tratando-se de situação de fato, desde o momento em que se verifiquem ascircunstâncias materiais necessárias a que produza os efeitos que normalmente lhe sãopróprios;

      II -tratando-se de situação jurídica, desde o momento em que esteja definitivamenteconstituída, nos termos de direito aplicável.

       Art.117. Para os efeitos do inciso II do artigo anterior e salvo disposição de lei emcontrário, os atos ou negócios jurídicos condicionais reputam-se perfeitos e acabados:

      I - sendosuspensiva a condição, desde o momento de seu implemento;

      II -sendo resolutória a condição, desde o momento da prática do ato ou da celebração donegócio.


ID
863047
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Nos termos da legislação do imposto de renda (RIR/1999), a multa ou qualquer outra vantagem paga ou creditada por pessoa jurídica para beneficiária pessoa física ou jurídica, mesmo isenta, excluindo as indenizações trabalhistas pagas ou creditadas, estão sujeitas à retenção do imposto de renda na fonte (IRRF), apurado pela alíquota de

Alternativas
Comentários
  • RIR/99

    Art. 681. Estão sujeitas ao imposto na fonte, à alíquota de quinze por cento, as multas ou quaisquer outras vantagens pagas ou creditadas por pessoa jurídica, ainda que a título de indenização, a beneficiária pessoa física ou jurídica, inclusive isenta, em virtude de rescisão de contrato​. 


ID
863050
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Os contribuintes sujeitos à Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) são as pessoas jurídicas domiciliadas no Brasil, bem como aquelas que a elas são equiparadas pela legislação fiscal do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (RIR/1999).


O fato gerador da CSLL, nos termos da Constituição Federal/1988, é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Constituição Federal de 1988

    Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

    I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:

    a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;

    b) a receita ou o faturamento;

    c) o lucro;


  • Por sua própria definição: Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), portanto, alternativa "a" = "Lucro"


ID
863053
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Imposto de Renda de uma pessoa jurídica, com mais de dez anos de atividades ininterruptas, tributada pelo lucro real, optante pelo lucro real trimestral, será determinado pela aplicação da alíquota de 15% sobre o lucro

Alternativas
Comentários
  • A alíquota do imposto de renda que incidirá sobre a base de cálculo é de 15% (RIR/99, art. 541).

    O adicional do imposto de renda devido pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido será calculado mediante a aplicação do percentual de 10% sobre a parcela do lucro presumido que exceder ao valor de R$ 60.000,00 em cada trimestre. O valor do adicional deverá ser recolhido integralmente, não sendo admitidas quaisquer deduções. Na hipótese de período de apuração trimestral inferior a três meses (início de atividade, por exemplo), deverá ser considerado para fins do adicional o valor de R$ 20.000,00 multiplicado pelo número de meses do período (as empresas tributadas pelo lucro presumido passaram a pagar o adicional do IR a partir de 1º.01.96 - Lei nº 9.249/95, art. 3º, § 1º).

  • Gabarito D

     

    Como cálcular o IR sobre o lucro real

     

    Trimestral, (LR>60.000) = 0,15*60.000 + 0,1*( LR - 60.000)

     

    Trimestral, (LR<60.000) = 0,15*LR

     

     

     

    Caso fosse calcular o Imposto mensal, é bem raro as bancas cobrarem assim, mas pode aparecer.

     

    Mensal, (LR>20.000) = 0,15*20.000 + 0,1*( LR - 20.000)

     

    Mensal, (LR<20.000) = 0,15*LR

  • Trata-se do cálculo do IRPJ trimestral conforme o lucro real.

    (=) Lucro contábil

    (+) Adições fiscais

    (-) Exclusões fiscais

    (-) Compensação de prejuízos fiscais

    (=) Base de cálculo p/ IRPJ

    (-) Alíquota do IRPJ: 15%

    (-) Adicional do IRPJ: 10% do valor que ultrapassar a cota de R$ 20.000. Como é trimestral, o montante é de R$ 60.000.

    Resolução: O IRPJ de empresa optante pelo lucro real trimestral será determinado pela aplicação da alíquota de 15% sobre o lucro:

    A- Incorreto- a alíquota de 15% é sobre o líquido contábil ajustado por adições e subtrações, deduzido da compensação de prejuízos fiscais, perfazendo assim o lucro real, mais 10% sobre o imposto excedente a R$ 60.000, uma vez que se refere ao trimestre. A apuração é no LALUR.

    B- Incorreto- líquido contábil ajustado por adições e subtrações, deduzido da compensação de prejuízos fiscais, mais 10% sobre o imposto excedente a R$ 60.000 (e não R$ 20.000).

    C- Incorreto- vide letra A.

    D- Correto- real, apurado no LALUR, mais 10% aplicados sobre o lucro que exceder a R$ 60.000. Está em conformidade com a explanação da letra A.

    E- Incorreto- real, apurado no LALUR, mais 10% sobre o lucro excedente a R$ 60.000 ( e não R$ 240.000).

    Gabarito: Letra D.


ID
863056
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A receita financeira auferida pelas empresas, de acordo com as determinações da legislação tributária, integra a base de cálculo da COFINS, para todos os efeitos.


A receita financeira auferida nas operações de mercado futuro, que integra a base de cálculo da COFINS, e é considerada como receita bruta, é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Instrução Normativa SRF nº 247, de 21 de novembro de 2002:

    Base de Cálculo

    Art.10. As pessoas jurídicas de direito privado e as que lhes são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, observado o disposto no art. 9 º , têm como base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins o valor do faturamento, que corresponde à receita bruta, assim entendida a totalidade das receitas auferidas, independentemente da atividade por elas exercidas e da classificação contábil adotada para a escrituração das receitas.

    § 1 º Nas operações realizadas em mercados futuros, considera-se receita bruta o resultado positivo dos ajustes diários ocorridos no mês



ID
863059
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A contribuição para o PIS/Pasep é devida pelas


• pessoas jurídicas de direito privado e as que lhes são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, inclusive as empresas públicas e as sociedades de economia mista e as suas subsidiárias

• entidades sem fins lucrativos discriminadas no art. 13 da Medida Provisória no 2.037

• pessoas jurídicas de direito público interno


Para as pessoas jurídicas e entidades acima mencionadas, tributadas pelo lucro presumido, a alíquota do PIS/Pasep incidente sobre o faturamento mensal é

Alternativas
Comentários
  • Instrução Normativa SRF nº 247, de 21 de novembro de 2002:

     
    Art. 52. As alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins aplicáveis sobre o faturamento são de 0,65% (sessenta e cinco centésimos por cento) e de 3% (três por cento), respectivamente, e as diferenciadas previstas nos arts. 53 a 60.
    Art. 60. A alíquota do PIS/Pasep não-cumulativo incidente sobre a receita auferida pelas pessoas jurídicas de direito privado e as que lhes são equiparadas pela legislação do imposto de renda, tributadas com base no lucro REAL, será de 1,65% (um inteiro e sessenta e cinco centésimos por cento), a partir de 1 º de dezembro de 2002.


ID
863062
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), cuja instituição foi autorizada pela Constituição Federal de 1988, pode manifestar-se sob dois aspectos distintos: CIDE – Remessa para o Exterior e CIDE – Combustível.

Sofrem a incidência da CIDE – Remessa para o Exterior – os Contratos de Transferência de Tecnologia, definidos na Lei no 10.168/2000, regulamentada pelo Decreto no 3.949/2001, podendo ser enquadrada nessa categoria a

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º da Lei nº 10.168, de 29 de dezembro de 2000:

    Para fins de atendimento ao Programa de que trata o artigo anterior, fica instituída contribuição de intervenção no domínio econômico, devida pela pessoa jurídica detentora de licença de uso ou adquirente de conhecimentos tecnológicos, bem como aquela signatária de contratos que impliquem transferência de tecnologia, firmados com residentes ou domiciliados no exterior.

    Art. 8º do Decreto nº 3.949, de 3 de Outubro de 2001:

    A contribuição de que trata o art. 2 o da Lei n o 10.168, de 2000, incidirá sobre as importâncias pagas, creditadas, entregues, empregadas ou remetidas, a cada mês, a residentes ou domiciliados no exterior, a título de royalties ou remuneração previstos nos respectivos contratos relativos a:

    I - fornecimento de tecnologia;

    II - prestação de assistência técnica:

      a)serviços de assistência técnica;
      b)serviços técnicos especializados;

    III - cessão e licença de uso demarcas;

    IV - cessão e licença de exploração de patentes.

    Parágrafo único. Os contratos a que se refere este artigo deverão estar averbados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e registrados no Banco Central do Brasil


  • Gabarito C

    CIDE REmessas incide sobre remuneraçao previstos em contratos relativos a :

    bizu

    FORTE PRESA CELI USA MARCA e EXPLORA PATENTE

    FORnecimento de TEcnologia

    PREStação de Assistência técnica

    CEssão de LIcença de USo de MARCAS

    CEssão de LIcença de EXPLORAção de PATENTEs - gabarito c

    portanto se deduz que nao pode ser o gabarito a questao A, porque não é a qualquer título.


ID
863065
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma sociedade anônima que iniciou suas atividades em março de 2010, sujeita à tributação pelo lucro real e optante pela tributação em bases trimestrais, informou um lucro, no primeiro trimestre/2010, apurado na parte “A” do LALUR, de R$ 300.000,00.


Considerando exclusivamente as informações recebidas e as determinações da legislação tributária vigente, o imposto de renda devido por essa sociedade, em reais, é

Alternativas
Comentários
  • Na parte A do LALUR, ocorre a transcrição da apuração do lucro fiscal, que é feita a partir da escrituração contábil. Como a questão não nos fornece informações a respeito de despesas a serem adicionadas ou receitas a serem excluídas, devemos considerar R$ 300.000,00, como o lucro fiscal. Portanto aplicando a alíquota de 15% sobre este valor obteríamos R$ 45.000,00 de IRPJ. Além disso devemos calcular o adicional de 10% sobre o que exceder R$ 20.000,00/mês, como neste caso a empresa começou a operar em março a receita deste trimestre corresponde a receita do respectivo mês, assim o cálculo do adicional seria ((R$ 300.000,00 - R$ 20.000,00)*10% = R$ 28.000,00). Por fim o imposto de renda devido comporia o total de R$ 73.000,00 (R$ 45.000,00 + 28.000,00). 
  • De acordo com os arts. 2º e 4º da Lei 9.430/96, a pessoa jurídica, inclusive instituições financeiras, sociedades seguradoras e assemelhadas, sujeitar-se-ão ao adicional de imposto de renda, conforme especificado sendo calculado à alíquota de 10% sobre a parcela excedente a:

    a) R$ 20.000,00, do lucro estimado mensal;

     

    Do imposto calculado mediante a aplicação da alíquota de 15% sobre o lucro real, este apurado a partir do lucro líquido segundo as normas das leis comerciais e ajustado por adições, exclusões e compensações admitidas pela legislação tributária, poderão ser deduzidos:

    a) os incentivos fiscais como PAT, Projetos Culturais e Artísticos, doações aos Fundos da Criança e do Adolescente e Atividades Audiovisuais, e Funcines, observados os limites e prazos fixados na legislação vigente;

    b) os incentivos fiscais de redução e isenção do imposto, calculados com base no lucro da exploração;

    c) o imposto de renda pago ou retido na fonte, incidente sobre receitas computadas na determinação do lucro real;

    d) do imposto de renda calculado em base estimativa, pago mensalmente (no caso de lucro real anual);

    e) do imposto de renda da pessoa jurídica pago indevidamente em períodos anteriores, ainda que compensado no decurso do ano-calendário com o imposto de renda devido, apurado com base na estimativa de lucro.

  • Se for analisar a fundo, verificamos que ele pede o valor de tributação do trimestre. Assim, encontra-se 15% no valor de 300.000 que equivale a 45.000

    Após isso, somamos a 24.000, pois é o valor correspondente a 10% do valor excedido no trimestre (300.000 - 60.000 = 240.000 *10% = 24000)

    Após a soma, chegamos ao resultado de 69.000 e não 73.000 como é indicado no exercício.

  • Trata-se do cálculo do IRPJ trimestral conforme o lucro real.

    A alíquota do IRPJ de 15% é sobre o líquido contábil ajustado por adições e subtrações, deduzido da compensação de prejuízos fiscais, perfazendo assim o lucro real, mais 10% sobre o imposto excedente a R$ 60.000, uma vez que se refere ao trimestre. A apuração é no LALUR.

    (=) Lucro contábil

    (+) Adições fiscais

    (-) Exclusões fiscais

    (-) Compensação de prejuízos fiscais

    (=) Base de cálculo p/ IRPJ

    (-) Alíquota do IRPJ: 15%

    (-) Adicional do IRPJ: 10% do valor que ultrapassar a cota de R$ 20.000. Como é trimestral, o montante é de R$ 60.000.

    ➤ Dados:

    - a empresa sujeita à tributação pelo lucro real trimestral informou um lucro, no primeiro trimestre/2010, apurado na parte “A” do LALUR, de R$ 300.000.

    Obs.: A empresa só começou a operar em março. Então, a cota dos para o adicional de 10% de IR deve ser no montante superior a R$ 20.000.

    Resolução:

    ⟶ Cálculo de 15% do IRPJ:

    (=) Base de cálculo p/ IRPJ: R$ 300.000

    (-) Alíquota do IRPJ: 15%

    (=) IRPJ a Pagar (15%): R$ 45.000

    ⟶ Cálculo do adicional de 10% do IRPJ:

    (=) Base de cálculo p/ IRPJ: R$ 300.000

    (-) Cota trimestral: R$ 20.000

    (=) Base de cálculo: R$ 280.000

    (-) Alíquota do IRPJ: 10%

    (=) IRPJ a Pagar (10%): R$ 28.000

    ⟶ Cálculo total do IRPJ a Pagar:

    - IRPJ a Pagar (15%): R$ 45.000

    - IRPJ a Pagar (10%): R$ 28.000

    (=) IRPJ a Pagar Total: R$ 73.000

    Gabarito: Letra B.


ID
863071
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

O ICMS é um imposto de competência dos estados que, em decorrência das determinações da Constituição Federal de 1988, têm a obrigação de repassar aos seus municípios uma parcela do total arrecadado por cada um deles.

A Constituição Federal determina a repartição da receita de ICMS do estado arrecadador, para os seus respectivos municípios, em termos percentuais, de

Alternativas
Comentários
  • ALT. E

    Art. 158 CF. Pertencem aos Municípios:

    IV - vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA

  •  Art. 158. Pertencem aos Municípios:

    IV - vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

    Parágrafo único. As parcelas de receita pertencentes aos Municípios, mencionadas no inciso IV, serão creditadas conforme os seguintes critérios:

    I - 65% (sessenta e cinco por cento), no mínimo, na proporção do valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços, realizadas em seus territórios;     

    II - até 35% (trinta e cinco por cento), de acordo com o que dispuser lei estadual, observada, obrigatoriamente, a distribuição de, no mínimo, 10 (dez) pontos percentuais com base em indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento da equidade, considerado o nível socioeconômico dos educandos.        


ID
863074
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Admita, para todos os efeitos, que uma indústria, classificada no grau de risco grave, tem uma folha de salários de seus empregados de R$ 50.000,00.


Desconsiderando a incidência do FGTS, o total de encargos sociais suportado por essa indústria, em reais, é

Alternativas
Comentários
  • → 20% INSS patronal

    → 3%  (grau risco grave) em razão do grau de incidência de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho

    → 5,8% contribuições a terceiros (2,5% salário educação + 0,2% INCRA + 1% SENAI + 1,5% SESI + 0,6% SEBRAE)

    cálculo: 50.000 X 28,8% = 14.400

    fonte:  http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/formascontrib.htm



ID
863077
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em 2002, com os escândalos contábeis nos Estados Unidos da América (EUA), da ENRON (5a maior empresa) e WorldCom (2a maior empresa de telefonia), foi editada naquele país a Lei SARBANES-OXLEY (SOX), com o principal objetivo de restabelecer a credibilidade e a confiança no mercado, lei essa que se expandiu por praticamente todo o mundo.
No Brasil, até antes da SOX, já existia, desde novembro de1995, um organismo privado, com o objetivo de colaborar com a qualidade da alta gestão das organizações brasileiras e que, em 1999, passou a ser denominado Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Mantendo pesquisadores e especialistas atentos às mudanças da gestão empresarial, editou o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, balizador das práticas disseminadas por ele.

Segundo o IBGC, as boas práticas da governança corporativa no Brasil avançaram com o processo de privatização e desregulamentação da economia brasileira, acelerando o processo quando os investidores institucionais passaram a

Alternativas
Comentários
  • O poder político, representado pelo direito de voto, deve estar sempre em equilíbrio com o direito econômico. O direito de voto deve ser assegurado a todos os sócios. Assim, cada ação ou quota deve assegurar o direito a um voto. Este princípio deve valer para todos os tipos de organização. A vinculação proporcional entre direito de voto e participação no capital favorece o alinhamento de interesses entre todos os sócios. Exceções à regra “uma ação = um voto” devem ser evitadas. Caso ocorram, é fundamental que haja uma justificativa forte o suficiente para compensar o desalinhamento de interesses gerado. Deve ser dada transparência sobre as razões dessa escolha, para que os sócios avaliem suas vantagens e desvantagens. Embora não esteja expresso, depreende-se que, para manter a governança, é preciso que o acionista esteja atento ao dia a dia da organização, e usufrua de seu direito de voto. Mesmo sem saber disso, fica muito claro que nenhuma das ideias expostas nas outras alternativas favorece as boas práticas de governança corporativa.

    Resp.: B

    Fonte: Professor Marcelo Seco

    Bons estudos !


ID
863080
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A contabilidade é hoje em dia plenamente reconhecida por capacidade provedora de informações. A Lei SARBANES- -OXLEY objetiva, a par do restabelecimento da credibilidade e da confiança no mercado, também, garantir que informações contábeis oferecidas aos usuários da contabilidade sejam, de igual modo, plenamente confiáveis. Quanto mais transparentes e detalhadas as informações forem apresentadas, tanto melhor elas poderão ser interpretadas e compreendidas pelos usuários, conhecidos mundialmente por stakeholders.

Dentre os stakeholders (usuários), aqueles que têm maior interesse em exibir os resultados, consolidar sua posição na organização e garantir sua participação nesses resultados são os

Alternativas
Comentários
  • Fiquei com dúvida na parte "garantir sua participação nesses resultados", por isso fui na alternativa "a", mas depois me dei conta que acionista é um shareholder e não um stakeholder.

  • Segundo estudos publicados por Jensen e Meckling(1976), focaram na Teoria do Agente-Principal:

    De acordo com a teoria desenvolvida, os executivos e conselheiros contratados pelos acionistas tenderiam a agir deforma a maximizar seus próprios benefícios (maiores salários, maior estabilidade no emprego, mais poder, etc.), agindo em interesse próprio e não segundo os interesses da empresa, de todos os acionistas e demais partes interessadas (stakeholders). Para minimizar o problema, os autores sugeriram que as empresas e seus acionistas deveriam adotar uma série de medidas para alinhar interesses dos envolvidos, objetivando, acima de tudo, o sucesso da empresa. Para tanto, foram propostas medidas que incluíam práticas de monitoramento, controle e ampla divulgação de informações. A este conjunto de práticas convencionou-se chamar de Governança Corporativa.

    letra B

    fonte: http://www.ibgc.org.br


  • b) Administradores

     

    Quem exibe resultados?

     

    Quem quer consolidar sua posição na organização?

     


ID
863083
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O SPED ( Sistema Público de Escrituração Digital) prevê que os livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal dos empresários e das sociedades empresárias serão emitidos de forma eletrônica e assinados digitalmente pelo contribuinte, por seu representante legal ou por quem a legislação pertinente indicar, seguindo as Normas da ICP- -Brasil, que é um conjunto de entidades, padrões técnicos e regulamentos, elaborados para suportar um sistema criptográfico com base em certificados digitais.


A Certificação Digital garante os três princípios básicos da comunicação segura em ambiente de rede de computador: autenticidade, privacidade e inviolabilidade (segurança).

Com relação à segurança, dentre os principais requisitos oferecidos, está a autenticação que representa a garantia de

Alternativas
Comentários
  • O certificado digital da ICP-Brasil, além de personificar o cidadão na rede mundial de computadores, garante, por força da legislação atual, validade jurídica aos atos praticados com o seu uso. A certificação digital é uma ferramenta que permite que aplicações como comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias, iniciativas de governo eletrônico, entre outras,sejam realizadas. São transações feitas de forma virtual, ou seja, sem a presença física do interessado, mas que demanda identificação clara da pessoa que a está realizando pela intranet.

    Na prática, o certificado digital ICP-Brasil funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora (AC) que, seguindo regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas. Os certificados contém os dados de seu titular conforme detalhado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora.

    Letra A

    Disponível em: http://www.iti.gov.br/certificacao-digital/certificado-digital

  • Alguém teria uma explicação detalhando quais seriam os principais requisitos oferecidos por cada princípio (Autenticidade, Privacidade e Inviolabilidade)? Não encontrei na internet algo parecido.

  • O nome vulgar dos certificados digitais são e-cpf e e-cnpj, o que já nos dá a ideia de sua função: a correta identificação e individualização, assim como o CPF ou o CNPJ tradicionais.

    Resposta: A


ID
863086
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Um dos desafios do estudo da contabilidade de custos é o entendimento da terminologia técnica adotada por ela para a adequada classificação e enquadramento dos eventos ocorridos, visando à apuração do custo de produção.

Os salários dos operários fabris num período relevante de greve devem ser classificados, na contabilidade de custos, como

Alternativas
Comentários
  • PERDA: É um gasto não intencional, decorrente de fatores externos da atividade produtiva normal da empresa. Não se confunde com a despesa, muito menos com o custo, sua característica é de anormalidade e involuntariedade; não é um sacrifício feito com a intenção de obter receita.

    Os salários dos operários em greve é um gasto anormal ao processo produtivo e não entra como custo do produto, pois ele não teve 

    participação no processo produtivo.


ID
863089
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As empresas industriais têm no controle dos estoques um de seus muitos desafios. O custo de produção é impactado diretamente com as decisões sobre o critério de avaliação dos estoques, notadamente o de matéria-prima.

A valorização do estoque pelo custo pré-calculado indica que a indústria fez a avaliação do estoque pelo critério do

Alternativas
Comentários
  • # PEPS: critério de valoração do estoque onde damos baixa, primeiro, nas mercadorias mais antigas ficando nos estoques as mercadorias mais recentes;

    # preço específico: atribui-se à mercadoria o valor pago efetivamente por ela;

    # UEPS: gerencia as operações de entrada e saída de mercadorias tomando por base a avaliação do estoque pelo valor da última compra;

    # custo de reposição: Valor pago por um bem que irá substituir um outro que saiu, por venda, consumo ou obsolescência;

    # custo padrão: é um custo pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo.

    letra E



ID
863095
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Subprodutos são os itens que surgem no processo produtivo de forma normal e que se caracterizam por apresentarem

Alternativas
Comentários
  • Subprodutos são itens que surgem do processo de produção e possuem mercado. Neste caso, o resultado do período fica menor, por ter como custos do período, com preços relativamente estáveis, não possuindo valor relevante em relação ao valores mais recentes, portanto maiores. Não aceito pela legislação brasileira. valor total das vendas.

ID
863098
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma indústria de produção contínua começou janeiro de 2011, após as férias coletivas dos empregados e com todos os estoques zerados, iniciando a produção de 25.000 unidades e concluindo, ao final do mês, 20.000 unidades da produção iniciada.


As unidades em processo estão em estágios diferentes de estimativa de produção, como segue:


Matéria-prima = toda a necessidade já foi consumida no processo.
Mão de obra direta = consumidos 80% da necessidade prevista
Custos indiretos de fabricação = consumidos 60% das necessidades.


Gastos incorridos no processo produtivo de janeiro de 2011


Matéria-prima 250.000,00
Mão de obra direta 198.000,00
Custos indiretos de fabricação 138.000,00

Considerando exclusivamente as informações recebidas, o custo da produção acabada no mês de janeiro de 2011, em reais, é

Alternativas
Comentários
  • Resolvi da seguinte maneira
    25000 unidades foram postas em processo de fabricação, sendo que 20000 delas foram acabadas e ainda faltam 5000 à ser finalizadas.
    A questão nos dá o total gasto até então com as 25000 unidades, e também nos dá o quanto já foi gasto em percentual das unidades ainda em produção.
    Para facilitar dividiremos as unidades em 5 grupos de 5000, sendo 4 deles já fabricadas totalizando as 20000 e 1 grupo de 5000 com as ainda em produção.
    Para saber o gasto com a MP é muito simples, já que foi gasto toda a matéria em todas as unidades é só dividir 250000 por 5 e multiplicar o resultado por 4 chegando à 200000.
    Como foi utilizada 80% da mão de obra nas unidades ainda em produção divideremos o valor total de 198000 por 4,8 ( 4 das unidades já fabricadas, e 0,8 das unidades ainda em fabricação) e multiplicaremos o resultado por 4 chegando à 165000.
    E seguindo o mesmo raciocínio para os CI temos 138000/4,6 e multiplicando o resultado por 4 temos 120000.
    Aí é só somar os 3 (200000+165000+120000) e chegaremos ao resultado certo  485000
  • Eu cheguei a outra conclusão, tendo como correta a alternativa "a", da seguinte forma: De início, chamo a atenção para a “coincidência” de terem sido finalizadas 80% da produção prevista (20.000 representa 80% de 25.000). A matéria prima foi totalmente utilizada e a produção prevista era de 25.000 unidades, então, temos que cada unidade consome R$ 10,00 de matéria prima (250.000/25.000). como foram produzidas 20.000 unidades, a matéria prima incorporada equivale a R$ 200.000,00. A mão de obra direta consumida foi 80% da prevista, ou seja, da prevista para 25.000 unidades; sendo assim, 80% de 198.000,00 = 158.400,00. Os custos indiretos de fabricação também serão 80% de 138.000,00, o que equivale a 138.800,00. Somando: 200,000 (MP) + 158.400 (MOD) + 110.400,00 (custos indiretos), temos = 468.800,00.
  • As unidades em processo estão em estágios diferentes de estimativa de produção, como segue:

    Matéria-prima = toda a necessidade já foi consumida no processo. $250.000*20.000(unid) = $10 * 20.000(unid) = $200.000

    Mão de obra direta = consumidos 80% da necessidade prevista. 5.000(em processo)*0,80 = 4.000(unid)+20.000(acab) = 24.000(unid). $198.000/24.000(unid) = $8,25*20.000(unid) = $165.000.

    Custos indiretos de fabricação = consumidos 60% das necessidades.5.000(em processo)*0,60 = 3.000(unid)+20.000(acab) = 23.000(unid).   $#$$$138.000/23.000(unid) = $6*20.000(unid) = $120.000

    Então fica: $200.000(MP) + $165.000(MO) + $120.000(CIF) = $485.000. RESPOSTA LETRA B
  • Isso não é matemática financeira, é contabilidade de custos. Esse site está uma porcaria. 
  • A questão quer saber o custo da produção acabada no mês de janeiro de 2011, em reais.

    Conforme o enunciado diz, estes foram os gastos incorridos no processo produtivo de Janeiro/2011.

    Matéria-prima 250.000,00
    Mão de obra direta 198.000,00
    Custos indiretos de fabricação 138.000,00

    Então basta saber quantas unidades representaram cada um desses gastos, achar o valor unitário, e multiplicar por 20000, que foi a quantidade de PRODUÇÃO ACABADA.

    Matéria-prima = toda a necessidade já foi consumida no processo. $250.000/25.000(unid) = $10 (Valor unitário)
    20.000(unid)*$10 = $200.000

    Mão de obra direta = consumidos 80% daquilo que não foi acabado, ou seja, 5.000(em processo)*0,80 = 4.000(unid)+20.000(acab) = 24.000(unid). $198.000/24.000(unid) = $8,25 (Valor unitário)
    20.000(unid)*$8,65 = $165.000.

    Custos indiretos de fabricação = consumidos 60% do que não foi acabado, ou seja, 5.000(em processo)*0,60 = 3.000(unid)+20.000(acab) = 23.000(unid). $138.000/23.000(unid) = $6*20 (Valor unitário)
    20.000(unid)*$6,20 = $120.000

    Então fica: $200.000(MP) + $165.000(MO) + $120.000(CIF) = $485.000. RESPOSTA LETRA B

  • A previsão da proibição da substituição encontra-se na súmula 588 do STJ: "a prática de crime ou contravenção contra a mulher com violência ou grave ameaça no ambiente doméstico impossibilita a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos".

  • Apesar da súmula, a questão se refere especificamente a pena restritiva de direitos de prestação pecuniária, entende?

  • e a súmula fala

    "com violência ou grave ameaça".

  • Da primeira vez q li também interpretei errado. A questão está falando da substituição específica por prestação pecuniária ou pag. isolado de multa... mas não está dizendo que veda PRD no geral (apesar da súmula do STJ, mas que não é o caso).

    " nos crimes que envolvam violência doméstica, a Lei nº 11.340/2006 veda a substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos de prestação pecuniária ou o pagamento isolado de multa.

    Estaria errada se fosse "pela pena restritiva de direitos" e parasse ali. (considerando que a questão pede a lei e não a súmula)

    Art. 17. É vedada a aplicação, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa.

    Caso eu esteja errada, Peço que me corrijam.


ID
863101
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma indústria num período produtivo recebeu uma conta de energia elétrica, consumida na unidade fabril, no valor de R$ 100.000,00 com ICMS incluso de 25%.

Considerando que somente 80% dessa energia são consumidos no processo produtivo industrial, o valor da energia elé- trica a ser contabilizado pela indústria como despesa, em reais, é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "c". Se 80% da energia é consumida na produção, esse é o percentual que deve ser considerado como custo de produção e os 20% restantes serão lançados como despesas. 100.000,000 x 20% = 20.000,00. Como a questão não pede para calcular o custo da produção, não há que se preocupar com o ICMS recuperável sobre os 80%, e o ICMS da parte não consumida na produção está incluso nos 20.000,00 lançados em despesas.
  • 25% de 100.000,00 = 25.000,00 logo 75.000,00 é energia, sendo que 80% dessa energia é consumida, então 80% * 75.000 = 60.000
    então 80.000,00 - 60.000,00 = 20.000,00 reais

ID
863110
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma indústria apresentou as seguintes informações referentes à produção de um determinado período produtivo:


• Custo unitário de produção, em reais
Custeio por absorção    25,50
Custeio variável    19,50


• Produção (em quantidade de unidades)

Da capacidade instalada: 62.500

Do período produtivo das informações: 50.000


• Estimativas da empresa para o próximo período produtivo

Aumento da produção: 20% aplicados sobre a produção atual (período das informações)

Manutenção da estrutura atual de todos os custos da indústria



Considerando exclusivamente as informações recebidas, o custo unitário de produção para o novo período produtivo, calculado pelo custeio por absorção, em reais, é

Alternativas
Comentários
  • A questão está faltando dados:


    Uma indústria apresentou as seguintes informações referentes à produção de um determinado período produtivo:

    • Custo unitário de produção, em reais

    Custeio por absorção 25,50

    Custeio variável 19,50

    • Produção (em quantidade de unidades)

    Da capacidade instalada: 62.500

    Do período produtivo das informações: 50.000

    • Estimativas da empresa para o próximo período produtivo

    Aumento da produção: 20% aplicados sobre a produção atual (período das informações)

    Manutenção da estrutura atual de todos os custos da indústria

    Considerando exclusivamente as informações recebidas, o custo unitário de produção para o novo período produtivo, calculado pelo custeio por absorção, em reais,

  • Resolvendo a questão com  teoria.

    Custo variável unitário é considerado fixo em relação a variação do volume da produção, ou seja, aumentando-se ou não o volume produtivo o seu valor unitário não altera.

    Custo Fixo unitário é variável em relação a variação no volume, ou seja, considerando-se um total fixo seu valor altera conforme as unidades produzidas.

    A diferença entre  os métodos de custeio , variável x absorção está justamente na apropriação do custo fixo no estoque, desta forma:
    Cab- Cv = cf

    temos:

    Cv = 19,50

    CF = 25,50 - 19,50 = 6,00
    estimando uma produção de 100 unid teríamos um CF total de 600,00 (100x6,00) com o aumento de 20% fabricaríamos 120 unid
    e o custo fixo unit reduziria em 1 Real (6,00 - 5,00) 600/120 = 5

    * Resultado no aumento da produção:
    Cv (não altera) = 19,50
    Cf = 5,00
    Cunt = 19,5+ 5 = 24,5



  • Sejamos práticos:

    CVu = é fixo
    CFu = é variável

    Custo por absorção = CF + CV

    CF = 25,50 - 19,90 = 6

    Consderando a quantidade de 100

    CFtotal = 6 x 100 = 600

    Aumento de 20% na produção. O custo fixo unitário será:

    600/120 = 5

    CTu= 19,50 + 5 = 24,50

    Gabarito: C


ID
863125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um empréstimo, por quatro meses, no regime de juros compostos, a taxa de juros de 10% ao mês, equivale, no regime de juros simples, a um empréstimo, por quatro meses, com taxa mensal de

Alternativas
Comentários
  • Juros compostos
    M= c(1+ i)n
    M= c (1+0,1)4
    M= c (1,4641)

    Juros simples
    M= c(1+in)
    M= c(1+4i)

    c(1,4641) = c(1+4i)
    1,4641= 1+ 4i
    4i=0,4641
    i= 11,6%

    Espero ter ajudado!
    Bons estudos
  • Uma forma mais didática!

    Devemos igular o Montante e o Capital no regime de juros simples e composto, então

    1º as contas do juros compostos
    M = C (1 + i)n
    Vamos supor C = 1000
    M = 1000 (1 + 0,1)4
    M = 1464,1

    2º para a taxa de juros simples ser equivalente ao do juros compostos o M e C devem ser iguais.
    M = C (1 + i x n)
    1464,1 = 1000 (1 + i x 4)
    i = 0,1160
    i = 11,6%
  • Dica: Pessoal tenha maldade no coração. A taxa de juros simples quando o período é maior que 1 é sempre maior para render a mesma coisa! Com essa informação só sobraria  a alternativa D e E. No pior dos casos a sua chance de acertar é 50 %.

  • Simples e rápido!

    Uma taxa de 10% ao mês, no regime de juros compostos, equivale à taxa de 46,41% ao quadrimestre, pois ((1,1)^4 = 1,4641.

    Logo, a taxa de 46,41% ao quadrimestre é proporcional à taxa de 11,6% ao mês (46,41/4) = 11,6

    Gab. D

  • GABARITO: Letra D

    Pra começar, as únicas alternativas possíveis seriam letra D e E. Uma vez que o tempo das modalidades é igual, o juros simples precisa de uma taxa de juros maior que 10%.

    Iguale os montantes compostos e simples:

    Montante Composto = Montante Simples

    C*(1+i)^t = C*(1+i*t)

    1,1^4 = 1+4i

    1,4641 - 1 = 4i

    i = 0,4641/4 = 0,116 = 11,6%


ID
863128
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

José deveria investir, em um fundo de previdência privada, doze parcelas mensais e sucessivas de R$ 300,00 cada. Entretanto, ele preferiu substituir os aportes mensais por um único depósito efetuado na época da última parcela.

Se a taxa de juros compostos é de 1% ao mês, o valor desse único pagamento, desconsiderando os centavos, é, em reais, igual a

Alternativas
Comentários
  • Galera, 
    Na prova foi Dado: (1,01)−12 = 0,89
  • Alguém sabe explicar esta questão? Por que a C?
  • Aplicação de formular de valor futuro para série de pagamento iguais:

    Valor Futuro = Parcelas x {[1 + i)n - 1] / i} 
    VF = 300 x  {[1 + 0,01)12 - 1] / 0,01} 
    Ajustando para o valor de (1,01)-12  = 1 / (1,01)12, então 1 / 0,89 = 1,236
    VF = 300 x  {[1,236 - 1] / 0,01}
    VF = 3707.                                                  
  • Pois é, estou tendo dificuldade com questões iguais a essas.


    VA = X(1 - ()-N)/i%

    Colocando os valores
    va= 300 ( 1 - (1,01)-12 /0,01
    va= 300 (1 - 0,89)/0,01
    va= 300 (0,11)/0,01
    va= 3.300

    Agora, porque divide 1/0,89?
  • Pode lembrar dessa fórmula a seguir para matar a questão:

    PV = PMT (1 - (1+i)^-n)

    PV= 300 (1-0,89)/ 0,01=>>PV = 3.300

    FV= PV (1+i) ^ n =>> FV = 3.300 (1.01) ^12 = 3.300 x 100/89 = 3.707 letra C

    Bons estudos !

  • Essa questão não foi anulada? Pq se aplicarmos a formula que o amigão (Anderson Ferreira) de cima colocou daria 3084. Já o Auditor Z colocou o n (0,89) negativo na primeira formula e na segunda transformou em positivo (1/0,89)??? pq então não manteve o sinal em ambas as formulas??????